Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida na compra de iMacs antigos 2011/2015


Rafael Rissova

Posts Recomendados

Sou novo aqui, desculpe se meu tópico for indevido. Fiz algumas buscas, mas não tive muito êxito para os dias atuais.

Por volta de 2011 eu tive um Macbook Pro, naquela época já era caro, mas até acessível, se comparado a você comprar um novo nos dias de hoje, que está um preço além de surreal pro bolso do brasileiro.
Perdi esse Macbook, e por conta da parte financeira montei um PC com boa configuração, porém com Windows, usei muito tempo, mas já me gerou muito stress.
Quero voltar a usar MacOs, porém a grana está curta.
Esse iMac seria para Photoshop, Illustrator, Logic Pro, Final Cut apenas pra edições básicas, tenho uma banda e quero fazer edições para divulgação e até como hobby.
Mas estou na dúvida se vale a pena pegar iMac antigo, prefiro os iMacs aos Mac Mini por já ter o Monitor e todo o resto, mas também são bem vindos caso esses iMacs estejam fora de cogitação.

Me apareceram esses:

IMac mid 2011 
I5 2,4ghz
8Gb de memória 
500gb HD

R$ 2300

IMac mid 2015
I5 1,6ghz
8Gb de memória
1Tb HD

R$ 5000

Faria upgrade de HD para Ssd, mas li que o de 2015 não dá para expandir memória.
E não entendo mais muito de processadores, mas o que influencia nesse caso um Processador ser 2,4 mais antigo e o outro 1,6 Ghz mais novo, de gerações diferentes?

O 2011 parou no High Sierra, o 2015 acho que ainda atualiza, certo?

Quem puder me ajudar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Eu tenho um iMac 21,5" mid-2011, 2.7GHz. Coloquei 20GB de memória 1333MHz (2x 8GB e 2x 2GB mas segundo o site Everyman.com dá pra chegar a 32GB). Não mexi ainda no HD mas acredito que se colocar um SSD vai ser um SATA 2 a 3GBs (mas o everymac.com diz que a owc.com descobriu que se fizer o upgrade do EFI para 1.6 esse mid-2011 consegue suportar SATA 3 a 6GBs).
E também um 2013 com 16GB mas não consigo te passar as specs dele agora....

Estes modelos que voce listou devem ser os de entrada (+baratos). Se entrar no everymac.com vai ver os modelos que foram fabricados nesses anos. Alguns detalhes de cada um que voce listou:

The iMac "Core i5" 2.5 21.5-Inch Aluminum (Mid-2011) is powered by a Quad Core 2.5 GHz Intel "Core i5" I5-2400S (Sandy Bridge) processor with a dedicated 256k level 2 cache for each core and a 6 MB shared level 3 cache. In lieu of a system bus, it has a "Direct Media Interface" (DMI) that "connects between the processor and chipset" at 5 GT/s. By default, it is configured with 4 GB of RAM (1333 MHz PC3-10600 DDR3 SDRAM), a 500 GB (7200 RPM) hard drive, a vertically-mounted slot-loading DVD+R DL "SuperDrive", and AMD Radeon HD 6750M graphics with 512 MB of dedicated GDDR5 memory.

The iMac "Core i5" 1.6 21.5-Inch Aluminum (Late 2015/Broadwell) features a 14-nm "Broadwell" 1.6 GHz Intel "Core i5" processor (5250U) with two independent processor "cores" on a single chip, a 3 MB shared level 3 cache, 8 GB of onboard 1867 MHz LPDDR3 SDRAM (which could be upgraded to 16 GB at the time of order, but cannot be upgraded after system purchase at all), a 1 TB (5400 RPM) hard drive, and an "integrated" Intel HD Graphics 6000 graphics processor that shares system memory.

Não sou expert em CPU's mas o modelo 2011 é Quad-core, modelo 2015 é Dual-core. Cache da CPU no 2011 é de 6MB e no 2015 de 3MB.
Em termos de memória, como voce disse e o everymac.com confirmou, no 2015 não tem como mexer mas no 2011 dá pra chegar até 32GB.
Falando de HDD/SSD os 2 são parecidos (é só fazer upgrade do EFI no 2011 que suporta SATA 3 como o 2015) só que no 2015 voce vai ter um trabalho/risco maior para fazer a troca do HDD pelo SSD (descolar o vidro/tela) enquanto que no 2011 duas ventosas podem te ajudar a separar o vidro da caixa de alumínio (o vidro é preso por ímãs), depois solta alguns parafusos e pronto tem acesso ao HDD.
Mas o 2015 tem portas USB 3.0, então voce pode comprar um SSD, colocar numa case USB 3.x pra dar boot e vai ter um iMac bem rápido (o meu 2013 é assim).

Ah! Meus iMac's estão rodando HighSierra sem problemas! E tem como colocar até o Mojave/Catalina....procura no fórum ou na internet por dosdude, ele tem um patch para instalar Mojave/Catalina em Mac não suportados oficialmente pela Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valterh

Muito obrigado pela resposta. Eu tenho visto muita opinião dividida entre ter iMac, Macbook antigo, mas no geral essas pessoas parecem conseguir usar o básico, eu não trabalho com PC, mas gosto de fazer artes, faço gravação de música, mas pra mim mesmo, como hobby. Alguns indicam montar um PC, porém cansei de Windows, me faz até mal pensar. Hackintosh não me dá muita segurança. 

Mas agora vi alguns vídeos de Mac Minis e passaram a me interessar também, estou vendo os de 2012, porque são os últimos que podem fazer Upgrade sem muita dificuldade, nos dias de hoje não tem como não usar SSD.

Mas entre esses dois citados aí por mim, e pelos dados que você me passou, eu iria no de 2011, mas vou aguardar mais um pouco pra ver se aparece algum com boas configurações e um preço justo. Ou talvez um Mac Mini.

 

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valterh
Muito obrigado pela resposta. Eu tenho visto muita opinião dividida entre ter iMac, Macbook antigo, mas no geral essas pessoas parecem conseguir usar o básico, eu não trabalho com PC, mas gosto de fazer artes, faço gravação de música, mas pra mim mesmo, como hobby. Alguns indicam montar um PC, porém cansei de Windows, me faz até mal pensar. Hackintosh não me dá muita segurança. 
Mas agora vi alguns vídeos de Mac Minis e passaram a me interessar também, estou vendo os de 2012, porque são os últimos que podem fazer Upgrade sem muita dificuldade, nos dias de hoje não tem como não usar SSD.
Mas entre esses dois citados aí por mim, e pelos dados que você me passou, eu iria no de 2011, mas vou aguardar mais um pouco pra ver se aparece algum com boas configurações e um preço justo. Ou talvez um Mac Mini.
 
Muito obrigado

Mac Mini é muito bom. Tenho um 2012, i7 quad-core. Depois desse veio o 2014 com as memórias soldadas mas SSD normal de 2.5” que dava pra fazer upgrade. Aí veio o 2018 que trocou: memória pode ser trocada mas SSD é soldado.
No 2012 você pode trocar memórias (2 pentes apenas, max de 8+8GB) e HDD (por um SSD de 2.5”) e/ou adicionar um segundo HDD/SSD.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu sou suspeito pra falar porque gosto de mac velho!🤣 Mas vamos lá...

Recentemente eu comprei um iMac 2010 de 27". Antes da compra pesquisei muito entre os 2010 e 2011, porque era o que casava melhor com meu orçamento. Conclusão: fuja de qualquer iMac 2011 assim como Conde Dracula foge do alho! Esquece!

Os 2011 tem problemas crônicos na placa de vídeo, se não der pau vai dar pau. Então corre que é fria!

No meu iMac 2010 eu instalei um SSD no lugar do drive de DVD (ninguém mais usa DVD hoje!) e deixei o HDD no lugar dele. Com isso não tive que lidar com o problema do sensor de temperatura e controlar manualmente os ventiladores. Além disso fiquei com 1TB pra armazenamento de dados/backup.

Se teu orçamento permite, vai de 2012 pra cima. Mas se não for possível, te aconselho fortemente olhar os iMacs 2010 e não os 2011.

Outra coisa importante, dá uma pesquisada sobre como rodam esses programas que tu quer usar nesses iMacs. Ve se tem gente com iMac 2010, 2011, 2012 fazendo o tipo de coisa que tu quer fazer e se funciona direito pra eles. Por uso que eu faço aqui (internet, documentos, apresentaçoes) meu iMac 2010 é uma nave! É meu computador principal hoje. Tenho um MacBook Air 2014 que tá meio abandonado. Só uso o iMac, me atende perfeitamente.

2010 bicho! Um computador de 10 anos atrás! O mundo era bem diferente (e melhor!).

Então dá uma pesquisada mais específica, se esses softwares que tu quer usar rodam bem nesses macs. E pensa que, independente do mac que tu comprar, vais ter que gastar uma graninha pra por um SSD e maximizar ram. 

 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/11/2020 at 02:49, Rafael Rissova disse:

Sou novo aqui, desculpe se meu tópico for indevido. Fiz algumas buscas, mas não tive muito êxito para os dias atuais.

Por volta de 2011 eu tive um Macbook Pro, naquela época já era caro, mas até acessível, se comparado a você comprar um novo nos dias de hoje, que está um preço além de surreal pro bolso do brasileiro.
Perdi esse Macbook, e por conta da parte financeira montei um PC com boa configuração, porém com Windows, usei muito tempo, mas já me gerou muito stress.
Quero voltar a usar MacOs, porém a grana está curta.
Esse iMac seria para Photoshop, Illustrator, Logic Pro, Final Cut apenas pra edições básicas, tenho uma banda e quero fazer edições para divulgação e até como hobby.
Mas estou na dúvida se vale a pena pegar iMac antigo, prefiro os iMacs aos Mac Mini por já ter o Monitor e todo o resto, mas também são bem vindos caso esses iMacs estejam fora de cogitação.

Me apareceram esses:

IMac mid 2011 
I5 2,4ghz
8Gb de memória 
500gb HD

R$ 2300

IMac mid 2015
I5 1,6ghz
8Gb de memória
1Tb HD

R$ 5000

Faria upgrade de HD para Ssd, mas li que o de 2015 não dá para expandir memória.
E não entendo mais muito de processadores, mas o que influencia nesse caso um Processador ser 2,4 mais antigo e o outro 1,6 Ghz mais novo, de gerações diferentes?

O 2011 parou no High Sierra, o 2015 acho que ainda atualiza, certo?

Quem puder me ajudar, agradeço.

Os iMacs Mid 2014 e posteriores realmente não permitem que você faça o upgrade de memória RAM. Você consegue trocar o HDD e colocar um SSD de 2,5" ou até mesmo colocar um SSD NVMe. Outro ponto inconveniente dos iMacs sem driver de CD é que, para você ter acesso aos componentes internos, precisa cortar a cola da tela.

Como você tem um orçamento de até 5000 reais (pelo o que deu para entender), acredito que valha mais a pena investir em um iMac um pouco mais novo (2013 ainda aceita upgrade de RAM). 

Em relação à edição de vídeos e imagens, tenho um MacBook Pro Retina de 2012, com um i5 de terceira geração com Clock de 2,5GHz e 8Gb de RAM a 1600MHz. Produzo conteúdo para o YouTube e, sinceramente, o Adobe Photoshop 2020 gargala para editar imagens. Para vídeos, consigo editar em 1080p a 60fps. 4k, sem chance. 

Ok, um iMac obviamente tem um desempenho superior ao de um MacBook mas, sinceramente, eu não esperaria um resultado muito diferente em iMacs de 2012 à 2010. 

Como o Marcos bem falou, os iMacs de 2011 têm muito problema de GPU, então acho muito arriscado pegar um iMac ou MacBook deste ano. Se você conseguir, procure pegar um iMac intermediário e não um mais básico, pois você conseguirá fazer upgrade até do processador (os modelos de 2012 e anteriores eu tenho certeza que é possível, mas não me recordo se os modelos de 2013 em diante são atualizáveis). Alguns iMacs é possível até atualizar a GPU (alguns notebooks Dell possuem gpu Nvidia compatível).

Agora, independente do modelo que você adquirir, eu sem sombra de dúvidas recomendaria que você já atualizasse o armazenamento para um SSD. Já vi muitos iMacs com problemas no HD e não acho que valha a pena arriscar armazenar seus dados e arquivos no HD original.

Ah, os iMacs até 2013 ainda atualizam para o Catalina. Somente os de 2014 em diante receberão o Big Sur.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...