Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

GPU do iMac morreu, vale a pena trocar?


fernandoalves.castro

Posts Recomendados

Fala Gente blz?

Tenho um iMac antigo, late 2009 de 21'5
Core2Duo
12gb e ram 1067
gpu ati radeon 4670 256mb
1tb hdd

Essa semana "do nada"começaram aparecer erros gráficos na tela e não entra no sistema, consegui entrar no modo de recover, consegui dar boot em outra instalação de mac pelo usb, porém em todos os modos da esse erro.
Ontem o erro parou mas do nada voltou aparecer essa noite.

Eu pesquisei bastante e vi gente falando que é um problema na placa de video
Como é um iMac já considerado como obsoleto pela apple, queria saber a opinião de vocês se vale a pena comprar a placa de video por fora e trocar.

Captura de Tela 2020-10-19 às 10.21.43.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, fernandoalves.castro disse:

Fala Gente blz?

Tenho um iMac antigo, late 2009 de 21'5
Core2Duo
12gb e ram 1067
gpu ati radeon 4670 256mb
1tb hdd

Essa semana "do nada"começaram aparecer erros gráficos na tela e não entra no sistema, consegui entrar no modo de recover, consegui dar boot em outra instalação de mac pelo usb, porém em todos os modos da esse erro.
Ontem o erro parou mas do nada voltou aparecer essa noite.

Eu pesquisei bastante e vi gente falando que é um problema na placa de video
Como é um iMac já considerado como obsoleto pela apple, queria saber a opinião de vocês se vale a pena comprar a placa de video por fora e trocar.

Captura de Tela 2020-10-19 às 10.21.43.png

 

 

Se voce se anima a meter a mão e tentar arrumar eu acho que vale a pena sim. Eu tentaria primeiro fazer o raballing "caseiro", no forno da cozinha mesmo.

No canal desse cara, ele faz uns 4 "bake"da vga do iMac dele. O canal é ótimo e ele detalha bem o procedimento. Vale dar uma olhada: 

Tem 4 videos desses de "bake". Vale a pena dar uma olhada em todos.

Sabendo que não é um processo que vai durar pra sempre (tanto que o cara já precisou fazer 4 vezes!) e voce pode inutilizar a placa de video (se bem que do jeito que ela está já está inutilizada). Mas é barato, quase de graça. Há máquinas para fazer isso profissionalmente, e aí sim com alguma (pequena) garantia. Mas o custo é alto, aí não sei se vale a pena. É uma questão de voce pensar o quanto quer gastar.

Também tem a opção de trocar mesmo a VGA. Talvez seja mais viável.

Tudo isso assumindo que é problema de solda na VGA mesmo. Não sei se não pode ser inverter ou outro problema.

 

Abraço e boa sorte.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, marcosfisica disse:

 

 

Se voce se anima a meter a mão e tentar arrumar eu acho que vale a pena sim. Eu tentaria primeiro fazer o raballing "caseiro", no forno da cozinha mesmo.

No canal desse cara, ele faz uns 4 "bake"da vga do iMac dele. O canal é ótimo e ele detalha bem o procedimento. Vale dar uma olhada: 

Tem 4 videos desses de "bake". Vale a pena dar uma olhada em todos.

Sabendo que não é um processo que vai durar pra sempre (tanto que o cara já precisou fazer 4 vezes!) e voce pode inutilizar a placa de video (se bem que do jeito que ela está já está inutilizada). Mas é barato, quase de graça. Há máquinas para fazer isso profissionalmente, e aí sim com alguma (pequena) garantia. Mas o custo é alto, aí não sei se vale a pena. É uma questão de voce pensar o quanto quer gastar.

Também tem a opção de trocar mesmo a VGA. Talvez seja mais viável.

Tudo isso assumindo que é problema de solda na VGA mesmo. Não sei se não pode ser inverter ou outro problema.

 

Abraço e boa sorte.

 

 

Por enquanto muito Obrigado

eu vou dar uma olhada no video com calma e ver, como autorizada apple não faz a troca, eu tenho receio de trocar sabendo que esse imac não me atende 100% mais como e preciso

Estou pensando em comprar outro imac ou outro macbook, só que já tem um macbook pro aqui

Ai estou analisando, a vga eu só encontrei no aliexpress vendendo 
ai tem a mão de obra, pq eu nao iria arriscar a trocar, tem que ver o "custo-beneficio"

Me ajudou bastante

Quem tiver mais opniões, são bem vindas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, fernandoalves.castro disse:

Por enquanto muito Obrigado

eu vou dar uma olhada no video com calma e ver, como autorizada apple não faz a troca, eu tenho receio de trocar sabendo que esse imac não me atende 100% mais como e preciso

Estou pensando em comprar outro imac ou outro macbook, só que já tem um macbook pro aqui

Ai estou analisando, a vga eu só encontrei no aliexpress vendendo 
ai tem a mão de obra, pq eu nao iria arriscar a trocar, tem que ver o "custo-beneficio"

Me ajudou bastante

Quem tiver mais opniões, são bem vindas!

Pois é, acho que os dois pontos fundamentais são esses que voce citou:

1) se voce tem experiência/conhecimento pra meter a mão e fazer o trabalho;

2) se o mac ainda te atende bem;

Pelo que estou vendo do seu caso talvez seja melhor negócio pensar em adquirir um mac mais novo mesmo. Porque definitivamente não vale a pena voce gastar com mão de obra pra consertar um iMac que já não te atende 100%, pra fazer um serviço que não tem garantia, que pode durar 10 anos ou 10 dias. :( 

 

Nesse site aqui, há uma lista dos possíveis upgrades pra iMacs de 2009 a 2011. Modelos de placas de video compatível, etc.  http://macintoshmen.is-great.net/2019/09/08/imac-2009-to-2011-upgrade-guide/

 

Abraço.

 

Editado por marcosfisica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, marcosfisica disse:

Pois é, acho que os dois pontos fundamentais são esses que voce citou:

1) se voce tem experiência/conhecimento pra meter a mão e fazer o trabalho;

2) se o mac ainda te atende bem;

Pelo que estou vendo do seu caso talvez seja melhor negócio pensar em adquirir um mac mais novo mesmo. Porque definitivamente não vale a pena voce gastar com mão de obra pra consertar um iMac que já não te atende 100%, pra fazer um serviço que não tem garantia, que pode durar 10 anos ou 10 dias. :( 

 

Nesse site aqui, há uma lista dos possíveis upgrades pra iMacs de 2009 a 2011. Modelos de placas de video compatível, etc.  http://macintoshmen.is-great.net/2019/09/08/imac-2009-to-2011-upgrade-guide/

 

Abraço.

 

Estou dando uma pesquisada em iMac 2015
eu trabalho com fotografia, esse imac 2009 ai , até conseguia editar, mas para processar e salvar grandes lotes, era uma eternidade kkkkk com 12gb de ram
Para exportar video então, nem vale a pena falar demorava demais

já o macbook pro de 13 é bem mais rápido

Por isso acho que não vai valer tanto a pena, pq vai continuar me  "atrasando" e o risco de comprar algo da internet que não tenho garantia me deixa com receio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, fernandoalves.castro disse:

Estou dando uma pesquisada em iMac 2015
eu trabalho com fotografia, esse imac 2009 ai , até conseguia editar, mas para processar e salvar grandes lotes, era uma eternidade kkkkk com 12gb de ram
Para exportar video então, nem vale a pena falar demorava demais

já o macbook pro de 13 é bem mais rápido

Por isso acho que não vai valer tanto a pena, pq vai continuar me  "atrasando" e o risco de comprar algo da internet que não tenho garantia me deixa com receio

é. se vc puder investir num mac mais novo então é o melhor negócio mesmo.

Agora, esse teu iMac 2009 pode ser útil pra muita gente. Pra mim serviria sem problema (atualmente uso um iMac 2010). Negócio é voce conseguir vender por um preço justo com esse problema de vídeo.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, marcosfisica disse:

é. se vc puder investir num mac mais novo então é o melhor negócio mesmo.

Agora, esse teu iMac 2009 pode ser útil pra muita gente. Pra mim serviria sem problema (atualmente uso um iMac 2010). Negócio é voce conseguir vender por um preço justo com esse problema de vídeo.

Abraço.

Para minha mulher também serve ele, ai a gente ve se arruma para servir mais para ela ou se pegamos um que serve mais para os dois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, sigma7 disse:

Respondendo a pergunta do tópico, que tal importar a peça? Já encontrei peças de iMac no AliExpress, mas existem outros tantos sites por aí.

até pensei
mas eu não manjo trocar
ai vou ter o custo de importar
dps de mão de obra, para arrumar algo que já deu problema
só fico pensando se vale a pena
sair mais barato que um outro, claro que pode sair
mas queria ter 100% de certeza mesmo
enquanto isso tenho pesquisado kkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pense na possibilidade de consertar pra vender e tentar recuperar parte do dinheiro para o novo iMac... Dá uma pesquisada no valor de mercado desse seu modelo e faça as contas.

A parte “boa” é que normalmente os modelos mais antigos da Apple eram bem mais fáceis de abrir e trocar peças. Hoje em dia está complicado nos modelos novos.

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Aproveitando o título do tópico para não criar outro, meu iMac 27" 2011 deu novamente problema na GPU, as famosas listras rosas. Acabei descobrindo que a Nvidia Quadro K4100M é compatível, uma novidade mais avançada que outras indicadas no passado, geralmente de iMac 2012 ou 2013. Consegui pegar um kit no AliExpress por aproximadamente R$ 550, e já vem com o drive gravado ou flashead, sendo assim "plug and play". Futuramente pretendo retornar para comentar. Por ora queria saber se mais alguém aqui fez upgrade de GPU nesse modelo de iMac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, sigma7 disse:

Aproveitando o título do tópico para não criar outro, meu iMac 27" 2011 deu novamente problema na GPU, as famosas listras rosas. Acabei descobrindo que a Nvidia Quadro K4100M é compatível, uma novidade mais avançada que outras indicadas no passado, geralmente de iMac 2012 ou 2013. Consegui pegar um kit no AliExpress por aproximadamente R$ 550, e já vem com o drive gravado ou flashead, sendo assim "plug and play". Futuramente pretendo retornar para comentar. Por ora queria saber se mais alguém aqui fez upgrade de GPU nesse modelo de iMac.

Eu fiz por uma K2000m. Fui na mais barata possível que suporte Metal. Comprei no mercado livre mesmo por R$ 300,00.

https://browser.geekbench.com/metal-benchmarks

Tem um video no youtube (3 partes, na verdade) que o cara recomenda alguns modelos de CPU e GPU (que inclusive é o seu modelo de iMac): 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/10/2020 at 10:22, fernandoalves.castro disse:

Fala Gente blz?

Tenho um iMac antigo, late 2009 de 21'5
Core2Duo
12gb e ram 1067
gpu ati radeon 4670 256mb
1tb hdd

Essa semana "do nada"começaram aparecer erros gráficos na tela e não entra no sistema, consegui entrar no modo de recover, consegui dar boot em outra instalação de mac pelo usb, porém em todos os modos da esse erro.
Ontem o erro parou mas do nada voltou aparecer essa noite.

Eu pesquisei bastante e vi gente falando que é um problema na placa de video
Como é um iMac já considerado como obsoleto pela apple, queria saber a opinião de vocês se vale a pena comprar a placa de video por fora e trocar.

Captura de Tela 2020-10-19 às 10.21.43.png

Tenho um amigão em goiânia que tem uma loja especializada e arruma esse mac pra vc. iGyn: ‭(062) 99941-4545‬. Meu amigo é fera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...