Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Telegram, confusão nos contatos?


hupert

Posts Recomendados

Notei algo que me pareceu um possível risco sério de privacidade ao usar o Telegram no IOS 14 (não sei se o mesmo ocorre em outras versões ou no Android). Se um contato da sua agenda troca o número de telefone e um desconhecido adquire o mesmo número, este novo usuário aparecerá na sua lista de contatos do telegram com o nome do contato original, o que em tese, permitiria que a pessoa se passasse pelo seu contato antigo sem que você perceba. Um conhecido tinha dois números de telefones registrados nos contatos do meu telefone. Ele desligou este número e uma outra pessoa adquiriu. Quando esta pessoa entrou no Telegram, apareceu automaticamente na minha lista de contatos com o nome do meu amigo. No entanto, era uma pessoa desconhecida. E isso poderia dar margem à confusão. Eu poderia ter enviado documentos pra ele e um desconhecido receberia! Ao apagar alguns dos meus contatos de pessoas conhecidas cadastradas na agenda do meu telefone, notei que, ao deletar o contato da lista, a página do chat (que precisa ser aberta para poder editar o contato), passa a mostrar o numero ou o nome da pessoa que adquiriu o número. Apareceram, para mim, pessoas que não conheço, que estavam identificadas como contatos meus, pelo fato do número estar ainda cadastrado na minha lista. Em uma outra ocasião, vi o nome de uma amiga e pensei em entrar em contato mas percebi que era outra pessoa na foto, então fiquei na dúvida. Só quando decidi apagar o contato que revelou o nome real da pessoa, que passou a usar o número que era da minha amiga. Na opinião de vocês, isso configuraria um risco de privacidade? Este risco estaria mais relacionado ao IOS ou ao Telegram? O que acham?

Editado por hupert
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Acontece o mesmo aqui. Eu eu ainda não havia detectado que esses contatos estavam relacionados com números salvos na minha agenda!!! Eu senti perca de privacidade!
Sobre a dúvida do IOS, o Telegram roda na nuvem então independe do sistema/software que esteja usando (neste caso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Lendo isso em 19/03/2021 e esse problema ainda existe.

Pior, olha o que ocorreu comigo:

Na minha agenda de contatos do celular, vinculado ao Google, eu tinha o telefone fixo de uma empresa de ônibus.

O Telegram inseriu um 9 antes do número, e adicionou como contato meu no telegram.

Pensei, ué tem algo errado deixa eu ver direto nos contatos do celular: e estava lá certinho, sem o 9, pois é um número fixo. Mas realmente no Telegram esse número apareceu com um 9 e virou um contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Comigo também ocorrem essas coisas!

Inicialmente eu pensava que eram pessoas que deixaram o número exposto, mas é vacilo do Telegram.

 

Outro ponto que me incomoda um pouco, é que na lista de contatos no Telegram, aparecem contatos fantasmas. São contatos que eu já excluí da minha agenda Google e não saíram da agenda Telegram, ou são contatos que eu já excluí da agenda Google, e meses ou até anos depois, quando a pessoa ingressa no Telegram, aparece que falana de tal entrou no Telegram.

Não sei como evitar que o app pare de manter contatos fantasmas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...