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iCloud Drive Deletou todo o Desktop


Jeffelim

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Oi gente,

 

Alguém tem uma idéia do que posso fazer?

Há uma semana eu tinha atualizado o meu Macbook Pro 2017 para a versão 10.15.6. Desde 2019 eu tinha o iCloud Drive habilitado e toda a minha pasta de Desktop e Documentos estavam sincronizando normalmente. Dois dias atrás eu pude fazer uns trabalhos da faculdade, coloquei pra hibernar e pronto. No outro dia, quando eu vou ver, TODO o meu Desktop tinha sido deletado (+20GB) e olhando no iCloud, o mesmo, porém a pasta Documentos estava intacta.

Aí que começa a ficar estranho. Estive em contato com o suporte da Apple (moro na Argentina e me derivaram para um técnico do México que, aparentemente era bem leigo e extremamente rude) e olhamos tudo. O iCloud Drive seguia selecionado, não existe arquivo de archive no meu disco local (porque se o iCloud Drive é desabilitado, automaticamente cria um archive local), não há arquivos na lixeira (somente 3 que eu realmente excluí) e quando vamos no Archive do iCloud, há 9 arquivos aleatórios dessa lista de +20GB deletado. Anteriormente, estava em contato com outra atendente que parecia saber mais do que estava acontecendo e tinha me falado que poderia escalar o caso para os engenheiros para substituir meus arquivos do iCloud por outro que talvez poderia ser encontrado nos servidores (e que poderia voltar mais ou menos dados), porém a ligação caiu e não retornaram. Voltei a contatar e expliquei toda a situação para esse novo técnico, que parecia não entender muito bem e com muita insistência consegui fazer com que ele escalasse, porém fiquei com a sensação que ele não soube explicar bem a situação. O caso foi escalado para os engenheiros da Apple que restauraram apenas os 9 arquivos que já apareciam no Archive do iCloud e esse técnico, de uma forma rude, começou a dizer que era isso, que nada mais poderia ser feito, que eu não deveria ter usado o iCloud como backup (se a função do iCloud não é guardar informações, para que seria?), e que meu suporte terminava aí. Pedi para que me enviasse por e-mail a tratativa, me disse que não, desligou a chamada e se desconectou do meu computador (estava com acesso remoto). 

Voltei a ligar na Apple USA, onde consegui reportar o atendimento desse técnico, porém mesmo após insistir, me disseram que como já foi enviado para os engenheiros, não iriam enviar outra vez e terminaram a ligação dizendo literal que já era, perdi todos os meus dados. Voltei a pedir a documentação desse suporte e me disseram que não vão me enviar, rs.

Meu problema agora é: por conta disso, eu perdi arquivos mais que importantes, fotos da minha mãe que faleceu, trabalhos da faculdade, projetos do meu trabalho... E agora corro o risco de perder a faculdade e ser demitido por conta disso, por isso insisti tanto pela documentação, que também pretendo entrar com uma ação. Porém não tenho ideia do que fazer nesse momento desesperador.

Adicional, entre ontem/hoje a Apple liberou a versão 10.15.7 com um fix dizendo: "Fixes an issue that could prevent files syncing through iCloud Drive", o que acredito que foi exatamente a minha situação. Deve ter falhado em sincronizar, deletou meu Desktop, porém falhou e não criou um archive

Me sinto totalmente sem rumo e não tenho ideia do que fazer. Alguém teria alguma dica?

 

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Não sei se é relacionado ao seu caso, mas já tentou os procedimentos abaixo? Esses atendentes da Apple conseguem ser pior que os "Genius" haha.

https://support.apple.com/pt-br/guide/icloud/mmae56ea1ca5/icloud

Eu particularmente sou contra a sincronização automática de pastas comuns do sistema (Desktop, Documentos, Downloads, etc). Sempre ensino meus clientes a manterem os arquivos e pastas importantes dentro da pasta iCloud Drive e caso queiram acessar da área de trabalho, que criem atalhos. Uso assim há bastante tempo, felizmente não tive o seu azar ainda, e espero não ter.

Infelizmente você está experimentando o lado obscuro do suporte da Apple: não importa o idioma, o valor do equipamento, o país... Seus dados não importam. Eles recebem até treinamento de como informar ao cliente que não há o que fazer em relação aos dados, técnicas para contornar a frustração e situações de maior animosidade e ainda acabar ofertando produtos e serviços (não é o seu caso, já que o problema no seu caso não é o aparelho em si). Por mais que eu deteste o Dropbox, eu já vi cliente meu ligar pra recuperar dados que apagou acidentalmente e eles foram extremamente solícitos.

Enfim, espero que consiga recuperar. Boa sorte.

 

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Em 25/09/2020 at 22:04, Jeffelim disse:

Oi gente

Me sinto totalmente sem rumo e não tenho ideia do que fazer. Alguém teria alguma dica?

 

Colega, me chama atenção você ser um dos poucos usuários brasileiro, assim como eu, a comentar em um fórum sobre dificuldades com esse serviço.


Quando o iCloud Drive surgiu no macOS Sierra enfrentei um problema gigante com a sincronização que só foi resolvida recentemente no macOS Catalina.

Basicamente o iCloud Drive baixava 1TB de dados pro meu Mac de 250GB, ou seja, tinha 25% do que a nuvem precisaria pra armazenar localmente. Quando ele “percebia” que não tinha mais espaço, preenchia 240GB e deixava apenas 10GB de espaço. Nisso, na hora que o sistema “sentisse” que estou precisando de espaço ele liberava alguns gigas automaticamente, esse espaço récem-liberado a Apple chama de “espaço purgável”. 

Não poderei lhe ajudar infelizmente, mas o iCloud sempre foi fraco comparado com os concorrentes. Uma pena que a Apple prefira lançar novos serviços do que melhorar o que já existem 
 

 

 

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