Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac Intel i5 2017 Extremamente lento!


Renato Severo

Posts Recomendados

Boa noite amigos do Forum!

Há um mês atrás realizei o sonho de comprar um iMac, comprei uma máquina zero na caixa em uma boa promoção.

Até ai tu ok, mas ao longo do uso fiquei extremamente decepcionado com o desempenho do desktop da maçã. Já fiz vária verificações e não acusa nada,

pra vocês terem uma idéia o Photoshop leva mais de 15min pra abrir, isso quando não trava a máquina inteira.

Trabalho com design gráfico e preciso de uma máquina que não trave nas minhas edições com Illustrator e Photoshop abertos ao mesmo tempo, mas nessa máquina está sendo impossível.

Minha configuração é a seguinte:

2,3 GHz Intel Core i5 Dual-Core

Intel Iris Plus Graphics 640 1536 MB

8GB de Ram 2133 MHz DDR4 SO-DIMM.

HD Sata 1Tb

Alguém poderia me dar uma luz? Pesquisei e andei vendo sobre HD`s SSD, que melhoraria muito o desempenho. Isso é válido?

Para vocês terem uma idéia estou comparando esta máquina com o meu antigo MacBook Branco clássico que está uma carroça mas funciona hehehe

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Renato Severo disse:

pra vocês terem uma idéia o Photoshop leva mais de 15min pra abrir

Podia estar com o HD mais lento do mundo, ainda sim seria anormal.

O que EU faria: backup dos dados mais importantes e uma instalação limpa do sistema. Assim você descarta qualquer problema de software. Se continuar lento desse jeito após uma instalação limpa, pode ser sim um problema de hardware e você teria que entrar em contato com a Apple.

Vou ser bem sincero contigo, correndo o risco de te jogar um balde de água fria: essas máquinas não valem o preço delas. Trabalhei em uma revenda premium da Apple e lembro dos cliente pagando 9 mil reais em um iMac de entrada (i5 dual core de 1.6GHZ, 8GB RAM, FusionDrive de 1TB e vídeo integrado, monitor 21,5" 1080p), e achava absurdo. Tínhamos uma máquina dessa no showroom e a experiência de uso era detestável. Não servem para trabalhar, se limitam ao uso doméstico de navegação web e multimídia.

Eu montei há uns anos atrás um hackintosh que uso até hoje atualizadinho, i7 quad-core, 16GB RAM, GPU RX580 4GB, SSD Samsung 1TB, monitor 23,5" 1080p, teclado Apple USB 101 teclas, mouse Logitech, e o desempenho é absurdo. Lembro que na época um iMac com essa configuração passava dos 20 mil reais, eu paguei na minha máquina menos da metade.

Infelizmente no Brasil é bem difícil ter um iMac bom para trabalhar, os valores são absurdos.

Não acho que vale a pena você investir em upgrade nessa máquina, até porque bem provavelmente está dentro da garantia, e pra fazer o up você vai gastar um valor razoável, abrir uma máquina nova, e depois esse investimento não vai ser agregado na hora de revender. Mas verifica essa questão do software, pode ser que resolva seu problema, e talvez a máquina dê conta das tuas necessidades e do teu volume de trabalho. Como eu disse, se uma instalação limpa do sistema não resolver, você precisa entrar em contato com o SAC da Apple caso este aparelho esteja coberto pela garantia do fabricante. Nem todos os defeitos são identificados pelas ferramentas de diagnóstico.

Boa sorte!

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse o Beto, não tem sentido essa máquina estar tão lenta. Mesmo sendo HD convencional. Então acho que o primeiro passo é esse mesmo: formatar e reinstalar o sistema. Isso deve resolver. Se não resolver é hardware, e aí como é uma máquina relativamente nova eu acionaria diretamente a Apple.

Quanto a a updates, aí discordo do Beto. Acho que se teu disco é mecânico um upgrade pra um SSD vai valer muito a pena. Sim, a diferença de performance é brutal com um SSD! Eu faria a instalação do SSD dentro da máquina mesmo, mas entendo que é um processo mais complicado e arriscado pra uma máquina nova. Aqui no fórum tem um tópico com o pessoal discutindo upgrade com SSD externo em um iMac de 2017. Nunca fiz e não conheço, mas segundo os relatos parece que funciona bem. Vale dar uma olhada: 

 

 

Abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Renato! Não se assuste, se vc está utilizando a versão mais recente do Photoshop, realmente o desempenho é esse na sua máquina. Ou o photoshop realmente está um monstro em consumo de memória ou as novas versões não estão tão compatíveis com o mac OS (eu aposto na 1ª). Digo pois, tenho um iMac 27" 2017, com configurações superiores ao seu, uma instalação recente do sistema, o boot já num SSD m2 externo (confira as informações no post citado anteriormente pelo colega @marcofisica) e o photoshop travava completamente a máquina só em abri-lo. Fiz o upgrade para 16 GB de RAM e o problema foi resolvido. Confesso que acho um absurdo ele não conseguir executar em 8 GB, mas... o que podemos fazer?

Abaixo a minha configuração:

iMac (Retina 5K, 27-inch, 2017)
3,5 GHz Intel Core i5 Quad-Core
16 GB 2400 MHz DDR4 (antes do upgrade era 8 GB)
Radeon Pro 575 4 GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, marcosfisica disse:

Sim, a diferença de performance é brutal com um SSD!

Com certeza há muita diferença sim na leitura/gravação de dados, mas quando a operação envolver processamento gráfico, multi-tasking etc, continuará sendo um dual core de 2.3ghz e com vídeo integrado. Eu não cheguei a ver essa questão do SSD externo, se realmente funciona, é uma boa.

7 minutos atrás, rodolfonarrow disse:

se vc está utilizando a versão mais recente do Photoshop, realmente o desempenho é esse na sua máquina

15 minutos na splash screen, sem nenhum projeto aberto? Cara, não pode ser normal! Eu usava Photoshop atualizado no início do ano em um MacBook Air 2014 (i5 1.6ghz / 4GB RAM) e uso agora em um MBP 2014 (i5 2.6ghz / 8GB RAM), e jamais o PS fez isso com a máquina. Pode ser que aconteça com projetos pesados, obviamente, mas o fato de nem abrir, travar a máquina, ou levar 15 minutos pra abrir, isso não pode ser normal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Com certeza há muita diferença sim na leitura/gravação de dados, mas quando a operação envolver processamento gráfico, multi-tasking etc, continuará sendo um dual core de 2.3ghz e com vídeo integrado. Eu não cheguei a ver essa questão do SSD externo, se realmente funciona, é uma boa.

 

tens razão @BetoGaleazzo quanto a processamento gráfico continua sendo a mesma máquina. 

Eu tb não tenho experiencia com esse negócio de SSD externo mas a galera lá no outro tópico tá falando que funciona bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

15 minutos na splash screen, sem nenhum projeto aberto? Cara, não pode ser normal! Eu usava Photoshop atualizado no início do ano em um MacBook Air 2014 (i5 1.6ghz / 4GB RAM) e uso agora em um MBP 2014 (i5 2.6ghz / 8GB RAM), e jamais o PS fez isso com a máquina. Pode ser que aconteça com projetos pesados, obviamente, mas o fato de nem abrir, travar a máquina, ou levar 15 minutos pra abrir, isso não pode ser normal!

Pois é @BetoGaleazzo, não era pra ser um comportamento normal, mas está acontecendo. Cheguei a perguntar num grupo de fotografia que faço parte, os usuários de Mac's também disseram ter grande dificuldade em rodar o PS com apenas 8 GB de RAM.

No meu caso, não era nenhum projeto pesado, o catálogo tava zerado, pois havia acabado de formatar a máquina e simplesmente tentei abrir uma foto em RAW (em torno de 20 MB de tamanho). Esperei por volta de 2 min e forcei o desligamento da máquina. Tentei novamente e nada. Não quis esperar mais tempo para ver se o PS respondia. Fiz o upgrade e agora roda suave!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, rodolfonarrow disse:

Pois é @BetoGaleazzo, não era pra ser um comportamento normal, mas está acontecendo. Cheguei a perguntar num grupo de fotografia que faço parte, os usuários de Mac's também disseram ter grande dificuldade em rodar o PS com apenas 8 GB de RAM.

No meu caso, não era nenhum projeto pesado, o catálogo tava zerado, pois havia acabado de formatar a máquina e simplesmente tentei abrir uma foto em RAW (em torno de 20 MB de tamanho). Esperei por volta de 2 min e forcei o desligamento da máquina. Tentei novamente e nada. Não quis esperar mais tempo para ver se o PS respondia. Fiz o upgrade e agora roda suave!

Muito estranho!

Dá uma olhada na screenshot abaixo, agora mesmo estou mexendo no PS, Firefox aberto com algumas abas, Apple Music tocando, Eclipse aberto com projeto, e Slack! E funcionando #diboas, rs

 

Screen Shot 2020-09-16 at 13.13.40.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Pessoal!

Muito obrigado pelo feedback de vocês, sem dúvida um melhor que o outro. Bom, não vou me arriscar a abrir essa máquina zero km, vou investir em um HD SSD externo, já havia lido que da um bom respiro para a máquina. Li algo a respeito do kernel do sistema que usa muita CPU, mas verifiquei no meu e isso não está acontecendo também.

Nesse fim de semana vou fazer a formatação dele também e volto aqui pra contar pra vocês se deu certo. Mais uma vez muito obrigado pelo retorno de vocês! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato Severo
Cara, infelizmente concordo com o @BetoGaleazzo sobre esse balde de água fria sobre iMacs... São equipamentos caros que, em geral, acabam tendo configurações pra aplicações quase básicas. 

Se o seu iMac for de 21", certamente o HDD dele é de 5400 RPM - o que é uma vergonha.
Eu tenho um iMac 27" que hoje está com 32GB de memória... Na época acho que paguei quase 10K num iMac que veio com 8GB de memória... Isso é uma piada, na boa.

Enfim, a gente quer se manter no ambiente da Apple, então tem um preço a pagar. Fazendo alguns upgrades, especialmente trocando o HDD por um SSD, ainda que externo, e mais uns GB de memória já resolvem consideravelmente a performance. O problema é que se for o modelo de 21" você não vai conseguir fazer upgrade de memória sem abrir a máquina... E perder garantia...

Eu também uso o Photoshop e ele não demora pra abrir. Abre rápido. Entretanto, antigamente era quase instantâneo quando eu clicava... Hoje o ícone do Photoshop dá 6 "quicadas" (contei aqui) antes do programa abrir completo. Claro que isso não é demorado, mas antes era quase instantâneo. Concordo com o @rodolfonarrow que as versões mais recentes dele estão um pouco mais pesadas, mas nada que leve 15min... Tem algo errado aí... 

Faz o que o pessoal falou... Apaga tudo e faz nova instalação, do zero... Como é nova, acho que nem precisa criar um disco de boot. Basta fazer a recuperação, olha esse link: https://support.apple.com/pt-br/HT204904

OBS: Não existe "HD SSD". Ou é HD (na verdade, HDD) ou SSD. 😃 👍🏻 

Abraços, cara. Depois nos conte se resolveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Muito estranho!

Dá uma olhada na screenshot abaixo, agora mesmo estou mexendo no PS, Firefox aberto com algumas abas, Apple Music tocando, Eclipse aberto com projeto, e Slack! E funcionando #diboas, rs

@BetoGaleazzo bacana, também tenho um MBP e quando ele possuía 8 GB de RAM, executava projetos de Dev, com emulação de servidores e vm para BD de forma tranquila. Monitorava a memória e os picos chegavam a 7,99 GB sem travar nenhuma aplicação. De fato, esse novo PS tá deixando a desejar em questão de otimização.

Concordo com o @Del Rei, pagamos muito caro para estar no ecossistema Apple e às vezes não recebemos um retorno como o esperado para o investimento.

@Renato Severo se vc trabalha com edição (imagem ou vídeo), aproveita logo a garantia e faça esse upgrade dessa RAM/SSD. Estará só adiando o inadiável kkk esses 8 GB serão o seu gargalo (opinião). Na iOne mais próx. da minha cidade, o upgrade saí até mais barato que em terceiros e não se perde a garantia. Procure a AT mais próx, veja os valores e se eles aceitam que vc leve os componentes. Caso tenha que comprar com eles, é provável que seja uma fortuna, então pode ser que compense uma viagem para realizar o upgrade em outra assistência.

O SSD externo vai melhorar bastante, ninguém merece esse disco mecânico, é vergonhoso para uma máquina desse porte e valor! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Del Rei disse:

@Renato Severo
Cara, infelizmente concordo com o @BetoGaleazzo sobre esse balde de água fria sobre iMacs... São equipamentos caros que, em geral, acabam tendo configurações pra aplicações quase básicas. 

Se o seu iMac for de 21", certamente o HDD dele é de 5400 RPM - o que é uma vergonha.
Eu tenho um iMac 27" que hoje está com 32GB de memória... Na época acho que paguei quase 10K num iMac que veio com 8GB de memória... Isso é uma piada, na boa.

Enfim, a gente quer se manter no ambiente da Apple, então tem um preço a pagar. Fazendo alguns upgrades, especialmente trocando o HDD por um SSD, ainda que externo, e mais uns GB de memória já resolvem consideravelmente a performance. O problema é que se for o modelo de 21" você não vai conseguir fazer upgrade de memória sem abrir a máquina... E perder garantia...

Eu também uso o Photoshop e ele não demora pra abrir. Abre rápido. Entretanto, antigamente era quase instantâneo quando eu clicava... Hoje o ícone do Photoshop dá 6 "quicadas" (contei aqui) antes do programa abrir completo. Claro que isso não é demorado, mas antes era quase instantâneo. Concordo com o @rodolfonarrow que as versões mais recentes dele estão um pouco mais pesadas, mas nada que leve 15min... Tem algo errado aí... 

Faz o que o pessoal falou... Apaga tudo e faz nova instalação, do zero... Como é nova, acho que nem precisa criar um disco de boot. Basta fazer a recuperação, olha esse link: https://support.apple.com/pt-br/HT204904

OBS: Não existe "HD SSD". Ou é HD (na verdade, HDD) ou SSD. 😃 👍🏻 

Abraços, cara. Depois nos conte se resolveu.

Opa Del Rei! Vou fazer a reinstalação pra ver se resolve o problema. E realmente é SSD somente hehehe Aqui o meu Photoshop da 165 quicadas e leva exatos mais 5min ele carrega a tela inicial e leva mais 2min pra carregar os trabalhos. Impressionante hehehe 

2 horas atrás, rodolfonarrow disse:

@BetoGaleazzo bacana, também tenho um MBP e quando ele possuía 8 GB de RAM, executava projetos de Dev, com emulação de servidores e vm para BD de forma tranquila. Monitorava a memória e os picos chegavam a 7,99 GB sem travar nenhuma aplicação. De fato, esse novo PS tá deixando a desejar em questão de otimização.

Concordo com o @Del Rei, pagamos muito caro para estar no ecossistema Apple e às vezes não recebemos um retorno como o esperado para o investimento.

@Renato Severo se vc trabalha com edição (imagem ou vídeo), aproveita logo a garantia e faça esse upgrade dessa RAM/SSD. Estará só adiando o inadiável kkk esses 8 GB serão o seu gargalo (opinião). Na iOne mais próx. da minha cidade, o upgrade saí até mais barato que em terceiros e não se perde a garantia. Procure a AT mais próx, veja os valores e se eles aceitam que vc leve os componentes. Caso tenha que comprar com eles, é provável que seja uma fortuna, então pode ser que compense uma viagem para realizar o upgrade em outra assistência.

O SSD externo vai melhorar bastante, ninguém merece esse disco mecânico, é vergonhoso para uma máquina desse porte e valor! 

 

 

Pois é Rodolfo, na minha cidade não tem nenhuma assistência autorizada Apple, vou ter que viajar para fazer esse upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um parente, que é médico, comprou esse mesmo iMac para o consultório.
Ele precisa rodar uma VM com Windows para executar o sistema de consulta e adivinha?
Absurdamente lerdo. Ele relatou que se arrependeu de ter feito a compra.

Já o meu caso é o seguinte, tenho um Macbook Pro 2015 15" (Com a dGPU Radeon R9 370x, 16GB Ram e 500GB SSD) e no início desse ano iria adquirir um outro Mac.
Depois de analisar as configurações e preços do que havia, acabei, depois de muita pesquisa, optando por montar um Hackintosh.

Gastei 11k montando a seguinte configuração: AMD Ryzen 3800X (8 núcleos / 16 threads) + 32GB Ram + Radeon RX 580 8GB + SSD (1) NVMe 500GB + SSD (2) NVMe240GB 

Já são 9 meses trabalhando todo santo dia nesse Hackintosh e tudo roda perfeitamente.
Meu Macbook Pro está aposentado. Só uso final de semana para ler notícia. A diferença de perfomance é abissal.

Sem contar as opções de configuração da minha placa mãe (Gigabyte Aorus Ultra X570).
Posso espetar até 128GB de Ram, tem 3x slots para SSD NVME e 5x conexões para SATA.
Sobre reparabilidade não preciso nem dizer, né?

Pra quem tiver curiosidade, estou rodando Open Core 0.6.1 + Catalina 10.15.6.

** Obs.: O print anexo da configuração do hackintosh mostra o processador como i5 pois, obviamente, o MacOS não tem processador da AMD catalogado.

Screen Shot 2020-09-17 at 17.57.43.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, mariopiresmartins disse:

Ele precisa rodar uma VM com Windows para executar o sistema de consulta e adivinha?

Pô, mas aí foi vacilo. Se o sistema que ele usa no trabalho não roda no macOS, não deveria ter comprado um iMac. E já que comprou, deveria rodar o Windows no bootcamp.

26 minutos atrás, mariopiresmartins disse:

Gastei 11k montando a seguinte configuração: AMD Ryzen 3800X (8 núcleos / 16 threads) + 32GB Ram + Radeon RX 580 8GB + SSD (1) NVMe 500GB + SSD (2) NVMe240GB 

Monstrão o hack, hein. Eu estava com planos de vender o meu este ano e montar um novo. Ano passado no início do ano o dólar chegou a 3,70 e estava projetando maior queda ainda, fiquei animado. Ia trocar por trocar também, pelo gosto de montar, porque o meu que é de 4 anos atrás tá atendendo muito bem. Maaaaas... Com dólar a 5,50 reais... Xáprálá.

Edita o teu systeminfo pra colocar as info do teu cpu xD

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Pô, mas aí foi vacilo. Se o sistema que ele usa no trabalho não roda no macOS, não deveria ter comprado um iMac. E já que comprou, deveria rodar o Windows no bootcamp.

Ele queria o iMac por conta do design da máquina, ou seja, pra enfeitar o consultório.
Mas não fazia idéia que esse modelo de entrada, apesar de caro, tem um hardware fraquíssimo.

Na cabeça dele essa máquina lidaria facilmente com uma VM do Windows. Enfim...

8 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Monstrão o hack, hein. Eu estava com planos de vender o meu este ano e montar um novo. Ano passado no início do ano o dólar chegou a 3,70 e estava projetando maior queda ainda, fiquei animado. Ia trocar por trocar também, pelo gosto de montar, porque o meu que é de 4 anos atrás tá atendendo muito bem. Maaaaas... Com dólar a 5,50 reais... Xáprálá.

Poisé Beto, agora tá valendo a pena esperar um pouquinho pra comprar qualquer tipo de eletrônico mesmo. As peças dessa máquina eu comprei meados de dezembro do ano passado quando o dolar estava por volta de 4,10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, mariopiresmartins disse:

Ele queria o iMac por conta do design da máquina, ou seja, pra enfeitar o consultório.
Mas não fazia idéia que esse modelo de entrada, apesar de caro, tem um hardware fraquíssimo.

Na cabeça dele essa máquina lidaria facilmente com uma VM do Windows. Enfim...

Poisé Beto, agora tá valendo a pena esperar um pouquinho pra comprar qualquer tipo de eletrônico mesmo. As peças dessa máquina eu comprei meados de dezembro do ano passado quando o dolar estava por volta de 4,10.

Mostra pra ele o BootCamp, roda o Windows nativamente e vai ficar beleza.

VM, não que precise de um hardware parrudo, mas se beneficia muito dessa condição.

Enfim, tendo a possibilidade de rodar nativamente com Boot Camp, a VM não faz o menor sentido.

Editado por Rafael Scheid
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato o Boot Camp é melhor pra quem se incomoda com a performance. Eu uso o Parallels pra rodar o Windows dentro do Mac, porque preciso de alguns acessos pra trabalho que só consigo via Windows. E de fato é lento, afinal é um sistema (Windows) que usa apenas parte da capacidade disponível do sistema principal (MacOS). Em regra, não tem como esperar a mesma performance rodando um dentro do outro...


 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia pessoal! Dando um feedback aqui para os amigos sobre a minha carroça kkkkk

Sigo com problemas no meu iMac, fiz uma instalação do zero e resolveu por 1 dia. Depois começou a travar novamente e dar tela preta 

a todo momento. Vem horas que nem reiniciar eu consigo.

Tive que entrar em contato com a Apple e eles me passaram diversos procedimentos e instalaram um tester na minha máquina, nesse momento estou aguardando o feedback dele que deve ser no inicio dessa semana, mas me adiantaram que o problema pode ser no HD ou placa.

Tá difícil hehe, mas o próprio atendente da Apple me disse que isso não é normal da maneira que acontece, disse que provavelmente eu tenha que levar em uma autorizada pra trocar o HD ou placa.

Estou no aguardo do feedback deles pra decidir o que fazer. Uma coisa boa nisso tudo é que o atendimento da Apple é muito bom, o cara ficou horas comigo ao telefone fazendo mil testes.

Sigo na luta hehehe! Volto aqui para mais relatos da saga iMac carroça. Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...