Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Erro ao tentar instalar El Capitan: "Nenhum pacote adequado para instalação encontrado"


Igor Augusto

Posts Recomendados

Olá,

 Comprei um Macbook Pro 2011 recentemente para trabalho, na máquina estavam instaladas alguns programas portanto resolvi formata-lo. Após algumas pesquisas tentei formatar utilizando o método de acessar o utilitário de disco, formatar o SSD e instalar o MacOS El Capitan pelo próprio utilitário. Como não consegui instalar o MacOS usando esse método resolvi utilizar um pendrive para a instalação.

 Não tenho nenhum outro Mac de fácil acesso portanto segui alguns tutoriais e baixei a imagem do sistema MacOS El Capitan no windows e utilizei a ferramenta TransMac para "instalar" a imagem no meu pendrive de 16GB. Após a instalação da imagem no pendrive conectei o mesmo no meu Macbook e inciei o sistema pressionando Options para acessar a tela de boot, selecionei o meu pendrive e inciei a instalação. Logo após iniciar a instalação aparece o erro "Nenhum pacote adequado para instalação encontrado".

 Novamente pesquisando encontrei uma possível solução: Verificar se a data do sistema está correta. Abrindo o terminal executei o comando date e realmente a hora estava errada, ajustei a hora utilizando o comando date novamente, agora com a hora certa reiniciei a instalação e novamente o mesmo erro, ao verificar a data estava novamente com o horário errado. Outra solução que encontrei foi configurar a data para o lançamento do OS, portando setei a data para 30 de setembro de 2015. Agora ele nem mesmo reconhece mais o pendrive com a imagem na tela de boot.

 Existe alguma forma de resolver esse problema?

 Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, para instalar estes sistemas mais antigos com certificados expirados precisa alterar a data pelo Terminal, porém não precisa reiniciar, apenas fechar o Terminal e tentar instalar novamente. Você também precisa desconectar do WiFi (canto superior direito do instalador), pois a instalação tenta verificar a validade dos certificados junto ao servidor da Apple quando existe conexão com a internet. Eu sempre coloco data e horário corretos, porém com anos diferentes. Se não rolar com o ano do lançamento tento o ano anterior, ou seguinte, e vou tentando outros anos.

Se não está dando certo mesmo assim, pode ser a instalação mesmo. Não há garantia de que a instalação criada pelo Windows irá funcionar. Por exemplo, não é culpa dos seus ajustes de data e horário que ele deixou de ser reconhecido no boot! Sinal que essa instalação USB não está correta. Aliás, não tem porque instalar o El Capitan. Seu aparelho é compatível com o High Sierra, que é por sinal uma das versões mais estáveis até hoje.

O mais indicado é usar outro Mac mesmo, baixando a DMG do macOS e fazendo com o método createinstallmedia.

https://themacgo.com/macos-high-sierra-10-13-6-dmg-mac-free-download-iso/

https://support.apple.com/pt-br/HT201372

EDIT: com o High Sierra também precisa desconectar o WiFi e atrasar data.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, BetoGaleazzo disse:

Realmente, para instalar estes sistemas mais antigos com certificados expirados precisa alterar a data pelo Terminal, porém não precisa reiniciar, apenas fechar o Terminal e tentar instalar novamente. Você também precisa desconectar do WiFi (canto superior direito do instalador), pois a instalação tenta verificar a validade dos certificados junto ao servidor da Apple quando existe conexão com a internet. Eu sempre coloco data e horário corretos, porém com anos diferentes. Se não rolar com o ano do lançamento tento o ano anterior, ou seguinte, e vou tentando outros anos.

Se não está dando certo mesmo assim, pode ser a instalação mesmo. Não há garantia de que a instalação criada pelo Windows irá funcionar. Por exemplo, não é culpa dos seus ajustes de data e horário que ele deixou de ser reconhecido no boot! Sinal que essa instalação USB não está correta. Aliás, não tem porque instalar o El Capitan.

O mais indicado é usar outro Mac mesmo, baixando a DMG do macOS e fazendo com o método createinstallmedia.

https://themacgo.com/macos-high-sierra-10-13-6-dmg-mac-free-download-iso/

https://support.apple.com/pt-br/HT201372

 Olá, Obrigado pelas informações!
  Você comentou que não é necessário instalar o El Capitan, como meu Macbook é antigo imaginei que ele não suportasse as versões mais recentes como High Sierra, vou tentar instalar com uma versão mais recente utilizando o windows, caso não consiga vou enviar a uma assistência apple, já que não possuo acesso a nenhum outro mac para instalar a imagem.

 De qualquer forma muito obrigado! 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Igor Augusto disse:

 Olá, Obrigado pelas informações!
  Você comentou que não é necessário instalar o El Capitan, como meu Macbook é antigo imaginei que ele não suportasse as versões mais recentes como High Sierra, vou tentar instalar com uma versão mais recente utilizando o windows, caso não consiga vou enviar a uma assistência apple, já que não possuo acesso a nenhum outro mac para instalar a imagem.

 De qualquer forma muito obrigado!


O MacBook Pro 2011 aceita sim o High Sierra oficialmente, e é um ótimo OS. A ideia da assistência técnica é uma boa ideia, abrir o Mac e verificar se já foi feito algum procedimento anterior caso você não conheça o histórico dele (geralmente Macs desse ano já foram abertos por algum motivo pelo menos uma vez). Aproveitar e fazer uma limpeza interna para remover a sujeira da placa, saídas de ar, dissipadores, e também fazer a troca da pasta térmica. Também para instalar o OS, caso não consiga com o Windows.

Não sei de onde é, mas caso queira me enviar seu aparelho, entre em contato e dou uma geral nele.

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Em 12/09/2020 at 18:23, Igor Augusto disse:

Olá,

 Comprei um Macbook Pro 2011 recentemente para trabalho, na máquina estavam instaladas alguns programas portanto resolvi formata-lo. Após algumas pesquisas tentei formatar utilizando o método de acessar o utilitário de disco, formatar o SSD e instalar o MacOS El Capitan pelo próprio utilitário. Como não consegui instalar o MacOS usando esse método resolvi utilizar um pendrive para a instalação.

 Não tenho nenhum outro Mac de fácil acesso portanto segui alguns tutoriais e baixei a imagem do sistema MacOS El Capitan no windows e utilizei a ferramenta TransMac para "instalar" a imagem no meu pendrive de 16GB. Após a instalação da imagem no pendrive conectei o mesmo no meu Macbook e inciei o sistema pressionando Options para acessar a tela de boot, selecionei o meu pendrive e inciei a instalação. Logo após iniciar a instalação aparece o erro "Nenhum pacote adequado para instalação encontrado".

 Novamente pesquisando encontrei uma possível solução: Verificar se a data do sistema está correta. Abrindo o terminal executei o comando date e realmente a hora estava errada, ajustei a hora utilizando o comando date novamente, agora com a hora certa reiniciei a instalação e novamente o mesmo erro, ao verificar a data estava novamente com o horário errado. Outra solução que encontrei foi configurar a data para o lançamento do OS, portando setei a data para 30 de setembro de 2015. Agora ele nem mesmo reconhece mais o pendrive com a imagem na tela de boot.

 Existe alguma forma de resolver esse problema?

 Desde já agradeço.

Oi Igor, tudo bem? 

Estou com um problema parecido, conseguiu resolver? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2020 at 18:23, Igor Augusto disse:

Olá,

 Comprei um Macbook Pro 2011 recentemente para trabalho, na máquina estavam instaladas alguns programas portanto resolvi formata-lo. Após algumas pesquisas tentei formatar utilizando o método de acessar o utilitário de disco, formatar o SSD e instalar o MacOS El Capitan pelo próprio utilitário. Como não consegui instalar o MacOS usando esse método resolvi utilizar um pendrive para a instalação.

 Não tenho nenhum outro Mac de fácil acesso portanto segui alguns tutoriais e baixei a imagem do sistema MacOS El Capitan no windows e utilizei a ferramenta TransMac para "instalar" a imagem no meu pendrive de 16GB. Após a instalação da imagem no pendrive conectei o mesmo no meu Macbook e inciei o sistema pressionando Options para acessar a tela de boot, selecionei o meu pendrive e inciei a instalação. Logo após iniciar a instalação aparece o erro "Nenhum pacote adequado para instalação encontrado".

 Novamente pesquisando encontrei uma possível solução: Verificar se a data do sistema está correta. Abrindo o terminal executei o comando date e realmente a hora estava errada, ajustei a hora utilizando o comando date novamente, agora com a hora certa reiniciei a instalação e novamente o mesmo erro, ao verificar a data estava novamente com o horário errado. Outra solução que encontrei foi configurar a data para o lançamento do OS, portando setei a data para 30 de setembro de 2015. Agora ele nem mesmo reconhece mais o pendrive com a imagem na tela de boot.

 Existe alguma forma de resolver esse problema?

 Desde já agradeço.

Altera a data do mac pelo terminal, eu sempre coloco alguma data lá por 2016 ... não lembro como faz o comando mas pode pesquisar no google ... acho que se fizer isso vai funcionar ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ricardoviniciusbr disse:

Altera a data do mac pelo terminal, eu sempre coloco alguma data lá por 2016 ... não lembro como faz o comando mas pode pesquisar no google ... acho que se fizer isso vai funcionar ...

Na verdade eu falei sobre a data e agora que vi que vc ja fez isso, o engraçado é que eu estava instalando mojave em uma máquina 2011 e deu o mesmo erro que vc relatou, aí atrasei a data para 2016 e a instalação foi normal, por isso comentei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 meses depois...

ressuscitando o tópico, porque pode ser útil pra muita gente. esse lance da data tá meio bizarro. só alterar a data do sistema pra uma data mais próxima do lançamento do El Capitan parece não funcionar mais.

nesse momento estou instalando o El Capitan em um MacBook 2008. estou ha uma meia hora brincando com datas, já botei datas de 2015, 2016, 2018, etc....aleatoriamente, nada. sempre dando erro. tudo isso com o wifi desligado claro.

agora coloquei a data de hoje, data e hora correta, mantive o wifi desligado, e funcionou. não me pergunte porque. 🤷‍♂️

as vezes acho que o instalador do Mac OS está apenas trolando a gente e quer que a gente fique brincando de mudar a data no terminal.

alguém me explica porque esse problema/erro só acontece com o El Capitan, Sierra, High Sierra, etc? vivo instalando Tiger, Leopard, Snow Leopard nos meus macs velhos e nunca tive esse problema.

Editado por marcosfisica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Bom dia gente, preciso da ajuda de vocês pois estou desesperado rs

Fui tentar atualizar meu mac mid 2009 que estava com o El Capitan para o Catalina seguindo um tutorial no YouTube... Baixei o patcher tudo ok, transferi para um pen drive, e pediu para eu iniciar o mac segurando a tecla option, para inciair com o pendrive e seguir a instação do catalina, porém, nada aconteceu e ele ligou normal, depois tentei com as teclas comand e R e deu, porém nenhuma opção de inciar com o pendrive, dai o burro aqui resolveu apagar todo o hd do mac, conclusão, agora o mac não liga, liga na tela que aparece as opções de ultilitário, reinstalar o macos (o el capitan) porém quando tento instalar, fala que não está mais disponivel, e quando desligo o wifi, ai pede pra ligar pra seguir com a instalação... Estou sem saber o qe fazer, me ajudem pelo amor de Deus, nãoo quero perder minha máquina, nem que seja pra instalar o windows nela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...