Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Usar a base com cooler aumenta a vida útil?

Posts Recomendados

Olá,

Adquiri há menos de um mês um Macbook Air 2020 e, por conta da faculdade, comprei um suporte para deixar ele mais alto (Ps.: Ajuda DEMAIS para quem passa o dia todo no computador, que diferença). Este suporte é gamer, logo possui cooler. Vejo que, quando deixo ele ligado, meu MBA trabalha friozinho (e sem o cooler, esquentaria um pouco). 

Essa atitude aumenta a vida útil? 

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 4
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Posts Populares

Alivia a bateria sim. Temperaturas mais altas detonam baterias. Vale a pena deixar em base (e com ar condicionado ligado) quando estiver exigindo do processador, Macs tem um resfriamento péssimo. O ai

Alivia a bateria sim. Temperaturas mais altas detonam baterias. Vale a pena deixar em base (e com ar condicionado ligado) quando estiver exigindo do processador, Macs tem um resfriamento péssimo. O air que eu tinha batia 100 graus quando jogando, isso em cima da base

Link para o post
1 hora atrás, Paulo2908 disse:

O air que eu tinha batia 100 graus quando jogando, isso em cima da base

Se o seu MacBook chegasse a 100 graus você poderia abrir um Food Truck e usá-lo como chapa, rs.

100 graus é a temperatura estimada da leitura do PECI do processador, rs. É uma temperatura prevista pela Intel durante a execução de tarefas mais pesadas. Acontece com o Chrome aberto com três abas qualquer aplicação que esteja usando o processador ao máximo, mesmo que seja um computador novo sem sujeira e com pasta térmica nova.

É bom sim, se possível, trabalhar em um ambiente com ar condicionado caso você more em uma região muito quente. Antigamente a alta temperatura matava os chips AMD Radeon dos MBP 2011 15". De 2015 pra cá a dissipação de calor de todas as linhas MacBooks também pioraram.

Se for usar uma base para o seu laptop, prefira então usar mouse e teclado externos, porque geralmente essas bases alteram a ergonomia do uso do laptop e você pode acabar tendo problemas de tendinite com o uso prolongado (experiência própria).

Abrs!

Link para o post

Na chapa atrás batia uns 60 graus, era o bastante pra queimar com contato relativamente prolongado, 100 era o que apontava na CPU msm. O sensor da entrada do carregador também dava umas temps bem altas. A bateria ficava em 42, por aí, se me lembro direito (N coloquei ele em full load desde 2017, e n o tenho mais tbm desde o ano passado)

Link para o post
Em 11/09/2020 at 10:01, nandase disse:

Olá,

Adquiri há menos de um mês um Macbook Air 2020 e, por conta da faculdade, comprei um suporte para deixar ele mais alto (Ps.: Ajuda DEMAIS para quem passa o dia todo no computador, que diferença). Este suporte é gamer, logo possui cooler. Vejo que, quando deixo ele ligado, meu MBA trabalha friozinho (e sem o cooler, esquentaria um pouco). 

Essa atitude aumenta a vida útil? 

O uso dessas bases com ventiladores em Macbooks apenas diminuem a temperatura do gabinete, sem beneficiar os componentes internos. Diferente da maioria dos notebooks do mercado, as frestas para ventilação dos Macbooks ficam praticamente nas laterais muito longe de onde os ventiladores dessas bases concentram o fluxo de ar, ou seja, essa ventilação forçada no meio do gabinete não tem influência alguma internamente.

A lógica é simples: os chips estão em contato com um heatsink e este é resfriado por ventiladores que fazem circular o ar que entra (pelas frestas de ventilação) em volta desse heatsink para viabilizar a troca de calor entre o cobre e o ar. Ou seja, a troca de calor é entre os chips, a pasta térmica, o heatsink e o ar em movimento, forçado pelos ventiladores do sistema. Esse conjunto não encosta no gabinete do computador, portanto, forçar ventilação no gabinete apenas, sem forçar o aumento do fluxo de ar (dado que não há frestas no meio) só faz diminuir a temperatura da tampa inferior, sem beneficiar os componentes. Como seu Macbook não tem aberturas no meio dele para entrada de ar, nada adianta colocar o ventilador soprando na tampa inferior porque a circulação de ar interna não vai variar em nada. A melhor solução é diminuir a temperatura do ar que entra pelas frestas de ventilação para que o ar mais frio que entrar torne a troca de calor entre o cobre e o ar mais eficiente. Ou seja, o que ajuda a diminuir a temperatura dos componentes é usar o computador em um ambiente com ar condicionado (e umidade controlada, não esquecer disso).

A única forma de usar uma base dessas para tentar diminuir a temperatura do componentes internos seria abrir o Macbook, instalar thermal pads sobre o heatsink para colocar ele em contato com a tampa inferior (transformando a tampa inferior em um heatsink gigante de alumínio) e aí sim forçar a ventilação com essas bases com cooler, porém seria impossível usar o notebook sobre as pernas, por exemplo, porque essa tampa ficaria quente ao ponto de causar queimaduras.

Link para o post

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por Gogosauro
      Vendo um MacBook Pro 13’, 2017 com topcase novo, trocado na Iplace campinas.
      8gb - 128gb - i5 2.3ghz (conforme imagem).
      possui um detalhe na tela, não atrapalha o uso. Lcd perfeito. 
      Corpo sem marcas, intacto.
      segue com carregador e cabo originais.
      R$7.000,00 (pix ou mercado pago)

pode retirar em mãos em Atibaia / SP
      Motivo da venda: comprei um mbp m1

Whats: 11 9 8962 4354

• Por pedrodolce
      Olá tudo bem?
      Finalmente adquiri meu primeiro MacBook. Comprei um MacBook Air M1, e apesar de a bateria ser ótima, sou novo no mundo MacOs.
      Então minha pergunta é bem simples, com base no uso individual de vocês, ou em publicações/artigos, qual a melhor maneira de usar meu MacBook Air para otimizar a saúde da bateria? Devo utilizá-lo sempre ligado a uma tomada? Ou devo sempre consumir sua bateria?

Obrigado.
      💻
    • Por gflopes22
      Pessoal,
      Estou colocando meu MacBook Pro 13 2017 pra vender, foi comprado em novembro de 2018, está com 71 ciclos de bateria, sem nenhum arranhão, nem marcas, usei pouco pois 4 meses depois a empresa onde trabalho me mandou um notebook novinho e ele acabou ficando sem uso aqui comigo, segue abaixo a configuração.
      Core i5 2.3MHZ / 8GB de RAM / 256GB de SSD, sem TouchBar
      Bateria está com 71 ciclos, possuo NF e Caixa original do notebook.
      Qualquer dúvida só enviar mensagem privada ou procurar no WhatsZap 21 99413-0188.
      Valor: R$ 8.000,00

• Por Roberto Calixto
      Vendo Macbook pro em ótimo estado.
      NÃO ACEITO TROCAS SOMENTE VENDA.
      Motivo da venda: Preciso trabalhar com Windows.

Contato no zap : (11) 99005-5730

Valor R$6000,00 Transferencia ou Dinheiro, Possuo local seguro para negociar em um condominio na Vila Olimpia SP.

• Por Raul Duelis
      Pessoal, hoje aconteceu uma coisa um pouco estranha... Eu não tenho o costume de desligar meu MacBook todos os dias. Desligo a cada 4 ou 5 dias. Deixei ele carregado ontem e coloquei em repouso. Agora a tarde fui utilizar-lo, desbloqueei e fui encerrar o uTorrent Web. Nesse momento a tela simplesmente desligou. Abaixei a tampa e abri novamente, mas nada. Forcei o desligamento. Ele reiniciou e está normal. Minha bateria está com 2159 ciclos (e apesar de não ser muito considerável, a saúde da bateria está normal). Em uso normal ele dura entre 3 e 4 horas. Em streaming no Spotify, ele já passou de 7h de uso contínuo. Eu tbm não tenho problemas com desligamento súbito. Foi somente este episódio que me chamou a atenção. Alguém já passou por isso? Estou usando o Mac OS Catalina e minha máquina tem um i5 com 8Gb de RAM e 256Gb de SSD
    • Por gmonteiromenezes
      Detalhes no link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1759014741-macbook-pro-15-2017-i7-ssd-256gb-ram-16gb-_JM
    • Por autofernando
      Vendo MacBook Air 2020, 13,3, tela retina, 8GB, SSD 256GB, Intel Core i3 dual core, Cinza Espacial.
      Valor: R$ 7.500,00.
      Bateria com apenas 7 ciclos.
      Garantia de fábrica da Apple até novembro de 2021.
      Touch ID, tela retina, Intel Iris Plus Graphics e novo Magic Keyboard.
      Acompanha nota fiscal, caixa e todos os acessórios originais.
      Impecável, sem qualquer detalhe, riscos ou amassados.
      Preferencialmente entrega em mãos na região de Campinas, Piracicaba, Americana, Limeira, Sumaré, Rio Claro etc.
      O motivo da venda é apenas a necessidade de migração para o Windows por razões profissionais.

• Por tobias13
      MacBook Pro "Core i5" 2.8 13-Inch (Mid-2014 Retina Display)
      Processador Core i5 2.8
      Memória 8gb 1600 mhz DDR3
      Armazenamento 500gb SSD
      Ciclos de bateria: 582
      Bateria dura aproximadamente 3 a 4 horas (depende do uso) 

A tela está danificada, precisa realizar a troca. Funciona perfeitamente com monitor externo.
      Pequeno detalhe no canto (veja foto)

O restante está perfeito e fonte original também.
      Não acompanha caixa.
      R$3200,00
      https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1756198628-macbook-pro-2014-retina-512gb-8gb-i5-com-defeito-na-tela-_JM

• Por rafa m.
      Galera, boa noite! tudo bem? 
      Estou com um macbook pra negócio. Maquina fantástica! 
      Acabou de voltar do recall da Apple, onde foi trocado todo o topcase (bateria, teclado, e carcaça inferior). Possui um pequeno detalhezinho no canto, que nao se percebe, mas tirei fotos pra ver como é! 
      Macbook 13 2017, i7 3.5, 16gb, 256ssd - 1 ciclo de bateria! 
      Aceito possíveis propostas de troca + volta (dependendo do produto - fiquem a vontade de ofertar). 
      Valor R$13.500,00
      QQ coisa só chamar no whats (11957195624) ou por aqui! 

• Por feltrin
      Pessoal, comprei o notebook em uma viagem aos EUA, estou vendendo pois tenho usado muito pouco, uma vez que passo a maior parte do tempo no notebook fornecido pela empresa que também é um MacBook Pro, ele esta em perfeito estado, conta com película protetora para teclado e bateria com 114 ciclos ainda conta com garantia do apple care até 11/2021.
      Valor R$14.800

Estou em Americana-SP.

• Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      51.451
    • Total de Posts
      432.586
  • Criar Novo...