Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Teve um MacBook roubado? Dá uma lida nesse texto


macdan

Posts Recomendados

Pessoal, percam tempo e leiam o relato a seguir:

Para quem lembra, em Dez/08 mandei uma email para lista avisando sobre o roubo de um MacBook Alluminum do meu irmão, que tinha um mês de uso na época. Pois bem, logo quando o roubo ocorreu tratei de enviar o serial dele para todas as assistencias Apple do Brasil, informando meus dados, para caso parar em alguma delas eles entrarem em contato.

Eis que nessa semana, 6 meses depois do roubo, recebo um email da SOMA de Porto Alegre, enviado pela Beti, dizendo para entrar em contato com eles, mas sem deixar dito qual era o assunto - na mesma hora imaginei tratar-se do MacBook roubado - mas só consegui entrar em contato com a SOMA no outro dia.

Ressalto aqui que anteriormente havia tido alguns problemas com a SOMA, porém quero tornar público que dessa vez a SOMA fez um excelente trabalho ao guardar o número de série do Mac no sistema e de ter me contactado quando a máquina foi parar lá. A Beti por telefone me garantiu que não iria de forma alguma entregar a máquina para a outra pessoa.

Então de posse do invoice(nota americana), boletim de ocorrência do roubo e da caixa original do Mac que havia ficado comigo, fui até uma delegacia onde retratei tudo, e então um policial civil me acompanhou até a SOMA onde então pude retirar meu Mac.

Agora a parte importante que serve para todos que têm Mac. A máquina só tinha senha no usuário do Mac OS X, então a pessoa que estava de posse da máquina teria que reinstalar o sistema novamente, porém esses MacBooks Alluminum só podem ser instalado com o Leopard 10.5.5 ou mais, mas ele não conseguiu essa versão do sistema. Porém ele conseguiu instalar o windows, mas nao se contentou e queria instalar o Mac OS X, fato que o levou a deixar o Mac na SOMA. Mas se o mac tivesse senha no firmware, ela impediria que ele desse boot em qualquer outro disco, seja ele cd de instalação ou hd externo, ou seja não iria conseguir nem mesmo instalar o windows. Fato que com certeza iria faze-lo ir até uma assistência técnica Apple.

Portanto fica a dica! SEMPRE utilize senha no seu usuário do Mac OS X e coloque a opção para solicitar a senha no Login, e mais importante que isso coloque senha no Open Firmware, para isso insira o CD de instalação que veio em seu Mac e vá em utilitários que vc vai acontrar o "Utilitário de senha de Firmware". Além disso guarde o serial do Mac em local seguro, guarde até a caixa original dele se tiver, pois nela tem a serial impressa e claro a nota fiscal de compra! Se algum dia vc for roubado, envie um email para todas as assistencias tecnicas do Brasil, que cedo ou tarde este Mac irá aparecer.

Esse é um relato de um cara que teve seu MacBook roubado e compartilhou no grupo do yahoo "MacUsers".

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 15
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Essa dica é muito boa.... eu já fiz um comentário sobre o programa Undercover que também é muito útil em caso de roubo....

e uma dica que o pessoal fala é exatamente essa

1 - colocar senha no usuário e colocar senha no open firmware. ao descobrir o roubo avisar todas AT do País, em ordem de distância.

2 - os passos opcionais, direcionados a quem adquirir o programa seria ativar uma conta de convidado(para isca) assim o cara ao usar a internet(quem não usa internet hoje em dia né?) pode ter muitos dados revelados.

3 - passo que eu mesmo imaginei(tb para quem adquiriu o programa), seria colocar atalhos no desktop da conta 'isca' para sites de relacionamento conhecidos(orkut, facebook)... que poderiam facilitar muito no reconhecimento da identidade do ladrão.

Editado por gmcouto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quem manja da para fazer alguns programinhas no automator para como por exemplo tirar uma foto do individuo cada vez que errar a senha e mandar por e-mail, isso seria interessante eu tentei fazer algo parecido mas na hora de mandar por e-mail não deu certo, tentei hospedar pelo ftp tambem, se alguem tiver algo parecido porfavor compartilhe com a galera ai!

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quem manja da para fazer alguns programinhas no automator para como por exemplo tirar uma foto do individuo cada vez que errar a senha e mandar por e-mail, isso seria interessante eu tentei fazer algo parecido mas na hora de mandar por e-mail não deu certo, tentei hospedar pelo ftp tambem, se alguem tiver algo parecido porfavor compartilhe com a galera ai!

valeu!

Cara, essa ideia é bem boa, hein?

Para mim marginal tem tudo a mesa cara, e ladrão de macbook dificilmente vai estar lá na lista de procurados da polícia, mas sempre ajuda a identificar, e também pelo ambiente...

Não entendo nada de programação, mas boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, essa ideia é bem boa, hein?

Para mim marginal tem tudo a mesa cara, e ladrão de macbook dificilmente vai estar lá na lista de procurados da polícia, mas sempre ajuda a identificar, e também pelo ambiente...

Não entendo nada de programação, mas boa sorte.

a ideia esta ai: http://squaresquirrel.ro/mac/anti-theft-pr...with-automator/

só nao consegui finalizar, se alguem conseguir passa para a galera ai, gostaria muito de ver isso funcionando!! valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da história do macbook recuperado. As dicas detalhadas estão neste link:

http://macmagazine.com.br/2009/03/30/p...al-de-firmware/

E neste:

http://macmagazine.com.br/2009/06/29/f...os-do-mac-os-x/

Agora outra dica bem valiosa acrescentando essa é de ativar o filevault. Li isso em um comentário no link do filevault do intensedebate, não testei por mim mesmo ainda, que se feito target disk no mac, é possível acessar o HD do mac como um drive externo, mesmo se a pasta home seja protegida por senha. Com o Filevault ativado isso não ocorre.

Vou testar aqui no meu mac e ver se funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Bom ouvir (ler) essa história, parabéna a AT em POA!

a ideia esta ai: http://squaresquirrel.ro/mac/anti-theft-pr...with-automator/

só nao consegui finalizar, se alguem conseguir passa para a galera ai, gostaria muito de ver isso funcionando!! valeu!

vou tentar isso... Esse cara tve trabalhinho pra fazer isso hein?!

AbraZZ!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora uma pergunta de novato... sinto até vergonha mas... aonde eu consigo um open firmware que funcione nos novos MacBooks Pro?

No site da Apple diz que para usar no Leopard 10.5.4 pra cima, tem que pegar o DVD de instalação, ir em Applications/Utilities... mas esta pasta não existe no DVD que eu tenho. E já testei o instalador do disco mas este programa não consta na lista.

Então baixei do site da Apple, mas não funcionou. Não abre, não faz nada.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

velho se nao me engano o open firmware é um opção do dvd que quando voce coloca ele no macbook e segura a tecla option pressionada ele te mandar para uma outra tela para dar bot e formatar ou reinstalar o sistema, porem nas abas desta tela tem essa opção que citaram acima de colocar a senha.

Eu já fiz esse procedimento até mesmo para evitar tal roubo, pois sei que se o sem vergonha roubar, ele jamais conseguira usar, pois necessitara de senha para usuario e se for levar em alguma AT para formatar, a AT nao terá a senha do open firmware, sendo assim amigao, FERROU-SE, rsrsrs ! Agora a opção do couto é boa, colocar uma isca pro cara pra poder achar depois. Tem que juntarmos todos os users aqui e pensar em uma ferramenta boa e que realmente de fato funcione.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.4k
×
×
  • Criar Novo...