Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac mid 2011 lento com ssd


Afrodite

Posts Recomendados

Tenho um iMac de 2011 e ele andava muito lento, coloquei um ssd de 480 e ele melhorou um pouco, porém ainda acho meio lento (quando digito e as letras demoram um pouquinho pra aparecer por exemplo). 
Para jogos o fps fica péssimo, sei que não tem como trocar a placa de vídeo, mas tem algo que eu possa fazer pra melhorar essas coisas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Afrodite disse:

Tenho um iMac de 2011 e ele andava muito lento, coloquei um ssd de 480 e ele melhorou um pouco, porém ainda acho meio lento (quando digito e as letras demoram um pouquinho pra aparecer por exemplo). 
Para jogos o fps fica péssimo, sei que não tem como trocar a placa de vídeo, mas tem algo que eu possa fazer pra melhorar essas coisas?

Sempre poste especificações completas da máquina pra podermos ser mais incisivos na análise e ajuda. Nos conte ano/modelo exatos da máquina, qual a GPU, a CPU, a RAM, tela, velocidades, capacidades, etc. Clica na Maça > Sobre este Mac

Sobre a performance, em jogos não dá pra esperar muito, mas precisamos saber qual o hardware pra poder dizer se melhor ou pior. Sobre problema numa simples digitação de textos aí já complica, pois isso não deveria ocorrer.
A lentidão acentuada como um todo já um pouco estranha, pois a máquina, mesmo antiga, não é ruim, muito menos com SSD.
Ao trocar o SSD, como foi a instalação do macOS? Fez cópia de Time Machine ou Migration Assistant (essas coisas são feitas pro cara passar raiva hahah)

Aproveita também pra rodar o Apple Hardware Test/Apple Diagnostics, iniciando o Mac segurando a tecla D, veja se ele identifica algum erro aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Rafael Scheid disse:

Sempre poste especificações completas da máquina pra podermos ser mais incisivos na análise e ajuda. Nos conte ano/modelo exatos da máquina, qual a GPU, a CPU, a RAM, tela, velocidades, capacidades, etc. Clica na Maça > Sobre este Mac

Sobre a performance, em jogos não dá pra esperar muito, mas precisamos saber qual o hardware pra poder dizer se melhor ou pior. Sobre problema numa simples digitação de textos aí já complica, pois isso não deveria ocorrer.
A lentidão acentuada como um todo já um pouco estranha, pois a máquina, mesmo antiga, não é ruim, muito menos com SSD.
Ao trocar o SSD, como foi a instalação do macOS? Fez cópia de Time Machine ou Migration Assistant (essas coisas são feitas pro cara passar raiva hahah)

Aproveita também pra rodar o Apple Hardware Test/Apple Diagnostics, iniciando o Mac segurando a tecla D, veja se ele identifica algum erro aí.

Não tinha nada muito importante, então fiz a recuperação do Mac OS via internet (Command (⌘) + R), quanto ao AHT ele simplesmente não funciona, já tentei umas 15 vezes (com D/comand + D) e ele inicia normal, sem diagnóstico.

609DC701-EC8C-478B-8EA8-E086F0265406.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Afrodite disse:

Não tinha nada muito importante, então fiz a recuperação do Mac OS via internet (Command (⌘) + R), quanto ao AHT ele simplesmente não funciona, já tentei umas 15 vezes (com D/comand + D) e ele inicia normal, sem diagnóstico.

609DC701-EC8C-478B-8EA8-E086F0265406.png

No Activity Monitor alguma coisa consumindo recursos incessantemente?
Utiliza mouse e teclado Apple sem fio? Se sim, consegue periféricos USB para testar (aí desliga o BT)?

De toda forma, eu começaria refazendo a instalação para ver ser não ocorreu algum problema, mas aproveite o macOS já instalado para criar o pendrive de boot. Assim evitamos fazer pela Internet, um processo bem lento e que eu tenho zero confiança, qualquer engasgo, principalmente se por wi-fi, pode gerar problemas.

Se a lentidão persistir, tem que começar a investigar melhor o hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa tarde. Tomando o assunto de instalação do MacOs trazido nesse tópico, queria saber se há algo por aqui com um passo a passo para fazer uma instalação limpa do MacOS.

Faria isso quando o BigSur chegar. Li por aqui no fórum que a máquina ganha um novo fôlego com uma instalação limpa, ao invés de apenas atualizar (como sempre fiz).

Na verdade sempre costumo resetar de fábrica um iPhone, e o telefone realmente ganha outro gás. Mas nunca fiz no mac.

Uso 2 discos para 2 Time Machine , por via das dúvidas, para quando o sistema for liberado. O HD do Time Machine deveria ser desplugado, quando dessa instalação? Melhor fazer um backup manual de tudo ou usa o Time Machine mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Fabricio Dantas disse:

Pessoal, boa tarde. Tomando o assunto de instalação do MacOs trazido nesse tópico, queria saber se há algo por aqui com um passo a passo para fazer uma instalação limpa do MacOS.

Faria isso quando o BigSur chegar. Li por aqui no fórum que a máquina ganha um novo fôlego com uma instalação limpa, ao invés de apenas atualizar (como sempre fiz).

Na verdade sempre costumo resetar de fábrica um iPhone, e o telefone realmente ganha outro gás. Mas nunca fiz no mac.

Uso 2 discos para 2 Time Machine , por via das dúvidas, para quando o sistema for liberado. O HD do Time Machine deveria ser desplugado, quando dessa instalação? Melhor fazer um backup manual de tudo ou usa o Time Machine mesmo?

Sim, a instalação limpa elimina arquivos antigos, configurações incorretas, problemas das versões anteriores que acabam ficando no meio do processo de atualização.

Exato, começa fazendo o backup do último estado dos seus arquivos para os seus TMs. Mas não use depois a recuperação por eles, muito menos se pensa em fazer isso por wi-fi.

FORMATANDO
Na chegada do Big Sur, baixe ele da Mac App Store e crie uma mídia de instalação, um pendrive aí de uns 16GB dá tranquilo.
Em seguida ao download você vai usar esse comando pra criar esse pendrive https://support.apple.com/pt-br/HT201372
Inicia o Mac pelo pendrive segurando o Option e selecionando o prnderive, deixa subir o Recovery Mode
Abra o Disk Utility e formate o disco do Mac completamente, apague partições, apague tudo, deixa zero https://support.apple.com/pt-br/HT208496 (pula o passo 1 pois vc já entrou mas pelo pendrive)
Formatado o disco, instale o macOS zerinho.

COPIANDO OS DADOS NOVAMENTE
Uma vez instalado, configure o Time Machine novamente, escolhendo o mesmo disco que você já utiliza como destino.
E agora os truques disso:
Desabilite o backup automático, não deixe que o macOS inicie um backup naquele instante.
Altere o nome do computador em Preferências do Sistema > Compartilhamento > Nome do Computador para o exato mesmo nome mostrado no arquivo .sparsebundle do HD do Time Machine (ex.: Fabricio's MBP.backupbundle, renomeie seu Mac para Fabricio's MBP)
Aguarde um pouco até o Mac se encontrar na vida, ele irá reconhecer este arquivo de backup como sendo dele, se vc abrir a interface Time Machine, verá aquela área clássica, com várias datas de backups do lado direito.
A partir daí comece a copiar seus arquivos de volta para o seu Mac. Faça isso em etapas, controlando o processo, evitando erros, arquivos corrompidos, faltas, configurações zoadas, etc.

Depois formata até os discos de backup e faz eles do zero, com informações somente da sua instalação limpa pra frente.

Isso aí é a melhor situação. uma trabalheira do capeta, mas fica perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 31/08/2020 at 20:26, Afrodite disse:

Não tinha nada muito importante, então fiz a recuperação do Mac OS via internet (Command (⌘) + R), quanto ao AHT ele simplesmente não funciona, já tentei umas 15 vezes (com D/comand + D) e ele inicia normal, sem diagnóstico.

609DC701-EC8C-478B-8EA8-E086F0265406.png

4Gb de RAM é pouco. Experimente colocar 32GB, 16GB ou no mínimo 8GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Cavalcanti disse:

4Gb de RAM é pouco. Experimente colocar 32GB, 16GB ou no mínimo 8GB.

Bem notado!
Falha minha ter passado despercebido pelo print da tela de informações do Mac.
Realmente 4GB de RAM não é adequado, mínimo 8GB mesmo pra ir não se estressar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...