Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Graduação para começar e aprender a desenvolver.


Posts Recomendados

Galera, estou muito afim de desenvolver apps e tal.

Mas infelizmente, cada vez que vejo cursos e cursos, me sinto mais perdido em como aprender efetivamente. Fora que a meu DDA não me ajuda muito. haha

Estou muito afim então, de fazer uma graduaçao (ou tecnologo) em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e/ou Engenharia de Software (sendo este, oferecido somente em um unico lugar aqui no Rio e é $$$$$)

Então, não sei se esses cursos vão me ajudar a aprender, desenvolver e trabalhar com desenvolvimento no iOS.

 

O que vocês acham? Qual a sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engenharia de Software não irá te tornar um programador. Eu sou aluno de Engenharia de Software da UniCesumar aqui da minha cidade (eles também oferecem em EAD no Brasil todo, e o EAD deles é bem conceituado, talvez você queira dar uma olhada). O engenheiro de software obviamente tem que saber programar, mas esta não é a ênfase do curso e da função. O engenheiro lida com muitos outros aspectos de todo o processo de software, desde a engenharia de requisitos, a escolha da metodologia, a liderança de toda a equipe envolvida no desenvolvimento, aplicação, validação, manutenção etc. Claro que você tem que saber uma coisa pra poder delegar funções, mas como eu disse, não é necessariamente a ênfase do curso.

Acho que a graduação mais voltada para o desenvolvimento em si obviamente é Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

De qualquer maneira, ser graduado é legal, mas não é obrigatório para conseguir um emprego e desenvolver uma carreira na área. Muitas empresas grandes estão mais preocupadas com o conhecimento do candidato em si do que um diploma. Tem muito garoto de 15 anos programando bem mais que graduados e ganhando uma grana legal. Posso te garantir que nenhuma graduação vai te ensinar desenvolvimento iOS, talvez uma olhadela no Swift.

A graduação vai te dar um rumo, mas o programador vive em constante aprendizado, porque as linguagens passam por atualizações, criam-se frameworks novos etc. Muito do meu conhecimento em programação parte de uma vontade e/ou necessidade de aprender uma linguagem, dar uma olhada em um "roadmap" e seguir aprendendo com cursos, vídeos, livros e colocando em prática.

Existem muitos cursos competentes pra aprender a desenvolver para iOS, muita documentação, vídeos, livros. Talvez você queira dar uma olhada nesse material antes, baixar o Xcode aí e praticar, ver se é isso que te agrada. ACHO que não compensa cair de boca numa graduação sem antes beber da fonte.

Abrs!

EDIT: tem um cara de uns 23 anos que é cientista de dados do Nubank, nunca pisou numa faculdade na vida, rs. O salário é quase igual à idade multiplicado por 1000, rs.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Se quiser aprender desenvolver para iOS, tem bastante cursos no Udemy (maioria em inglês) que tem um bom preço e conteúdo.

Mas o melhor jeito para aprender mesmo é na prática. Inventa um projeto seu de teste com algumas funcionalidades básicas ou tenta replicar as funcionalidades de um outro app que já existe, assim na medida que for trabalhando, vai ir aparecendo algumas dificuldades que em nenhum curso ou faculdade é tão completo que abrange tudo, resolvendo estes problemas vc já aprende colocando em prática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa tarde,

Como disse o Beto, a graduação vai no máximo te ensinar os conceitos básicos de cada linguagem, como Java, Python, C, etc. A melhor forma que vejo de aprender programação é por meio de cursos online que te ajudam a elaborar uma trajetória de estudos.

A melhor plataforma que conheço é a Alura. Eles tem vários cursos e você paga em torno de 60 reais por mês pra ter acesso a TODOS eles. E o melhor, se você quer desenvolver iOS profissionalmente, eles já tem o cronograma de estudos pronto indicando quais cursos você deve fazer e em qual ordem, desde lógica até frameworks avançados. E é tão simples que até um leigo aprende. Por isso, as primeiras aulas de cada curso são muito simples.

Sou aluno da Alura e devo boa parte do meu conhecimento devo a eles. Quase 100% do tempo é minha fonte de consulta para dúvidas e resolução de problemas do dia-a-dia no trabalho.

https://www.alura.com.br/

Editado por Bruno Régis Duarte
Erros de gramática.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou professor da área e concordo com os colegas acima! Uma graduação, curso técnico ou tecnológico irá lhe fundamentar na área, conceder a base e o entendimento inicial para que a partir dali, você ganhe habilidades para o crescimento. Muito do que é visto na academia é distante do mercado e isso é algo que diversos profissionais de ensino lutam para mudar, mas as variáveis são complexas.

Tenha em mente que você precisará refletir sobre essa questão: desejas apenas ser desenvolvedor como hobby ou pensa em iniciar uma carreira na área? Se a 2ª opção vir a sua mente, SIM, um título fará a diferença em alguns (muitos) momentos. Só que tudo tem sua exceção, como foi o caso citado pelo Beto do Analista de Dados do Nubank. (Um profissional espetacular quebra todas as barreiras conhecidas).

O curso de ADS é bem voltado para desenvolvimento, mas poderá optar por outros, como Ciência da Computação, Sistemas de Informação etc. Pesquise para saber as diferenças entre eles e quais são mais viáveis para você em termos financeiros. As instituições federais (UFs, IFs, Universidades Abertas etc.) oferecem gratuitamente diversos cursos na área, fique de olho nos sites das de sua região ou de outras que ofertam à distância.

Se está na linha do hobby, os cursos onlines são mais adequados. Comece pelo Youtube, quando sentir a necessidade, compre algum na Udemy (ou outras plataformas) e vá evoluindo. Veja os assuntos abordados por cursos pagos e tente seguir os conteúdos pesquisando-os no Youtube.

Boa sorte na sua jornada! 

Editado por rodolfonarrow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme o @rodolfonarrow disse, um curso não vai te capacitar pra o mercado, caso o seu desejo seja profissional, mas, vai com certeza ajudar. 

Migrei de área (de infra de TI de depois DevOps para desenvolvimento iOS) tem pouco tempo, hoje trabalho em uma instituição financeira muito grande e digo pra você, um produto digital de grande porte é muito mais do que você vai ver nos cursos e ainda muito mais do que verás em uma graduação. 

No caso do iOS em específico, o caminho é um pouco mais árduo pois os materiais bons, estão 99% das vezes em inglês. Partindo do princípio de que você quer algo profissional, claro. Não sendo este o objetivo. Cursos online na Udemy, Alura ou até mesmo cursos gratuitos do YouTube podem te ajudar. Levando em consideração a primeira opção, se me permites, tenho algumas dicas que eu mesmo estou usando para mim, como por exemplo (lembrando que isso aqui são apenas sugestões que eu fiz e que podem ou não funcionar com você, já que cada um tem seu tempo de aprendizado e etc...) :

0. Vai levar tempo, esforço, dedicação e, principalmente, paciência, muita paciência.

1. Faça um curso, para ter uma introdução a como criar algo usando a plataforma e ferramenta de desenvolvimento da Apple. 

2. Entenda um pouco sobre a ferramenta que você vai usar pra trabalhar, nesse caso, a linguagem Swift. Veja, aqui é mais uma ambientação à ferramenta, não é o momento de se tornar fluente ou qualquer coisa do tipo, apenas uma ideia de como a linguagem se comporta. Tem o livro oficial que é gratuito no site Swift.org. Faça os exemplos, digite, crie uma aproximação com a linguagem. Tem um programa muito legal do no site Hacking with Swift que se chama 100 days of Swift, muito legal também.

3. Agora começa a parte um pouco mais séria, que é estudar Algoritmos e Processamento de Dados (de preferência na linguagem Swift). Existem livros em inglês com esse material.

4. Orientação a Objetos e suas boas práticas, como SOLID por exemplo. (de preferência na linguagem Swift). Existem livros em inglês com esse material.

5. Design Patterns (de preferência na linguagem Swift). Existem livros em inglês com esse material.

6. Arquiteturas (de preferência na linguagem Swift). Existem livros em inglês com esse material.

7. Apple Developer Human Interface Guidelines (UX/UI).

8. Framework de trabalho (Kanban, Scrum, agilidade em geral), como você vai trabalhar em time, se não sabe como esse time trabalha seus fluxos de tarefas? 

9. Crie um perfil no LinkedIn e siga outros desenvolvedores iOS, veja o que eles postam. 

Veja, isso tudo é só o começo... e já é esse monte de coisas que, você não vai aprender de uma vez, e muito menos em um curso de 40 horas ou qualquer coisa do tipo. Se tornar um profissional é algo que só com o tempo, com muita dedicação, esforço e suor, não é da noite pro dia. Não é porque você fez um app que você já é um profissional, mas já é o primeiro passo :) 

Com os itens acima, é necessário você, além da leitura, praticar com um projeto, por menor que ele seja, para colocar os conceitos em prática.  

Não vai ser fácil, vai dar vontade de desistir, você vai se achar incapaz, sua alto-estima pode sumir... mas se é isso que você quer, vai passar por tudo isso. Não dá pra colocar tudo aqui neste post, mas isso aqui é só pra você ter uma ideia de como é a realidade do dia a dia. Muitos dirão que não é necessário tudo isso, que é perda de tempo e etc... infelizmente, existem muitos profissionais ruins no mercado, justamente porque não querem fazer uma base sólida, e qualquer base sólida, leva tempo e esforço pra ser feita. Não existe formula mágica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...