Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Troca por SSD no iMac


Eron

Posts Recomendados

1 hora atrás, Eron disse:

Boa noite pessoal.

Gostaria de substituir o HD do meu iMac, porém tenho algumas dúvidas.

- Tem modelo específico?
- Mesmo sendo HD novo consigo instalar o OS X?
- Se houver algum tutorial e puderem indicar agradeço.

Qual o exato modelo/ano do seu iMac? Tem RAM original do modelo ou fez algum upgrade?

1 - Trocar o HD dos Macs é uma coisa infernal. Tem que tirar a tela e desmontar quase todas as entranhas. Tenso.
Exemplo nesse teardown do iFixIt https://pt.ifixit.com/Teardown/iMac+Intel+27-Inch+Retina+5K+Display+Teardown/30260, mas certamente você encontra o teardown e vídeos do seu modelo específico.
Atenção com o sensor de temperatura do HD, senão a ventoinha do iMac fica no máximo. Pra isso há adaptador com sensor ou então você precisará usar pra sempre apps pra controlar ela.

2 - Antes de remover seu HD, cria um pendrive bootavel com instalação do macOS. É mais rápido e melhor do que usar Internet Recovery.
Importante saber o modelo do seu iMac para saber qual a última versão do macOS ele suporta.

3 - O teardown do modelo exemplo que postei acima e vídeos no YouTube aos montes.
Novamente importante procurar pela operação do seu modelo específico para poder seguir detalhe a detalhe.

Algumas pessoas, vendo a trabalheira que é abrir essa fera, colocam um drive externo USB/Thunderbolt e instalam o macOS lá, o que funciona da mesma forma.
Lembrando que dessa forma precisa garantir que não fique mexendo o drive, pois uma movimentação pode gerar mal contato no cabo e vc poderá, desde apenas ter que reiniciar até perder dados que estão nesse drive por corrompê-los ou até queimar o drive por desligamento sem desconexão correta.

Editado por Rafael Scheid
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Eron disse:

Boa noite pessoal.

Gostaria de substituir o HD do meu iMac, porém tenho algumas dúvidas.

- Tem modelo específico?
- Mesmo sendo HD novo consigo instalar o OS X?
- Se houver algum tutorial e puderem indicar agradeço.

Bom, vamos lá!

Antes mesmo de começar: deixa preparado (e testado!) um pendrive de instalação do Mac OS X que voce vai querer por na máquina; Sim, voce consegue formatar e instalar o sistema no SSD novo;

 

Recentemente fiz esse trampo aqui no meu iMac. Comprei um iMac 2010 e fiz um upgrade de ram e coloquei SSD.

O trabalho é moderado. Voce tem que retirar o vidro e a tela. É algo que precisa ser feito com cuidado, mas também não é nada de outro mundo. Dá pra fazer.

1) Como disse o Rafael, primeiro passo: qual o modelo exato do seu mac? Vai nessa página do IfixIt e procura exatamente o teu modelo de iMac, e depois o tutorial pra substituição do HDD: https://pt.ifixit.com/Device/Mac_Desktop

2) Leia o tutorial com calma, olhe bem as fotos. Clicando nas fotos dá pra ampliar elas e ter um zoom monstro pra ver em detalhes cada conector, cada parafuso;

3) Prepara uma mesa com espaço e limpa pra voce trabalhar. Já planeje com antecedência onde voce vai apoiar o vidro e a tela. Cuidado pra não tocar na parte interna do vidro e nem na tela. Voce não quer sujeira entre os dois; 😛

4) Ferramentas: chaves philips e Torx. Uma pinça ajuda bastante pra tirar a tela por causa dos imãs que prendem o vidro. Eles vão puxar tua chave e os parafusos quando estiverem saindo. Podem ficar presos dentro do gabinete, ou até mesmo cairem lá pra dentro e aí é uma m* pra tirar. Então com uma pinça voce "agarra" eles enquanto vai afrouxando com a chave;

5) Pra tirar o vidro eu usei duas ventosas dessas de banheiro, uma em cada canto superior (mas no youtube tem video de cara tirando isso na unha, puxando direto sem muita frescura não);

6) Mete a mão na massa. Com calma, com cuidado, mas sem medo e sem pressa.

 

Meu iMac é um 27" mid 2010. Pra não ter esse problema com o sensor de temperatura que o Rafael comentou, eu deixei o HDD no lugar (é um bom disco, de 1 TB e 7200 rpm) e instalei o SSD no lugar do drive de DVD (inútil nos dias de hoje). Pra isso comprei esse adaptador: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1122202410-adaptador-dvd-p-hd-ou-ssd-sata-notebook-drive-caddy-127mm-_JM

Acho que é o melhor negócio! Tenho um SSD de 128 GB com o sistema instalado e um HDD de 1TB pra meus arquivos.

Pra saber se há modelo específico de SSD tem que ver o modelo do teu iMac. Mas provavelmente é qualquer SATA II ou III.

 

Agora, se voce não tem experiência em desmontar nada (principalmente eletrônicos), se não sabe a diferença entre uma chave philips e uma de fenda, esquece. Paga pra alguém fazer pra ti porque senão a chance de dar m* é grande! 😂😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eron disse:

😅 Já tô suando.
Valeu pelas dicas, vou analisar e preparar tudo e mãos na massa!

vai de boa! eu fiz coisa pior nessa quarentena! 😂😂😂😂

https://marcosfelisberto.wordpress.com/2020/08/20/esquartejando-um-imac-g5/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já fiz isso em dois iMacs, e dá trabalho.
Nos dois eram mais antigos e optei por substituir o drive de DVD para colocar o SSD com adaptador, mas dá trabalho.

Não esquece de comprar ventosas para retirar o vidro da frente é essencial e tem um monte de parafusos que simplesmente são fora de padrão, então compre um jogo de chavinhas específicas da Apple, são muito úteis.

Essa loja que cito no final, tem todos os componentes compatíveis com a Apple e entrega no Brasil e tem os kits de chaves para Mac, além de tutoriais para qualquer upgrade que queira fazer, inclusive, em vídeo.
Sempre fiz por aí, acho muito confiável e jamais tive problemas.

Mas, hoje, tem no YouTube centenas de vídeos para tudo.

Mas, com os recursos atuais, não faria isso mais.

Compraria uma M.2 SSD6 da Intel, muito rápida, com preços ótimos e um case transparente da ORICO para colocá-la e deixaria tudo externo, sem abrir o iMac.
Compra a de 1tb e deixa o disco interno do iMac só para dados ou até backup.

Dá para prender com fita dupla face atrás do iMac o case que é muito pequeno e ficará sensacional, bonito e sem qualquer tipo de risco ou stress.

Depois é só mudar o disco de boot nas preferências do sistema e pronto, o antigo dá para deixar como está (de reserva), se der um problema qualquer poderá fazer o boot e ainda servir para guardar dados.

Não deixe de avaliar essa opção.
 

Grande abraço, espero ter ajudado.

https://eshop.macsales.com/shop/ssd/owc

Editado por Carlos_Alberto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Carlos_Alberto disse:

Eu já fiz isso em dois iMacs, e dá trabalho.
Nos dois eram mais antigos e optei por substituir o drive de DVD para colocar o SSD com adaptador, mas dá trabalho.

Não esquece de comprar ventosas para retirar o vidro da frente é essencial e tem um monte de parafusos que simplesmente são fora de padrão, então compre um jogo de chavinhas específicas da Apple, são muito úteis.

Essa loja que cito no final, tem todos os componentes compatíveis com a Apple e entrega no Brasil e tem os kits de chaves para Mac, além de tutoriais para qualquer upgrade que queira fazer, inclusive, em vídeo.
Sempre fiz por aí, acho muito confiável e jamais tive problemas.

Mas, hoje, tem no YouTube centenas de vídeos para tudo.

Mas, com os recursos atuais, não faria isso mais.

Compraria uma M.2 SSD6 da Intel, muito rápida, com preços ótimos e um case transparente da ORICO para colocá-la e deixaria tudo externo, sem abrir o iMac.
Compra a de 1tb e deixa o disco interno do iMac só para dados ou até backup.

Dá para prender com fita dupla face atrás do iMac o case que é muito pequeno e ficará sensacional, bonito e sem qualquer tipo de risco ou stress.

Depois é só mudar o disco de boot nas preferências do sistema e pronto, o antigo dá para deixar como está (de reserva), se der um problema qualquer poderá fazer o boot e ainda servir para guardar dados.

Não deixe de avaliar essa opção.
 

Grande abraço, espero ter ajudado.

https://eshop.macsales.com/shop/ssd/owc

desculpa, mas não há nenhuma chave fora de padrão e esse negócio de "chaves específicas pra mac" é enrolação. os parafusos são torx e/ou Philips. nada de especial. qualquer jogo de chave torx ou Philips vai funcionar. o único detalhe é que alguns parafusos estão bem "pra dentro"na carcaça. Então é preciso uma chave longa (ou kit que tenha prolongador). claro que há chaves de melhor e pior qualidade. essas da OWC e também as do ifixit são de ótima qualidade. 

as ventosas pra abrir são bem úteis mesmo. mas de novo, não precisa ser nada especial. eu comprei duas ventosas comuns de banheiro, peguei 2 reais cada uma. e também não são tão essenciais não. tem um monte de vídeo no youtube de cara abrindo na unha sem ventosa (imagino que deve ser mais trabalhoso, mas é possível).

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só de olhar os tutoriais já fiquei desesperado. Se der merda, sai mais caro ainda.

A solução que escolhi foi comprar um SSD M.2 e colocar numa case externa, conectada via porta Thunderbolt/USB-C. Bem melhor que o desempenho do Fusion Drive interno do meu iMac, e certamente mais seguro do que abrir o bicho todo....

Cheguei até a abrir um tópico sobre upgrade. Se quiser, dá uma olhada.

https://forum.macmagazine.uol.com.br/topic/183435-imac-27-2017-possibilidades-de-upgrade/page/2/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...