Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor Desconecta toda vez que entra em repouso - MacBook Pro 2020


Bruno Guidini

Posts Recomendados

Salve galera! Estou com um pequeno problema aqui com meu MacBook Pro 2020 que comprei semana passada. 

Pra contextualizar: Eu utilizo o MacBook conectado em um monitor da LG via cabo HDMI, utilizando um HUB USB C da Doodocool. Até semana passada eu utilizava um MacBook Pro 2015 com o HDMI direto nele, sem adaptador nem nada. 

O meu problema: Com esse adaptador, toda vez que meu MacBook entra em repouso ou algo do tipo, parece que ele "para" de enviar energia para o HUB da Doodocool, e desconecta meu monitor. Quando isso ocorre, a única coisa que eu posso fazer é desconectar o hub e conectar de novo. Tentei alterar as configurações de energia, mas não deu em nada. Gostaria de saber se alguém sabe uma solução, ou se pode ser o adaptador em si que esteja com o problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema muito parecido com o seu. No meu caso é um macbook air 2020 (pouco mais de um mês de uso) que está conectado a um Thunderbolt Display utilizando o adaptador de Thunderbolt 3 para Thunderbolt 2. Sempre que entra em repouso por um tempo mais extendido o monitor desliga, perco a conexão com todos os periféricos ligados no Thunderbolt Display. Só que aqui mesmo retirando e colocando de volta a imagem não volta ... nem reiniciando ou desligando a máquina consigo ligar novamente. Depois de um tempo aleatório com o mac desligado, as vezes, a imagem retorna.

O problema não está no monitor porque ele conecta normalmente num mac mini 2012, que não precisa do adaptador. Também não é problema com o adaptador porque testei num macbook pro 2018 e não tive nenhum problema. Todos os aparelhos estão rodando o macOS 10.15.6.

Já tentei resetar a PRAM, SMC, reinstalei o OS, mas o problema continua. Basicamente a conexão com o monitor funciona quando quer e enquanto não dormir fica funcionando. Quando o problema começa nem com reza braba ele volta.

O console mostra isso quando plugo o monitor:

padrão	20:41:07.963424-0300	kernel	26106606084us AppleThunderboltGenericHAL::earlyWake - complete - took 0 milliseconds
padrão	20:41:07.963450-0300	kernel	AppleThunderboltGenericHAL::earlyWake - complete - took 0 milliseconds
padrão	20:41:08.069087-0300	kernel	IOThunderboltSwitch<0x0>(0x0)::listenerCallback - Thunderbolt HPD packet for route = 0x0 port = 5 unplug = 0
padrão	20:41:08.069149-0300	kernel	IOThunderboltSwitch<0x0>(0x0)::listenerCallback - Thunderbolt HPD packet for route = 0x0 port = 6 unplug = 0
padrão	20:41:09.133285-0300	kernel	IOThunderboltSwitch<0x0>(0x0)::listenerCallback - Thunderbolt HPD packet for route = 0x0 port = 3 unplug = 0
padrão	20:41:09.653089-0300	kernel	IOThunderboltSwitch<0x0>(0x3)::listenerCallback - Thunderbolt HPD packet for route = 0x3 port = 11 unplug = 0
padrão	20:41:10.860147-0300	kernel	IOThunderboltController::configReadDWord - ERROR: synchronous call on workloop thread.
padrão	20:41:10.860168-0300	kernel	IOThunderboltController::configReadDWord - ERROR: synchronous call on workloop thread.
padrão	20:41:10.860203-0300	kernel	IOThunderboltSwitch<0x0>(0x0)::listenerCallback - Thunderbolt HPD packet for route = 0x0 port = 3 unplug = 1
padrão	20:41:12.078655-0300	kernel	IOThunderboltSwitch<0x0>(0x0)::listenerCallback - Thunderbolt HPD packet for route = 0x0 port = 3 unplug = 0
padrão	20:41:13.812748-0300	kernel	IOThunderboltController::configReadDWord - ERROR: synchronous call on workloop thread.
padrão	20:41:13.812767-0300	kernel	IOThunderboltController::configReadDWord - ERROR: synchronous call on workloop thread.

Fica dando esse erro de em loop ate retirar o cabo.

Enfim, já agendei para semana vem a ida a autorizada porque estou achando que seja problema de hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Que coisa chata hein!!

Em 21/08/2020 at 21:09, Alexandre Marinho disse:

Estou com um problema muito parecido com o seu. No meu caso é um macbook air 2020 (pouco mais de um mês de uso) que está conectado a um Thunderbolt Display utilizando o adaptador de Thunderbolt 3 para Thunderbolt 2. Sempre que entra em repouso por um tempo mais extendido o monitor desliga, perco a conexão com todos os periféricos ligados no Thunderbolt Display. Só que aqui mesmo retirando e colocando de volta a imagem não volta ... nem reiniciando ou desligando a máquina consigo ligar novamente. Depois de um tempo aleatório com o mac desligado, as vezes, a imagem retorna.

O problema não está no monitor porque ele conecta normalmente num mac mini 2012, que não precisa do adaptador. Também não é problema com o adaptador porque testei num macbook pro 2018 e não tive nenhum problema. Todos os aparelhos estão rodando o macOS 10.15.6.

Já tentei resetar a PRAM, SMC, reinstalei o OS, mas o problema continua. Basicamente a conexão com o monitor funciona quando quer e enquanto não dormir fica funcionando. Quando o problema começa nem com reza braba ele volta.

O console mostra isso quando plugo o monitor:


padrão	20:41:07.963424-0300	kernel	26106606084us AppleThunderboltGenericHAL::earlyWake - complete - took 0 milliseconds
padrão	20:41:07.963450-0300	kernel	AppleThunderboltGenericHAL::earlyWake - complete - took 0 milliseconds
padrão	20:41:08.069087-0300	kernel	IOThunderboltSwitch<0x0>(0x0)::listenerCallback - Thunderbolt HPD packet for route = 0x0 port = 5 unplug = 0
padrão	20:41:08.069149-0300	kernel	IOThunderboltSwitch<0x0>(0x0)::listenerCallback - Thunderbolt HPD packet for route = 0x0 port = 6 unplug = 0
padrão	20:41:09.133285-0300	kernel	IOThunderboltSwitch<0x0>(0x0)::listenerCallback - Thunderbolt HPD packet for route = 0x0 port = 3 unplug = 0
padrão	20:41:09.653089-0300	kernel	IOThunderboltSwitch<0x0>(0x3)::listenerCallback - Thunderbolt HPD packet for route = 0x3 port = 11 unplug = 0
padrão	20:41:10.860147-0300	kernel	IOThunderboltController::configReadDWord - ERROR: synchronous call on workloop thread.
padrão	20:41:10.860168-0300	kernel	IOThunderboltController::configReadDWord - ERROR: synchronous call on workloop thread.
padrão	20:41:10.860203-0300	kernel	IOThunderboltSwitch<0x0>(0x0)::listenerCallback - Thunderbolt HPD packet for route = 0x0 port = 3 unplug = 1
padrão	20:41:12.078655-0300	kernel	IOThunderboltSwitch<0x0>(0x0)::listenerCallback - Thunderbolt HPD packet for route = 0x0 port = 3 unplug = 0
padrão	20:41:13.812748-0300	kernel	IOThunderboltController::configReadDWord - ERROR: synchronous call on workloop thread.
padrão	20:41:13.812767-0300	kernel	IOThunderboltController::configReadDWord - ERROR: synchronous call on workloop thread.

Fica dando esse erro de em loop ate retirar o cabo.

Enfim, já agendei para semana vem a ida a autorizada porque estou achando que seja problema de hardware.

Que inferno isso hein cara, já passei muita raiva com isso a uns meses .... acabou que desisti de usar o monitor externo, passei mais raiva ainda... e agora estou tentando de novo (já quase explodindo de raiva rsrsrs)

Não tem solução né? ou voce conseguiu esse milagre??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/08/2020 at 11:09, Bruno Guidini disse:

Salve galera! Estou com um pequeno problema aqui com meu MacBook Pro 2020 que comprei semana passada. 

Pra contextualizar: Eu utilizo o MacBook conectado em um monitor da LG via cabo HDMI, utilizando um HUB USB C da Doodocool. Até semana passada eu utilizava um MacBook Pro 2015 com o HDMI direto nele, sem adaptador nem nada. 

O meu problema: Com esse adaptador, toda vez que meu MacBook entra em repouso ou algo do tipo, parece que ele "para" de enviar energia para o HUB da Doodocool, e desconecta meu monitor. Quando isso ocorre, a única coisa que eu posso fazer é desconectar o hub e conectar de novo. Tentei alterar as configurações de energia, mas não deu em nada. Gostaria de saber se alguém sabe uma solução, ou se pode ser o adaptador em si que esteja com o problema. 

Mesma coisa aqui cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/08/2020 at 11:09, Bruno Guidini disse:

Salve galera! Estou com um pequeno problema aqui com meu MacBook Pro 2020 que comprei semana passada. 

Pra contextualizar: Eu utilizo o MacBook conectado em um monitor da LG via cabo HDMI, utilizando um HUB USB C da Doodocool. Até semana passada eu utilizava um MacBook Pro 2015 com o HDMI direto nele, sem adaptador nem nada. 

O meu problema: Com esse adaptador, toda vez que meu MacBook entra em repouso ou algo do tipo, parece que ele "para" de enviar energia para o HUB da Doodocool, e desconecta meu monitor. Quando isso ocorre, a única coisa que eu posso fazer é desconectar o hub e conectar de novo. Tentei alterar as configurações de energia, mas não deu em nada. Gostaria de saber se alguém sabe uma solução, ou se pode ser o adaptador em si que esteja com o problema. 

Bom dia, Amigo.

Eu tive problemas semelhantes utilizando um MacBook Air 2020 com adaptador original Apple USB-C-AV-digital, que converte USB-C para USB-C/HDMI/USB-A. Apresentou as seguintes falhas:

- Quando o Mac entrava em repouso eu perdia conexão com o Monitor e qualquer outro dispositivo plugado na USB convencional. Somente a USB-C do adaptador que serve para alimentação continuava funcionando. Precisava desplugar o adaptador e plugá-lo de novo. Voltava a funcionar na mesma hora.

- Qualquer mouse ou teclado que utilizasse aquele adaptador USB ficava travando. Era estressante você usar o mouse e do nada ele apresentar Lag, lentidão na tela, como se a máquina estivesse travando. Mas no trackpad funcionava perfeito.

- Também tinha o problema da resolução do monitor que mesmo em Full HD ficava todo serrilhado. Tentei todo tipo de solução como mudar porta USB-C, zerar configurações do Mac, instalação limpa do MacOSx e enfim. O problema era causado porque alguns monitores são reconhecidos como TV e não como monitor pelo Mac. Então ele envia um sinal YCbCr em vez de RGB. Tentei forçar o RGB com scripts e tutoriais da internet. Tive sucesso no procedimento, mas o resultado permaneceu o mesmo.

Levei meu Mac e o adaptador na iPlace do Shopping Iguatemi Florianópolis e os mesmos problemas ocorreram com um Mac de exposição e outro Mac da própria assistência técnica. Achamos que fosse o adaptador. Mas então o rapaz pegou um adaptador igual o meu NOVO na loja, e adivinhem: MESMO PROBLEMA. Ele questionou se eu queria solicitar a troca (que levaria uma semana) ou abrir chamado com a Apple.

Resumo de ópera: abri chamado com a Apple, fui atendido com a melhor qualidade. A moça do atendimento me passou para o suporte avançado (visto todos os procedimentos que eu já havia realizado) e o suporte avançado já entrou em contato com o Desenvolvimento no mesmo dia. Em 1 semana recebi em minha casa um outro adaptador, só que esse é VGA (visto que meu monitor é full HD) e não HDMI. Funciona perfeitamente. Pelo que me explicaram, são erros crônicos que ocorrem com dispositivos HDMI nesses Macbooks que necessitam de adaptador. Porém, não há como dizer se é falha do Mac, ou do MacOSx, ou do monitor externo. Acontece com alguns tipos de monitores plugados via HDMI.

Acreditei na resposta e aceitei a solução (me deram um adaptador VGA e não solicitaram a devolução do meu HDMI, fiquei com os dois) porque o meu adaptador HDMI funciona perfeitamente na televisão 4K da minha casa. E o engraçado é que na TV 4k da iplace o problema ocorreu. Mesmo setando a resolução 4K, ficou com fontes serrilhadas e aconteceram os travamentos e perda de sinal, assim como no outro monitor que eles tinham para testes e no meu monitor 24 polegadas Full HD. E quando a resolução pega perfeito como na TV 4k da minha casa, nenhum dos problemas acontece. Então acredito sim que seja um problema aleatório que ocorra com dispositivos aleatórios, difícil de diagnosticar.

Outro teste que fiz depois de todo o ocorrido foi a aquisição de um cabo USB-C para displayport (pois meu monitor possui displayport e o cabo estava quase de graça). Comprovado! Funcionou! O negócio é fugir de HDMI quando o assunto for Apple, pelo menos no meu caso. Ou, testar o HDMI no monitor antes de comprá-lo, porque pode como não pode funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...