Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook consumindo mais de 90% de CPU com monitores externos


plvieira@iname.com

Posts Recomendados

Olá, pessoal!

Tenho um MacBook Pro Retina 15" mid 2012 i7 e percebi que, quando utilizava um monitor externo, via HDMI, depois de um tempo, ocorriam picos de consumo de CPU, deixando a máquina extremamente lenta. Assim que o monitor era desconectado, o consumo voltava ao normal.
Comprei um novo MacBook Pro 15" 2019, com processador i9, e passei a utilizá-lo com dois monitores externos, via USB-C, e o problema está voltando a ocorrer. Não é instantâneo, mas ocorre com frequência.

Alguém já identificou este problema? Alguma dica?

Obrigado.

Paulo Vieira

Editado por plvieira@iname.com
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, plvieira@iname.com disse:

Olá, pessoal!

Tenho um MacBook Pro Retina 15" mid 2012 i7 e percebi que, quando utilizava um monitor externo, via HDMI, depois de um tempo, ocorriam picos de consumo de CPU, deixando a máquina extremamente lenta. Assim que o monitor era desconectado, o consumo voltava ao normal.
Comprei um novo MacBook Pro 15" 2019, com processador i9, e passei a utilizá-lo com dois monitores externos, via USB-C, e o problema está voltando a ocorrer. Não é instantâneo, mas ocorre com frequência.

Alguém já identificou este problema? Alguma dica?

Obrigado.

Paulo Vieira

No 2012 não seu qual era o problema, mas no 2016 pra frente é uma encrenca generalizada que se repete até nos de 16", exceto no customizado com a Radeon 5600m que fizeram alguma modificação nele pra parar de superaquecer.

Eis um "curtíssimo" thread sobre o problema sem solução https://forums.macrumors.com/threads/16-is-hot-noisy-with-an-external-monitor.2211747/

Notei várias pessoas falando que com o Windows o problema não ocorre, parecendo ser algo relacionado aos drivers da Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

O mesmo problema esta acontecendo com meu MBP 16" quando conectado ao Monitor Dell UltraSharp de 27" U2719D. Após de uma pesquisa no forum da Apple achei varias recomendações as quais incluem desativar o Turbo Boost através de uma aplicativo ou regular a ativação dos fans (não recomendado). Porém, tem a sugestão de  trocar o uso do hdmi para Displayport quando possível. 

Achei uma opção no site da Kalunga que vou testar Adaptador de video USB-C p/ Displayport 

 

https://www.kalunga.com.br/prod/adaptador-de-video-usb-c-p-displayport-femea-7456-5-pt-1-un/609819?pcID=39&gclid=EAIaIQobChMItfi4kJeZ6wIVQweRCh2sFQTmEAQYAiABEgKSXvD_BwE 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Rafael Scheid disse:

No 2012 não seu qual era o problema, mas no 2016 pra frente é uma encrenca generalizada que se repete até nos de 16", exceto no customizado com a Radeon 5600m que fizeram alguma modificação nele pra parar de superaquecer.

Eis um "curtíssimo" thread sobre o problema sem solução https://forums.macrumors.com/threads/16-is-hot-noisy-with-an-external-monitor.2211747/

Notei várias pessoas falando que com o Windows o problema não ocorre, parecendo ser algo relacionado aos drivers da Apple.

Era o que eu temia, Rafael...
De qualquer forma, obrigado pelo toque!

Abs.,

pv

14 horas atrás, Furan disse:

Prezados,

O mesmo problema esta acontecendo com meu MBP 16" quando conectado ao Monitor Dell UltraSharp de 27" U2719D. Após de uma pesquisa no forum da Apple achei varias recomendações as quais incluem desativar o Turbo Boost através de uma aplicativo ou regular a ativação dos fans (não recomendado). Porém, tem a sugestão de  trocar o uso do hdmi para Displayport quando possível. 

Achei uma opção no site da Kalunga que vou testar Adaptador de video USB-C p/ Displayport 

 

https://www.kalunga.com.br/prod/adaptador-de-video-usb-c-p-displayport-femea-7456-5-pt-1-un/609819?pcID=39&gclid=EAIaIQobChMItfi4kJeZ6wIVQweRCh2sFQTmEAQYAiABEgKSXvD_BwE 

 

Não gosto de adaptadores, mas se resolver, avise aqui!
Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, 

No meu caso, conectado com um monitor externo seja via USB C com adaptador para HDMI ou de USB C direto para display-port, o problema foi semelhante. Mas no meu caso em específico é de aquecimento. A máquina também é nova, do ano passado, mas ,, aquecimento era geral e fica difícil de trabalhar com as teclas muito quente. Nem em repouso ele não ficava mais quando estava com o monitor conectado.

O adaptador citado (display-port) não resolve, ao menos com cabo direto e sem conversão. Seguo a assistência da Apple não é normal fazer isso. Ele também estava bem estranho, onde mesmo com o cabo de energia plugado, ele diminuía a carga da bateria. Então, agora ta no pronto-socorro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Márcio Dantas disse:

Olá pessoal, 

No meu caso, conectado com um monitor externo seja via USB C com adaptador para HDMI ou de USB C direto para display-port, o problema foi semelhante. Mas no meu caso em específico é de aquecimento. A máquina também é nova, do ano passado, mas ,, aquecimento era geral e fica difícil de trabalhar com as teclas muito quente. Nem em repouso ele não ficava mais quando estava com o monitor conectado.

O adaptador citado (display-port) não resolve, ao menos com cabo direto e sem conversão. Seguo a assistência da Apple não é normal fazer isso. Ele também estava bem estranho, onde mesmo com o cabo de energia plugado, ele diminuía a carga da bateria. Então, agora ta no pronto-socorro. 

Triste...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal,

As minhas teclas não ficam muito aquecidas mais os sintomas são similares, o Mac fica quente e a carga da bateria diminui (tal vez seja o novo sistema de otimização da vida util da bateria liberado na ultima atualização).  Sobre o adaptador, ainda não realizei o teste  com o display port porque estou aguardando a chegada de um Monitor Dell UltraSharp de 25" U2520D (usb-c) 90 watts.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas entendo que a máquina com placa de vídeo dedicada inclusive e preparada para aguentar até 4 monitores, não deveria ter tal comportamento. Sem contar no caso que comentei com vocês ou foi em outra thread, que ele com o cabo ligado, a bateria carregando e ele ia decrescendo a percentagem da bateria, isso com 3 apps abertos como Zoom, numa reunião, Chrome com umas 8 abas abertas e o excel. Realmente só pode ter algum problema. Vamos ver o que a autorizada vai fazer e dar de diagnóstico e reparo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu e meu sócio temos um Macbook 16" 2019 e temos o mesmo problema.

O problema de super aquecimento acontece até mesmo sem o monitor externo, mas quando pluga-se um monitor externo ai a coisa fica complicada de vez.

A carcaça de alumínio do mac chega a esquentar tanto que incomoda a digitação.

Aqui na minha cidade começou a fazer bastante calor essa semana, e pra trabalhar tive que colocar um ventilador apontando pra máquina pra poder trabalhar.

Uma máquina num preço desse com esse tipo de problema é triste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/08/2020 at 19:23, plvieira@iname.com disse:

Olá, pessoal!

Tenho um MacBook Pro Retina 15" mid 2012 i7 e percebi que, quando utilizava um monitor externo, via HDMI, depois de um tempo, ocorriam picos de consumo de CPU, deixando a máquina extremamente lenta. Assim que o monitor era desconectado, o consumo voltava ao normal.
Comprei um novo MacBook Pro 15" 2019, com processador i9, e passei a utilizá-lo com dois monitores externos, via USB-C, e o problema está voltando a ocorrer. Não é instantâneo, mas ocorre com frequência.

Alguém já identificou este problema? Alguma dica?

Obrigado.

Paulo Vieira

Aqui nunca tive problemas com o meu mid 2012 13". Por mais que o mesmo usa uma simples Intel HD 4000, utilizo um monitor Dell Ultrasharp UP2716D de 27" e funciona que uma beleza. Uso o cabo direto miniDp x Displayport.

Agora para amenizar o aquecimento pode usar o iStats menu e controlar as fan, ou usar a base de metal da iLap Rain Design.

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Alessandro Figueiredo disse:

Eu e meu sócio temos um Macbook 16" 2019 e temos o mesmo problema.

O problema de super aquecimento acontece até mesmo sem o monitor externo, mas quando pluga-se um monitor externo ai a coisa fica complicada de vez.

A carcaça de alumínio do mac chega a esquentar tanto que incomoda a digitação.

Aqui na minha cidade começou a fazer bastante calor essa semana, e pra trabalhar tive que colocar um ventilador apontando pra máquina pra poder trabalhar.

Uma máquina num preço desse com esse tipo de problema é triste.

Sim sim. Igual ao meu. Por isso temos que reclamar e exigir uma solução, pois uma máquina tamanho preço, pode ser erro de projeto, de software incluindo driver, sei lá o que, mas não faz sentido. :(

Depois que eu receber a máquina da assistência atualizei aqui na thread.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/08/2020 at 19:23, plvieira@iname.com disse:

Olá, pessoal!

Tenho um MacBook Pro Retina 15" mid 2012 i7 e percebi que, quando utilizava um monitor externo, via HDMI, depois de um tempo, ocorriam picos de consumo de CPU, deixando a máquina extremamente lenta. Assim que o monitor era desconectado, o consumo voltava ao normal.
Comprei um novo MacBook Pro 15" 2019, com processador i9, e passei a utilizá-lo com dois monitores externos, via USB-C, e o problema está voltando a ocorrer. Não é instantâneo, mas ocorre com frequência.

Alguém já identificou este problema? Alguma dica?

Obrigado.

Paulo Vieira

Isso aconteceu comigo no Macbook Pro 15'' 2017 e atualmente acontece no 2019. Acreditava que o problema era o meu adaptador USB-C para HDMI. Bastava plugar o monitor e o macbook começava / começa a fritar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/08/2020 at 21:49, Márcio Dantas disse:

Sim sim. Igual ao meu. Por isso temos que reclamar e exigir uma solução, pois uma máquina tamanho preço, pode ser erro de projeto, de software incluindo driver, sei lá o que, mas não faz sentido. :(

Depois que eu receber a máquina da assistência atualizei aqui na thread.

Tenho um Macbook de 16 com upgrade de processador e de memória (32GB) e tenho os mesmos problemas. É uma vergonha uma máquina que se diz Pro ter esses problemas. Ocorre tanto no Windows quanto no Mac OS, já fiz testes com diferentes cabos, modelos de monitores (USB-C e Display Port) e resoluções diferentes, full hd, 2,5 k e 4k. Fiz inclusive um undervolt no processador e desabilitei o Turbo Boost. Nada resolveu.

A única solução foi comprar um desktop. Decepção comprar um notebook desse valor e ter esses problemas. Tem modelos da Dell de um terço desse valor que não apresentam esse problema.

 

Nesse tópico tem diversas reclamações desse problema: https://forums.macrumors.com/threads/16-is-hot-noisy-with-an-external-monitor.2211747/page-140

 

Muito arrependimento de ter comprado esse Macbook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, DGorges disse:

Cheguei nesse tópico pesquisando sobre a melhor forma de ligar dois monitores externos no meu MacBook Air 2019.

Me assustei com os relatos.

Olá, Gorges!
Não desista, pois pelo menos no meu caso, não é constante... Quando a coisa ficar ruim, desconecte os monitores, reinicialize a máquina e tudo voltará ao normal (até que o problema ocorra novamente... rsrsrs). Estou com 2 monitores externos há um mês e só ocorreu uma vez...

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, tenho um MacBook Pro 16" e tenho notado a minha placa gráfica ligada o tempo todo sempre que tenho a máquina ligada a um monitor externo (aparece Alto Desempenho em placar gráfica lá no monitor de atividades), mesmo que eu só esteja usando o Safari. Isso acontece com vocês tbm? Isso tem consumido muito da minha bateria. Até se o monitor estiver desligado, mas o cabo hdmi plugado, acontece isso. Pelo que eu pesquisei em fóruns gringos, parece que resolve se eu usar um monitor com DisplayPort em vez de Hdmi. O que acha? Será que vale a substituição? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fernanda Braga disse:

Pessoal, tenho um MacBook Pro 16" e tenho notado a minha placa gráfica ligada o tempo todo sempre que tenho a máquina ligada a um monitor externo (aparece Alto Desempenho em placar gráfica lá no monitor de atividades), mesmo que eu só esteja usando o Safari. Isso acontece com vocês tbm? Isso tem consumido muito da minha bateria. Até se o monitor estiver desligado, mas o cabo hdmi plugado, acontece isso. Pelo que eu pesquisei em fóruns gringos, parece que resolve se eu usar um monitor com DisplayPort em vez de Hdmi. O que acha? Será que vale a substituição? 

Eu teste com um cabo direto, sem adaptador... o cabo é USBC para displayport, e o mesmo problema ocorreu. Questão de minutos para aquecer e a máquina ficar à milhão. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...