Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria MacBook Pro 16"


LucasKassio

Posts Recomendados

Fala pessoal

A bateria do meu MacBook Pro 16" com Core i7, 512 GB e 16GB de RAM, dura mais ou menos 4,5 horas com uso leve (apenas safari, mail, Skype, word e excel abertos). A Apple promete 11 horas. Mais alguém com MacBook Pro 15" e 16" sabem dizer quanto dura mais ou menos a bateria de vocês em uso leve?

 

Estou achando muito fraco a perfomance da minha bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente está durando pouco para este uso. O meu eu utilizei somente uma vez até o fim da bateria com trocentas abas de Safari e Chrome, Excel, Mail, Mensagens, WhatsApp, FaceTime, vendo vários vídeos e sempre curtindo um som, e foram tantas horas que nem tomei ciência devidamente haha. É um Core i9, 16GB, 1TB, 5500m 4GB.

Rode o diagnóstico iniciando pressionando D pra ver se ele acusa algo https://support.apple.com/pt-br/HT202731

Entre em contato com a Apple por telefone para relatar o problema, provavelmente eles darão orientações de alguns testes e, por fim, podem orientar que leve até uma autorizada para avaliação, uma vez que a máquina ainda está na garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Rafael Scheid disse:

Realmente está durando pouco para este uso. O meu eu utilizei somente uma vez até o fim da bateria com trocentas abas de Safari e Chrome, Excel, Mail, Mensagens, WhatsApp, FaceTime, vendo vários vídeos e sempre curtindo um som, e foram tantas horas que nem tomei ciência devidamente haha. É um Core i9, 16GB, 1TB, 5500m 4GB.

Rode o diagnóstico iniciando pressionando D pra ver se ele acusa algo https://support.apple.com/pt-br/HT202731

Entre em contato com a Apple por telefone para relatar o problema, provavelmente eles darão orientações de alguns testes e, por fim, podem orientar que leve até uma autorizada para avaliação, uma vez que a máquina ainda está na garantia.

Fala Rafael!
Obrigado pelas dicas. Rodei o diagnóstico conforme você falou, mas não encontrou nenhum problema.

Levar a uma autorizada pra mim é complicado, sou do interior do RS e aqui não tem autorizada. Se alguém mais tiver dicas, tudo ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, LucasKassio disse:

Andei pesquisando nuns fóruns na gringa e dizem que o MacBook Pro 16" deveria ter 8790 mAh. Veja como está no meu:

imageproxy.php?img=&key=4563e123d5fb7906imageproxy.php?img=&key=4563e123d5fb7906imageproxy.php?img=&key=4563e123d5fb7906imageproxy.php?img=&key=4563e123d5fb7906imageproxy.php?img=&key=4563e123d5fb7906imageproxy.php?img=&key=4563e123d5fb7906imageproxy.php?img=&key=4563e123d5fb7906

Forum 01.png

Bom, antes de recorrer à autorizada você pode testar o seguinte:
- Reset de SMC https://support.apple.com/pt-br/HT201295 e NVRAM https://support.apple.com/pt-br/HT204063
- Checa se está desabilitada a troca automática de gráficos. Se sim, a GPU dedicada está ficando ligada 100% do tempo, acelerando consumo da bateria.
- Calibração de bateria (é bom fazer de vez em quando, sei lá a cada 1 ou 2 meses, e pra baterias trocadas é imprescindível)
https://help.ifixit.com/article/265-battery-calibration
https://support.apple.com/pt-br/HT204054
- Cria um novo usuário e, sem instalar absolutamente nada nele, nem deixar qualquer outro app rolar a não ser o macOS. Vai usando as funções básicas, uso leve, navegação, etc. até acabar a bateria.
- Fazer uma instalação limpa do macOS, deletando até as partições do disco e criando do zero.

 

Realmente a capacidade da sua bateria está baixa em relação ao valor de referência. Pode ser, mesmo sem apresentar problema de funcionamento geral, uma causa da menor duração.
Seguem as informações da minha bateria:
Informações da Carga:
  Carga Restante (mAh): 8386
  Totalmente Carregada: Sim
  Carregando: Não
  Capacidade de Carga Máxima (mAh): 8509

Mas a fabricação da bateria não é exata, então é comum uma certa variação, apesar de que deveria ser algo menos expressivo, sei lá, entre 1% e 5% por aí. Pensando assim, até a minha estaria no limite da variação, o que me leva a citar novamente a questão de contactar a Apple e, mesmo com a dificuldade, procurar uma autorizada para verificação em garantia, visto que falamos de uma maquininha de humildes quase 20 mil dinheiros, e todo cuidado é pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei minha máquina hoje na bateria... eis o resultado:

Assisti cerca de 40 minutos de vídeo e fui dormir, estava em 97%. liguei a máquina 8,5 horas depois, às 11 da manhã) e estava em 93%. Passei hoje o dia todo com ela ligada, maior parte do tempo usando, pouco tempo parado apenas em idle. O uso foi de quarentena hahaha YouTube, Instargam, muitas páginas abertas de todo tipo de site, um pouco de musica rolando, WhatsApp aberto dia todo com muitas mensagens. Tudo sempre no wi-fi.

Neste momento estou com 1% (estimados 3 minutos) escrevendo aqui esperando ele desligar hahahah

Editado por Rafael Scheid
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2020 at 20:41, Rafael Scheid disse:

Usei minha máquina hoje na bateria... eis o resultado:

Assisti cerca de 40 minutos de vídeo e fui dormir, estava em 97%. liguei a máquina 8,5 horas depois, às 11 da manhã) e estava em 93%. Passei hoje o dia todo com ela ligada, maior parte do tempo usando, pouco tempo parado apenas em idle. O uso foi de quarentena hahaha YouTube, Instargam, muitas páginas abertas de todo tipo de site, um pouco de musica rolando, WhatsApp aberto dia todo com muitas mensagens. Tudo sempre no wi-fi.

Neste momento estou com 1% (estimados 3 minutos) escrevendo aqui esperando ele desligar hahahah

Caramba!! O meu não chega nem perto disso!
Mas tu usou alguma configuração em especial para economia de energia? Brilho da tela no mínimo ou tipo uns 70% (foi o que usei no meu teste)? Outra coisa, a ela ficou 100% do tempo ligada ou com desligamento automático atuando a todo instante?


Fico no aguardo da tua reposta pra determinar se entro em contato com a Apple ou não.

Editado por LucasKassio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, LucasKassio disse:

Caramba!! O meu não chega nem perto disso!
Mas tu usou alguma configuração em especial para economia de energia? Brilho da tela no mínimo ou tipo uns 70% (foi o que usei no meu teste)? Outra coisa, a ela ficou 100% do tempo ligada ou com desligamento automático atuando a todo instante?


Fico no aguardo da tua reposta pra determinar se entro em contato com a Apple ou não.

Configurações originais do macOS cara, do Big Sur ainda por cima (betas as vezes podem ser comedores de bateria), não mexi em absolutamente nada das configs de energia. Brilho da tela no automático, que fica alto durante o dia pra mim pois minha casa é bem iluminada e fico próximo de uma janela.

Fora isso ele ficou cerca de 1 hora parado durante a tarde, mas tava sempre rolando um som no Music, ou seja, não entrou em Sleep nesse período, apenas desligou monitor (eu mesmo desligo ele com um hot corner quando saio da máquina). Fora isso, todo tempo ligado e eu usando essas coisas que comentei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2020 at 20:02, Rafael Scheid disse:

Configurações originais do macOS cara, do Big Sur ainda por cima (betas as vezes podem ser comedores de bateria), não mexi em absolutamente nada das configs de energia. Brilho da tela no automático, que fica alto durante o dia pra mim pois minha casa é bem iluminada e fico próximo de uma janela.

Fora isso ele ficou cerca de 1 hora parado durante a tarde, mas tava sempre rolando um som no Music, ou seja, não entrou em Sleep nesse período, apenas desligou monitor (eu mesmo desligo ele com um hot corner quando saio da máquina). Fora isso, todo tempo ligado e eu usando essas coisas que comentei.

Caramba meu! Muita diferença de performance, realmente preciso verificar isso com urgência.
Desde já muito obrigado pelo Feedback. Assim que eu tiver a solução do meu caso vou postar aqui, talvez possa ajudar mais alguém com o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/07/2020 at 21:51, LucasKassio disse:

Caramba meu! Muita diferença de performance, realmente preciso verificar isso com urgência.
Desde já muito obrigado pelo Feedback. Assim que eu tiver a solução do meu caso vou postar aqui, talvez possa ajudar mais alguém com o mesmo problema.

Usa Chrome ou Skype como o colega disse acima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

9 horas atrás, Marcelo Melo disse:

Usa Chrome ou Skype como o colega disse acima?

Skype, passa o dia todo aberto!

 

Tem alguma maneira de descobrir qual aplicativo mais consome energia no Mac (assim como tem no iOS)?

 

Editado por LucasKassio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LucasKassio disse:

 

Skype, passa o dia todo aberto!

 

Tem alguma maneira de descobrir qual aplicativo mais consome energia no Mac (assim como tem no iOS)?

 

Até o Catalina, nativamente, não. Só dá pra clicar no ícone da bateria na Menu Bar e ver qual está consumindo muita energia naquele momento, o que talvez não mostre o app em alguns momentos. mas se entrar ali e, mesmo sem estar usando o Skype, ver ele ali consumindo muito, já sabe que ele é voraz mesmo em sem vc estar usando. Na verdade Skype e Chrome são conhecidos por isso, alto consumo de recursos, impactando em bateria e temperatura geralmente.

Esta função de Tempo de Uso está vindo no Big Sur.

Apps de terceiros não conheço pra dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Durante o período da manhã percebi que os aplicativos que mais consomem são Safari e Outlook. Estou acompanhando pelo Monitor de Atividade.

Mas apesar de estarem no topo da lista, varia bastante o consumo não parecendo estarem consumindo a CPU de forma excessiva.
 

Captura de Tela 2020-07-27 às 11.07.53.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Rafael Scheid disse:

Dá uma olhada na aba Energia, tem um pouco mais de informação ali do consumo, na Visualização tem uma coluna do impacto nas últimas 12 horas, dá pra pegar uma base.

Eita, agora fiquei ainda mais preocupado. Olha informação abaixo, fiquei 01h22min na bateria e ainda resta apenas 01h30min!!! 

Um MacBook Pro de 16" zerado só ter isso de bateria!! Vou ligar pra Apple e retorno aqui no Fórum para contar o ocorrido.

spacer.png

macmagazine.png

Editado por LucasKassio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2020 at 00:40, Rafael Scheid disse:

Bom, antes de recorrer à autorizada você pode testar o seguinte:
- Reset de SMC https://support.apple.com/pt-br/HT201295 e NVRAM https://support.apple.com/pt-br/HT204063
- Checa se está desabilitada a troca automática de gráficos. Se sim, a GPU dedicada está ficando ligada 100% do tempo, acelerando consumo da bateria.
- Calibração de bateria (é bom fazer de vez em quando, sei lá a cada 1 ou 2 meses, e pra baterias trocadas é imprescindível)
https://help.ifixit.com/article/265-battery-calibration
https://support.apple.com/pt-br/HT204054
- Cria um novo usuário e, sem instalar absolutamente nada nele, nem deixar qualquer outro app rolar a não ser o macOS. Vai usando as funções básicas, uso leve, navegação, etc. até acabar a bateria.
- Fazer uma instalação limpa do macOS, deletando até as partições do disco e criando do zero.

De algumas destas infos aqui que postei há um tempo, chegou a executá-las? Tipo novo usuário sem nada instalado, instalação limpa do macOS e usar um tempo ele assim totalmente limpo.

A instalação limpa seria o golpe de misericórdia. Se continuar com este consumo de bateria em uma instalação zeradinha e sem apps e configs poluentes, é autorizada na certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Rafael Scheid disse:

De algumas destas infos aqui que postei há um tempo, chegou a executá-las? Tipo novo usuário sem nada instalado, instalação limpa do macOS e usar um tempo ele assim totalmente limpo.

A instalação limpa seria o golpe de misericórdia. Se continuar com este consumo de bateria em uma instalação zeradinha e sem apps e configs poluentes, é autorizada na certa.

Criei um novo usuário e o tempo estimado subiu para 7h. Mas ainda não tive oportunidade de usar todo este período para ver se concretiza de fato esse desempenho.
Quanto as etapas acima, sim, executei todas as etapas e não mudou nada.

Caso nada funcione, final de semana irei formatar e farei uma instalação do zero. Mas isso irá me dar uma dor de cabeça gigante para configurar tudo depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...