Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desnecessário trocar pasta térmica?


roberktum

Posts Recomendados

Boa tarde, pessoal,

Meu macbook é de 2014, nunca fiz manutenção, e de algum tempo pra cá ele anda esquentando mais do que o normal. Liguei hoje numa assistência tecnica autorizada apple pra ter noção de orçamento para a troca da pasta térmica e limpeza interna, e o técnico me disse que não seria o caso de troca de placa térmica, porque os macbooks vem com uma que dura 15 anos...

Alguém poderia opinar sobre isso? Realmente é assim? 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode trocar a pasta sim. Ajuda muito

Não é difícil fazer uma limpeza nele.

Abre a parte traseira, retira a tampa. Usa um pincel pra tirar toda a poeira acumulada nele, no cooler. Ve se ajuda na temperatura. Deve ajudar muito. Se ainda assim ficar quente, troca a pasta. Tem tutoriais no YouTube

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara que te disse isso não é técnico, é um aventureiro.

Entre no meu Instagram (@betoapplemga) e depois entra no destaque "Linha Mac". Lá no meio tem fotos e vídeos mostrando como fica a pasta térmica após alguns poucos anos, vira uma pedra, perde totalmente sua função e ainda atrapalha.

Pra se ter noção, eu uso uma pasta térmica da Arctic (MX-4), uma das melhores do mercado, e eles dizem que a duração é de 8 anos. Mesmo sendo excelente, eu acho absurdo ficar 8 anos sem trocar. A da Apple então nem se fala, não sei como eles não mandam logo com pasta térmica branca genérica.

Tem que trocar SIM. E fazer uma limpeza da placa, dissipadores, coolers e carcaça.

Fique longe dessa assistência que ligou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahaha Técnico... Irmão, não chega nem perto dessa loja.

Depois, só não abra produtos em período de garantia, salvo autorizado pelo fabricante. De resto, abre, álcool isopropílico na criança, cuidado com a estática, desmonta tudo, MUITO cuidado ao remover dissipadores de cima de CPUs e GPUs, de ano em ano troque a pasta térmica e limpe tudo. É necessário!

Procure por desmontagem do seu modelo no YouTube. Também no iFixIt, um site que faz teardowns de todas as máquinas Apple, tudo bem explicadinho e com fotos. Fica tranquilo de seguir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Rafael Scheid disse:

hahaha Técnico... Irmão, não chega nem perto dessa loja.

Depois, só não abra produtos em período de garantia, salvo autorizado pelo fabricante. De resto, abre, álcool isopropílico na criança, cuidado com a estática, desmonta tudo, MUITO cuidado ao remover dissipadores de cima de CPUs e GPUs, de ano em ano troque a pasta térmica e limpe tudo. É necessário!

Procure por desmontagem do seu modelo no YouTube. Também no iFixIt, um site que faz teardowns de todas as máquinas Apple, tudo bem explicadinho e com fotos. Fica tranquilo de seguir.

Isso mesmo, também nunca esquecer de desconectar a bateria antes de qualquer coisa.

E se possível utilizar luvas nitrílicas ou de qualquer material antiestático. Eu geralmente só utilizo álcool isopropílico quando existe algum tipo de oxidação na placa, caso contrário basta escovar a placa com uma escova (de preferência uma escova antiestática também).

Também se não tem experiência na aplicação da pasta, verificar vídeos de como as pessoas costumam fazer, porque tem que saber a quantidade em relação ao tamanho do chip e a forma "menos errada" de aplicar e espalhar ela no componente, rs. Pasta de menos ou a mais irão afetar a boa condutividade térmica para o dissipador.

Outra dica importante é ir colocando os parafusos em ordem na mesa, como se fosse um gabarito, pra saber exatamente de onde foram tirados. Parafusos longos onde vão parafusos curtos podem romper trilhas da placa se alguma está passando por baixo (isso acontece MUITO em iPhone).

Certo mesmo é mandar pra um técnico experiente fazer. Evitar riscos e ficar comprando material que vai utilizar raramente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, roberktum disse:

Obrigado pelas respostas, pessoal. Vou verificar quanto custa comprar a pasta, chaves, e outros insumos necessários e assitir os tutoriais pra ver se vale a pena eu tentar fazer sozinho ou tentar achar algue´m em Brasília que faça. 

Abs

Com atenção e cuidado vai gastar 100 pila em material e economizar 500 em serviço.

Se joga na internet, veja vários videos, veja os materiais do iFixIt, faça tudo com calma e atenção. Não é um bicho de 7 cabeças bro, só requer cuidado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Rafael Scheid disse:

Com atenção e cuidado vai gastar 100 pila em material e economizar 500 em serviço.

Se joga na internet, veja vários videos, veja os materiais do iFixIt, faça tudo com calma e atenção. Não é um bicho de 7 cabeças bro, só requer cuidado.

Oloco, mano, haha.

500 conto numa limpeza e troca de basta é bravo, hein. Eu cobro de 150 a 250 dependendo do MacBook e acho um preço justo. 500 conto é forçar a amizade kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Oloco, mano, haha.

500 conto numa limpeza e troca de basta é bravo, hein. Eu cobro de 150 a 250 dependendo do MacBook e acho um preço justo. 500 conto é forçar a amizade kkkkk

hahaha é, vou te dizer que não pensei no preço, só coloquei um valor caricato, mas acabaria por levar ao camarada uma informação incorreta.

Obrigado pela correção, Beto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Rafael Scheid disse:

hahaha é, vou te dizer que não pensei no preço, só coloquei um valor caricato, mas acabaria por levar ao camarada uma informação incorreta.

Obrigado pela correção, Beto.

Que correção que nada, haha. Eu não duvido que tem "técnico" cobrando isso por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, BetoGaleazzo disse:

Que correção que nada, haha. Eu não duvido que tem "técnico" cobrando isso por aí.

Esse que falou pro cara que pasta térmica dura 15 anos deve cobrar até mais, afinal ele tem que cobrar caro por um serviço que dura tanto tempo né hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas, pessoal. Vou verificar quanto custa comprar a pasta, chaves, e outros insumos necessários e assitir os tutoriais pra ver se vale a pena eu tentar fazer sozinho ou tentar achar algue´m em Brasília que faça. 

Abs


Descobrindo alguém aqui em Brasília que faça, também tenho interesse. Tenho um MBP 2011 que certamente deve precisar de uma boa limpeza, troca de pasta térmica e troca de bateria. Sei que devo desembolsar uma graninha, mas quero que o bichinho dure mais uns anos. Comprei um novo e quando chegar quero dar um “banho de loja” nesse antigo pra deixar ele bem arrumado. E nem sei se quero vender, tenho um amor por ele... heheheh


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, me juntando à conversa para uma dúvida. Instalei aqui o app Macs fan control, para verificar a temperatura do MacBook (Air 2017, comprado novo em 2018 - tempos bons de mac lacrados a R$ 4.500). A temperatura está nesse instante:

- CPU Core 1 - 40 graus C,

- CPU Core 2 - 42 graus C,

- CPU PECI - 42.5 graus C,

- CPU Proximity - 37.6 graus C,

- GPU PECI - 42 graus C.

 

No app sempre mostra que a ventoinha gira em torno do mínimo (1200 RPM). O máximo seria 6500. 

Máquina usada para Office, Internet, YouTube. Sem jogos, nem nada parecido. 

A máquina nunca foi aberta, mas penso em breve começar a fazer manutenção nela. Abrir, limpar, pasta térmica. Comprei na net uma Arctic Silver MX-4 (aquela sem prata), depois de leitura de posts aqui no fórum. Já abri outros notes anteriormente para manutenção, pasta, trocar HD por SSD, etc. Acho que desenrolo no mac agora.

Minha dúvida: mesmo o MacBook não apresentando temperaturas altas, pois não é muito exigido, ainda assim é recomendável trocar a pasta de tempos em tempos?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Fabricio Dantas disse:

Pessoal, me juntando à conversa para uma dúvida. Instalei aqui o app Macs fan control, para verificar a temperatura do MacBook (Air 2017, comprado novo em 2018 - tempos bons de mac lacrados a R$ 4.500). A temperatura está nesse instante:

- CPU Core 1 - 40 graus C,

- CPU Core 2 - 42 graus C,

- CPU PECI - 42.5 graus C,

- CPU Proximity - 37.6 graus C,

- GPU PECI - 42 graus C.

 

No app sempre mostra que a ventoinha gira em torno do mínimo (1200 RPM). O máximo seria 6500. 

Máquina usada para Office, Internet, YouTube. Sem jogos, nem nada parecido. 

A máquina nunca foi aberta, mas penso em breve começar a fazer manutenção nela. Abrir, limpar, pasta térmica. Comprei na net uma Arctic Silver MX-4 (aquela sem prata), depois de leitura de posts aqui no fórum. Já abri outros notes anteriormente para manutenção, pasta, trocar HD por SSD, etc. Acho que desenrolo no mac agora.

Minha dúvida: mesmo o MacBook não apresentando temperaturas altas, pois não é muito exigido, ainda assim é recomendável trocar a pasta de tempos em tempos?

Abraço!

É recomendável, sim. Manutenção preventiva é feita quando não tem problema. É mais rápida, mais barata e na hora que vc programou. A manutenção corretiva já sabe né hehe...

As temps do seu Mac estão OK, sim, ainda mais com seu uso (que, inclusive, é ideal para o tipo de máquina assim como a máquina é ideal pra ele), mas manutenção é sempre o bom caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/07/2020 at 20:53, BetoGaleazzo disse:

Oloco, mano, haha.

500 conto numa limpeza e troca de basta é bravo, hein. Eu cobro de 150 a 250 dependendo do MacBook e acho um preço justo. 500 conto é forçar a amizade kkkkk

Aqui na minha cidade (João Pessoa) um técnico certificado pela apple me cobrou 300 reais semana passada pra fazer limpeza e troca de pasta termica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Arnaldo Netto disse:

Aqui na minha cidade (João Pessoa) um técnico certificado pela apple me cobrou 300 reais semana passada pra fazer limpeza e troca de pasta termica. 

Então, o que me permite manter um preço competitivo é que não sou lojista. Meu laboratório é fechado. Então não tenho alguns gastos que os lojistas tem. R$300 por uma limpeza bem feita por um profissional qualificado, uma pasta térmica de qualidade, garantia do serviço etc, em uma boa loja, não tá fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Então, o que me permite manter um preço competitivo é que não sou lojista. Meu laboratório é fechado. Então não tenho alguns gastos que os lojistas tem. R$300 por uma limpeza bem feita por um profissional qualificado, uma pasta térmica de qualidade, garantia do serviço etc, em uma boa loja, não tá fora.

A loja é de confiança. O técnico eu conheço pessoalmente e também é de confiança. A loja dele também é assistência técnica autorizada da JBL. Eu orçei a limpeza com ele e vou fazer. Se achei caro? Achei. Mas é algo que eu vou fazer agora e passar mais anos e anos sem mexer então acho que vale o investimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Arnaldo Netto disse:

A loja é de confiança. O técnico eu conheço pessoalmente e também é de confiança. A loja dele também é assistência técnica autorizada da JBL. Eu orçei a limpeza com ele e vou fazer. Se achei caro? Achei. Mas é algo que eu vou fazer agora e passar mais anos e anos sem mexer então acho que vale o investimento.

Então, depende do modelo. Eu não tenho coragem de cobrar 300 reais na limpeza de um MacBook Air (até 2017) por exemplo. Mas também não posso cobrar 150 na limpeza de um MacBook Pro 15" mais recente. E com certeza vale a pena fazer sim! A manutenção periódica é muito bem vinda. Eu recomendo fazer a cada 18-24 meses, dependendo do modelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Arnaldo Netto disse:

A loja é de confiança. O técnico eu conheço pessoalmente e também é de confiança. A loja dele também é assistência técnica autorizada da JBL. Eu orçei a limpeza com ele e vou fazer. Se achei caro? Achei. Mas é algo que eu vou fazer agora e passar mais anos e anos sem mexer então acho que vale o investimento.

A hora que você ver vídeos de como abrir a máquina, verá que 300 reais é realmente salgadinho.
E anos e anos você mesmo deve entender como ano e ano... máximo 2 e é hora de uma manutenção. Se tem Apple Care, 3 anos após compra da máquina nova. Fora isso, manutenção a cada ano ou dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Rafael Scheid disse:

A hora que você ver vídeos de como abrir a máquina, verá que 300 reais é realmente salgadinho.
E anos e anos você mesmo deve entender como ano e ano... máximo 2 e é hora de uma manutenção. Se tem Apple Care, 3 anos após compra da máquina nova. Fora isso, manutenção a cada ano ou dois.

Nem com muita reza braba eu vou ficar fazendo limpeza a cada 2 anos. Pode botar 4 ou 5 anos ai. Meu MacBook Pro é de 2012 e nunca passou por nenhuma manutenção. Vai ser a primeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...