Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mojave ou Catalina?


Cris Cgac

Posts Recomendados

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Eu tenho um MBP igual ao seu, porém 2014 e uso o Mojave. A única função do Catalina que eu invejo é a opção nativa da pasta iCloud Drive de poder escolher se eu quero deixar cada arquivo só na nuvem, só no armazenamento local ou em ambos, e mesmo assim eu ainda descolei uma extensão do Finder que faz isso.

Eu detestei a integração do iTunes ao Finder, também o fato do sistema não oferecer mais suporte a apps 32 bits, e o Catalina é conhecido por alguns problemas de desempenho.

Mas.... Trocar de sistema nos Macs é fácil como trocar de cueca, então talvez você queira experimentar o Catalina e ver o que acha. Se der ruim, só voltar para o Mojave.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Eu tenho um MBP igual ao seu, porém 2014 e uso o Mojave. A única função do Catalina que eu invejo é a opção nativa da pasta iCloud Drive de poder escolher se eu quero deixar cada arquivo só na nuvem, só no armazenamento local ou em ambos, e mesmo assim eu ainda descolei uma extensão do Finder que faz isso.

Eu detestei a integração do iTunes ao Finder, também o fato do sistema não oferecer mais suporte a apps 32 bits, e o Catalina é conhecido por alguns problemas de desempenho.

Mas.... Trocar de sistema nos Macs é fácil como trocar de cueca, então talvez você queira experimentar o Catalina e ver o que acha. Se der ruim, só voltar para o Mojave.

 

Hey Brow!  Como assim, facil como trocar de cueca?  Sou novo no macos.    Qual procedimento pra fazer downgrade sem perder dados e apps?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, mastershow disse:

Hey Brow!  Como assim, facil como trocar de cueca?  Sou novo no macos.    Qual procedimento pra fazer downgrade sem perder dados e apps?

Tão ou mais simples quanto o Windows. A lógica é a mesma: backup dos seus arquivos mais importantes, criar uma instalação USB do sistema que você quer e instalar o sistema novo. Vou deixar abaixo alguns links pra você entender o procedimento. Talvez de primeira pode parecer um montão de coisa mas não tem erro, e a lógica é bem simples.

Arquivos DMG/APP de todas as versões do OSX sem alterações:
https://themacgo.com/category/macos/

Criando um USB bootável para instalar o macOS (pule pra etapa "Usar o comando "createinstallmedia" no Terminal):
https://support.apple.com/pt-br/HT201372
 

Citar

APAGANDO O SEU MAC E INSTALANDO O SISTEMA NOVO

  1. Reinicie o computador mantendo pressionada a tecla (Option) durante a reinicialização.
  2. Selecione o disco externo criado.
  3. Selecione o Utilitário de Disco e clique em “Continuar”.
  4. Selecione o dispositivo ou volume na barra lateral do Utilitário de Disco.
  5. Clique no botão ou na aba “Apagar”.
  6. Preencha estes campos:
    • Nome: insira um nome para o disco, como “Macintosh HD”.
    • Formato: selecione Mac OS Expandido (Registro Cronológico) ou APFS.
    • Esquema (se disponível): selecione “Mapa de Partição GUID”.
  7. Clique em “Apagar” para começar a apagar o disco.
  8. Ao terminar, saia do Utilitário de Disco para voltar à janela de utilitários. Você está pronto para instalar o macOS.

Quote acima retirado deste link do próprio MacMagazine. O procedimento é o mesmo para qualquer versão. Basta baixar a versão que quer no primeiro link que postei, seguir o guia do segundo link e também o passo a passo acima para instalar.

Qualquer dúvida dá um grito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu instalei no meu mid 2012 e tive péssima experiência. Já tentei rodar umas 3x, usando update diferente. No final era sempre a mesma coisa, o Mac esquentava mais. O consumo de bateria era maior no modo repouso, e o Mac não hiberna mais quando roda essa macOS. Preferir deixar no Mojave mesmo. Está redondo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/07/2020 at 09:34, rafarmoreira disse:

Eu instalei no meu mid 2012 e tive péssima experiência. Já tentei rodar umas 3x, usando update diferente. No final era sempre a mesma coisa, o Mac esquentava mais. O consumo de bateria era maior no modo repouso, e o Mac não hiberna mais quando roda essa macOS. Preferir deixar no Mojave mesmo. Está redondo..

Vai tentar a ultima atualização 10.15.6 ? Tenho um MacBook Pro mid 2012 igual ao seu porem o meu é Core i7 com HD mecânico original. Quando testei o Catalina 10.15.5 fiz uma instalação limpa apagando todo o HD. Mas percebi que meu MBP esquentava muito, muito mesmo a ponto de eu nao conseguir ficar com ele no colo. E a ventoinha era acionada com muita frequência e rodava em uma velocidade bastante alta pra tentar dar conta do calor. Com o seu também acontecia isso? Eu apaguei todo o sistema e voltei pro Mojave com medo do Catalina fritar minha maquina e queimar algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Arnaldo Netto disse:

Vai tentar a ultima atualização 10.15.6 ? Tenho um MacBook Pro mid 2012 igual ao seu porem o meu é Core i7 com HD mecânico original. Quando testei o Catalina 10.15.5 fiz uma instalação limpa apagando todo o HD. Mas percebi que meu MBP esquentava muito, muito mesmo a ponto de eu nao conseguir ficar com ele no colo. E a ventoinha era acionada com muita frequência e rodava em uma velocidade bastante alta pra tentar dar conta do calor. Com o seu também acontecia isso? Eu apaguei todo o sistema e voltei pro Mojave com medo do Catalina fritar minha maquina e queimar algo.

Vou nada kkk. Já joguei a toalha não instalo mais esse Catalina. Já instalei 3 versões diferentes, o problema é sempre o mesmo. Vou deixar no Mojave mesmo, e ver se com Big Sur funciona bacana se sair algum patch específico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

 

Em 07/07/2020 at 18:22, Cris Cgac disse:

Tenho um MacBook Pro 13 Retina (Early 2015), Core i5 - 8GB RAM - 256GB SSD

O Mojave roda perfeito. Vale a pena atualizar para o Catalina?
Alguém tem alguma experiência para compartilhar?

Fique onde está! Passe longe dessa bomba chamada macOS Cataclisma!

 

Em 19/08/2020 at 09:11, leandroalvesfaria disse:

Qual a melhor versao do Mojave voces indicam?

A última (10.14.6)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/07/2020 at 16:17, BetoGaleazzo disse:

Tão ou mais simples quanto o Windows. A lógica é a mesma: backup dos seus arquivos mais importantes, criar uma instalação USB do sistema que você quer e instalar o sistema novo. Vou deixar abaixo alguns links pra você entender o procedimento. Talvez de primeira pode parecer um montão de coisa mas não tem erro, e a lógica é bem simples.

Arquivos DMG/APP de todas as versões do OSX sem alterações:
https://themacgo.com/category/macos/

Criando um USB bootável para instalar o macOS (pule pra etapa "Usar o comando "createinstallmedia" no Terminal):
https://support.apple.com/pt-br/HT201372
 

Quote acima retirado deste link do próprio MacMagazine. O procedimento é o mesmo para qualquer versão. Basta baixar a versão que quer no primeiro link que postei, seguir o guia do segundo link e também o passo a passo acima para instalar.

Qualquer dúvida dá um grito.

Olá! Este themacgo.com é confiável pra baixar as .dmg? Vc sempre usa esse site? 

Desculpa a desconfiança mas todo cuidado é pouco... rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/07/2020 at 20:02, BetoGaleazzo disse:

Eu tenho um MBP igual ao seu, porém 2014 e uso o Mojave. A única função do Catalina que eu invejo é a opção nativa da pasta iCloud Drive de poder escolher se eu quero deixar cada arquivo só na nuvem, só no armazenamento local ou em ambos, e mesmo assim eu ainda descolei uma extensão do Finder que faz isso.

Amigo,

EU comprei um mac novo, vou usar o MOjave, não quero ir para o Catalina, até pq eu uso para áudio profissional, e ouço falar muito q o Catalina para áudio (Logic, Mainstage, Kontakt, etc), não funciona muito bem.

E eu me interessei por esse recurso q vc citou, pois isso é algo q eu queria saber fazer. Você poderia por favor me falar o nome da extensão, link do youtube, alguma coisa sobre isso, pq aí eu pesquiso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Em 07/07/2020 at 18:22, Cris Cgac disse:

Tenho um MacBook Pro 13 Retina (Early 2015), Core i5 - 8GB RAM - 256GB SSD

O Mojave roda perfeito. Vale a pena atualizar para o Catalina?
Alguém tem alguma experiência para compartilhar?

No meu 2012 o Mojave estava perfeito, nas primeiras versões do catalina estava ruim demais e acabei voltando pro Mojave, no começo do ano tentei de novo o catalina, na última versão e estava ótimo, fiquei até surpreso, só tirei ele porque fui pro big sur, aliás pq vc não instala ele ? meu Mac é esse da assinatura …
 

Editado por ricardoviniciusbr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/07/2020 at 11:56, rafarmoreira disse:

Vou nada kkk. Já joguei a toalha não instalo mais esse Catalina. Já instalei 3 versões diferentes, o problema é sempre o mesmo. Vou deixar no Mojave mesmo, e ver se com Big Sur funciona bacana se sair algum patch específico.

Vai no tópico do big sur em máquinas não suportadas e tem um guia do opencore legacy patcher que é de boas, depois que vc instala vc até esquece que  o OS não é suportado, já atualizar 2 vezes e a máquina se comporta como nativa, para máquinas 2012 está ótimo, o meu é esse mbp da assinaura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Qual sua máquina? Desempenho melhor no catalina Mojave? Tenho 2012 sem SSD mas c 16 de ram 

Em 13/05/2021 at 14:25, ricardoviniciusbr disse:

Vai no tópico do big sur em máquinas não suportadas e tem um guia do opencore legacy patcher que é de boas, depois que vc instala vc até esquece que  o OS não é suportado, já atualizar 2 vezes e a máquina se comporta como nativa, para máquinas 2012 está ótimo, o meu é esse mbp da assinaura

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Lipe Andrade disse:

Qual sua máquina? Desempenho melhor no catalina Mojave? Tenho 2012 sem SSD mas c 16 de ram 

 

Usei bastante o Mojave, aí tentei ir pro catalina lá no começo e era uma porcaria, resolvi atualizar pro catalina na última versão dele é aí ficou bom, não notei diferença significativa.

usei muito pouco o catalina pois já fui pro big sur, mas aconselho vc investir em um SSD, com os 16 de ram fica top a máquina, hd pra esses sistemas mais novos não ficam bons !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2021 at 20:23, ricardoviniciusbr disse:

Usei bastante o Mojave, aí tentei ir pro catalina lá no começo e era uma porcaria, resolvi atualizar pro catalina na última versão dele é aí ficou bom, não notei diferença significativa.

usei muito pouco o catalina pois já fui pro big sur, mas aconselho vc investir em um SSD, com os 16 de ram fica top a máquina, hd pra esses sistemas mais novos não ficam bons !

Vc recomenda continuar no mojave, cata ou ir pro big,?? Comprei o SSD chega hoje estou vendo qual sistema eu boto, desempenho diminui muito do mojave para esses outros? Se poder me ajudar te agradeceria muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/06/2021 at 20:23, ricardoviniciusbr disse:

Usei bastante o Mojave, aí tentei ir pro catalina lá no começo e era uma porcaria, resolvi atualizar pro catalina na última versão dele é aí ficou bom, não notei diferença significativa.

usei muito pouco o catalina pois já fui pro big sur, mas aconselho vc investir em um SSD, com os 16 de ram fica top a máquina, hd pra esses sistemas mais novos não ficam bons !

E se vc tiver link de instalação do bigsur no Mac 2012 agradeço tbm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...