Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tentando entender falha de boot / HD


julianorcordeiro

Posts Recomendados

Prezados,

 

Um tempo atrás fiz upgrade de SSD em um MacBook Air 2015, pra NVME de 1tb. Sobrou o HD original dele de 128gb.

Pois bem, vendi ele hoje na OLX e entreguei em uma loja famosíssima na minha cidade, referencia em manutenção apple. Sim, a loja precisou de um HD, procurou no OLX e eu vendi.

Cheguei na loja com o HD, o rapaz me atendeu e trouxe um MacBook Air que acho que era 2013 ou 2015. Instalou o SSD nele e não deu boot. Fiz reset PRAM e nada. Boot com OPTION não aparecia nada a não ser "Select Network" e se não fizer nada, fica a pasta com ponto de interrogação. (Teste o SSD no meu MacBook Air 2017 antes de sair de casa entregar).

 

Corri em casa, peguei meu notebook, minhas ferramentas e voltei lá.

Abri na frente do cara meu Mac, coloquei o SSD e deu boot normal no Catalina que tava instalado. O rapaz pegou o HD original daquele MacBook Air e deu boot normal no dele. Ou seja, dá boot no meu mas não no dele. E o SSD dele dá boot normal no dele.

Ele viu que tava funcionando o meu SSD, me pagou, fechei meu notebook e vim embora.

 

Só quero entender o que houve. Imaginei que o problema era no Macbook dele, já que meu SSD funciona e da boot normal no meu mas não é lido pelo dele. E o SSD dele funciona normal no dele. Enfim

 

$450, original apple 128gb. Preço bom? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 7
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Não sei muito como funciona as questões de segurança de disco no AFPS, ainda mais quando isso se junta com o Catalina (que tem um monte de trava de segurança). Pode ser que ele tenha que bootar a máquina com um pendrive de instalação do Mac OS e formatar o SSD antes de conseguir usar, por conta disso. O ideal era inclusive ter feito isso no dele, até pra ver o que aparecia no utilitário de disco.

 

Outra coisa é que esses SSDs mudam de modelo de tempos em tempos. Até onde me lembro, 2012-2013 não usa NVME, só M2 Sata 2280 com adaptador. Tem que ver se a máquina dele de fato vai suportar. Se ele fizer o que eu comentei acima e o utilitário de disco não reconhecer, bem provável que seja isso.

 

Preço até que foi bom. Já vi pedirem 1,5x esse valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, julianorcordeiro disse:

Não precisa não.

retirei de um 2015 e coloquei direto num 2017. Boot normal 

Porque os Air de 2015 e 2017 compartilham quase o mesmo hardware (a mesma geração de processador, mesma RAM), algo que não acontece em um de 2013, por exemplo. 

Editado por Tiago808
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Tiago808 disse:

Porque os Air de 2015 e 2017 compartilham quase o mesmo hardware (a mesma geração de processador, mesma RAM), algo que não acontece em um de 2013, por exemplo. 

Entendo! Tem lógica. 

Embora já peguei SSD de iMac 2008 e dei boot em Air 2017 via usb

Não rodar sistema, nao dar boot é de se entender. Não entendo a razão do SSD sequer aparecer na lista com o OPTION.

Agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo! Tem lógica. 
Embora já peguei SSD de iMac 2008 e dei boot em Air 2017 via usb
Não rodar sistema, nao dar boot é de se entender. Não entendo a razão do SSD sequer aparecer na lista com o OPTION.
Agradeço

O MacBook da assistência pode esta com firmware da placa lógica desatualizada... um exemplo, se nessa máquina o dono nunca atualizou ela para High Sierra ou superior, não adianta por um SSD com Catalina. O sistema não irá iniciar, seria preciso instalar do zero o sistema, assim atualizando a firmware da placa lógica.

SSD do MacBook Air são mesma conexão do ano de 2013 à 2017




http://instagram.com/pratikinformatica - RJ
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, palhano disse:


O MacBook da assistência pode esta com firmware da placa lógica desatualizada... um exemplo, se nessa máquina o dono nunca atualizou ela para High Sierra ou superior, não adianta por um SSD com Catalina. O sistema não irá iniciar, seria preciso instalar do zero o sistema, assim atualizando a firmware da placa lógica.

SSD do MacBook Air são mesma conexão do ano de 2013 à 2017




http://instagram.com/pratikinformatica - RJ

Muito bem lembrado ! O High Sierra traz ne! Sei que o Mojave faz também

Creio que foi isso. Não cheguei a ver qual sistema estava na maquina antes.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...