Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac 27" 2017 - Possibilidades de Upgrade


Del Rei

Posts Recomendados

@Del Rei agora li comentários sobre utilizar OS, apps e armazenamento em um único SSD externo falando sobre a necessidade de o SSD ter DRAM, devido a uma características ligada a "persistência". Infelizmente não sei explicar, mas é algo que devemos pesquisar mais. Por exemplo, no caso de SSD Sata, o Crucial MX500 tem DRAM e o BX500, que é mais barato, não. Agora estou pesquisando na Kabum, e os SSDs NVME de 1TB na faixa de R$ 815 a R$ 1 mil também não tem DRAM. Claro que tem de 500 GB com DRAM, mas é que estou focando aqui em modelos de 1TB. Então decidi comentar logo, mas é algo que preciso estudar mais. Se for isso mesmo, o problema então não está na case, no sistema operacional, no chip de processamento de dados/gráfico e memória ram.

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sigma7

Cara, isso parece um quebra cabeça. Eu acabei comprando um case da Ugreen também no Aliexpress. Provavelmente vai demorar um pouco pra chegar, até lá dá pra pesquisar mais sobre isso e escolher um modelo adequado de SSD. Se chegar rápido e eu achar que valeu a pena, eu penso se mantenho a compra do case na OWC... Acho que sim, porque de qualquer forma, posso manter outro case como SSD NVME de armazenamento no futuro. E meus Samsung T1 vão pra backup. 

De toda forma, vou dar uma pesquisada nesse esquema da DRAM. Obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Rei ontem decidi pagar um boleto da Kabum. Peguei o SSD NVME Adata SX8200 de 1 TB, por ser o mais barato com DRAM, altas taxas de leitura e escrita e um certo sucesso consolidado no mercado, por R$ 1.063. Aproveitei o frete, que para minha região é caro, e joguei no carrinho uma case da Vinik, especificamente o modelo CS25-C31, que é compatível com SSD NVME e com porta USB-C, por R$ 115. Para mim a sensação é de que tudo saiu por menos porque eu tinha um valor de desconto de pouco mais de R$ 300 devido um estorno. A case adicional vou utilizar em outro NVME de 256 GB parado aqui e que pretendo instalar Windows. Como acho que a questão do gargalo era essa tal DRAM, também estou pensando em desistir da case Thunderbolt da OWC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/07/2020 at 01:46, Del Rei disse:

@sigma7

Cara, isso parece um quebra cabeça. Eu acabei comprando um case da Ugreen também no Aliexpress. Provavelmente vai demorar um pouco pra chegar, até lá dá pra pesquisar mais sobre isso e escolher um modelo adequado de SSD. Se chegar rápido e eu achar que valeu a pena, eu penso se mantenho a compra do case na OWC... Acho que sim, porque de qualquer forma, posso manter outro case como SSD NVME de armazenamento no futuro. E meus Samsung T1 vão pra backup. 

De toda forma, vou dar uma pesquisada nesse esquema da DRAM. Obrigado pelas dicas.

Minha case da Ugreen chegou mais rápido que o SSD comprado nacionalmente kkkk estou usando um Samsung 970 EVO, de 500 GB. Por enquanto, nada a reclamar do desempenho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodolfonarrow meu caso é o contrário. As cases já estão trafegando no Brasil, mas os Correios estão lentos. Engraçado que acho que vou receber junto com outras coisas do Aliexpress que comprei quase dois meses depois. Isso é bem inusitado, mas li matéria que o Ali fretou voos especiais para o Brasil, então eis aí a possível explicação. Já o SSD M.2 chega nesta semana.

No mais é muito bom saber que está tudo dando certo aí. Por via das dúvidas e por ter um M.2 256 GB sobrando, joguei no carrinho da Kabum uma case da Vinik.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, rodolfonarrow disse:

Minha case da Ugreen chegou mais rápido que o SSD comprado nacionalmente kkkk estou usando um Samsung 970 EVO, de 500 GB. Por enquanto, nada a reclamar do desempenho!

Legal!
Você está instalou o SO nele?

 

@rodolfonarrow @sigma7
Curioso aqui também. Case postado no dia 03/07 em Hong Kong, está na minha cidade já, creio que o próximo lançamento será "Saiu para entrega". Uma das entregas mais rápidas que já vi no Aliexpress. Ao mesmo tempo, tenho uma encomenda nacional, via SEDEX, postada em 06/07 de Manaus e está no mesmo exato local que o case da Ugreen. Sério, inexplicável.

 

18 horas atrás, sigma7 disse:

mas li matéria que o Ali fretou voos especiais para o Brasil, então eis aí a possível explicação.


Sigma, acho que isso aí só acelera o processo de chegada ao Brasil, que na minha opinião nunca foi o problema. A merda toda acontece depois que a encomenda chega no Brasil.... Aí a Receita Federal e os Correios sentam em cima e enrolam uma vida.

E na maioria das vezes em que demora pra aparecer no rastreamento como recebido no Brasil, pode ter certeza: O produto já chegou há tempos, mas só foi lançada a movimentação depois.

Acho que esse que você comprou da Adata era o último do site, rsrs.
Provavelmente também vou comprar um 970 EVO (normal, sem ser o Plus ou Pro).

E já imagino que nenhum case consiga entregar a velocidade do SSD. A maior parte (os acessíveis $ pra mim) acaba limitando a 1000 mbps. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje encontrei uma assistência técnica com 11 anos de mercado e que cobra apenas R$ 200 para instalar internamente o SSD Sata. Agora bateu uma tentação e comecei a pensar em usar o NVME para fazer upgrade no meu MacBook Pro 2013, que tem apenas 256 GB, mas teria que adquirir um adaptador proprietário da Apple. O destino das cases seria usar com dois NVMEs de 256 GB, sendo um que sairia do MacBook e outro de um notebook Dell que fiz upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, sigma7 disse:

Hoje encontrei uma assistência técnica com 11 anos de mercado e que cobra apenas R$ 200 para instalar internamente o SSD Sata. Agora bateu uma tentação e comecei a pensar em usar o NVME para fazer upgrade no meu MacBook Pro 2013, que tem apenas 256 GB, mas teria que adquirir um adaptador proprietário da Apple. O destino das cases seria usar com dois NVMEs de 256 GB, sendo um que sairia do MacBook e outro de um notebook Dell que fiz upgrade.

Cara. 200 reais eu nem pensaria duas vezes. Mas você não pensa em jogar um NVMe desse no iMac 2017??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Rei recebi mensagem privada dizendo que estava ocorrendo queima de algo e que a assistência iPlace não estava mais fazendo esse upgrade de NVME no iMac. Como é um slot que fica na placa mãe eu tenho medo de super aquecer. Além disso o acesso é mais complicado, nem perguntei o preço. Provavelmente vou fazer o upgrade de SSD Sata 2TB no iMac e usar o NVME de 1TB no MacBook 2013. Se eu fizer tudo no iMac o SSD Sata vai acabar se transformando em uma espécie de unidade montada, como se fosse um HD externo, e acaba virando backup, o que me parece um desperdício de SSD. Por fim, o upgrade deve levar apenas pouco mais de 1 hora e poderei aguardar no local. A assistência me passou a sensação de ser segura, então por isso e pelo preço cobrado devo fazer esse upgrade interno daqui uns dias.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desisti da instalação interna porque esse iMac possui adesivos e por isso o técnico não mexe com ele. Disse ainda que nunca fica a mesma coisa ao repor com adesivo genérico. Sugeriu de eu fazer em autorizada Apple, mas ao menos a iPlace só faz após o fim da garantia. Então por ora estou retomando aqui o projeto de uso de SSD externo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sigma7
Eu tinha entrado em contato com a iPlace aqui e me disseram que também não fazem upgrade. E correr o risco de dar problema no computador é algo que realmente desanima. Se nem o técnico garante, é porque o treco é complicado mesmo.

Acho que amanhã compro o SSD. O case chega essa semana, acredito.... Vamos ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2020 at 17:56, Del Rei disse:

Você está instalou o SO nele?

Sim, coloquei o Mojave e essa semana atualizei pro Catalina. Na primeira tentativa teve um bug e não instalou, tentei novamente e deu certo. Nenhum problema até agora! 

A iOne me informou o valor de R$ 400 sem perda da garantia (estou quase certo de que foram eles, pq na época entrei em contato com algumas ATs) para instalação do SSD Sata. Vou comprar mais 2 anos de garantia e pretendo fazer isso dentro desse prazo, pra não ter nenhum preju. Já gastei cerca de 3K num macbook que tenho, não gostei muito da experiência kkkkkkk

Também desisti da instalação do m2, muito complicado garantir a confiabilidade desses adaptadores! 

Com relação a case, estou pensando em adquirir alguma da Orico durante a BF.  Elas possuem Auto Sleep e mesmo quando o iMac está em repouso, o disco ainda continua trabalhando. É o que dá para perceber pelo LED de atividade da case da Ugreen. Não sei como isso funcionará na prática, mas acho válido testar.

Editado por rodolfonarrow
Correção de erro.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodolfonarrow
Então você usa o case da Ugreen com um SSD EVO pra rodar o SO numa boa... Bom saber, é basicamente isso que pretendo também... E esquenta muito? O que tem achado?

Sobre o case da Orico, não entendi direito. Você quer que o SSD entre em repouso mas com o Ugreen ele não está entrando, é isso? 
De toda forma, então você ficaria com 2 cases externos, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodolfonarrow então a case da Ugreen também tem Auto Sleep tal como a da Orico? Pergunto porque você mencionou o Led piscando. Se for isso, por que quer comprar mais uma case? Vai usar dois NVME aí? Depois vejo se a da Vinik da Kabum tem Auto Sleep.

E não é que tem case da Orico com Thunderbolt 3 na Aliexpress? Não sabia. Vou pesquisar se a da OWC tem algum vantagem.

No entanto, sempre que preciso deixar fazendo algo, prefiro ajustar manualmente o controle de energia, ampliando o tempo de funcionamento ou deixando ilimitado. Faço isso quando quero renderizar vídeo, enviar vídeo para o YouTube e sincronização de dados com o Time Machine e HD externo.

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas complementando, me parece que a case Thunderbolt 3 da OWC possui algumas vantagens sobre as demais da concorrência:

1- Afirma ser o primeiro certificado que não depende de alimentação externa e atinge o desempenho do Thunderbolt, mas o da Orico consta na descrição consta como certificado pela Intel, mas talvez dependa de alimentação externa;

2- Mais barata, custando US$ 68 contra até US$ 160 da Orico na Amazon US;

3- Aceita SSD acima de 2 TB, enquanto a da Orico suporta até essa capacidade;

4- Atinge velocidades de 1.553 mb/s; não sei a da Orico.

Mas um alerta: no fórum do MacRumors um usuário disse que a OWC informou no Facebook que ele é apenas Thunderbolt 3, não sendo compatível com USB-C, o que é bem estranho. Descobri que o Samsung X5 (US$ 388 com SSD 1 TB) e um modelo da WavLink (US$ 100) atingem velocidades maiores, mas a OWC menciona que sua velocidade é a real durante o trabalho e não um mero pico de Benchmark.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/07/2020 at 14:51, sigma7 disse:

@Del Rei agora li comentários sobre utilizar OS, apps e armazenamento em um único SSD externo falando sobre a necessidade de o SSD ter DRAM, devido a uma características ligada a "persistência". Infelizmente não sei explicar, mas é algo que devemos pesquisar mais. Por exemplo, no caso de SSD Sata, o Crucial MX500 tem DRAM e o BX500, que é mais barato, não. Agora estou pesquisando na Kabum, e os SSDs NVME de 1TB na faixa de R$ 815 a R$ 1 mil também não tem DRAM. Claro que tem de 500 GB com DRAM, mas é que estou focando aqui em modelos de 1TB. Então decidi comentar logo, mas é algo que preciso estudar mais. Se for isso mesmo, o problema então não está na case, no sistema operacional, no chip de processamento de dados/gráfico e memória ram.

Cara... Me dá uma esclarecida aí sobre essa tal DRAM.

Pesquisei mas o problema é que praticamente nenhum fabricante coloca isso nas especificações. DRAM é a mesma coisa que NAND Flash? Pelo que entendi, não seria. Uma é volátil e a outra não... Mas eu nunca encontro essa informação clara nos sites dos fabricantes... Muito menos nos sites de venda. 

Como você verifica isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Rei infelizmente eu não entendo bem de hardware, mas pelo o que li, a DRAM seria um chip que se comporta como uma espécie de memória ram para a memória flash do SSD. Ela é mais rápida e ajudaria de alguma forma no processamento. Já os SSDs mais baratos são chamados DRAM less por não terem isso. Embora mais baratos, parecem que têm vida útil inferior. Por exemplo, a linha Crucial MX500 possui 5 anos de garantia e acho que na linha BX500 são 3 anos.

Descobri o "mundo" da DRAM ao pesquisar a diferença entre esses dois modelos da Crucial. Encontrei a informação em reviews gringos. Daí agora eis que me deparei com o assunto novamente, ao encontrar comentário de que isso ajudaria no processo de execução de sistema operacional a partir do SSD externo. Trata-se de uma situação muito específica de uso de SSD, por meio de case, e para rodar OS. Se fosse para instalar internamente, com o Mac dispondo de sua clássica memória ram, creio que seja o tipo de coisa que não deve demandar preocupações.

O mundo dos SSDs é cheio de outras letrinhas, como TLC, QLC, SLC, entre outros, mas que não sei explicar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Del Rei disse:

E esquenta muito? O que tem achado?

@Del Rei logo nos primeiros dias usava ela fechada, mas depois de perceber altas temperaturas (pelo tato), comecei a usar aberta! Fecho-a quando desligo o iMac. Fiz o teste agora, ele está ligado à apróx. 9h, sem uso hard, só para o básico. A case não está quente, mas ao tocar no disco por uns 3s, percebi um desconforto pelo calor. Uma da Orico tem uma pequena fan e um visor indicando a temperatura. É uma opção interessante! Link aqui.

Compraria ela, aproveitando os descontos da BF, e talvez um outro m2 (dos mais simples) para armazenamento com a case da Ugreen. 

9 horas atrás, sigma7 disse:

Ugreen também tem Auto Sleep

@sigma7 infelizmente ela não tem! Estava ciente disso na hora da compra, mas fui pela qualidade dos produtos da Ugreen. Pensei que as funções de energia do sistema poderia fazer isso, mas pelo jeito não kkkkk

Pelo pouco que li, conseguir de fato uma hibernação do disco é difícil. Nenhum processo deve estar rolando em background, o que dificilmente de acontece. Fora isso, como poderíamos dizer que de fato o disco está em repouso? Qualquer ferramenta que monitore representa um processo rolando, ai tchau hibernação kkkkk

Essas Thunderbolt 3 da Orico são caras demais! Melhor investir num SSD padrão Apple pela OWC. Tô pensando seriamente nisso, fiz aqui uma simulação hoje, pegando um "m2 padrão Apple" de 240 GB (só para o SO) e o melhor SSD SATA deles (Mercury Extreme Pro 6G), de 480 GB, dá US$ 240 (~ R$ 1290). Na BF deve aparecer alguma promo, né possível kkkk Talvez nem seja taxado, fazendo duas compras separadas (o frete é barato). Com o m2 proprietário, as ATs podem fazer a troca, já que não tem a gambiarra do adaptador kkkk Só não consegui verificar isso pq a mais próx. está fechada pelo isolamento.

Dá pra colocar um Samsung 860 EVO, que é um bom SATA e é até mais barato que esse da OWC.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...