Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac 27" 2017 - Possibilidades de Upgrade


Del Rei

Posts Recomendados

21 horas atrás, sigma7 disse:

Enfim, acho que estavam ocorrendo interferências sem fio aqui, e acho que vacilei em há tempos não ter pareado via bluetooth e alterado o canal.

Nunca tinha pensando por esse ponto, porém o engraçado é que começou com o iMac no Catalina. Passei meses com o mesmo jogo de mouse e teclado no MBR com Mojave e zero problemas. Um amigo que tem um MBR com Catalina e um mouse microsoft (único dispositivo wireless) também se queixa do problema. Não é constante, é algo que tem um intervalo de tempo entre as engasgadas kkkkk vai entender!

É esse modo de tela de destino mesmo. Apesar do gasto energético, meu uso seria esporádico, durante minhas aulas. Queria deixar o iMac só pra controlar o OBS e o macbook para apresentação dos slides. Vou tentar achar outra solução, vendi um 2º monitor que tinha pq justamente as 27" me atendem bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodolfonarrowàs vezes uso o OBS e estive pensando em fazer isso, mas eu optaria por um monitor bem barato, de 19" ou pouco maior. Na Kalunga tinha uns assim no mostruário até recentemente.

Mas na verdade, meu caso aqui particular, queira isso em uma tela sensível ao toque, que obviamente funcione no iMac, e poder usar como um controlador de mídia, para ir alternando entre as fontes com um toque, como se fosse um Blackmagic Atem Mini. Estive usando várias fontes aqui, como o iPhone 11 graças à extensão OBS Câmera, webcam, site e slides, ou seja, várias cenas, algumas até duplicadas, como a webcam sempre aparecendo no cantinho, mas também uma cena dela em tela cheia. Faz tempo que não abro o app, mas tempos atrás vi que o OBS tinha um modo de visualização tipo botão e noo AliExpress tem "monitor de apoio", touch-screen e que conecta apenas com um cabo USB C. Eu acho que esta seria uma boa solução e bem moderna para você, no seu caso deixando então os slides nesse monitor. Mas eu não sei se a tela sensível funcionará, pois fiquei sabendo de um interessante monitor da Dell, P2418HT, que até inclinava legal para facilitar o uso como Tablet, mas não tinha drive para Mac. 

No passado gravei longos vídeos no OBS e ao final estava "desssincronizando" o áudio, mas isso em um iMac 2011, talvez esse fosse o problema. Estou precisando retomar, inclusive testar novamente uso de celular Android, que não estava dando muito certo também como câmera. Para exibir a tela estava okay, usava o Vysor, app/extensão para Google Chrome mas que fica universal no Mac. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/01/2021 at 14:57, sigma7 disse:

@rodolfonarrowàs vezes uso o OBS e estive pensando em fazer isso, mas eu optaria por um monitor bem barato, de 19" ou pouco maior. Na Kalunga tinha uns assim no mostruário até recentemente.

Mas na verdade, meu caso aqui particular, queira isso em uma tela sensível ao toque, que obviamente funcione no iMac, e poder usar como um controlador de mídia, para ir alternando entre as fontes com um toque, como se fosse um Blackmagic Atem Mini. Estive usando várias fontes aqui, como o iPhone 11 graças à extensão OBS Câmera, webcam, site e slides, ou seja, várias cenas, algumas até duplicadas, como a webcam sempre aparecendo no cantinho, mas também uma cena dela em tela cheia. Faz tempo que não abro o app, mas tempos atrás vi que o OBS tinha um modo de visualização tipo botão e noo AliExpress tem "monitor de apoio", touch-screen e que conecta apenas com um cabo USB C. Eu acho que esta seria uma boa solução e bem moderna para você, no seu caso deixando então os slides nesse monitor. Mas eu não sei se a tela sensível funcionará, pois fiquei sabendo de um interessante monitor da Dell, P2418HT, que até inclinava legal para facilitar o uso como Tablet, mas não tinha drive para Mac. 

No passado gravei longos vídeos no OBS e ao final estava "desssincronizando" o áudio, mas isso em um iMac 2011, talvez esse fosse o problema. Estou precisando retomar, inclusive testar novamente uso de celular Android, que não estava dando muito certo também como câmera. Para exibir a tela estava okay, usava o Vysor, app/extensão para Google Chrome mas que fica universal no Mac. 

A ideia era gastar o menor valor possível e usar o que já tenho, mas não deu certo kkk ao capturar uma janela pelo OBS e transmitir para o Meet por meio de um plugin, a qualidade vai lá pra baixo. Pesquisei e tem muita gente com o mesmo problema em diversas plataformas. A questão parece não ser do OBS. Vou arranjar um segundo monitor testar, quem sabe a captura da tela dê certo (desconfio que não kkk mas farei).

A questão do áudio acontece aqui, adicionei um atraso pra sincronizar com o vídeo.

Um Atem Mini é show! Por enquanto, vou optar pelas soluções baratas, pois a demanda é temporária! Valeu @sigma7 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sigma7
Interessante esse hub!

Você chegou a fazer teste de velocidade nas saídas USB-C usando o aplicativo da Blackmagic?

Há tempos tenho interesse num hub desse, porém não acho válido perder velocidade. Se eu encontrasse um adaptador simples que transformasse 1 USB-C em 2 USB-C já estaria de bom tamanho pra mim, nem preciso de todas essas entradas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Reinão fiz teste porque nesta segunda porta USB C eu usava uma case com SSD Sata, então como a velocidade é menor que o do NVME, imagino que uns 5 Gbps advindo do Hub já sejam o suficiente. Eu já "testei" na prática transferindo vários arquivos 4k do celular e exportando vídeo 4k do iMovie, que é o que de mais pesado faço sempre aqui, e o desempenho prático foi o mesmo.

Eu acho que não vale a pena um hub mais simples, pois mais a frente você pode precisar de mais conexões, então melhor investir logo ao menos em um similar de R$ 200 e pouco. Nesta faixa de preço, este foi o único que encontrei com três saídas USB-C, embora uma seja apenas para carregamento. Resolveu todos os meus problemas e ainda tem as portas VGA, HDMI e de entrada de cartão que nem sei se um dia vou usar. A porta Ethernet para mim aqui foi uma grata conexão adicional, mas claro que é uma boa circunstância minha aqui por ficar próximo do modem, roteador e um Time Capsule.

O ponto negativo deste hub é o HDMI gerar 4k 30 fps, e não 60 fps, isto para quem pretende explorar um monitor adicional assim, que não é o meu caso.

@rodolfonarrowpois é, o Atem Mini é incrível, mas para quem tem câmera com HDMI e eu só tenho a GoPro. O Elgato Deck acho que é o ideal, mas se eu retomar as gravações com várias cenas, estou pensando em uma solução mais barata, que seria um teclado númerico ou um teclado gamer de uma mão, vi umas coisinhas assim no AliExpress. Creio que dê para configurar as teclas no OBS, associando a cenas. Eu já usei atalhos no teclado mesmo, mas pressionar apenas uma teclada é bem mais prático. Mas hoje estive olhando o mouse da Logitech aqui e lembrei de dois botões customizáveis, que acho que daria para associar a cenas no OBS e alternar ao menos entre essas duas, por exemplo, uma com os slides e outra com a câmera em tela cheia.

No momento estou "namorando" este no AliExpress devido o preço: é um teclado hub, bem interessante, por R$ 140.

spacer.png

Sobre o atraso no áudio, eu vi dicas para fazer o atraso, mas achei confuso e fiquei com medo de desassociar no início o movimento dos lábios com o áudio. Estou pensando em fazer pequenas gravações e depois juntar no iMovie.

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, sigma7 disse:

Eu acho que não vale a pena um hub mais simples, pois mais a frente você pode precisar de mais conexões, então melhor investir logo ao menos em um similar de R$ 200 e pouco.

Verdade, deixei de comprar e já gastei a metade com cabos para acessórios kkkkk

 

17 horas atrás, sigma7 disse:

Mas hoje estive olhando o mouse da Logitech aqui e lembrei de dois botões customizáveis, que acho que daria para associar a cenas no OBS e alternar ao menos entre essas duas, por exemplo, uma com os slides e outra com a câmera em tela cheia.

A sugestão do teclado realmente é realmente boa! Tenho um Mx Master 3 e nunca pensei em usar os botões da lateral. Vou testar! Valeu @sigma7

 

17 horas atrás, sigma7 disse:

Sobre o atraso no áudio, eu vi dicas para fazer o atraso, mas achei confuso e fiquei com medo de desassociar no início o movimento dos lábios com o áudio. Estou pensando em fazer pequenas gravações e depois juntar no iMovie.

Tem uma maneira simples de encontrar o tempo exato, com um software de edição de video (Premier Pro etc.). Como não o possuo e não queria baixar, fui no chutômetro kkkk Me baseie pela indicação do tutorial do youtube e de um amigo que também teve o problema. Testei com algumas pessoas e se está dessincronizado, é imperceptível para nós. Pra mim tá bom, não é nada profissional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olhem só o que encontrei olhando a loja da Kingspec: https://pt.aliexpress.com/item/1005001874258178.html

É compatível com o iMac 2017 27" (iMac18,3). Não sabia da existência desses modelos feitos por "fabricantes conhecidas". O fato de não necessitar do adaptador já é um bom caminho! O preço também está "interessante".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodolfonarrowmas constam algumas avaliações que dizem que precisa fazer algo para ser reconhecido. Não sei se é apenas a formatação em APFS ou outra coisa além disso.

Outro ponto positivo para mim é que esse parece ser compatível inclusive com meu MacBook Pro 2013, que até hoje mantenho com os 256 GB originais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@rodolfonarrowuso desde o lançamento. Roda liso, zero problemas aqui. Deixo sempre atualizado. Mas meu uso aqui é leve. A cosia mais pesada que faço é editar vídeo 4k no iMovie.

Sobre upgrade, tentei usar uma nova case NVME, que é hub também, da marca Hagibis, importei do AliExpress, e não deu certo. O macOS não reconhece e no Windows faz um sinal sonoro de conexão, mas parece faltar o drive. Tenho que fazer novos testes, mas estou sem tempo no momento.

spacer.pngspacer.png

Também estou importando outra da Hagibis, mas para SSD 2,5" Sata.

spacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Bom dia.

Tudo bem?!

Meus caros, deixa-me esclarecer alguns itens para vocês.

1. Apple usa em seus Macs desde primeiro MacBook Air e a partir de meados de 2012 em MacBooks Retinas, iMacs e Mac Pro SSD de arquiteta proprietária dela. Nomenclaturando-se “Apple Flash PCIe” não são os mesmos M.2 pois possuírem pinos de conexão diferentes, e uso do padrão mSATA, e protocolo AHCI, dando início ao uso do protocolo NVMe na Geração 5B do seu SSD Apple Flash PCIe nos Macs 2016 em diante!

2. Para se usar um M.2 NVME seja ele marcas renomadas como: Samsung, CrucIal, Kingston, Sandisk, Corsair e afins. Tem a necessidade de uso de um adaptador genérico, qual não recomendo, apesar de funcional. Por aspectos de temperatura e danos futuros a logic board do Mac. O recomendável é uso do genuíno da Apple ou modelos da OWC e Transcend. Que são homologados pela mesma e tendo plena confiabilidade em sua operação. Mesmo que já tenha no mercado modelos não tão conhecidos e com baixa perfomance qual é o caso do KingSpec compatíveis sem uso do adaptador.

3. O Fusion Drive nada mais é que mais uma nomenclatura da Apple, que já gosta de rotular tudo em sua propriedade. Onde é um HDD + SSD Apple Flash PCIe, que vai variar de tamanho(64GB,128GB,256GB) o SSD Apple de acordo com configuração adquirida do iMac. Não é como o rapaz disse aí: “tira o fusion drive, pinta de verde e joga no mato” ele não é um hardware específico. E sim o conjunto de dois destintos configurado via software. Para obter melhor performance e armazenando, ao macOS e aplicações.

4. USB-C e Thunderbolt 3 são protocolos de hardwares diferentes. Ainda que compartilhem do conector físico de conexão do mesmo. Porém, um vai até 10Gbps para USB-C e 40Gbps para Thunderbolt 3 (USB-C). Prestem atenção aos enclosures que vão comprar e com cabos que tem número “3” indicando que são compatíveis com Thunderbolt 3 em sua velocidade máxima. Um enclosure por exemplo para um M.2 NVMe Samsung 970 EVO pode chegar entre 1.300Mbps/2.400Mbps (Escrita/Leitura). Evidente que isso pode varia de acordo com fabricante só M.2 e chip controlador do enclosure usados. Podendo chegar ao potencial máximo do 40Gbps (5.000Mbps) do Thunderbolt 3.

E por fim, uma pena que não são da minha cidade. Senão faria o upgrade do SSD Apple genuíno ou homologados confiáveis para vocês. Tranquilamente! Além de uma devida revisão é claro. Pois trabalho com Apple há 20 anos! Há não ser que enviem para mim. Pois recebo Macs de todo o Brasil.

Abraços.



Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@H4K0N3

  1. Nada tenho a dizer, mas sim a pesquisar mais sobre;
  2. Como já relatei aqui, desisti de fazer instalação de NVME na placa de meu iMac 2017, que tem slot livre para isso, por um técnico da iPlace dizer que teve experiências de iMac que deram problema. Mas agora estou importando um adaptador, mas é para um MacBook Pro 15"do final de 2013: você acha que possa ter problema de aquecimento ou por ser anterior a 2016 é tranquilo? Se estivesse próximo levaria para você fazer outra coisa, que é trocar a pasta térmica, mas o chip Intel já aparece de cara ao abrir o MacBook ou precisa ir desmontando bastante?
  3. Ao menos no iMac 5k 2017 me parece que o flash do Fusion Drive é ainda menor: seriam apenas 32 GB;
  4. Para explorar acima de 1.000 Mbps me parece que é obrigatório que a case seja Thunderbolt 3, mas descobri semanas atrás uma exceção, que é um atualização do USB C, chamada de 3.2 gen 2 (ou USB 3.2 gen2x2), que permite 20 Gbps.

spacer.pngspacer.png

Placa PCIe para instalar no PC (também tenho um Dell XPS). Desisti de pegar essas soluções por serem mais caras, e acho que ainda teria que comprar cabo USB C compatível com esses 20 Gbps. Mas no caso do cabo, é uma nova confusão, pois encontrei um no AliExpress, mas que diz funcionar apenas com Thunderbolt 3, mas observe que neste caso ainda é o USB C, mas em uma nova versão ou atualização...

spacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[mention=2507]H4K0N3[/mention]
  1. Nada tenho a dizer, mas sim a pesquisar mais sobre;
  2. Como já relatei aqui, desisti de fazer instalação de NVME na placa de meu iMac 2017, que tem slot livre para isso, por um técnico da iPlace dizer que teve experiências de iMac que deram problema. Mas agora estou importando um adaptador, mas é para um MacBook Pro 15"do final de 2013: você acha que possa ter problema de aquecimento ou por ser anterior a 2016 é tranquilo? Se estivesse próximo levaria para você fazer outra coisa, que é trocar a pasta térmica, mas o chip Intel já aparece de cara ao abrir o MacBook ou precisa ir desmontando bastante?
  3. Ao menos no iMac 5k 2017 me parece que o flash do Fusion Drive é ainda menor: seriam apenas 32 GB;
  4. Para explorar acima de 1.000 Mbps me parece que é obrigatório que a case seja Thunderbolt 3, mas descobri semanas atrás uma exceção, que é um atualização do USB C, chamada de 3.2 gen 2 (ou USB 3.2 gen2x2), que permite 20 Gbps.
ORICO-LSDT-M-2-NVME-SSD-Case-20Gbps-Aluminum-M-2-NVME-SSD-Enclosure-USB3-2.jpg_Q90.jpg_.webpH65525ab8577743b4a408486bf049e058X.jpg
Placa PCIe para instalar no PC (também tenho um Dell XPS). Desisti de pegar essas soluções por serem mais caras, e acho que ainda teria que comprar cabo USB C compatível com esses 20 Gbps. Mas no caso do cabo, é uma nova confusão, pois encontrei um no AliExpress, mas que diz funcionar apenas com Thunderbolt 3, mas observe que neste caso ainda é o USB C, mas em uma nova versão ou atualização...
47cd669f4653e75a48a96a761bbb90c1

Boa tarde meu caro, tudo bem?!

Então, o processo de instalação no SSD Apple Flash PCIe no iMac é bem delicado.

Pois tem necessidade de desmonta-lo por completo, para retirar a Logic Board e ter acesso ao slot do SSD PCIe na mesma.

Problemas só vão ocorrer em caso de uso de adaptadores e modelos não genuínos e não homologados.

No caso do seu MBP 15 eu recomendo usar sem adaptador, e até pegar modelos usados da Apple genuíno, que dependendo da sua necessidade de armazenamento, encontrará preços bem bacanas. Se for para um novo opções mais em conta OWC, Transcend como frisei anteriormente. E fique tranquilo que por padrão eles trabalham acima dos 1000Mbps mesmo geração anterior, comparando-se com atuais M.2 NVMe.

Já o processo de limpeza e troca da thermal paste não é tão complexo. Mas, exige atenção e cuidado. Não chega ter um desmonte completo da Logic Board, mas como um conjunto delicado é necessário saber o que está fazendo! Mas se seu Mac nunca foi feito uma revisão, ideal que o faça em local confiável e especializado para devido processo completo!

O Fusion Drive na linha de iMac’s pode ter modelos diferente de acordo com ano do iMac. Mas na linha 27 são 128GB e 21.5 pode fica entre 32GB e 128GB, vai depender do tamanho escolhido do HDD, até 1TB 32GB acima de 2TB 128GB. Teve um modelo 21.5 que Apple lançou que foi rotulado na época como “capado” e esse tinha 24GB de SSD + HDD 1TB.

Quanto ao geração 2 do USB-C(USB3.2 2x2) 20Gbps é uma boa opção, Mas até o momento nenhum iMac Intel faz uso da mesma. Para obter teria que fazer uso de hubs, adaptadores via TB3 para ter aproveitamento dela. Há não ser o USB 4 (Thunderbolt 4) novos iMacs 24 M1. Mas seria ideal fazer uso em conjunto de dispositivos externos Thunderbolt 3 e obter seu potencial máximo no seu modelo.

Abraços!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/06/2021 at 12:48, rodolfonarrow disse:

E ai pessoal, tudo blz? Já estão usando o Big Sur? Fizeram uma instalação limpa ou deu certo a instalação por cima do Catalina? Estou bastante atarefado ultimamente, não queria perder tempo reconfigurando a máquina do zero.

@sigma7 @Del Rei

Fala, Rodolfo! 
Rapaz, tudo certo aqui. Já uso o Big Sur faz um bom tempo e não tive problemas. Fiz instalação limpa (sempre faço), e roda liso.

Inclusive, por algum motivo pra coisas de trabalho foi até melhor porque consegui acessar direto (no Mojave eu tinha que acessar através do Windows, no Parallels).

Eu não me lembro bem, mas acho que eu nem cheguei a usar o Catalina. Pulei do Mojave pro Big Sur.

Aliás, uma funcionalidade bem legal do Monterey é poder conectar automaticamente o iPad no iMac. Pareceu bem interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/06/2021 at 07:31, sigma7 disse:

Para explorar acima de 1.000 Mbps me parece que é obrigatório que a case seja Thunderbolt 3, mas descobri semanas atrás uma exceção, que é um atualização do USB C, chamada de 3.2 gen 2 (ou USB 3.2 gen2x2), que permite 20 Gbps.

spacer.png

 

Chegou a ver esse anúncio abaixo? Não é exatamente barato, mas tende a chegar nos 40Gbps. Conforme mostram os reviews de usuários, chega em 2600 e 1800 MB/s de leitura e escrita, respectivamente.

https://pt.aliexpress.com/item/1005001952854624.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.286a7a91PrYXNd&algo_pvid=73ce93e9-0f9c-4c21-96dc-aee5bfc037b8&algo_exp_id=73ce93e9-0f9c-4c21-96dc-aee5bfc037b8-1

https://www.aliexpress.com/item/1005002536137352.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.286a7a91PrYXNd&algo_pvid=73ce93e9-0f9c-4c21-96dc-aee5bfc037b8&algo_exp_id=73ce93e9-0f9c-4c21-96dc-aee5bfc037b8-0

 

Estranhamente, o meu da OWC que diz ser Thunderbolt 3 fica mais ou menos na metade da velocidade desse Orico aí...

 
 

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Reié a case do presente e do futuro, por já ter suporte ao Thunderbolt 4, mas acho que quando eu for comprar um novi PC/Mac já existirá o 5, por isso não sei se vale o investimento para mim, sendo que a atual da Ugreen já me atende.

Meu problema aqui são as portas USB, que já ocupei todas, daí estive pensando em integrar em uma case. Assim que chegar a de SSD 2,5 SATA eu dou um feedback, e ainda vou testar novamente a Hagibis NVME. Ao menos no Windows já descobri um ou dois apps para buscar drivers. Já no Mac, vou testar na partição com Fusion Drive para ver se reconhece, em um MacBook e até num hackintosh. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Se o atual já atende, de fato não tem porque investir em mais.

Eu fico triste só porque meus SSDs chegam a velocidades bem mais altas, mas são limitados pela case. Atualmente não tenho feito nada que exija muita capacidade do computador. Meus vídeos de viagens estão em stand-by por conta da pandemia, então nem testei nada nesses tempos.

Eu não tenho previsão de mudar de computador tão cedo. Aliás, com os preços da Apple, tenho até dúvidas se vai continuar tendo Mac. Tinha pensado até na hipótese de talvez comprar um MacMini e usar o iMac como monitor somente... Mas acho que, além de ser um baita desperdício com o iMac (que eu poderia vender, comprar um bom monitor e ainda sobrar dinheiro), me complica o MacMini não ter opção de upgrade de RAM. E pegar um já com 32 deve ser absurdo de caro. Tenho que pensar bem no que fazer, mas tenho tempo ainda, porque não pretendo trocar agora. Talvez em 2 ou 3 anos... O meu é 2017.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu @sigma7 e @Del Rei

Vou tirar um tempinho pra fazer o upgrade limpo mesmo! Ainda continuo com a case da Ugreen de 10 Gbps, por enquanto me atende bem. Outro dia cogitei comprar a da Orico de 20 Gbps, com um pequeno cooler, mas desisti. Seria puro consumismo kkkk

Depois desses lançamentos do M1, fiquei tentado a retornar para os macbooks. Dava pra vender o iMac, comprar um Air M1 de entrada e um bom monitor (talvez até 4K). Mas vou ficar sossegado também kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Del Reinão vale a pena usar o iMac o tempo todo como monitor porque ele fica todo ligado, não só a tela, então existe o gasto com energia elétrica, a não ser que isso não seja problema para você. Eu particularmente estou satisfeito com meu iMac 5k 2017. Em nenhum minuto penso em me desfazer. Vi as novidades de 2020 e agora 2021, mas ainda não vejo motivo para migrar. O que comprei agora, para complementar meu setup, foi um Dell XPS com Nvidia GTX 1650 Super, porque quero fazer streaming, não queria estressar o iMac, e esta placa da Nvidia possui o encoder Nvidia Turing. O interessante desse PC é a facilidade para fazer upgrades, que sentia falta no mundo Mac. Aqui eu uso na TV 4K, e na distância que fico funciona bem como monitor. Pode ser uma boa aquisição complementar para você, dependendo do que precisa fazer aí, quem sabe ir experimentando editar áudio e ver se consegue abandonar o mundo Mac.

O problema de migrar para um novo Mac é sempre esse: limite de tamanho do SSD e também de ram. Mas daqui 2-3 anos o cenário pode mudar. @rodolfonarrow acho bom aguardar ao menos a segunda versão do M1, pois a Apple deve corrigir vários problemas, ainda que sejam imperceptíveis agora. Observe o primeiro iPhone, cujo 3 ou 3GS que tornou a coisa mais redonda, antes nem tinha loja de apps, e a Apple TV, que somente a de terceira geração tinha suporte a vídeo full HD. Eu falei da segunda versão do M1, mas geralmente a terceira, de qualquer produto, não só da Apple, automóvel também é assim, geralmente se torna mais "redondo", com erros de projeto corrigidos, e novidades ainda mais relevantes.

Ah, e sobre comprar cases no AliExpress, só uma atualização: acabaram uns cupons com descontos generosos na primeira compra. Mais um motivo para eu sossegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...