Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar macOS 11 Big Sur em Mac’s 2012


Anderson Siqueira

Posts Recomendados

1 hora atrás, ricardoviniciusbr disse:

Acabei de criar coragem e atualizar meu mid 2021 e ficou muito bom, apesar de eu não gostar de instalar por cima, assim que sair o patch com instalação limpa ja vou apagar essa e instalar do zero.

Alguém sabe me dizer se quando sair uma atualização vou poder atualizar direto e apenas aplicar o post-install como fazia nos tempos do meu mbp2011 ou terei que baixar o sistema com o patched sur e criar o pendrive e instalar por cima ?

se usar o OpenCore 0.6.7 no EFI (partição interna) consegue, uso assim no meu Air 2012 i5 da assinatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, webg3brasil disse:

se usar o OpenCore 0.6.7 no EFI (partição interna) consegue, uso assim no meu Air 2012 i5 da assinatura.

Então, eu andei dando uma lida lá e parece que não é tão simples, não sei se sou avançado para tanto ou se é sono mesmo ... kkk, vou ver com calma se acho algo padrão para o MacBook Pro 9,2 que é o meu mid 2012 ou deixo assim mesmo por enquanto pra ir testando até achar algo melhor, está redondo o sistema, ta rodando melhor que o Catalina.

Só mais uma pergunta, eu notei que meu SIP está desabilitado, se eu habilitar ele sem o opencore vai dar problema na inicialização ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, ricardoviniciusbr disse:

Acabei de criar coragem e atualizar meu mid 2021 e ficou muito bom, apesar de eu não gostar de instalar por cima, assim que sair o patch com instalação limpa ja vou apagar essa e instalar do zero.

Alguém sabe me dizer se quando sair uma atualização vou poder atualizar direto e apenas aplicar o post-install como fazia nos tempos do meu mbp2011 ou terei que baixar o sistema com o patched sur e criar o pendrive e instalar por cima ?

Acho que você quis dizer mid-2012, não é?

O meu é um MBP mid-2012 13" e eu havia instalado o BigSur com o Patched Sur de Ben Sova logo no início e tudo estava bem, exceto o uso do Acesso Pessoal.  Esta semana tomei coragem de fazer a instalação com o processo de update do Ben Sova.  Foi bom, agora estou no Big Sur 11.2.3, mas o que mais queria ver funcionando, que era a conexão com Acesso Pessoal do iPhone, ainda não funciona - basicamente é a única coisa que não está ok, das que costumo utilizar.  A alternativa para usar a conexão 4G é ligar o MBP ao iPhone via cabo Lightning.

O Acesso Pessoal funciona na sua instalação?

Editado por Claudio Cabaleiro
inclusão de assinatura automática
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Claudio Cabaleiro disse:

Acho que você quis dizer mid-2012, não é?

O meu é um MBP mid-2012 13" e eu havia instalado o BigSur com o Patched Sur de Ben Sova logo no início e tudo estava bem, exceto o uso do Acesso Pessoal.  Esta semana tomei coragem de fazer a instalação com o processo de update do Ben Sova.  Foi bom, agora estou no Big Sur 11.2.3, mas o que mais queria ver funcionando, que era a conexão com Acesso Pessoal do iPhone, ainda não funciona - basicamente é a única coisa que não está ok, das que costumo utilizar.  A alternativa para usar a conexão 4G é ligar o MBP ao iPhone via cabo Lightning.

O Acesso Pessoal funciona na sua instalação?

Isso aí, é mid 2012, inverti os números ...kkk

Então, nem tinha testado pq raramente eu uso isso, mas agora que vc falou,  eu tentei conectar aqui e o mac até acha a rede do celular, mas quando vc clica em cima para conectar, fala que não é possível, tipo aquele erro de rede fora de alcance.

Eu estava receoso com os patchs, mas aí decidi fazer, com o patched sur foi fácil, ele faz tudo certo e sem problemas, porém deisa o SIP desativado por isso estou batendo cabeça tentando fazer com o micropatcher + opencore , pra ficar mais próximo do nativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, webg3brasil disse:

se usar o OpenCore 0.6.7 no EFI (partição interna) consegue, uso assim no meu Air 2012 i5 da assinatura.

Estava dando uma pesquisada ontem a noite e achei esse arquivo aqui num site alemão de hackintosh, mas confesso que estou meio com medo de fazer no meu e dar tela preta no meu mac, fiquei lendo com o google translator e parece que os caras conseguiram ...  o que vc acha ? pelo que vc conhece ... valew !

EFI MBP 2012 13Zoll.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ricardoviniciusbr disse:

Estava dando uma pesquisada ontem a noite e achei esse arquivo aqui num site alemão de hackintosh, mas confesso que estou meio com medo de fazer no meu e dar tela preta no meu mac, fiquei lendo com o google translator e parece que os caras conseguiram ...  o que vc acha ? pelo que vc conhece ... valew !

EFI MBP 2012 13Zoll.zip 993 kB · 0 downloads

De que se trata esse “SIP” que vc está se referindo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Anderson Siqueira disse:

De que se trata esse “SIP” que vc está se referindo? 

É o  system integrity protection do MacOS , é um recurso do sistema que impede que os arquivos importantes do sistema sejam modificados por softwares de terceiros ou pelo próprio usuário, quando vc instala o SO via algum patch, normalmente o SIP fica desabilitado, pois esses arquivos precisam serem alterados pra instalarmos nas nossas máquinas não suportadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, ricardoviniciusbr disse:

Estava dando uma pesquisada ontem a noite e achei esse arquivo aqui num site alemão de hackintosh, mas confesso que estou meio com medo de fazer no meu e dar tela preta no meu mac, fiquei lendo com o google translator e parece que os caras conseguiram ...  o que vc acha ? pelo que vc conhece ... valew !

EFI MBP 2012 13Zoll.zip 993 kB · 0 downloads

É isso mesmo, ta parecendo que incluíram até os drivers (kexts) para funcionar o Wifi sem dor de cabeça, o meu na pasta Drivers não tenho kexts nenhuma pq troquei a placa wifi.

Se quiser usar isso, crie um pendrive de boot com o Catalina ou até mesmo com o método do micropatcher, daí você poderá subir o sistema ignorando a EFI por conta do boot do pendrive.

Se estiver receoso, crie uma instância (+ no Utilitário de Disco) e instale o Catalina nela, você vai conseguir remover ou incluir os arquivos na partição do EFI interno através do app OpenCore Configurator

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ricardoviniciusbr disse:

É o  system integrity protection do MacOS , é um recurso do sistema que impede que os arquivos importantes do sistema sejam modificados por softwares de terceiros ou pelo próprio usuário, quando vc instala o SO via algum patch, normalmente o SIP fica desabilitado, pois esses arquivos precisam serem alterados pra instalarmos nas nossas máquinas não suportadas.

Com OpenCore você pode deixar ativado o SIP, pois o sistema lê primeiro a partição EFI, onde localiza o OpenCore e depois o sistema, por isso você consegue atualizações OTA, essa partição não é apagada em um update, a não ser que você (com pendrive de boot), mande particionar/apagar o SSD inteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tam

15 horas atrás, webg3brasil disse:

É isso mesmo, ta parecendo que incluíram até os drivers (kexts) para funcionar o Wifi sem dor de cabeça, o meu na pasta Drivers não tenho kexts nenhuma pq troquei a placa wifi.

Se quiser usar isso, crie um pendrive de boot com o Catalina ou até mesmo com o método do micropatcher, daí você poderá subir o sistema ignorando a EFI por conta do boot do pendrive.

Se estiver receoso, crie uma instância (+ no Utilitário de Disco) e instale o Catalina nela, você vai conseguir remover ou incluir os arquivos na partição do EFI interno através do app OpenCore Configurator

Também vi isso, já resolveram o problema da rede na raiz, pq no macbook pro o esquema de trocar o adaptador de rede é bem mais complicado, pq o A1278 acabou em 2012, depois disso é tudo diferente.

Instalei o Catalina num container, vou dar uma fuçada como vc falou, mas quase caí de costa quando abri o open core configurator, tem muita coisa ... vou dar uma lida e procurar uns tutoriais, mas tenho certeza que aqueles arquivos que postei fucionam, mas obrigado pela força !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei um tempo no Big sur, apesar que estava rodando de boa no mid 2012, a temperatura ficava um pouco alta, voltei para o Catalina. Sempre atualizava a nova versão via pendrive, agora tem como atualizar diretamente pelo aplicativo patched-sur pelo que andei lendo. Fazendo uma comparação direta com Catalina não achei aquela grande mudança para dizer "preciso rodar o big sur no meu mid 2012". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente, achei um tutorial bom pra instalar o Big Sur com o OpenCore, usei esse aqui:

https://github.com/dortania/Opencore-Legacy-Patcher

Achei bem facinho de acompanhar e consegui fazer uma instalação limpa como eu queria, aparentemente funciona tudo inclusive o acesso pessoal que no Patched Sur não funcionava, atualizei a minha máquina que estava com o micropatcher para esse método, parece nativo agora, o único problema é que o SIP está desativado e quando entro no recovery pra ativar, a tela fica naquele planetinha girando conectado na rede e não sai de lá, não libera o menu de recuperação para eu reativar a função ! 

Se alguém souber de alguma dica ou testar, agradeço.

Editado por ricardoviniciusbr
faltou coisa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, ricardoviniciusbr disse:

Finalmente, achei um tutorial bom pra instalar o Big Sur com o OpenCore, usei esse aqui:

https://github.com/dortania/Opencore-Legacy-Patcher

Achei bem facinho de acompanhar e consegui fazer uma instalação limpa como eu queria, aparentemente funciona tudo inclusive o acesso pessoal que no Patched Sur não funcionava, atualizei a minha máquina que estava com o micropatcher para esse método, parece nativo agora, o único problema é que o SIP está desativado e quando entro no recovery pra ativar, a tela fica naquele planetinha girando conectado na rede e não sai de lá, não libera o menu de recuperação para eu reativar a função ! 

Se alguém souber de alguma dica ou testar, agradeço.

vc tem que ir via pendrive, pois como o Mac não é compatível oficialmente, ele ta tentando o Internet Recovery, e não consegue por conta disso, crie um pendrive pelo micropatcher e vc terá acesso ao Instalador e poderá realizar as alterações que deseja, o OpenCore Configurator eu uso apenas para montar a partição EFI interna nem mexo nele. '-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, webg3brasil disse:

vc tem que ir via pendrive, pois como o Mac não é compatível oficialmente, ele ta tentando o Internet Recovery, e não consegue por conta disso, crie um pendrive pelo micropatcher e vc terá acesso ao Instalador e poderá realizar as alterações que deseja, o OpenCore Configurator eu uso apenas para montar a partição EFI interna nem mexo nele. '-)

Cara, muito obrigado ... agora dormiu, tá um mac nativo ! usei o próprio pendrive que eu instalei que é a instalação do big sur direto da apple, sem patcher nem nada ... deixamos a dica pros próximos aventureiros, muito obrigado pela força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/04/2021 at 22:21, ricardoviniciusbr disse:

Cara, muito obrigado ... agora dormiu, tá um mac nativo ! usei o próprio pendrive que eu instalei que é a instalação do big sur direto da apple, sem patcher nem nada ... deixamos a dica pros próximos aventureiros, muito obrigado pela força.

Fala mano. Queria seguir por esse caminho do OpenCore. É só baixar o sistema normalmente e seguir o tutorial do GitHub que você postou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, pymaciel disse:

Fala mano. Queria seguir por esse caminho do OpenCore. É só baixar o sistema normalmente e seguir o tutorial do GitHub que você postou?

Falae !! Então, esse tutorial está bem facinho e se seguir igual está lá provavelmente não terá problemas, mas sabe como é, se estiver inseguro leia com calma até tomar coragem e claro, veja se sua máquina é um modelo que tem algum detalhe, tem uma lista logo no começo, se der pau vc já vai perceber logo de cara inicializando pelo pen drive, boa sorte aí !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então, primeiro problema. A impressora estava funcionando ok no Big Sur do meu Macbook Pro mid 2012, mas o scanner não. Vi alguns usuários do suporte Apple dizerem que o scanner funcionou após desinstalar, resetar a NVRAM e depois reinstalar. Pois resetei a NVRAM e o macbook não mais aceitou o boot pelo Big Sur! Os outros dois sistemas: Mojave e Windows bootam normal.

Pesquisando, só achei um cara com esse tipo de problema ainda na versão beta, ele corrigiu entrando no shell do Big Sur (eu não consegui) e com os parâmetros:

[code]nvram boot-args=-no_compat_check

reboot[/code]

Faz sentido pois quando tentei definir o volume do Big Sur como disco de boot nas preferências, ele não aceita e diz que falhou a verificação dos arquivos etc.. Depois vou tentar isso aí, agora estou num Linux, mas acho importante essa resposta aparecer aqui - se alguém aí manja de boot, por favor se pronuncie. O reset de NVRAM é um recurso comum, precisamos ter em mente esse workaround para fazê-lo quanto necessário sem perder o boot do Big Sur.

A propósito, o Catalina realmente roda como Big Sur, rodam iguais, e justamente por isso devemos ficar com o Big Sur que é o sistema mais atual. Não sei porque a Apple ainda insiste em manter esses macs no Catalina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gustavo Pinent disse:

Pois então, primeiro problema. A impressora estava funcionando ok no Big Sur do meu Macbook Pro mid 2012, mas o scanner não. Vi alguns usuários do suporte Apple dizerem que o scanner funcionou após desinstalar, resetar a NVRAM e depois reinstalar. Pois resetei a NVRAM e o macbook não mais aceitou o boot pelo Big Sur! Os outros dois sistemas: Mojave e Windows bootam normal.

Pesquisando, só achei um cara com esse tipo de problema ainda na versão beta, ele corrigiu entrando no shell do Big Sur (eu não consegui) e com os parâmetros:

[code]nvram boot-args=-no_compat_check

reboot[/code]

Faz sentido pois quando tentei definir o volume do Big Sur como disco de boot nas preferências, ele não aceita e diz que falhou a verificação dos arquivos etc.. Depois vou tentar isso aí, agora estou num Linux, mas acho importante essa resposta aparecer aqui - se alguém aí manja de boot, por favor se pronuncie. O reset de NVRAM é um recurso comum, precisamos ter em mente esse workaround para fazê-lo quanto necessário sem perder o boot do Big Sur.

A propósito, o Catalina realmente roda como Big Sur, rodam iguais, e justamente por isso devemos ficar com o Big Sur que é o sistema mais atual. Não sei porque a Apple ainda insiste em manter esses macs no Catalina.

Não consegui editar meu próprio post... Mas consegui corrigir o problema entrando na partição de recuperação (boot command+R) e usando o terminal. De quebra, o scanner voltou a funcionar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...