Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar macOS 11 Big Sur em Mac’s 2012


Anderson Siqueira

Posts Recomendados

2 horas atrás, Fabio Tavares disse:

Não consegui construir o pendrive.

Trava na hora de copiar os arquivos até parar em um quadro de erro vermelho.

Seguiu esse passo a passo ? 

Aqui foi tranquilo é rápido a instalação.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora uma coisa que vem acontecendo desde o Catalina, e que segue no Big Sur, é o fim do modo espera em modelos antigos. 

O modo de espera é o próximo estágio que ocorre após um certo período de sono simples. Os computadores Apple produzidos em 2013 ou mais tarde entraram no modo de espera após cerca de três horas de inatividade, enquanto os Macs mais antigos entraram em espera após cerca de uma hora de inatividade.

 

              

 

             

 

 

Editado por rafarmoreira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2020 at 12:05, Cesar Radtke disse:

Atualizei meu iMac late 2013 usando essas gambiarras e funcionou tudo. Mas tenho uma dúvida... ele fica com o SIP desabilitado. Diferente dos anteriores que era só dar... 


csrutil enable

Agora no BigSur tem que rebootar em recover mode.  Alguém que fez essa instalação forçada para Macs não suportados está com o SIP habilitado sem problemas?

O que isso faz ? csrutil..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2020 at 12:05, Cesar Radtke disse:

Atualizei meu iMac late 2013 usando essas gambiarras e funcionou tudo. Mas tenho uma dúvida... ele fica com o SIP desabilitado. Diferente dos anteriores que era só dar... 


csrutil enable

Agora no BigSur tem que rebootar em recover mode.  Alguém que fez essa instalação forçada para Macs não suportados está com o SIP habilitado sem problemas?

Eu uso OpenCore (coloquei ele na partição oculta EFI do sistema), e sim, mantive meu SIP habilitado e o authenticated-root também.

21 horas atrás, rafarmoreira disse:

O que isso faz ? csrutil..

é uma camada de segurança a mais, para evitar que programas mal-intencionados se aproprie de sua máquina ou execute alguma tarefa sem seu consentimento.

Em 14/11/2020 at 23:06, Rodolfoc2 disse:

Olá novamente, se eu particionar o SSD eu conseguiria instalar o High Sierra nele ?

sim, consegue sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/11/2020 at 00:07, rafarmoreira disse:

Atualizei do Catalina para o Big Sur versão final seguindo o excelente tutorial do video do Ramon Ferreira, uso um MBP mid 2012 com SSD 500gb e 16gb de RAM. 

 
O sistema é bonito, efeitos visuais, ícones. Agora tem como controlar o Spotify pela barra de tarefas, já nas partes de configurações rápidas as funções está funcionando,
só a barra de brilho da tela que está bugada, ao acionar o brilho pelo teclado ela não acompanha as mudanças.
O Wi-Fi está funcionando após instalar o Kext presente no patched, a resolução também funcionando perfeitamente em QHD no Dell UP2716D via displayport.
Todos os programas que uso está rodando. Só precisei de reinstalar o Photoshop versão 2021.
A única coisa que não estava muito boa é a temperatura, de inicio a fan ficou em 6000rpm com alta carga da CPU, até ai tudo bem o sistema emitiu um aviso que estava otimizando.
Após um tempo abrir alguns programas simultâneo, a rotação caiu para 2000rpm junto com a temperatura show !!
A atualização deu mais sobrevida ao Mac vintage, gostei.
 
 
 

Captura de Tela 2020-11-14 às 00.11.14.png

Fiz o update aqui, tudo funcionando perfeitamente exceto a temperatura, sempre na faixa dos 70, ainda não apareceu nada de otimização do sistema. 

Como foi contigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos

Estou muito tentado a fazer a instalação do Big Sur no meu Mac Mini Late 2012, que tem um i5, 16gb de RAM e SSD de 480gb, o qual particionei e instalei o Windows 10 via Boot Camp pois preciso de um programa que só roda no Windows, além de acessar páginas de órgãos públicos que exigem certificado digital, coisa que ja virei do avesso e não consigo usar no Mac. 

Enfim, tenho várias dúvidas sobre seguir o tutorial do Ramon Ferreira no YouTube (está muito completo e claro), mas fico reticente pois o programa no Windows é um emissor de nota fiscal e é um pé no saco pra recuperar se der problemas. Dito isso, eis minhas dúvidas, as quais espero que algum colega possa me ajudar!

1. Se eu tentar atualizar direto do Catalina para o Big Sur, assumindo que não dê nenhum erro, pode acontecer algo com o Windows instalado via bootcamp? Entendo que o Windows está numa partição separada do SSD mas, como depende do Boot Camp para rodar, tenho receio de a atualizaçao para o Big Sur "cagar" no Boot Camp. 

2. Pensei em criar nova partição no SSD e instalar o Big Sur nessa partição; aqui, faço duas perguntas:

     a) Devo criar a partição no disco total e não no volume onde está o Catalina, certo? Se isso for correto, entendo que seria uma instalação limpa, numa partição formatada.

     b) Assumindo que dê certo e depois de testar a reinicialização do Windows de volta para o Mac e também não tenha problemas, eu consigo excluir a partição onde está o Catalina? Tenho poucos softwares instalados no Catalina e todos os meus arquivos ficam em nuvem...então, reinstalar programas não é problema. 

3. Uso teclado e mouse bluetooth no Mac Mini; deveria usar teclado e mouse com fio para fazer o processo de instalação do Big Sur, caso o bluetooth não funcione no meio do processo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, tgarbin disse:

Bom dia a todos

Estou muito tentado a fazer a instalação do Big Sur no meu Mac Mini Late 2012, que tem um i5, 16gb de RAM e SSD de 480gb, o qual particionei e instalei o Windows 10 via Boot Camp pois preciso de um programa que só roda no Windows, além de acessar páginas de órgãos públicos que exigem certificado digital, coisa que ja virei do avesso e não consigo usar no Mac. 

Enfim, tenho várias dúvidas sobre seguir o tutorial do Ramon Ferreira no YouTube (está muito completo e claro), mas fico reticente pois o programa no Windows é um emissor de nota fiscal e é um pé no saco pra recuperar se der problemas. Dito isso, eis minhas dúvidas, as quais espero que algum colega possa me ajudar!

1. Se eu tentar atualizar direto do Catalina para o Big Sur, assumindo que não dê nenhum erro, pode acontecer algo com o Windows instalado via bootcamp? Entendo que o Windows está numa partição separada do SSD mas, como depende do Boot Camp para rodar, tenho receio de a atualizaçao para o Big Sur "cagar" no Boot Camp. 

2. Pensei em criar nova partição no SSD e instalar o Big Sur nessa partição; aqui, faço duas perguntas:

     a) Devo criar a partição no disco total e não no volume onde está o Catalina, certo? Se isso for correto, entendo que seria uma instalação limpa, numa partição formatada.

     b) Assumindo que dê certo e depois de testar a reinicialização do Windows de volta para o Mac e também não tenha problemas, eu consigo excluir a partição onde está o Catalina? Tenho poucos softwares instalados no Catalina e todos os meus arquivos ficam em nuvem...então, reinstalar programas não é problema. 

3. Uso teclado e mouse bluetooth no Mac Mini; deveria usar teclado e mouse com fio para fazer o processo de instalação do Big Sur, caso o bluetooth não funcione no meio do processo?

Aqui fiz isso também, atualizei do Catalina, não aconteceu nada com a partição do BootCamp no Windows, mas recomendo até desativar o Windows Update, pois qualquer atualização cagada da Microsoft pode ferrar seu Windows, eu fiz uma instalação para um SSD externo também do Windows 10, segui um dos tutoriais do Ramon pra isso, apesar de já ter muitos por aqui também, só troquei o WinToUSB por uma versão Patcheada também, pois queria manter o Windows 10 Professional, e está rodando muito bem pelo USB, se tiver receio de perder o Win10, recomendo primeiro fazer essa instalação pra uma unidade Externa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu medo é justamente gerar algum problema no Windows 10 por causa desse sistema de notas fiscais que uso...mas se temos aqui um colega que teve sucesso, penso que posso arriscar! E o que vc me diria sobre usar teclado e mouse bluetooth? Crê que posso usar ou melhor usar hardwares com cabo para o caso de o bluetooth desandar no meio do caminho?

3 horas atrás, webg3brasil disse:

Aqui fiz isso também, atualizei do Catalina, não aconteceu nada com a partição do BootCamp no Windows, mas recomendo até desativar o Windows Update, pois qualquer atualização cagada da Microsoft pode ferrar seu Windows, eu fiz uma instalação para um SSD externo também do Windows 10, segui um dos tutoriais do Ramon pra isso, apesar de já ter muitos por aqui também, só troquei o WinToUSB por uma versão Patcheada também, pois queria manter o Windows 10 Professional, e está rodando muito bem pelo USB, se tiver receio de perder o Win10, recomendo primeiro fazer essa instalação pra uma unidade Externa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/11/2020 at 04:00, caic.figueiredo disse:

Fiz o update aqui, tudo funcionando perfeitamente exceto a temperatura, sempre na faixa dos 70, ainda não apareceu nada de otimização do sistema. 

Como foi contigo?

No começo a temperatura ficava alta em torno de 80, porém depois reduziu. 

Assim que o sistema iniciou após a atualização, veio a notificação "otimização do sistema"... O fan ficou quase em 6000rpm porém depois de um tempo ficou em 2000rpm modo normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/11/2020 at 16:33, tgarbin disse:

Meu medo é justamente gerar algum problema no Windows 10 por causa desse sistema de notas fiscais que uso...mas se temos aqui um colega que teve sucesso, penso que posso arriscar! E o que vc me diria sobre usar teclado e mouse bluetooth? Crê que posso usar ou melhor usar hardwares com cabo para o caso de o bluetooth desandar no meio do caminho?

 

Não vejo nenhum problema em usar mouse e teclado bluetooth, mas recomendo usar os da Apple, pois dispensa utilizar a porta usb pro dodge Bluetooth.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde.

Seguindo o tutorial do Ramon, fiz a instalação do Big Sur em cima do Catalina e, o meu iMac 2013 está funcionando super bem.

Não tem problemas de aquecimentos ou desempenho, consumo de memória se mantém até 6GB (tenho 8GB), bem fluída a máquina. Toda a sincronização com o iCloud funcionando perfeitamente (apenas o problema com as abas sincronizadas do Safari).

Todo hardware funcionando, wi-fi, AirDrop, bluetooth, rede cabeada, som, brilho, câmera, microfone e USB.

As transparências estão funcionando também. Está excelente o Big Sur no meu iMac. Estou usando um SSD.

A instalação foi tranquila e não apresentou nenhum erro; como já estava disposto a formatar meu iMac, fiz uma instalação limpa do Catalina, em seguida fiz a atualização para o Big Sur e depois o iCloud.

Quem está em dúvida, pode ficar tranquilo, está funcionando bem mesmo não sendo compatível originalmente pela Apple.

Até tentei fazer a instalação no meu MacBook Pro 17" 2011 Early e não ficou bom, deixei com o Mojave mesmo.

 

Captura de Tela 2020-12-02 às 13.56.08.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Saiu a nova atualização do Big Sur, porém para atualizar tem que repetir o mesmo processo do video de Ramon utilizando o pendrive.

Aquele app Patched Sur não está realizando o update do macOS no momento, parece que no futuro irá atualizar sem precisar de toda hora usar pendrive. Eu vou deixar quieto aqui na 11.0.1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei normalmente através do OpenCore 6.3 e também pelo metódo do micropatcher 0.5.1, baixando o instalador e criando o pendrive de boot, esses métodos de like-user (com apps) facilitam mas você fica muito limitado a eles, no caso acima, deu problema já não consegue se virar, o melhor método é o original do tópico do MacRumors, que está no micropatcher

 

Atualizado MacBook Air 11" 2012 4GB da assinatura, sem nenhum problema, tudo funcionando perfeitamente.

Para atualizar por OTA, precisa do OpenCore pré-configurado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, webg3brasil disse:

Atualizei normalmente através do OpenCore 6.3 e também pelo metódo do micropatcher 0.5.1, baixando o instalador e criando o pendrive de boot, esses métodos de like-user (com apps) facilitam mas você fica muito limitado a eles, no caso acima, deu problema já não consegue se virar, o melhor método é o original do tópico do MacRumors, que está no micropatcher

 

Atualizado MacBook Air 11" 2012 4GB da assinatura, sem nenhum problema, tudo funcionando perfeitamente.

Para atualizar por OTA, precisa do OpenCore pré-configurado.

Vou pesquisar a respeito.. porque aquele aplicativo que é instalado, ao clicar em "update macOS" encontra nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, bravedragon disse:

Já instalei o BIG Sur, só que nem a WIFI e nem o Airdrop funcionam com o MACMINI 2012.

Alguém tem algum tutorial fácil para resolver esse problema.

tem que usar o pós-install (etapa 15 do micropatcher) para voltar o wifi.

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/12/2020 at 20:27, webg3brasil disse:

Atualizei normalmente através do OpenCore 6.3 e também pelo metódo do micropatcher 0.5.1, baixando o instalador e criando o pendrive de boot, esses métodos de like-user (com apps) facilitam mas você fica muito limitado a eles, no caso acima, deu problema já não consegue se virar, o melhor método é o original do tópico do MacRumors, que está no micropatcher

 

Atualizado MacBook Air 11" 2012 4GB da assinatura, sem nenhum problema, tudo funcionando perfeitamente.

Para atualizar por OTA, precisa do OpenCore pré-configurado.

Cara, tenho exatamente o mesmo modelo que você e estou com muita dúvida se atualizo ou não. Tá rodando suave no seu? Esquenta muito? Qual tutorial usou pra instalar e funcionar tudo direitinho? Se puder ajudar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 20/12/2020 at 12:05, bravedragon disse:

Já instalei o BIG Sur, só que nem a WIFI e nem o Airdrop funcionam com o MACMINI 2012.

Alguém tem algum tutorial fácil para resolver esse problema.

estou com o mesmo problema 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/12/2020 at 17:06, pymaciel disse:

Cara, tenho exatamente o mesmo modelo que você e estou com muita dúvida se atualizo ou não. Tá rodando suave no seu? Esquenta muito? Qual tutorial usou pra instalar e funcionar tudo direitinho? Se puder ajudar, agradeço.

ta sim mais o wifi nao funciona e eu abro la o patcher e nao abre ta osso so isso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...