Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Procuro Editor de PDF Alternativo ao Acrobat. Editar, Converter e Assinar com Certificado Digital


Posts Recomendados

Fala, pessoal.

Estou procurando um aplicativo para PDF que atenda as seguintes necessidades: (1) reduza o tamanho dos arquivos, (2) possua suporte ao OCR em PT-BR, (3) converta os PDFs para arquivos em formato Office/iWork e (4) permita assinar com certificado digital (Digital ID – token).

O único aplicativo no momento que sei que faz isso é o Acrobat, da Adobe. No entanto, além de não gostar do modelo de assinatura, acho o valor cobrado MUITO caro, ainda que cumpra todas essas funcionalidades.

Prefiro adquirir uma solução que atenda as minhas necessidades mas que não me mantenha preso a esse modelo (mesmo que eu tenha que pagar um valor alto uma única vez).

Pelo que pesquisei, o PDF Reader Pro parece cumprir quase todas as funções (exceto assinar com certificado digital). O Foxit do macOS não reconhece meu SafeNet5110.

Alguém tem sugestão de aplicativo? E se puderem compartilhar, também, quais apps vocês usam de forma alternativa para cumprir essas necessidades acima, agradecerei demais, também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste momento saiu uma matéria no MacMagazine de um pacote de apps, e lá tem o Prizmo 4, que possui um conteúdo Pro adicional para aquisição posterior. Não encontrei informação sobre certificado digital, pois não uso isso. Se fosse somente as demais coisas eu indicaria o PDF Toolset, mas tenho uma série de outros apps de PDF aqui: Lightweight PDF, PDF Convert Master, CleverPDF, PDF Plus e PDF Convert e Reader.

Neste momento também existe uma série de outros apps de PDF em oferta no site StackSocial. Se for primeira compra, sempre rola algum cupom de desconto.

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, sigma7 disse:

Neste momento saiu uma matéria no MacMagazine de um pacote de apps, e lá tem o Prizmo 4, que possui um conteúdo Pro adicional para aquisição posterior. Não encontrei informação sobre certificado digital, pois não uso isso. Se fosse somente as demais coisas eu indicaria o PDF Toolset, mas tenho uma série de outros apps de PDF aqui: Lightweight PDF, PDF Convert Master, CleverPDF, PDF Plus e PDF Convert e Reader.

Neste momento também existe uma série de outros apps de PDF em oferta no site StackSocial. Se for primeira compra, sempre rola algum cupom de desconto.

Obrigado pelas dicas de aplicativos, Sigma.

Eu tenho o Lightweight PDF e o considero muito bom. Mas às vezes não funciona, infelizmente.

Adquiri o PDF Pen na versão 6 alguns anos atrás, mas confesso que me decepcionei muito com o OCR dele e outras funções. Talvez esteja melhor agora, mas com o dólar alto não sei se vou arriscar um alto valor nessa ferramenta.

Também já tive o PDFelement (da Wondershare), mas me decepcionei também.

Quase adquiri o CleverPDF, mas a falta de OCR foi impeditivo.

Esse Prizmo 4 parece ser bem interessante e está num preço bom. Vou avaliar. Agradeço desde já a dica.

Apesar disso, no momento o que eu mais preciso é um app que permita fazer essa assinatura com o certificado digital (sou advogado e preciso para assinar peças em alguns tribunais). E estou disposto a desembolsar um valor alto se for necessário. Mas preferiria fazer isso num app que tivesse mais funções, sabe, até para eliminar essa quantidade de apps que geralmente temos pra lidar com PDF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, rafaelalvesgb disse:

Apesar disso, no momento o que eu mais preciso é um app que permita fazer essa assinatura com o certificado digital (sou advogado e preciso para assinar peças em alguns tribunais).

Oi, Rafael, não entendi. Por que você precisa que o app de PDF assine documentos para essa finalidade? Ou melhor dizendo, para quais tribunais?

Editado por roberktum
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, roberktum disse:

Oi, Rafael, não entendi. Por que você precisa que o app de PDF assine documentos para essa finalidade? Ou melhor dizendo, para quais tribunais?

Alguns tribunais (como o TJGO e se não me falha a memória o TJRJ) necessitam que assinemos os arquivos com certificado digital. O TJRJ tem um programinha próprio (pra Windows) bem simples mas que funciona muito bem. Mas nada pra MAC.

Esse arquivo com assinatura geralmente possui um formato "PDF.P7S" ou então anexa a assinatura no próprio PDF como uma espécie de anexo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, rafaelalvesgb disse:

Esse arquivo com assinatura geralmente possui um formato "PDF.P7S" ou então anexa a assinatura no próprio PDF como uma espécie de anexo.

1 - Salvo engano, nenhum aplicativo de pdf vai resolver seu problema, porque eles não geram arquivos pdf.p7s. O Acrobat e o Foxit apõem um carimbo com a assinatura, visível no corpo do documento onde você escolher, mas não mudam o formato. Já nos arquivos pdf.p7s, muda o formato e o ícone do arquivo, mas nenhum sinal é estampado no corpo do documento indicando a assinatura. 

Por outro lado, o próprio PJeOffice faz isso, na função “Assinador off-line”. Fiz o teste aqui e deu certo. Só não entendi porque ele tem essa função, já que o PJe não aceita a inclusão desse formato (p7s) no processo. Coisas da turma de TI...

De todo modo, o Acrobat Reader (de graça) tem a função de assinar igualzinha ao pago. 

2 – OCR, redução e conversão pdf-Office e vice-versa: há várias ferramentas on-line que fazem isso, a mais completa que conheço é a https://www.ilovepdf.com. Faz tudo, menos assinar, inclusive converte para PDF/A, que você nem perguntou mas é necessário para o PJe. 

Quase não uso mais essa ferramenta porque utilizo o Acrobat e o PDF Expert. Este último, apesar de limitado em muitos aspectos, pra mim é de longe o melhor de todos (experimentei vários antes de comprar) para estudar processos. As possibilidades de anotar e organizar são muito boas mesmo, se tiver algum melhor só se for para iPad, para computador acho bem difícil.

Outra coisa que percebi também é o seguinte: OCR não faz milagre, portanto não acho que valha a pena pagar por um aplicativo de pdf pra isso, porque o desempenho não será superior ao das ferramentas de graça na internet. 

Outra coisa que só ficou mais claro pra mim agora: muita sacanagem que o preço que pagamos pelo certificado digital não inclua uma plataforma onde as pessoas pudessem conferir a autenticidade de documentos "particulares" assinados digitalmente. Nem a o carimbo do tempo é incluído... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/06/2020 at 23:47, rafaelalvesgb disse:

Alguns tribunais (como o TJGO e se não me falha a memória o TJRJ) necessitam que assinemos os arquivos com certificado digital. O TJRJ tem um programinha próprio (pra Windows) bem simples mas que funciona muito bem. Mas nada pra MAC.

Esse arquivo com assinatura geralmente possui um formato "PDF.P7S" ou então anexa a assinatura no próprio PDF como uma espécie de anexo.

Rafael, não é mais simples usar Windows no seu Mac pra resolver esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, roberktum disse:

muita sacanagem que o preço que pagamos pelo certificado digital não inclua uma plataforma onde as pessoas pudessem conferir a autenticidade de documentos "particulares" assinados digitalmente. Nem a o carimbo do tempo é incluído... 

Sacanagem mesmo são esses dois únicos tribunais que destoam do resto do país. Kkkkk

 

Em 18/06/2020 at 23:47, rafaelalvesgb disse:

como o TJGO e se não me falha a memória o TJRJ)

Vc atua bastante nesses dois TJs? Já vi esse do Rio, e como usei poucas vezes usei a VM pra assinar, coisa bem rápida. Se usar o Parallels já consegue abrir direto o assinador. 
 

sobre um computador de pdf, uso um baratinho mas muito competente. Vou ver o nome e ponho aqui.

Editado por Stow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Stow disse:
18 horas atrás, roberktum disse:

muita sacanagem que o preço que pagamos pelo certificado digital não inclua uma plataforma onde as pessoas pudessem conferir a autenticidade de documentos "particulares" assinados digitalmente. Nem a o carimbo do tempo é incluído... 

Sacanagem mesmo são esses dois únicos tribunais que destoam do resto do país. Kkkkk

 

Mas a plataforma de assinaturas a que me referi não tem nada a ver com os sistemas dos tribunais, porque eles próprios são plataformas de assinatura e conferência de autenticidade, sejam boas ou ruins. Eu me refiro a uma plataforma para documentos particulares, como um contrato, procuração, etc. A OAB nacional inclusive tem a plataforma, mas paga - e muito caro, como se já não bastasse pagarmos pela anuidade de órgão de classista mais cara do país. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, roberktum disse:

1 - Salvo engano, nenhum aplicativo de pdf vai resolver seu problema, porque eles não geram arquivos pdf.p7s. O Acrobat e o Foxit apõem um carimbo com a assinatura, visível no corpo do documento onde você escolher, mas não mudam o formato. Já nos arquivos pdf.p7s, muda o formato e o ícone do arquivo, mas nenhum sinal é estampado no corpo do documento indicando a assinatura. 

Por outro lado, o próprio PJeOffice faz isso, na função “Assinador off-line”. Fiz o teste aqui e deu certo. Só não entendi porque ele tem essa função, já que o PJe não aceita a inclusão desse formato (p7s) no processo. Coisas da turma de TI...

De todo modo, o Acrobat Reader (de graça) tem a função de assinar igualzinha ao pago. 

2 – OCR, redução e conversão pdf-Office e vice-versa: há várias ferramentas on-line que fazem isso, a mais completa que conheço é a https://www.ilovepdf.com. Faz tudo, menos assinar, inclusive converte para PDF/A, que você nem perguntou mas é necessário para o PJe. 

Quase não uso mais essa ferramenta porque utilizo o Acrobat e o PDF Expert. Este último, apesar de limitado em muitos aspectos, pra mim é de longe o melhor de todos (experimentei vários antes de comprar) para estudar processos. As possibilidades de anotar e organizar são muito boas mesmo, se tiver algum melhor só se for para iPad, para computador acho bem difícil.

Outra coisa que percebi também é o seguinte: OCR não faz milagre, portanto não acho que valha a pena pagar por um aplicativo de pdf pra isso, porque o desempenho não será superior ao das ferramentas de graça na internet. 

Outra coisa que só ficou mais claro pra mim agora: muita sacanagem que o preço que pagamos pelo certificado digital não inclua uma plataforma onde as pessoas pudessem conferir a autenticidade de documentos "particulares" assinados digitalmente. Nem a o carimbo do tempo é incluído... 

Valeu, roberktum, pelas dicas. No meu macOS, por algum motivo, o PJeOffice nunca conseguiu fazer a assinatura. Vou tentar descobrir porquê. E não sabia que o Acrobat fazia essa função de assinar na versão gratuita. Valeu demais. Acho que já ajuda a resolver o problema. Vou testar.

Quanto ao OCR, eu sei que não faz milagres. Mas há discrepâncias muito grandes entre as soluções na hora de gerar o arquivo com o texto. Muitos apps dizem fazer OCR mas dependem muito da qualidade da imagem, da direção do texto e às vezes até o tipo de fonte é impeditivo para uma boa conversão. Então em muitas vezes (para mim que digito rápido e já fiz curso de digitação) acaba sendo mais eficiente sair digitando do que ficar corrigindo OCR mal feito.

E concordo 100% contigo: um absurdo não haver um app específico para conferir a autenticidade ou  assinar e incluir o carimbo do tempo nos documentos. Mas pelo que percebi, faz parte do "modelo de negócios" fazer isso. Vide o Portal de Assinaturas da Certisign...

4 horas atrás, phcunha disse:

Rafael, não é mais simples usar Windows no seu Mac pra resolver esse problema?

Acho que não, phcunha. Explico: trabalho com compliance, então não dá pra usar software pirata. Tenho que dar o exemplo. E aí, se eu for considerar os custos de ter uma VM decente (tipo Parallels) e uma licença para Windows, os custos envolvidos deixam de ser atrativos. Ainda que usasse uma VM gratuita como o Virtualbox, teria que ter a licença do Windows.

Então acho que é mais vantajoso comprar um App via AppleStore que ganha atualizações constantes e ainda posso usar nos 2 MacBooks que possuo...

3 horas atrás, Stow disse:

Sacanagem mesmo são esses dois únicos tribunais que destoam do resto do país. Kkkkk

 

Vc atua bastante nesses dois TJs? Já vi esse do Rio, e como usei poucas vezes usei a VM pra assinar, coisa bem rápida. Se usar o Parallels já consegue abrir direto o assinador. 
 

sobre um computador de pdf, uso um baratinho mas muito competente. Vou ver o nome e ponho aqui.

Tenho poucas causas, Stow, e por isso ainda não tive grandes dificuldades. Mas é bastante chato depender de amigos e colegas de profissão. Além disso, podem surgir emergências.

A verdade é que a maior sacanagem foi nosso Legislativo ter aceito que cada tribunal criasse seu próprio sistema, o que gerou vários sistemas de processo judicial eletrônico. O Ceará, p.ex., usa três: eSAJ, PJe e PROJUDI – três sistemas!!! À época da lei do processo eletrônico, o argumento para aceitar essa cagada possibilidade (de vários sistemas) era a de que cada tribunal conhecia melhor a sua realidade e tinha especificidades (e autonomia) no tratamento da organização judiciária. Até entendo o argumento, mas o fato é que o Código de Processo Civil é o mesmo para o país inteiro. Enfim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, roberktum disse:

De todo modo, o Acrobat Reader (de graça) tem a função de assinar igualzinha ao pago. 

Posso ter entendido errado, mas pelo que verifiquei a assinatura que existe no Acrobat é a mesma do Preview (é só uma espécie de digitalização da assinatura que geralmente fazemos à caneta). No caso, o que procuro realmente é uma em que possa usar o certificado digital.

No Windows eu consigo fazer no Foxit. Mas, por algum motivo, o Foxit no macOS nunca reconheceu meu certificado digital (seja o GD Burti – já morto, ainda bem – seja no SafeNet 5110). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, rafaelalvesgb disse:

Posso ter entendido errado, mas pelo que verifiquei a assinatura que existe no Acrobat é a mesma do Preview (é só uma espécie de digitalização da assinatura que geralmente fazemos à caneta

No Acrobat Pro DC, que é o que eu tenho, a assinatura é digital mesmo, bem completa inclusive. Dá pra só assinar, assinar com certificação do conteúdo, e também para usar carimbo do tempo (se você pagar algum servidor pra isso). Aí, se o destinatário abrir o pdf no Acrobat, ele vai ver a assinatura e conseguir conferir os dados do certificado, se o documento foi alterado, etc. Dá inclusive para criptografar todo o conteúdo, mas ainda estou estudando qual seria a vantagem disso, porque nesse caso o arquivo só vai abrir com o certificado digital de quem fez, ou seja, um eventual destinatário não conseguirianem visualizar o PDF. Se tentar abrir em outro aplicativo de PDF, ele acusa que o PDF está corrompido. 

Não sei se você se referiu ao Acrobat gratuito (Reader), aí nesse, como eu disse antes, não posso afirmar que é igual, porque não testei. Mas vi um tutorial e os prints são rigorosamente iguais aos que estou acostumado no Acrobat Pro. Fiz um teste pra você ver, segue o print. O retângulo no documento é a assinatura. Os detalhes do certificado na janela suspensa aparecem quando você clica na assinatura.

Mas como eu disse antes, o arquivo não é alterado para p7s, continua pdf normal, não tem nada a ver com peticionamento eletrônico.

Captura de Tela 6.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Não tinha conseguido subir os prints. O primeiro mostra a assinatura com as informações do certidificado. A segunda, mostra o arquivo depois de editado em outro app. Veja que o Adobe acusa a invalidade da assinatura, e mostra o motivo no painel esquerdo (página modificada). 

Captura de Tela.jpg

Captura de Tela 1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, roberktum disse:

No Acrobat Pro DC, que é o que eu tenho, a assinatura é digital mesmo, bem completa inclusive. Dá pra só assinar, assinar com certificação do conteúdo, e também para usar carimbo do tempo (se você pagar algum servidor pra isso). Aí, se o destinatário abrir o pdf no Acrobat, ele vai ver a assinatura e conseguir conferir os dados do certificado, se o documento foi alterado, etc. Dá inclusive para criptografar todo o conteúdo, mas ainda estou estudando qual seria a vantagem disso, porque nesse caso o arquivo só vai abrir com o certificado digital de quem fez, ou seja, um eventual destinatário não conseguirianem visualizar o PDF. Se tentar abrir em outro aplicativo de PDF, ele acusa que o PDF está corrompido. 

Não sei se você se referiu ao Acrobat gratuito (Reader), aí nesse, como eu disse antes, não posso afirmar que é igual, porque não testei. Mas vi um tutorial e os prints são rigorosamente iguais aos que estou acostumado no Acrobat Pro. Fiz um teste pra você ver, segue o print. O retângulo no documento é a assinatura. Os detalhes do certificado na janela suspensa aparecem quando você clica na assinatura.

Mas como eu disse antes, o arquivo não é alterado para p7s, continua pdf normal, não tem nada a ver com peticionamento eletrônico.

Captura de Tela 6.pdfUnavailable

Entendi. Infelizmente a captura de tela está indisponível. Mas dei uma olhada nos vídeos e realmente só no Acrobat Pro DC (que é pago).

O programa do TJRJ (Assinador Livre, se não me falha a memória) faz isso que você falou: ele inclui a assinatura como um anexo ao arquivo, mas não altera o formato (continua sendo PDF). Esse pra mim é o ideal.

Inclusive, atualizando a informação: no meu PJe só consigo assinar off-line se a janela de Log estiver aberta. Não sei o porquê. Acabei descobrindo por acaso (como não estava funcionando, decidi abrir a janela para saber se existia algum erro, inclusive para encaminhar aos desenvolvedores do sistema e também para postar aqui). Detalhe: não só tem que estar aberta, como é necessário fazer isso antes de tentar realizar a assinatura; do contrário o PJeOffice trava...

3 minutos atrás, roberktum disse:

 

Não tinha conseguido subir os prints. O primeiro mostra a assinatura com as informações do certidificado. A segunda, mostra o arquivo depois de editado em outro app. Veja que o Adobe acusa a invalidade da assinatura, e mostra o motivo no painel esquerdo (página modificada). 

Captura de Tela.jpg

Captura de Tela 1.jpg

Legal. É exatamente essa função que procuro. Mas acho muito caros os preços praticados pela Adobe.

 

O Foxit possui essa função gratuitamente no Windows. No Mac somente no Foxit Phantom PDF. Acredito que vá acabar pegando esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, roberktum disse:

Mas a plataforma de assinaturas a que me referi não tem nada a ver com os sistemas dos tribunais, porque eles próprios são plataformas de assinatura e conferência de autenticidade, sejam boas ou ruins. Eu me refiro a uma plataforma para documentos particulares, como um contrato, procuração, etc. A OAB nacional inclusive tem a plataforma, mas paga - e muito caro, como se já não bastasse pagarmos pela anuidade de órgão de classista mais cara do país. 

Entendo, mas sem querer defender o que compramos é o certificado (a caneta). O modelo de negócio hoje é esse. Entendo a assinatura e sua confirmação como um serviço que envolve até armazenamento e servidor pra “assinar” o arquivo. Já é outro serviço. Que tem uma forma permanente, afinal o documentos assinado tem que ser validado de alguma forma.

 

Sobre a OAB eu já concordo, pelo valor da anuidade e migração para a virtualidade (usando menos papel nas salas da própria OAB nos fóruns) a Ordem deveria sim oferecer um serviço de assinatura gratuito. 
 

Hoje essa plataforma que vc citou - penso que seja a mesma - oferece 200 documentos gratuito. O que me atende, porém para grandes firmas deve ser irrisório. 
 

Site de assinatura da OAB que me referi: https://oab.portaldeassinaturas.com.br

20 horas atrás, rafaelalvesgb disse:

ele inclui a assinatura como um anexo ao arquivo, mas não altera o formato (continua sendo PDF).

Tá se referindo ao arquivo .p7s criado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, rafaelalvesgb disse:

Ceará, p.ex., usa três: eSAJ, PJe e PROJUDI – três sistemas!!! À época da lei do processo eletrônico, o argumento para aceitar essa cagada possibilidade (de vários sistemas) era a de que cada tribunal conhecia melhor a sua realidade e tinha especificidades (e autonomia) no tratamento da organização judiciária. Até entendo o argumento, mas o fato é que o Código de Processo Civil é o mesmo para o país inteiro. Enfim...

Sou daqui tb, sei pelo que passa. E não esqueça os anteriores do Trabalho, pra aumentar a salada: o e-doc, e aquele “semi” virtual antes do pje. Usei todos. E sinceramente, ainda acho o PROJUDI o melhor, pela simplicidade. Sobre o CPC, vc sabe bem que cada juizado tem seu próprio CPC. Kkkkkk Infelizmente.

Porém tenho visto uma tendência do CNJ em unificar isso aos poucos. Queria mesmo era que fôssemos ouvidos e mesclassem o melhor dos sistemas. Hoje exceto pela justiça eleitoral (não sei pq), uso todos no mac sem problema. E como te disse, esse do RJ vou na VM e assino.

Pra acrescentar mais um problema à tua lista: o TCE daqui tb usa esse assinador externo, que só roda no win. E não é órgão da Justiça, então nem CNJ resolve. 🤣

ps: penso que o problema seja que quem decide (desembargadores, etc) não entende nada de TI e a turma da TI não sua o sistema pra saber os problemas.

Editado por Stow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Stow disse:

Entendo, mas sem querer defender o que compramos é o certificado (a caneta). O modelo de negócio hoje é esse.

Sim, você tem razão, é o modelo de negócio da ICP-Brasil, tudo separado. Deve ser mais lucrativo que o já paradisíaco (para os tabeliães) sistema cartorial. MInha bronca maior realmente é com a OAB mesmo. 

51 minutos atrás, Stow disse:

Hoje essa plataforma que vc citou - penso que seja a mesma - oferece 200 documentos gratuito. O que me atende, porém para grandes firmas deve ser irrisório. 

É essa mesma, mas eu não sabia que havia o esses 200 docs gratuitos. Já é alguma coisa. Valeu pela informação, vou usar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Stow disse:

Entendo, mas sem querer defender o que compramos é o certificado (a caneta). O modelo de negócio hoje é esse. 

(...)

Site de assinatura da OAB que me referi: https://oab.portaldeassinaturas.com.br

Tá se referindo ao arquivo .p7s criado?

Na verdade não compramos nem certificado nem a "caneta". O certificado é apenas o meio. O que efetivamente compramos é a confirmação, validada por intermédio de um terceiro autorizado, de que aquela assinatura foi proferida por uma pessoa que existe, que possui aqueles dados e, no nosso caso (advogados), de que a pessoa possui habilitação legal para exercer os atos que pratica.

Se parar para pensar, o sistema é bem falho, pois é possível ter mais de um certificado para deixar aos estagiários a fim de que praticassem atos em seu nome, pois com a senha qualquer um pode se passar por ti nos documentos (e por isso é de suma importância mantê-la em sigilo).

Quanto ao arquivo, não é um P7S, não, Stow. Confesso que apesar de não ser um usuário comum, também não tenho conhecimentos suficientes para te afirmar o que é feito efetivamente. O que sei é que o sistema gera uma espécie de "anexo" ao arquivo PDF em que é possível verificar a assinatura e os dados do assinante. Infelizmente não é possível ver no Preview, mas no Foxit é possível. No momento não tenho um arquivo para conseguir te mostrar. Assim que conseguir eu tiro um print e incluo aqui.

1 hora atrás, Stow disse:

Sou daqui tb, sei pelo que passa. E não esqueça os anteriores do Trabalho, pra aumentar a salada: o e-doc, e aquele “semi” virtual antes do pje. Usei todos. E sinceramente, ainda acho o PROJUDI o melhor, pela simplicidade. Sobre o CPC, vc sabe bem que cada juizado tem seu próprio CPC. Kkkkkk Infelizmente.

Porém tenho visto uma tendência do CNJ em unificar isso aos poucos. Queria mesmo era que fôssemos ouvidos e mesclassem o melhor dos sistemas. Hoje exceto pela justiça eleitoral (não sei pq), uso todos no mac sem problema. E como te disse, esse do RJ vou na VM e assino.

Pra acrescentar mais um problema à tua lista: o TCE daqui tb usa esse assinador externo, que só roda no win. E não é órgão da Justiça, então nem CNJ resolve. 🤣

ps: penso que o problema seja que quem decide (desembargadores, etc) não entende nada de TI e a turma da TI não sua o sistema pra saber os problemas.

Na verdade sou do DF, mas já atuei em vários lugares do país. Pessoalmente gosto das funcionalidades do PJe (pra mim é o mais completo, mas o fato de ser vinculado ao JAVA atrapalha muito). O segundo que prefiro é o ePROC. Depois eSAJ.

Depois de atuar no Goiás, minha relação com o PROJUDI é de completo ódio. Sem mais. Dá calafrios quando descubro que tenho que usá-lo.

 

Em todo caso, o desafio em que me encontro e fez surgir esse post é exatamente esse: conseguir encontrar uma solução de PDF que consiga atender a todas essas peripécias que nosso Judiciário. Se não for possível, ao menos duas soluções já ajudariam.

 

Para as ferramentas padrões (cortar, reduzir tamanho, mesclar, dividir, separar partes, editar PDF, criar formulário...), qual app vocês recomendam?

No caso da assinatura com certificado, talvez a solução seja o Phantom PDF da Foxit, que foi o único que vi que realmente faz isso. No entanto, não conheço as outras funcionalidades.

Editado por rafaelalvesgb
Correção
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 16/06/2020 at 09:53, rafaelalvesgb disse:

Fala, pessoal.

Estou procurando um aplicativo para PDF que atenda as seguintes necessidades: (1) reduza o tamanho dos arquivos, (2) possua suporte ao OCR em PT-BR, (3) converta os PDFs para arquivos em formato Office/iWork e (4) permita assinar com certificado digital (Digital ID – token).

O único aplicativo no momento que sei que faz isso é o Acrobat, da Adobe. No entanto, além de não gostar do modelo de assinatura, acho o valor cobrado MUITO caro, ainda que cumpra todas essas funcionalidades.

Prefiro adquirir uma solução que atenda as minhas necessidades mas que não me mantenha preso a esse modelo (mesmo que eu tenha que pagar um valor alto uma única vez).

Pelo que pesquisei, o PDF Reader Pro parece cumprir quase todas as funções (exceto assinar com certificado digital). O Foxit do macOS não reconhece meu SafeNet5110.

Alguém tem sugestão de aplicativo? E se puderem compartilhar, também, quais apps vocês usam de forma alternativa para cumprir essas necessidades acima, agradecerei demais, também.

https://www.sejda.com/pt/pdf-editor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Existe na internet assinadores de documentos com certificado digital grátis, ilimitados e confiáveis. Todos possuem site para verificação nos moldes do portal de assinaturas certisign. Segue:

https://www.serpro.gov.br/links-fixos-superiores/assinador-digital/assinador-serpro

https://www.registradores.org.br/AssinadorDigital/

esse último creio que só tenha versão para windows.

obs.: a OAB disponibiliza 200 grátis por mês para assinar digitalmente no portal de assinaturas oab. Pra mim é o melhor serviço e mais bacana. Único com QR CODE para validação da assinatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...