Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macos Catalina MBP 2011


Theusgustavog

Posts Recomendados

Pessoal, bom dia!!

 

Alguém aqui tem um MacBook Pro 2011 com o catalina e poderia me tirar algumas dúvidas ?

Instalei o catalina no meu, porém ele está apresentando uns bugs gráficos meio chato, vi que tem como desabilitar a placa dedicada e “forcar” ele a usar a integrada, porém, queria entender se isso resolve todos os problemas gráficos e se é possível habilitar a placa depois se eu quiser!

 

Abaixo estou colocando uma foto de configurações do meu Mac! da3aac47586a20299882d6fabd306cf4.jpg

 

 

Enviado do meu iPod touch usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, o 2011 é uma treta! Provavelmente não tem problemas com a instalação, mas sim com hardware em si. Tem muita coisa sobre esse modelo pelo mundo, então eu começaria por estes itens aqui:

- O Software que vc procura chama-se gfxCardStatus, mas não sei a efetividade dele nas GPUs AMD. Mesmo para os nVidia 2010 e tal, ele é bem paliativo e falho, várias vezes perde a config e a máquina espana. Certa hora vai parar de vez. Eu tenho um Mid 2010 com GT330m e, quando descobri a solução pra ele, troca de um capacitor, a GPU já tinha sido muito maltratada e lascou.

- Veja também esse vídeo do Louis Rossmann e do dosdude1 (LINK), os caras são feras (veja também vários outros vídeos aí sobre o problema, tem muitos).

- Aqui no fórum também tem uns threads sobre o problema
    - Esse (desabilitar a GPU via comando e modificações de kexts, etc.) e esse (thread de conversas de toda sorte), por exemplo.

Boa sorte aí, bro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei o Catalina no meu Macbook Pro 15' Early 2011 pelo patch do Dosduse1 (LINK) e desabilitei a placa de video dedicada através do procedimento recomendado pelo próprio Dosdude (LINK).

Funcionando OK (inclusive o controle de brilho da tela e modo sleep/hibernar, que, segundo instruções, deixariam de funcionar). Não sei exatamente quais problemas que vc tem, mas no meu o modo Dark/Light não funciona no AUTO, assim prefiro deixar no Dark mesmo.

 

Abs,

Editado por AdrianoGH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, instalei o Mojave, desabilitei a GPU pelo tutorial do dosdude1 e quando eu reinicio meu Mac, a dita da placa de vídeo dedicada, volta

Não sei mais o que fazer kkkk

E sobre o catalina estar funcionando o brilho e modo sleep, isso tá rolando porque parece que chegou um patch no sistema que estava habilitando essas funcionalidades na placa integrada, pelo menos foi o que eu li


Enviado do meu iPod touch usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Theusgustavog, como vc identificou que a placa "volta"?

No meu caso estou com problema no hardware (o conhecido problema da solda da GPU) e o Macbook nem funcionava direito, as vezes nem ligava, "bugava" o video e travava. Precisava reiniciar na marra.

Fiquei com o notebook encostado por uns 2 anos. E com a pandemia resolvi pesquisar se tinha alguma solução alternativa ao reballing da GPU. Foi quando vi essa solução do Dosdude1. Que além de "reviver" meu Macbook ainda "atualizou" o MacOS! rsrs

Olhando as configurações da placa e video (em System Report), realmente a GPU dedicada está lá, mas como o Macbook funciona sem problemas, com certeza a placa de video dedicada não está sendo utilizada.

Os problemas que vc identificou foram solucionados com o procedimento do Dosdude1?

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu percebo que a placa dedicada volta a funcionar, porque o macos começa a apresentar problemas na aceleração gráfica, coisa típica da gpu dedicada, aí depois de um tempo, para, acho que o Mac fica alternando as placas gráficas e aí quando está na dedicada, da o bug gráfico no sistema e quando está na integrada, a máquina roda liso de boa


Enviado do meu iPod touch usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, AdrianoGH disse:

Vá em System Preferences > Energy Saver e desabilita a opção Automatic graphic switch.

Abs,

Desabilitar isso ativa exclusivamente a GPU dedicada, aí ele só terá problemas. O que precisa mesmo é aplicar os comandos de desativação da GPU e instalar com o Patch.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desabilitar isso ativa exclusivamente a GPU dedicada, aí ele só terá problemas. O que precisa mesmo é aplicar os comandos de desativação da GPU e instalar com o Patch.
 
Abraço

Rafa, parece que deu certo aqui, vocês conhecem algum aplicativo que deixa ajustar o brilho da tela ?


Enviado do meu iPod touch usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi, o próprio Patch do dosdude1 foi atualizado com essa função sendo passada para o GPU integrado. Estou neste exato momento baixando o macOS pelo Patcher mais novo para testar no meu MBP 15" Mid 2010 que também tem uma GPU bomba, a GT330m. Vamos ver o que acontece hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Rafael Scheid disse:

Desabilitar isso ativa exclusivamente a GPU dedicada, aí ele só terá problemas. O que precisa mesmo é aplicar os comandos de desativação da GPU e instalar com o Patch.

 

Abraço

Tem razão. É que no meu está desabilitado, porém, acredito eu, devido a GPU estar desabilitada não faz diferença.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, AdrianoGH disse:

Tem razão. É que no meu está desabilitado, porém, acredito eu, devido a GPU estar desabilitada não faz diferença.

Abs,

Ah, show de bola então, bro. A recomendação do Dosdude1 é deixar esta opção habilitada, creio que para diminuir as possibilidades de o macOS ficar tentando acionar a GPU, mas se tá OK aí tá valendo haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Theusgustavog disse:

Boa sorte kkkk, eu tentei usar o catalina, porém ele começou a dar um monte de problema para abrir softwares e tals


Enviado do meu iPod touch usando Tapatalk

Aaaaaaaand... looks like I just killed my MBP for life hahaha... instalei o macOS com o novo patch e mesmo fazendo os procedimentos pra desabilitar a GPU na NVRAM e o SIP, na hora do boot ele tenta ativar a GPU e reinicia. Não tá aceitando o comando de desabilitar a GPU. I'm f*d hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...