Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Meu Mac não reconhece o pen drive bootavel


Filipe Faria

Posts Recomendados

Fala pessoal beleza?

Então, eu tenho um macbook pro de meados 2009, eu tinha levado em uma assistência para fazer um upgrade com um SSD aí ele sempre funcionou muito bem até ontem quando ele não quis entrar na tela de login e o sistema é o Yosemite, apaguei o sistema lá no SSD (eraser), criei um pen drive bootavel pelo transmac e com o El Capitain, só que quando eu reinicio e seguro a tecla option ele não reconhece meu pen drive e nem o SSD, só aparece “Recovery 10.10.5”

Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza é incompatibilidade do transmac com firmwares mais antigos dos Macs. Crie seu USB usando outro Mac e o comando createinstallmedia.

https://themacgo.com/mac-os-x-el-capitan-10-11-dmg-mac-free-download-iso/

https://support.apple.com/pt-br/HT201372

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, palhano disse:

Suas portas USB, estão funcionando perfeitamente? Já tentou trocar de porta USB? Se sim, Provavelmente a criação do pendrive bootável, não deu certo!




http://instagram.com/pratikinformatica - RJ

Estão sim, troquei de porta e nada, peguei outro pen drive pra ver se o problema era ele, mas nada.

em um pen drive usei o balena etcher para instalar o sistema e no outro o transmac

e tentei também reinstalar pelo os x utilies mas ele fica dando o erro (ocorreu um erro ao preparar a instalão, execute o aplicativo novamente) e já mudei a data dele pelo promt 

1CFCB922-6FBF-4576-A0DF-38F2B7C69B7F.jpeg

Editado por Filipe Faria
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se o Mac não le o pendrive, é pq tem problema na criação dele e não está ficando bootavel! Confesso que a criação em um Mac é sempre mais garantindo, mas quando não tem outro Mac para criar, tem que ir tentando mesmo com os App do Windows!

Já tentou criar com outras imagens de instalador?




http://instagram.com/pratikinformatica - RJ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 2 meses depois...

Pessoal, tive o mesmo problema e resolvi voltar aqui para deixar registrado, porque não dá pra perder tanto tempo quanto perdi!

Depois de formatar um MacBook Pro 2009, não conseguia instalar pela internet o El Capitan, pois já havia sido descontinuado da App Store.

Gerei um pendrive bootável e parti para a instalação por meio da mídia removível. Ocorre que, ao apertar o Option (Alt) na inicialização do computador, apenas o SSD era reconhecido. Tentei reiniciar por todas as formas possíveis, acessar o Utilitário de Segurança da Inicialização (que aparentemente só tem nos computadores com chip T2), mas nada dava certo.

Baixei outros OSs, mas também não dava certo.

Enfim, a solução do problema foi, quando estava na tela de identificação do disco de inicialização (na qual o do pendrive não aparecia), retirar e conectar novamente o pendrive na porta USB. Depois disso, ele apareceu na tela e executei os procedimentos conforme orientado no site de suporte da Apple.

Bom, é isso! Espero que dê certo para quem mais esteja passando pelo mesmo problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 06/07/2021 at 19:50, Henrique Lima disse:

Pessoal, tive o mesmo problema e resolvi voltar aqui para deixar registrado, porque não dá pra perder tanto tempo quanto perdi!

Depois de formatar um MacBook Pro 2009, não conseguia instalar pela internet o El Capitan, pois já havia sido descontinuado da App Store.

Gerei um pendrive bootável e parti para a instalação por meio da mídia removível. Ocorre que, ao apertar o Option (Alt) na inicialização do computador, apenas o SSD era reconhecido. Tentei reiniciar por todas as formas possíveis, acessar o Utilitário de Segurança da Inicialização (que aparentemente só tem nos computadores com chip T2), mas nada dava certo.

Baixei outros OSs, mas também não dava certo.

Enfim, a solução do problema foi, quando estava na tela de identificação do disco de inicialização (na qual o do pendrive não aparecia), retirar e conectar novamente o pendrive na porta USB. Depois disso, ele apareceu na tela e executei os procedimentos conforme orientado no site de suporte da Apple.

Bom, é isso! Espero que dê certo para quem mais esteja passando pelo mesmo problema.

 

Henrique, me cadastrei nesse fórum apenas para agradecê-lo. Uma simples solução que por se tratar de uma situação de pen drive "bootável" a gente sequer chega a cogitar! Bastava tirar e colocar o pendrive!

Agora, outro problema que pode surgir (e talvez já tenham falado sobre isso nesse fórum aqui) é quando você clicar em "Instalar MacOS", após fazer a formatação do SSD, ele disser que "Esta cópia de instalação... está danificada".

Para resolver isso basta acessar o terminal e alterar a data do seu sistema com o comando $sudo date 0804152121 , cujos números representam: [month][day][hour][minute][year] .

Com o Catalina foi preciso colocar a data atual, para a instalação acontecer (foi hoje, 04 de agosto de 2021). Quando fui instalar o El Capitan no meu outro Macbook, se me lembro bem, precisei colocar uma data cujo ano era 2015. Então talvez, dependendo da versão do OSX que você está instalando, vale tentar datas com anos diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 04/08/2021 at 15:23, commando disse:

Henrique, me cadastrei nesse fórum apenas para agradecê-lo. Uma simples solução que por se tratar de uma situação de pen drive "bootável" a gente sequer chega a cogitar! Bastava tirar e colocar o pendrive!

Agora, outro problema que pode surgir (e talvez já tenham falado sobre isso nesse fórum aqui) é quando você clicar em "Instalar MacOS", após fazer a formatação do SSD, ele disser que "Esta cópia de instalação... está danificada".

Para resolver isso basta acessar o terminal e alterar a data do seu sistema com o comando $sudo date 0804152121 , cujos números representam: [month][day][hour][minute][year] .

Com o Catalina foi preciso colocar a data atual, para a instalação acontecer (foi hoje, 04 de agosto de 2021). Quando fui instalar o El Capitan no meu outro Macbook, se me lembro bem, precisei colocar uma data cujo ano era 2015. Então talvez, dependendo da versão do OSX que você está instalando, vale tentar datas com anos diferentes.

Queria ressaltar um detalhe interessante: eu estava tentando dar boot por um Pendrive Kingston que formatava perfeito tanto no Macbook quanto no TransMac, mas no boot do Mabook não aparecia, depois com calma observei que era um Pednrive para UBS 3.0 e desta forma não funcionava como Boot pois não era reconhecido pela porta USB 2.0 do Macbook, bastou criar um novo Pendrive para USB 2.0 que funcionou como um passe de mágica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 06/07/2021 at 19:50, Henrique Lima disse:

Pessoal, tive o mesmo problema e resolvi voltar aqui para deixar registrado, porque não dá pra perder tanto tempo quanto perdi!

Depois de formatar um MacBook Pro 2009, não conseguia instalar pela internet o El Capitan, pois já havia sido descontinuado da App Store.

Gerei um pendrive bootável e parti para a instalação por meio da mídia removível. Ocorre que, ao apertar o Option (Alt) na inicialização do computador, apenas o SSD era reconhecido. Tentei reiniciar por todas as formas possíveis, acessar o Utilitário de Segurança da Inicialização (que aparentemente só tem nos computadores com chip T2), mas nada dava certo.

Baixei outros OSs, mas também não dava certo.

Enfim, a solução do problema foi, quando estava na tela de identificação do disco de inicialização (na qual o do pendrive não aparecia), retirar e conectar novamente o pendrive na porta USB. Depois disso, ele apareceu na tela e executei os procedimentos conforme orientado no site de suporte da Apple.

Bom, é isso! Espero que dê certo para quem mais esteja passando pelo mesmo problema.

 

Irmão, criei esta conta somente para te agradecer, eu estava a meses tentando dar boot no mac.

Muito obrigado pela dica, salvou meu dia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
7 horas atrás, Denis Oliveira disse:

posso usar a imagem do windows 10 no pendrive botavel?

Se o seu Mac for Intel e de um ano compatível com Windows 10, sim.
Veja este link de suporte da Apple https://support.apple.com/pt-br/HT201468
Você pode preparar o disco com o BootCamp no MacOS ou com um app de terceiro tipo o TransMac que comentaram acima também. Estas são as formas mais conhecidas.

Windows 7 https://support.apple.com/pt-br/HT205016
Windows 8.1 https://support.apple.com/pt-br/HT201457

O Windows 11 não é compatível com nenhum Mac de maneira "nativa", que seria usando o Boot Camp da Apple.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia família, tenho esse imac de 2009-2010, desistalei o sistema porque estava corrompido, porem nao consigo instalar novamente, tentei pela opção "reinstalar OS X", não tive sucesso pois quando coloco minha conta diz que não verifiquei meu apple id, depois deu esse erro "erro connecting to the apple ID server", tentei colocar a iso do windows 10, no pen drive pelo transmac mas ele não leu, estou com ele parado a alguns dias. alguma solução por favor

ce78ea47-c27e-45b9-add7-3dff2d150d67.jpg

Em 31/03/2022 at 19:14, Rafael Scheid disse:

Se o seu Mac for Intel e de um ano compatível com Windows 10, sim.
Veja este link de suporte da Apple https://support.apple.com/pt-br/HT201468
Você pode preparar o disco com o BootCamp no MacOS ou com um app de terceiro tipo o TransMac que comentaram acima também. Estas são as formas mais conhecidas.

Windows 7 https://support.apple.com/pt-br/HT205016
Windows 8.1 https://support.apple.com/pt-br/HT201457

O Windows 11 não é compatível com nenhum Mac de maneira "nativa", que seria usando o Boot Camp da Apple.

entao meu mac nao vai ser possivel colocar o windows pelo jeito. vou tentar colocar o "macOS Sierra"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Denis Oliveira disse:

Bom dia família, tenho esse imac de 2009-2010, desistalei o sistema porque estava corrompido, porem nao consigo instalar novamente, tentei pela opção "reinstalar OS X", não tive sucesso pois quando coloco minha conta diz que não verifiquei meu apple id, depois deu esse erro "erro connecting to the apple ID server", tentei colocar a iso do windows 10, no pen drive pelo transmac mas ele não leu, estou com ele parado a alguns dias. alguma solução por favor

ce78ea47-c27e-45b9-add7-3dff2d150d67.jpg

entao meu mac nao vai ser possivel colocar o windows pelo jeito. vou tentar colocar o "macOS Sierra"

CONSEGUI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
Em 04/08/2021 at 15:23, commando disse:

Henrique, me cadastrei nesse fórum apenas para agradecê-lo. Uma simples solução que por se tratar de uma situação de pen drive "bootável" a gente sequer chega a cogitar! Bastava tirar e colocar o pendrive!

Agora, outro problema que pode surgir (e talvez já tenham falado sobre isso nesse fórum aqui) é quando você clicar em "Instalar MacOS", após fazer a formatação do SSD, ele disser que "Esta cópia de instalação... está danificada".

Para resolver isso basta acessar o terminal e alterar a data do seu sistema com o comando $sudo date 0804152121 , cujos números representam: [month][day][hour][minute][year] .

Com o Catalina foi preciso colocar a data atual, para a instalação acontecer (foi hoje, 04 de agosto de 2021). Quando fui instalar o El Capitan no meu outro Macbook, se me lembro bem, precisei colocar uma data cujo ano era 2015. Então talvez, dependendo da versão do OSX que você está instalando, vale tentar datas com anos diferentes.

SET/2023 - Retrocedendo a data, resolveu meu problema. Muito obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...