Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook A1181 não inicia


José Brito

Posts Recomendados

Olá a todos , sou novo no fórum e tive meu primeiro contato com um MacBook essa semana.

A história é o seguinte , no dia 15/05 ganhei de um amigo um MacBook Preto, modelo A1181 ( consta na parte de debaixo do aparelho) , cheguei em casa e fui dar uma olhada e utilizada no mesmo. 
O computador estava funcionando normalmente , apesar de antigo.
No dia 18/05 , ao tentar liga-lo , simplesmente não inicia .  
Ao apertar o botão power , ele faz o barulho de iniciar , exibe a tela com a maça e a barra de inicialização logo abaixo da mesma , depois a barra desaparece , e fica apenas com o desenho de loading abaixo da maça por horas. Pensei que pudesse ser devido a ter ficado muito tempo parado , segundo meu amigo , mas quando coloco o ouvido proximo do notebook , escuto o seu HD trabalhando normalmente. 
Gostaria de saber qual ou quais procedimentos posso estar realizando , para tentar uma restauração ou algo semelhante. 
Andei pesquisando pelo site da Apple e por foruns , mas os comandos que mostram , não funcionam , Ou precisam de internet? Pois tentei sem estar conectado. E como não esta iniciando mais, não consigo inserir meu wifi. Se for o caso compro um cabo RJ45 para conseguir conexão.

Unico comando que consegui realizar foi o CMD + S , que entra no modo verbose , estilo Linux. 

Caso existam comandos que possa realizar pelo modo texto , podem indicar por gentileza? Tenho conhecimento de Linux e Windows. 
Um colega que mora em outra cidade , me disse que poderia estar criando um pendrive , com a instalação do SO , e reaizando a instalação , porém segundo ele , precisaria de outro MAC e eu não possuo. Existe forma de fazer tal procedimento via Windows?

Gostaria muito da ajuda de vocês se possível , pois quero deixar a máquina para uso de minha esposa. 

Segue em anexo 2 fotos que tirei das informações dele , no dia 15 , em uma delas consta a versão que está atualmente instalada. Não sei se seria a versão original de fabrica . 

Resumindo, quero deixar o notebook funcionando novamente e com o sistema que melhor lhe sirva, pois será utilizado para tarefas simplórias pela minha esposa.

Agradecido de coração e aguardando a ajuda dos amigos.

PS : Desculpem os erros de portugues , estou via celular e a qualidade das fotos , celular simples. haha

Inked20200515_233025_LI.jpg

20200515_233331_Burst01.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Continuo na luta. Nenhum sucesso por enquanto.

Consegui encontrar o 10.5 e 10.6 na internet. Coloquei em um pendrive ( 1 de cada vez ).

A primeira tentativa foi com o  10.6 , a instalação segue até uns 70% , depois para e acusa que não pode verificar alguns arquivos do instalador . Refiz o pendrive com o 10.6 diversas vezes e nenhum sucesso , as vezes acusa erro no inicio da instalação , as vezes mais pro meio ou próximo do final.

Tentei então , instalar o 10.5 , e ocorre o mesmo problema. 

Continuarei na luta. Estou à procura do 10.7 para fazer tentativas com ele.
Caso algum dos colegas tenha alguma ideia .  Estou aberto a sugestões e ajuda.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, palhano disse:

José, ideal seria tentar fazer um teste no HD do Mac! O sistema parando e erro na instalação, o HD pode está danificado e vc quebrando a cabeça! Seria o primeiro teste a fazer!

http://instagram.com/pratikinformatica - RJ

Agradeço o contato Palhano. Até pensei nessa possibilidade , mas como consigo proceder , para uma verificação do disco no mac? 
Com o instalador do Mac 10.6 , consegui abrir o utilitario de disco e em uma das opções mexi em Verificar Disco , apareceu uma mensagem que alguns arquivos estavam fora do lugar , depois cliquei em reparar  e a ferramenta me mostrou que estava tudo ok com o hd. 
Não se seria isso que você diz . 

Tenho outros HD's aqui , posso testar nele depois se for o caso. Mas agora está tarde pra mexer com isso e fazer barulho ( esposa dormindo) 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver algum pc com Windows e alguma forma de colocar esse hd do Mac conectado nele, pode ser pela USB ou internamente! Baixa um programa chamado HD sentinel, ele é pago, mas tem uma tempo pra teste! Ele irá verificar a saúde do HD.




http://instagram.com/pratikinformatica - RJ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, palhano disse:

Se tiver algum pc com Windows e alguma forma de colocar esse hd do Mac conectado nele, pode ser pela USB ou internamente! Baixa um programa chamado HD sentinel, ele é pago, mas tem uma tempo pra teste! Ele irá verificar a saúde do HD.




http://instagram.com/pratikinformatica - RJ

Show meu querido. Irei fazer isso no meu Windows. Tenho alguns outros programas que verificam a saúde de discos tbm.

A propósito tentei o Lion e aconteceu o msm. Deve ser zica mesmo no HD, ou eu que ainda sou muito newbie com o Mac os X haha.

Vou informando quaisquer tentativas e avanços.

Abração. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/05/2020 at 08:40, palhano disse:

Se tiver algum pc com Windows e alguma forma de colocar esse hd do Mac conectado nele, pode ser pela USB ou internamente! Baixa um programa chamado HD sentinel, ele é pago, mas tem uma tempo pra teste! Ele irá verificar a saúde do HD.




http://instagram.com/pratikinformatica - RJ

Coloquei o hd que estava no mac e realmente havia alguns problemas.

 

Porém decidi colocar outro hd no mac que está bem mais saudável e continuo sem obter sucesso.

 

Dessa vez tirei foto da mensagem.

 

Seria algum procedimento errado da minha parte?

Usei o transmac para fazer o pendrive bootavel e acredito ter pego uma imagem propria para mac e não hackintosh.

 

Falando em hackintosh estou pra tentar fazer um no meu desktop. Caso consiga, poderia estar criando um pendrive pra esse mac por ele?

 

Bem...sigo tentando resolver o assunto do.notebook hehe.

 

Vou informando conforme for tentando.

15903573083121122412604.jpg

Editado por José Brito
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...