Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac 27" 2017 R$ 10K - Boa compra?


rodolfonarrow

Posts Recomendados

Peguei um na Fastshop, mas cancelei porque o SSD do Fusiona Drive tem apenas 32 GB, um downgrade em relação ao 2015. Daí paguei mais caro, R$ 11.300, para pegar o modelo de 2 TB, pois este tem 128 GB de SSD no Fusion Drive, além de vir com a Radeon 580 e um clock um pouco maior no processador.

Muita gente vai lhe desencorajar, mas a verdade é que os preços estão subindo, veja aí o novo MacBook Air com i3 custando R$ 10 mil! Analistas de mercado já falam em dólar a R$ 6! Mas sobre o iMac 27 5k 2017, está igual ou mais barato que nos EUA, veja lá os US$ 2.300 + imposto estadual (~6 a 7% na Flórida) na BestBuy e converta para reais. Em uma conversão simples, 5 x 2.300 = R$ 11.500. Mas claro que é ainda mais caro, pois o dólar comercial está nas alturas, o dólar turismo mais ainda e ainda tem o IOF e o tal imposto estadual que não joguei na conta!

Se está atiçado pelos rumores de um futuro novo iMac, quando redesenhado geralmente apresentam problemas na primeira geração ou falta de recursos, que só chegam no segundo ou terceiro ano/modelo. Então vale pegar esse iMac para ficar um bom tempo e só migrar para Mac ARM quando a coisa estiver estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, sigma7 disse:

Peguei um na Fastshop, mas cancelei porque o SSD do Fusiona Drive tem apenas 32 GB, um downgrade em relação ao 2015. Daí paguei mais caro, R$ 11.300, para pegar o modelo de 2 TB, pois este tem 128 GB de SSD no Fusion Drive, além de vir com a Radeon 580 e um clock um pouco maior no processador.

Muita gente vai lhe desencorajar, mas a verdade é que os preços estão subindo, veja aí o novo MacBook Air com i3 custando R$ 10 mil! Analistas de mercado já falam em dólar a R$ 6! Mas sobre o iMac 27 5k 2017, está igual ou mais barato que nos EUA, veja lá os US$ 2.300 + imposto estadual (~6 a 7% na Flórida) na BestBuy e converta para reais. Em uma conversão simples, 5 x 2.300 = R$ 11.500. Mas claro que é ainda mais caro, pois o dólar comercial está nas alturas, o dólar turismo mais ainda e ainda tem o IOF e o tal imposto estadual que não joguei na conta!

Se está atiçado pelos rumores de um futuro novo iMac, quando redesenhado geralmente apresentam problemas na primeira geração ou falta de recursos, que só chegam no segundo ou terceiro ano/modelo. Então vale pegar esse iMac para ficar um bom tempo e só migrar para Mac ARM quando a coisa estiver estável.

Para o mid 2017, o iFixit cita o SSD do Fusion com apenas 24 GB (o que é pior que 32 kkk)

Considerando os riscos de um upgrade, realmente não é tão vantajoso. Vou aguardar mais um pouco, não me interesso no futuro modelo, o preço virá estratosférico. Só é interessante pela diminuição de preço nos anteriores.

Obrigado pelo feedback!

 

Editado por rodolfonarrow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, rodolfonarrow disse:

Para o mid 2017, o iFixit cita o SSD do Fusion com apenas 24 GB (o que é pior que 32 kkk)

Considerando os riscos de um upgrade, realmente não é tão vantajoso. Vou aguardar mais um pouco, não me interesso no futuro modelo, o preço virá estratosférico. Só é interessante pela diminuição de preço nos anteriores.

Obrigado pelo feedback!

 

A lentidão do HD pode ser compensada com memória RAM... ainda mais que o modelo de 27" tem uma janela acessível ao usuário para upgrade de RAM...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você estiver olhando somente para os preços, o @sigma7 foi muito assertivo. Na conversão direta, com condições atuais, fica mais barato comprar aqui.

O que eu chamaria a atenção é: vale à pena pagar 10,5K nesse hardware? Você precisa do macOS ou pode usar Windows? Com esses 10,5K dá para comprar um PC equivalente e guardar a diferença ou então comprar um PC mais potente aproveitando todo o orçamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alan Leitão pior que não dá para pegar algo igual o da Apple, isto se você considerar o conjunto da obra do iMac e buscar algo similar. Vamos pegar a concorrência como referência, e não montagem de computador caseira, que não faz testes avançados de coisa alguma. Para primeiramente ficarmos na mesma categoria, veja aí no site da Dell o preço do modelo mais recente de ALL in one: custa a partir de R$ 6 mil, tem monitor 24 Full HD, sem GPU dedicada. Se fosse possível transforma tudo em hardware de iMac, seria igual ou mais caro.

Só tela 5k do Mac já esmaga a concorrência, pois temos apenas monitores 4k no mercado, com exceção de um caríssimo da LG. Mas considere então um monitor top Dell 4k 27": os que têm melhor qualidade de construção e são destinados à edição, os ultrasharp, custam a partir de R$ 3.500. Agora busque um computador com GPU dedicada da Dell, Lenovo, etc, para conectar nele. Quanto custa? R$ 5 ou 6 mil? Isso se existir no mercado brasileiro. Total: ~R$ 9.500. Daí o iMac vem com teclado e mouse sem fio a bateria: coloque um conjunto da Logitech no carrinho. Total? Pronto, ultrapassamos a barreira dos R$ 10 mil.

Agora estamos cheios de fios passando lá atrás e, se der certo, com hackintosh sem funcionar algumas coisas, talvez ocupando uma USB para o dongle wi-fi, caso não se busque a placa para substituir, e ainda tem o bluetooth, e com risco do sistema dar problema a qualquer momento. Eu teria outras observações, como a disponibilidade de duas conexões USB-C, mas daí podem dizer que é mero detalhe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, sigma7 disse:

@Alan Leitão pior que não dá para pegar algo igual o da Apple, isto se você considerar o conjunto da obra do iMac e buscar algo similar. Vamos pegar a concorrência como referência, e não montagem de computador caseira, que não faz testes avançados de coisa alguma. Para primeiramente ficarmos na mesma categoria, veja aí no site da Dell o preço do modelo mais recente de ALL in one: custa a partir de R$ 6 mil, tem monitor 24 Full HD, sem GPU dedicada. Se fosse possível transforma tudo em hardware de iMac, seria igual ou mais caro.

Só tela 5k do Mac já esmaga a concorrência, pois temos apenas monitores 4k no mercado, com exceção de um caríssimo da LG. Mas considere então um monitor top Dell 4k 27": os que têm melhor qualidade de construção e são destinados à edição, os ultrasharp, custam a partir de R$ 3.500. Agora busque um computador com GPU dedicada da Dell, Lenovo, etc, para conectar nele. Quanto custa? R$ 5 ou 6 mil? Isso se existir no mercado brasileiro. Total: ~R$ 9.500. Daí o iMac vem com teclado e mouse sem fio a bateria: coloque um conjunto da Logitech no carrinho. Total? Pronto, ultrapassamos a barreira dos R$ 10 mil.

Agora estamos cheios de fios passando lá atrás e, se der certo, com hackintosh sem funcionar algumas coisas, talvez ocupando uma USB para o dongle wi-fi, caso não se busque a placa para substituir, e ainda tem o bluetooth, e com risco do sistema dar problema a qualquer momento. Eu teria outras observações, como a disponibilidade de duas conexões USB-C, mas daí podem dizer que é mero detalhe.

Concordo com tudo, mas quando comentei do custo, pensei no desktop padrão e não em um AIO. Se for partir para o AIO seria trocar 6 por meia dúzia na funcionalidade sem levar em consideração a "limpeza" do ambiente.

Posso ter entendido errado, mas pelo comentário o @rodolfonarrow estaria aproveitando uma oportunidade, ele não mencionou o tipo de uso da máquina. Se for para uso profissional será necessário sim um monitor bom, como um UltraSharp, mas se for para tarefas mais comuns, pode ser um monitor mais barato e teclado e mouse sem fio da Logitech são muito melhores e mais baratos que os da Apple. Foi essa a comparação que fiz: "aproveitar a oportunidade" gastando 10,5K ou gastar planejadamente esses 10,5K. Por isso que, na minha opinião, daria para comprar coisa melhor com 10,5K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelentes considerações, @sigma7 e @Alan Leitão. Realmente o conjunto faz uma diferença, pois aliar todo o hardware desse iMac (um possível gabinete + monitor 4K), com toda certeza teríamos mais de 10K, levando em consideração máquinas de bons fabricantes. Pela limpeza de cabos, nem se fala kkkk Já tenho um bom conjunto Logitech de teclado e mouse (MX Key + Mouse M170 - básico, pretendo trocar num futuro próximo).

O que me levou a desistir da compra foi realmente o valor do "investimento" (que seria um gasto) para o momento. Sou prof. de TI, atualmente não programo nada que venha a pedir muito poder de processamento. Tenho um MBR 15" Mid 2012 que me atende super bem, está com alguns problemas, mas nada que prejudique o uso. Estou com um pé na fotografia, mas por enquanto só hobby. Já cansei de gastar com isso kkkkk Então, enquanto não me der retorno financeiro, não invisto mais grana.

Sobre o monitor, já tenho um agradável Dell Ultrasharp (U2419).

Tenho medo desse Macbook me deixar na mão kkk por isso busco um substituto para ele. O iMac seria uma boa opção, estou montando um setup. Acho que isso me fez idealizar a compra, mas ponderei por conta do valor.

Quando tivermos um dólar abaixo dos R$ 4.5, acredito que irei no Paraguai comprar um iMac + macbook air básico (por conta da mobilidade) ou um Macbook 16".

E outro detalhe, não volto mais para Windows kkkk deixa muito a desejar, na minha opinião, em usabilidade! 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu to com duvida se pego o MNEA2BZ/A (2017) 3,5 GHz intel® Core™ i5 3,5 GHz, 8GB, 1TB, Placa de Vídeo Radeon Pro 575 ou invisto mais e pego oMRQY2BZ/A (2019) Intel Core i5 seis núcleos 3,0GHz, 8GB, 1TB,Placa de Vídeo Radeon Pro 570X, será que ia sentir tanta diferença pro 2019 ? Em ambos ia instalar o ssd e aumentar a memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/04/2020 at 18:56, zagam disse:

Eu to com duvida se pego o MNEA2BZ/A (2017) 3,5 GHz intel® Core™ i5 3,5 GHz, 8GB, 1TB, Placa de Vídeo Radeon Pro 575 ou invisto mais e pego oMRQY2BZ/A (2019) Intel Core i5 seis núcleos 3,0GHz, 8GB, 1TB,Placa de Vídeo Radeon Pro 570X, será que ia sentir tanta diferença pro 2019 ? Em ambos ia instalar o ssd e aumentar a memória.

Aí vai depender do uso! Se necessitar de muito processamento, talvez sinta a diferença, mas acredito não ser tanta. O valor a mais também é considerável hehe

Para mim, acho que válido o inferior e o upgrade para um SSD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zagam os ganhos devem ser pífios. O melhor upgrade ocorreu do iMac 2015 para o 2017. O modelo 2019 teve melhorias sim, mas os preços estão muito superiores ao do 2017. Com a diferença você instala logo dois SSDs, pois pode colocar um Sata III e um NVME, bem como investe em mais memória ram. Daí se comparar o 2017 com esses upgrades vs o 2019 sem, considerando que custem o mesmo, o 2017 possuirá uma baita diferença superior. Comprei 32 Gb de ram por R$ 650 no AliExpress e estou de olho nesses dois tipos de SSDs, com 1 TB cada, que podem me custar R$ 1.500, em um total de R$ 2.150. Geralmente esse valor aí nem chega a ser a diferença do atual modelo para o 2017. A diferença é maior, então estarei no lucro.

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Chegou meu iMac 27 5k 2017 e estou com o iMac 27 qHD 2011 ao lado. Eu esperava ver uma grande diferença na qualidade de tela, mas não foi tão notável assim. Claro que as fontes estão mais legíveis, e o branco "mais branco", mas esperava níveis de preto melhor. O ponto mais positivo parece ser o antirreflexo, mas como utilizo mais no escuro, a diferença acaba não sendo tão grande assim. Claro que estou olhando ele agora a noite. Durante o dia o antirreflexo certamente faz a diferença.

O SSD dele é pequeno, como já sabemos, mas ao menos agora, talvez por estar zerado, está tão rápido quanto meu iMac 2011, que tem um SSD Sata Samsung 850 de 1TB. Assim que chegarem as cases do AliExpress, acho que vou utilizar durante 1 ano o sistema em um SSD externo e depois então instalar internamente.

A Apple melhorou bastante a embalagem. Veio todo lacrado com plásticos nos conectores de energia, tela (plástico + aquela capinha de papel macio) e gaveta da memória ram. Se não estou enganado, não foi assim quando desembalei o 2011.

Eu comprei este iMac para editar vídeo 4k e renderizar com mais velocidade, pois atualmente preciso deixar o 2011 ligado de madrugada para fazer isso (kkk). Além disso, se concluo tudo mais rápido, compartilho mais rápido, e economizo energia elétrica. Comprei também por ter o USB 3.0, USB-C e o macOS mais recente, o que ajuda a poder utilizar câmera USB (ex: webcam Brio 4k só dá para utilizar o 4k com USB 3.0) e aplicativos (Logitech Capture, ainda em fase beta, não instala no High Sierra do iMac 2011). Se não fosse isso, continuaria normalmente com meu 2011, que agora pretendo utilizar como monitor, utilizar outros OSs, backup (ele tem 2 TB de armazenamento) ou vender. Ah, outra coisa: não consigo assistir vídeo 4k no 2011, pois engasga.

Eu vejo sentido na Apple lançar um iMac 23" com tela qHD, 2k ou 2,5k, e bem mais barato. Em um tamanho assim o PPI seria ainda melhor. Custando bem menos, faria um baita sucesso. A maioria dos usuários ainda utilizam telas HD ou full HD, então um qHD já seria o suficiente, inclusive para mim, diga-se.

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 11/05/2020 at 21:05, sigma7 disse:

Chegou meu iMac 27 5k 2017 e estou com o iMac 27 qHD 2011 ao lado. Eu esperava ver uma grande diferença na qualidade de tela, mas não foi tão notável assim. Claro que as fontes estão mais legíveis, e o branco "mais branco", mas esperava níveis de preto melhor. O ponto mais positivo parece ser o antirreflexo, mas como utilizo mais no escuro, a diferença acaba não sendo tão grande assim. Claro que estou olhando ele agora a noite. Durante o dia o antirreflexo certamente faz a diferença.

O SSD dele é pequeno, como já sabemos, mas ao menos agora, talvez por estar zerado, está tão rápido quanto meu iMac 2011, que tem um SSD Sata Samsung 850 de 1TB. Assim que chegarem as cases do AliExpress, acho que vou utilizar durante 1 ano o sistema em um SSD externo e depois então instalar internamente.

A Apple melhorou bastante a embalagem. Veio todo lacrado com plásticos nos conectores de energia, tela (plástico + aquela capinha de papel macio) e gaveta da memória ram. Se não estou enganado, não foi assim quando desembalei o 2011.

Eu comprei este iMac para editar vídeo 4k e renderizar com mais velocidade, pois atualmente preciso deixar o 2011 ligado de madrugada para fazer isso (kkk). Além disso, se concluo tudo mais rápido, compartilho mais rápido, e economizo energia elétrica. Comprei também por ter o USB 3.0, USB-C e o macOS mais recente, o que ajuda a poder utilizar câmera USB (ex: webcam Brio 4k só dá para utilizar o 4k com USB 3.0) e aplicativos (Logitech Capture, ainda em fase beta, não instala no High Sierra do iMac 2011). Se não fosse isso, continuaria normalmente com meu 2011, que agora pretendo utilizar como monitor, utilizar outros OSs, backup (ele tem 2 TB de armazenamento) ou vender. Ah, outra coisa: não consigo assistir vídeo 4k no 2011, pois engasga.

Eu vejo sentido na Apple lançar um iMac 23" com tela qHD, 2k ou 2,5k, e bem mais barato. Em um tamanho assim o PPI seria ainda melhor. Custando bem menos, faria um baita sucesso. A maioria dos usuários ainda utilizam telas HD ou full HD, então um qHD já seria o suficiente, inclusive para mim, diga-se.

@sigma7 Como você fez para instalar o MacOS catalina no ssd, você formatou o SSD em Formato Mac os Expandido Journaling ou Formatou em APFS? Gostaria de saber pq vou fazer boot pelo ssd externo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 24/04/2020 at 23:33, sigma7 disse:

@Tiago808 mas memória ram e SSD são coisas completamente diferentes. Se mais ram fizesse a função de SSD seria bem simples e mais barato para todo mundo simplesmente trocar ou colocar mais pentes.

RAM serve para armazenar dados que o sistema operacional vai usar frequentemente... Quanto mais RAM menos o sistema vai ter que puxar dados do HD mecânico. Os programas já abertos vão rodar muito mas rápido, mas o tempo de abertura certamente vai ser mais lento que um SSD. Essa é uma solução que pode suprir a falta de um SSD caso não seja possível colocá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/07/2020 at 20:33, Tiago808 disse:

RAM serve para armazenar dados que o sistema operacional vai usar frequentemente... Quanto mais RAM menos o sistema vai ter que puxar dados do HD mecânico. Os programas já abertos vão rodar muito mas rápido, mas o tempo de abertura certamente vai ser mais lento que um SSD. Essa é uma solução que pode suprir a falta de um SSD caso não seja possível colocá-lo.

Sim, essa é a função da RAM, mas esse não é o conceito da coisa toda. Claro, uma vez abertos mil aplicativos, ficam todos na RAM, mas não é bem aí que entra o SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/05/2020 at 21:05, sigma7 disse:

Chegou meu iMac 27 5k 2017 e estou com o iMac 27 qHD 2011 ao lado. Eu esperava ver uma grande diferença na qualidade de tela, mas não foi tão notável assim. Claro que as fontes estão mais legíveis, e o branco "mais branco", mas esperava níveis de preto melhor. O ponto mais positivo parece ser o antirreflexo, mas como utilizo mais no escuro, a diferença acaba não sendo tão grande assim. Claro que estou olhando ele agora a noite. Durante o dia o antirreflexo certamente faz a diferença.

Cara... Quando comprei o 27" 5K aconteceu uma coisa meio "chata" comigo. Todos meus vídeos e imagens com resolução Full HD precisam ficar em uma janela pequena, ocupando talvez menos de 1/4 da tela di iMac pra que eu consiga visualizar com qualidade. Se eu aumentar muito a janela, perde qualidade de resolução. Full screen então, nem pensar pra vídeos Full HD.

Você notou isso?

Claro que tem como alterar a resolução da tela e deixar tudo maior, mas aí perco espaço.....
 

Editado por Del Rei
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...