Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena comprar MacBook Air 2017 em 2020?

Posts Recomendados

Prezados, boa noite.

Estou interessado em adquirir um MacBook para uso na faculdade, por conta da portabilidade e boa duração de bateria. Encontrei o modelo Air 2017 por um preço bom e cogito a aquisição. Sempre fui usuário de Windows, tendo contato com o universo Apple apenas através do iPhone. Sei que é um modelo relativamente antigo, havendo o 2018, 2019 e 2020 na frente - porém além das possibilidades. Gostaria de saber se a compra ainda é válida através da resposta de algumas perguntas:

- Como é a questão de suporte nos Macs? Vi que o Catalina está sendo ofertado a aparelhos de 2012. Isso significa que o modelo de 2017 ainda terá, pelo menos, uns 4/5 anos de suporte? Pergunto isso por pretender ficar com a máquina por esse período de tempo.

- Após o encerramento das atualizações, como os programas se comportam? Param de funcionar ou ainda são executados normalmente?

- Meu uso será básico, envolvendo leitura de textos, redação da minha dissertação de mestrado, navegação na web, checagem de e-mails e visualização de séries e vídeos. Esse modelo dá conta dessas tarefas?

- Estou observando o modelo MQD32LL/A, porém não sei o que significa essa sequência de letras, visto que, no site da Apple temos o MQD42 e MQD52, referentes ao mesmo ano. Quais as diferenças?

- A sincronização com o OneDrive, da Microsoft, funciona de forma satisfatória? Uso esse serviço por conta da assinatura do Office 365. Também gostaria de saber como a suíte Office se comporta no macOS.

Desde já, agradeço a atenção e desejo saúde à todos.

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Posts Populares

- Eu tenho dois laptops, um MacBook Pro para o meu trabalho e um MacBook Air 2014 para a faculdade. Minha graduação é em ciência de dados, então eu uso um Air de 2014 para programar (Java, R e Python)

Pro seu uso acho que 128GB é o suficiente. Óbvio que nuvem é sempre bem vindo. Eu pago 10 reais por mês por 200GB no iCloud Drive, a integração com os dispositivos da Apple é perfeita. Mas lógico que

Farei isso, então! Muito obrigado pela ajuda!

9 minutos atrás, viniciusrsds disse:

Prezados, boa noite.

Estou interessado em adquirir um MacBook para uso na faculdade, por conta da portabilidade e boa duração de bateria. Encontrei o modelo Air 2017 por um preço bom e cogito a aquisição. Sempre fui usuário de Windows, tendo contato com o universo Apple apenas através do iPhone. Sei que é um modelo relativamente antigo, havendo o 2018, 2019 e 2020 na frente - porém além das possibilidades. Gostaria de saber se a compra ainda é válida através da resposta de algumas perguntas:

- Como é a questão de suporte nos Macs? Vi que o Catalina está sendo ofertado a aparelhos de 2012. Isso significa que o modelo de 2017 ainda terá, pelo menos, uns 4/5 anos de suporte? Pergunto isso por pretender ficar com a máquina por esse período de tempo.

- Após o encerramento das atualizações, como os programas se comportam? Param de funcionar ou ainda são executados normalmente?

- Meu uso será básico, envolvendo leitura de textos, redação da minha dissertação de mestrado, navegação na web, checagem de e-mails e visualização de séries e vídeos. Esse modelo dá conta dessas tarefas?

- Estou observando o modelo MQD32LL/A, porém não sei o que significa essa sequência de letras, visto que, no site da Apple temos o MQD42 e MQD52, referentes ao mesmo ano. Quais as diferenças?

- A sincronização com o OneDrive, da Microsoft, funciona de forma satisfatória? Uso esse serviço por conta da assinatura do Office 365. Também gostaria de saber como a suíte Office se comporta no macOS.

Desde já, agradeço a atenção e desejo saúde à todos.

Existem outros Macs melhores em faixa de preços similares... Essa semana na FastShop tinha um MacBook Pro por 6600 e na Kabum o Air 2019 por 6999. 

Mas dependendo do valor que você conseguiu, o Air 2017 é uma opção a se considerar.

O LL no final do modelo significa que é um modelo destinado ao mercado Norte Americano. O modelo brasileiro é MQD32BZ/A, terminado com BZ.

MQD52 siginifica que é o modelo com processador i7 e 512GB de armazenamento, enquanto que o MQD42 significa que é um modelo i5 com 256GB. O MQD32 é o modelo que você mais vai encontrar à venda, que é um i5 com 128GB.

Link para o post

- Eu tenho dois laptops, um MacBook Pro para o meu trabalho e um MacBook Air 2014 para a faculdade. Minha graduação é em ciência de dados, então eu uso um Air de 2014 para programar (Java, R e Python), usando um monitor externo, e lidando com bancos de dados gigantescos em framework Hadoop. Lembrando que o Air de 2014 é um i5 dual core de 1,4ghz e 4GB RAM.

- Os Macs recebem atualização por muito tempo e mesmo depois continuam funcionando normalmente. Os desenvolvedores sempre dão fôlego extra para os softwares desenvolvidos pra Mac porque as máquinas simplesmente aguentam. O kernel do macOS é um monstro em questão de otimização.

- O pacote Office e a integração com o OneDrive funcionam exatamente como no Windows, porque são fornecidos pela própria Microsoft. Uso bastante o Office e o OneDrive porque Excel e VBA é muito utilizado para ciência de dados, eu deixo o AutoSave ligado e ele vai salvando minhas alterações direto no OneDrive.

Em outras palavras, o Air de 2017 é suficiente para três de você, rs. Se conseguir um bom preço, vale a pena sim.

Abrs.

Link para o post
21 minutos atrás, Tiago808 disse:

Existem outros Macs melhores em faixa de preços similares... Essa semana na FastShop tinha um MacBook Pro por 6600 e na Kabum o Air 2019 por 6999. 

Mas dependendo do valor que você conseguiu, o Air 2017 é uma opção a se considerar.

O LL no final do modelo significa que é um modelo destinado ao mercado Norte Americano. O modelo brasileiro é MQD32BZ/A, terminado com BZ.

MQD52 siginifica que é o modelo com processador i7 e 512GB de armazenamento, enquanto que o MQD42 significa que é um modelo i5 com 256GB. O MQD32 é o modelo que você mais vai encontrar à venda, que é um i5 com 128GB.

No caso, o valor gasto nesse Air já será o limite (até mesmo por não ter muita familiaridade com o sistema). Comprando esse, acha que terei um suporte por mais quanto tempo, aproximadamente? 

16 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

- Eu tenho dois laptops, um MacBook Pro para o meu trabalho e um MacBook Air 2014 para a faculdade. Minha graduação é em ciência de dados, então eu uso um Air de 2014 para programar (Java, R e Python), usando um monitor externo, e lidando com bancos de dados gigantescos em framework Hadoop. Lembrando que o Air de 2014 é um i5 dual core de 1,4ghz e 4GB RAM.

- Os Macs recebem atualização por muito tempo e mesmo depois continuam funcionando normalmente. Os desenvolvedores sempre dão fôlego extra para os softwares desenvolvidos pra Mac porque as máquinas simplesmente aguentam. O kernel do macOS é um monstro em questão de otimização.

- O pacote Office e a integração com o OneDrive funcionam exatamente como no Windows, porque são fornecidos pela própria Microsoft. Uso bastante o Office e o OneDrive porque Excel e VBA é muito utilizado para ciência de dados, eu deixo o AutoSave ligado e ele vai salvando minhas alterações direto no OneDrive.

Em outras palavras, o Air de 2017 é suficiente para três de você, rs. Se conseguir um bom preço, vale a pena sim.

Abrs.

Então posso considerar uma compra segura? Pretendo ficar com ele por um tempo e não quero ficar na mão sem programas. A curva de aprendizado é rápida? Esse modelo tem expansão de SSD?

Link para o post

A curva de aprendizado vai do aprendiz, hehe. MacOS é vida. Eu prefiro abrir mão de qualquer produto da Apple do que ter que largar os Macs. Sempre digo para os meus clientes que ir pro MacOS é como dirigir carro manual a vida toda e pegar um automático: você pode até se atrapalhar no início caçando a embreagem, mas depois nunca mais vai querer trocar. Com certeza vai te servir por muito tempo, mais do que qualquer laptop PC.

Em relação a compatibilidade, foi-se o tempo em que Mac era sinal de incompatibilidade. Só não recomendo pra jogos mesmo... Até existem muitos jogos compatíveis, mas pra quem é PC Gamer o Mac não serve. Por isso tenho meu desktop pra jogar.

Sobre a expansão de SSD, até existe. Porém você precisa de um adaptador pra encaixar o SSD novo na placa e ficar ligado nas compatibilidades de firmware antes de comprar. Porém esse assunto tem material vasto na internet.

Link para o post
4 minutos atrás, viniciusrsds disse:

No caso, o valor gasto nesse Air já será o limite (até mesmo por não ter muita familiaridade com o sistema). Comprando esse, acha que terei um suporte por mais quanto tempo, aproximadamente? 

Então posso considerar uma compra segura? Pretendo ficar com ele por um tempo e não quero ficar na mão sem programas. A curva de aprendizado é rápida? Esse modelo tem expansão de SSD?

Geralmente a Apple oferece suporte de sistema por uns 8 anos... esse Mac vai suportar as futuras atualizações. E outra, mesmo quando acabar o suporte, ainda existe a possibilidade de instalar o Windows nele. 

Pelo visto seu padrão de uso não requer nenhum programa específico para MacOS/Windows, certo? Já deu uma olhada no iPad Air 3 ou Pro? Ele + a smart keyboard case é um ótimo combo para consumo de mídia e produção textual. 

Link para o post
5 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

A curva de aprendizado vai do aprendiz, hehe. MacOS é vida. Eu prefiro abrir mão de qualquer produto da Apple do que ter que largar os Macs. Sempre digo para os meus clientes que ir pro MacOS é como dirigir carro manual a vida toda e pegar um automático: você pode até se atrapalhar no início caçando a embreagem, mas depois nunca mais vai querer trocar. Com certeza vai te servir por muito tempo, mais do que qualquer laptop PC.

Em relação a compatibilidade, foi-se o tempo em que Mac era sinal de incompatibilidade. Só não recomendo pra jogos mesmo... Até existem muitos jogos compatíveis, mas pra quem é PC Gamer o Mac não serve. Por isso tenho meu desktop pra jogar.

Sobre a expansão de SSD, até existe. Porém você precisa de um adaptador pra encaixar o SSD novo na placa e ficar ligado nas compatibilidades de firmware antes de comprar. Porém esse assunto tem material vasto na internet.

Baseado nisso, possivelmente eu irei trabalhar com a nuvem/drive externo então. Em relação a jogos, faço muito pouco uso no PC, o que não deve ser um problema.

4 minutos atrás, Tiago808 disse:

Geralmente a Apple oferece suporte de sistema por uns 8 anos... esse Mac vai suportar as futuras atualizações. E outra, mesmo quando acabar o suporte, ainda existe a possibilidade de instalar o Windows nele. 

Pelo visto seu padrão de uso não requer nenhum programa específico para MacOS/Windows, certo? Já deu uma olhada no iPad Air 3 ou Pro? Ele + a smart keyboard case é um ótimo combo para consumo de mídia e produção textual. 

Ah, ótimo então! Se durar até 2024 já estarei muitíssimo feliz. O windows pode ser instalado via Boot Camp, né? É verdade que ele roda melhor no hardware da Apple do que no próprio para ele? Em relação ao iPad, não sei se seria uma boa para mim. Prefiro usar touchpad e, nesse caso, acho que os laptops me trazem mais confiança.

Link para o post

Pro seu uso acho que 128GB é o suficiente. Óbvio que nuvem é sempre bem vindo. Eu pago 10 reais por mês por 200GB no iCloud Drive, a integração com os dispositivos da Apple é perfeita. Mas lógico que você pode usar o serviço de nuvem que quiser, todos os principais serviços dão suporte a macOS com apps standalone.

Pra você ter uma ideia, eu tenho colega de faculdade usando MacBook 2009 pra navegar e usar o Office. E funciona super bem... Se o preço estiver bom, pode comprar sem medo.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o post

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por Fernando Braz
      Praticamente nova, configuração de ponta pra rodar tudo, perfeita para edição e criação.
      iMac (Retina 4K, 21.5-inch, 2017)
      Processador: 3 GHz Intel Core i5 Quad-Core
      Memória: 16 GB 2400 MHz DDR4
      SSD 480GB Kingston
      GPU Radeon Pro 555 2 GB
      Parcelo no cartão com taxas por conta do comprador. Não aceito trocas nem propostas absurdas.

R$14.999
    • Por Pedro Henrique Serpa
      Boa noite, galera! Eu estava desmontando o teclado do meu MacBoook Air modelo 1466 para limpá-lo e notei algo que me chamou a atenção: há uma pequena porção no lado superior direito da tecla de espaço que não é retroiluminada (no link abaixo é possível ver melhor). Alguém já percebeu isso também e sabe por quê?
      https://ibb.co/jGf6Syb

• Por pedro moreno
      Olá! Vim apenas compartilhar a solução para um problema comum em MacBooks Air 2020. Quando colocava em modo tela cheia para ver algum video, seja Netflix, YouTube ou Apple TV app com resolução superior a 1080p, notava que a tela ficava piscando, escuro. Entrei em contato com a apple que me recomendou resetar memória, reinstalar o sistema e criar novo usuário, mas não adiantou ;/. No entanto, o que resolveu o meu problema foi alterar o tamanho do cursor ! (é um fix temporário, enquanto a apple não corrige). O link do YouTube abaixo mostra o erro em si e nos comentários uma pessoa explica melhor a solução, mas vc precisa fazer isso(ajustar o tamanho do cursor) toda vez que dar restart no MacBook, logo parece ser um problema de codec.

• Por Del Rei
      Buenas!
      Tenho um iMac 27" 2017 nas configurações abaixo:
      - Processador: i5 3,4 GHz (Turbo Boost de até 3,8 GHz).
      - Vídeo: Radeon Pro 570 4 GB.
      - Memória: 32GB (eram 08 mas fiz upgrade pra 4x8GB).
      - SSD Externo (Samsung M5 1TB) via USB-C por onde rodo o SO (achei assim melhor do que rodar o SO diretamente no Fusion Drive).

Seguinte... Pras coisas do dia-a-dia, roda numa boa. Mas eu faço algumas edições de vídeo no FCPX que geralmente engasgam quando o projeto começa a ficar com edições mais elaboradas (normalmente os trip vídeos), principalmente em arquivos 4K. Usando o Davinci Resolve então, putz. Parece uma carroça mesmo num projeto razoavelmente simples. Os arquivos da biblioteca estão sempre dento do SSD. Já utilizei proxy, mas além de demorar uma vida criando os proxys, não gosto da qualidade do preview. Enfim, quero ver se consigo melhorar isso.

Quando fiz o upgrade de RAM achei que fosse melhorar consideravelmente, mas não.... Suspeito que o gargalo esteja sendo no CPU ou GPU. 

Resumindo minha dúvida: Qual hardware devo focar pra melhorar minha vida nas edições? Novo processador? SSD interno? Mais memória?
      Eu teria como disponibilizar talvez uns 4 mil pra esse upgrade. E acho que não teria coragem de abrir o iMac em casa, então talvez nesses 4 mil estaria incluído o valor da mão de obra...

OBS: Não trabalho com vídeos, mas sou hobbista de áudio/vídeo. Gravo minhas músicas em casa e edito meus vídeos (tanto de música quanto os de viagens). 

• Por Ari Guarisco
      Olá pessoal,

Sou novato aqui, me perdoem se estiver postando minha dúvida em lugar inapropriado.
      É o seguinte, tenho um Macbook Air 13 ano 2014. Já uso o Windows via bootcamp há dois anos normalmente. Recentemente fiz a atualização para o Catalina e desde então a máquina só inicializa pelo Windows, mesmo eu indicando o MacOs para iniciar. Toda vez tenho que usar o atalho option/alt para conseguir abrir o Ios.

Alguém sabe como posso resolver isso?

Obrigado desde já!!!
    • Por Juan Nicholas
      Olá pessoal, tudo bem ? Venho aqui como último recurso com a esperança de poder resolver minha situação: 
      Tenho um MacBook Air 2015 (S/N: C02T442VH3QD) com somente 3 anos de uso. No mes pasado enquanto eu usava o MacBook ele desligou sozinho do nada, após isso tentei ligar ele de diversos modos e nao conseguí. Depois de algumas horas consegui ligar ele denovo porém depois que pus minha senha ele voltou a desligar sozinho. Entendo que não era algo simple decidi mandar a uma autorizada, aqui em Buenos Aires (Argentina), para concertar já que uso o Mac para estudar e trabalhar. Depois de um mês (por causa da cuarentena) recebi o seguinte e-mail da autorizada
      “Nos dirigimos en referencia a máquina: MBAIR 13.3/1.6GHZ/8GB/128GB, S/N: C02T442VH3QD que ingressou ao nosso servicio de suporte técnico  para sua revisão. Informamos que após realizar a revisão correspóndete encontramos que o MacBook presenta um defeito na Main Logic Board (aleatoriamente deixa de ligar), lamentavelmente precisa da troca da siguiente peça: 
      Main Logic Board 1.6GHZ, 8GB  O valor é de 2,500 reais (um aproximado com o câmbio de hoje).  Este valor corresponde tomando a peça com ceifeiro como parte do pagamento.“ Devido a que o preço que querían me cobrar pelo servicio é muito caro (quase metade de um MacBook Air 2020 novo) decidi não conserta com eles. Acontece que agora, e por isso venho pedir ajuda a vocês, não tenho o capital para concertar por esse preço e muito menos comprar um MacBook novo. Por isso queria saber se aconteceu algo similar a algum de vocês ou se sabem o que pode estar acontecendo para eu tentar concertar já que o mac continua ligando e desligando sozinho depois de um tempo.

Muito obrigado!
    • Por E S T É F A N I
      Olá, Meu nome é Estéfani e estou no meu 2 semestre de arquitetura, quero investir em um computador que eu possa utilizar e abusar durante toda minha faculdade, e no momento tenho um orçamento de até 6 mil, pesquisei bastante e no mercado tem-se o MacBook Air MQD32BZ/A com Intel Core i5 Dual Core 8GB 128GB SSD 13'' Prata, por um preço acessível e que teoricamente atenderia minhas necessidade. Entretanto, por ser um investimento bastante alto, gostaria da opinião de arquitetos/engenheiros que já passaram por essa fase e possam me dar dicas.
      Fico no aguardo, att;
    • Por smatheus
      Tenho uma dúvida, gostaria de ajuda se possível, pois sou leigo no assunto.
      Gostaria de saber se é valido comprar um Macbook pro 13 polegadas usado. Ano 2017, processador intel i5 de 2.3Ghz, memória RAM de 8GB e HD de 128GB. Tem 14 ciclos de bateria. 
      Esta em perfeitas condições, carregador novo, caixa e tudo mais. Esta R$5.600, ainda vale a pena em 2020?
      Irei utilizar para trabalho, edição de vídeos principalmente. Vale a pena investir? Atualmente estou com um acer, que trava muito durante a edição de vídeos.
    • Por willisespectrais
      Eu uso um Macbook Air 13" late 2010, recentemente tava usando o High Sierra, mas pra ter um melhor desempenho da máquina fiz um downgrade pro Yosemite de volta (10.10.5), até porque estou precisando usar pra trabalhar ultimamente. 
      A questão é que desde sempre o kernel task consumiu muito da memória, em média 500mb de uma memória de 4gb. O mac também sempre superaqueceu muito. Até aí é compreensível, visto que costumava usar softwares pesados. Mas o que me preocupa é que, além de fazer muito barulho, superaquecer demais e consumir tudo isso de RAM, isso tá acontecendo MESMO com o computador zerado. Nenhuma das vezes em que formatei (seja na época anterior com o Yosemite, no el Captain, no Sierra e mais recentemente no High Sierra), ele fica com o kernel baixo ou deixa de fazer barulho ou superaquecer. Achando que poderia ser a bateria, fiz uma troca no mês passado pra ver se resolvia, mas não resolveu. Como preciso usar pra trabalhar agora, fico com essa preocupação.

Sei que a máquina é antiga e não é ideal pra uso, mas em necessidade, é a que tenho. Como posso melhorar isso/resolver? Existe algo que possa ser feito pra pelo menos entender o que tá acontecendo? 
      Existe a possibilidade de fazer upgrade de peças como nos pcs? Trocar o ssd, por exemplo, por um melhor? Mudar placa gráfica ou até a memória? Não sei o quanto isso é viável pros macs. 
    • Por gaabrieloli
      Estava atualizando para o Catalina, quando reiniciou e ficou com essa tela. Já tentei todos os comandos (Command+R, Shift, etc..) e nada. Alguém pode ajudar ?

• Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      50.880
    • Total de Posts
      428.888
  • Criar Novo...