Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Dell 7580 com macOS Catalina


sigma7

Posts Recomendados

@marcos_andre220@hotmail.co as portas USB estão funcionando, mas esqueci de testar a USB-C. Wifi e bluetooth não: precisa trocar a placa ou utilizar dongle, que é o que estou fazendo com um nano da TP-link e bluetooth, ainda não consegui funcionar um dongle da Orico, mas é algo que nem pretendo utilizar. Vou tentar testar o HDMI mais tarde da noite e lhe dou um retorno. Som e teclas de controle funcionam, mantendo FN pressionado. As teclas de luminosidade da tela e também de retroiluminação do teclado também funcionam. GPU dedicada não, mas integrada Iris Intel sim. Porta Ethernet sim. O ícone de bateria, que alterei para exibir a porcentagem, parece mostrar corretamente o real estado da coisa. O iCloud também está sincronizando tudo certinho. Estou muito satisfeito. A tecla Windows se tornou a Command. Se não estou enganado, apareceu o ícone do AirPlay, porque tenho uma Apple TV de terceira geração, mas não testei o espelhamento.

Aqui no fórum teve uma pessoa que postou justamente comentário e pasta EFI do seu modelo Dell, pesquise aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcos_andre220@hotmail.co testei o HDMI agora em uma TV LG e não funcionou. Não só isso, pois também gerou mensagem de erro, tela preta, reiniciando o sistema. Talvez tenha que instalar alguma Kext para funcionar. Testei ligando o notebook com o cabo já conectado e também conectando somente após o sistema inicializar, e foi esse erro aí, com reinicialização. Neste tópico em inglês uma pessoa conseguiu fazer o HDMI funcionar, mas eu particularmente não domino nada de hackintosh, acho algumas coisas como essa complicadas. Também constam relatos por aí do HDMI funcionar, mas áudio não. Parece um tal de "WhateverGreen" tem alguma relação com o HDMI, mas tenho que pesquisar mais. Agora lembrei de uma coisa adicional: por este modelo 7580 ter USB-C, se a porta estiver funcionando (não testei), por meio de um adaptador com saída HDMI talvez este funcione.

Esqueci de dizer que a webcam e microfone do hack também estão funcionando. Multitouch do trackpad também. Para o uso que eu vou fazer o aparelho já está okay e eu muito satisfeito.

Ah, e a GPU Iris Intel integrada está com aceleração gráfica ativada, pois está constando 1.535 MB ao final do nome dela, lá em "Sobre Este Mac". Se estivesse marcando uns 7 MB, precisaria seguir outro passo para ativar.

Editado por sigma7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcos_andre220@hotmail.co hoje fiz o teste com um dongle USB-C para USB da Geonav, plugando um pendrive, e confirmo então que a porta USB-C está funcionando. Em seguida encontrei o dongle USB-C para HDMI e VGA, que eu comprei na verdade para o Galaxy Note 9, para usar o recurso Dex. Daí testei com o Dell 7580 com o Catalina 10.15.4 e não é que deu certo! Testei ao conectar em uma TV LG 24" com webOS 3.5. Daí despluguei, e foi tudo ok, pude mexer no sistema normalmente sem ocorrência do erro de reinicializar.

E aí, claro, tive a ideia de testar novamente o cabo HDMI, já plugado na TV, na porta HDMI do Dell, removendo portanto do dongle, só para confirmar que não funcionava, mas... também funcionou. No entanto, dado por satisfeito, desliguei a TV e só então removi o cabo, achando que esta seria a melhor forma de remover, e daí ocorreu o erro de reinicialização, com posterior surgimento de mensagem em tela preta e nova reinicialização, finalmente retornando ao macOS normalmente. Então tem algum probleminha aí. Quem sabe colando o Mac em hibernação e só então remover ajude a evitar esse problema, mas não testei porque cansei de ver o bichinho sofrendo essa pane.

Pena que parece que o seu modelo 7572 não conta com USB-C, porque esta é a forma que vou conectar sempre que eu precisar. Acho que essa porta acaba gerando outro caminho para viabilizar o espelhamento ou extensão de tela, e ambos funcionaram, com ícone do Airplay lá no alto identificando se tratar de uma TV LG conectada ao Mac. Agora preciso testar a conexão VGA do dongle, pois em alguns lugares só disponibilizam isso no projetor multimídia, mas acredito que deva funcionar também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei cara, estou acompanhando sua saga. Tenho o mesmo modelo de notebook e pretendo fazer o hackintosh com um dual boot pro windows, mas estou com muitas duvidas. Comprei um ssd novo de 1tb da intel e pretendo particionar para os dois sistemas. Fiz um backup com uma imagem do windows no HD do notebook, mas tenho duvidas em relação instalação do windows. tem como fazer o boot direto dessa imagem do hd ou é preciso fazer um pendrive com a imagem? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@George Nascimento assim como no caso de um dia querer Linux em dual boot, primeiro você deve instalar o Windows, e depois o outro sistema, neste caso o macOS, pois depois este segundo sistema identificará o Windows presente e vai gerar aquele menu de boot com o ícone de todos os sistemas instalados. O contrário geralmente nunca dá certo.

Agora sobre instalar o Windows dessa forma aí, eu nunca fiz a partir de uma imagem. O ideal é você pesquisar na internet de modo geral oi no YouTube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/05/2020 at 07:37, sigma7 disse:

@George Nascimento assim como no caso de um dia querer Linux em dual boot, primeiro você deve instalar o Windows, e depois o outro sistema, neste caso o macOS, pois depois este segundo sistema identificará o Windows presente e vai gerar aquele menu de boot com o ícone de todos os sistemas instalados. O contrário geralmente nunca dá certo.

Agora sobre instalar o Windows dessa forma aí, eu nunca fiz a partir de uma imagem. O ideal é você pesquisar na internet de modo geral oi no YouTube.

Pode mandar tua EFI para eu testar aqui? tenho um Dell 7572 mas não to conseguindo fazer o Catalina funcionar nele
vlw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sigma7 a versão do Catalina pro meu notebook para de funcionar varias coisas e meio complicado, a versão Mojave funciona bem, ficando sem funcionar apenas o Wifi que tem que trocar o chip ( porém tenho um adaptador que funciona nele ) e o leitor de cartão de memoria, de resto tudo funciona... porém sempre da aquele medo de atualizar alguma coisa e nao conseguir nem inicializar e perder os meus projetos.. no fim encomendei a placa do aliexpress. quando chegar tento instalar de novo, mas por enquanto voltei pro windows.

@Gabriel Marques Fique atendo que as Kext do ALCC algo assim, que é o audio não funciona na pasta do EFI, ela tem que ser instalada no Kext do sistema usando o Kext Utily por exemplo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/05/2020 at 15:40, sigma7 disse:

Chegou o adaptador wifi TP-link nano de R$ 55 na Amazon, modelo TL-WN725N.

M9pxuKg.jpg

Pluguei, liguei no macOS e não funcionou automaticamente. O problema foi resolvido após instalar um drive beta do site da empresa.

No entanto vou fazer um upgrade de armazenamento SSD no meu notebook e refazer o hackintosh... afff, mas vamos lá!

Obrigado por postar. Baixei o driver e funcionou direitinho. Agora só falta o Bluetooth!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 23/04/2020 at 15:58, sigma7 disse:

Atualizando, deu certo agora a inicialização. Não me atentei que lá na bios tinha o nome Mac e que também havia o SSD em separado, daí arrastei para ser a segunda opção de inicialização, e daí deu certo. Achei estranho que ficaram dois volumes lá, mas agora sim, estou no Catalina mais recente, o 10.15.4, com inicialização normal, sem uso de pendrive.

Permaneço sem áudio, que é o mais me incomoda agora, mas também sem outras coisinhas. Agora com Ethernet funcionando, utilizei o Kext Update para atualizar as kext, e pode até ter resolvido outras coisas, mas não resolveu o áudio.

E ai amigo... Então, também tenho um Inspiron 7580, fiz o Hackintosh seguindo o tutorial do Gabriel, tá tudo beleza e estou no MacOS Catalina 10.15.2.

Mas estou com um problema, não estou conseguindo atualizar, já tentei atualizar pro 10.15.5, 10.15.4 e até 10.15.3. Não consegui pra nenhuma das versões, já tentei até fazer uma nova instalação por pendrive bootavel, mas todas da erro, sempre fica na versão 10.15.2.

Vi aqui que você conseguiu atualizar, como você fez?

Ou tem alguém que consegue me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Com uma mudança de casa, deixando meu iMac guardado, e quarentena, estou utilizando muito meu hackintosh. Passando apenas para confirmar que pelo dongle wifi não consigo instalar aplicativos da Mac App Store, algo que já havia lido em algum lugar. Ainda tenho que testar pela Ethernet, isto quando eu voltar a ter internet residencial, e até mesmo por meio de adaptador USB-C para Ethernet, que no momento não tenho.

Além disso, certo aqui também ocorreram algumas reinicializações do nada, simplesmente ao deixar ele ligado e ir tomar um café, mas não ocorreram mais.

Continuo satisfeito com o resultado, mas ainda tenho muitas coisas para experimentar, como edição de video.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Notebook Dell 7580, modelo de 2019, com upgrades de SSD M.2 e Sata, e tentando atualizar para o macOS Big Sur aqui. O instalador avança, mas quando reinicia nada. Teve uma reinicialização que surgiu os dois ícones do macOS, eu acho que era para eu ter escolhido a segunda opção. Agora só reinicia sempre no Catalina. Sigo tentando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal, tentei atualizar o Dell 7580 do Catalina para o Big Sur e não deu certo. Daí fui fazer uma instalação limpa e o mouse (trackpad) e teclado não funcionaram de antemão, durante o boot e instalação. Insisti conectando periféricos, mas não consegui fazer funcionar os do notebook.

Hoje, já cansado, decidi reinstalar o Catalina e desde o início funcionaram o trackpad e teclado, como já havia ocorrido no passado, diga-se. Li por aí que ocorreram mudanças no Big Sur e que o Catarina é o sistema mais estável. Concordam? Discordam? Como está a situação de vocês aí? Se deu certo o Big Sur, foi por qual procedimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando meu velho relato, descobri uma forma de resolver o problema de ausência de áudio sem ser via inserção de layout-id, que estava me dando uma certa dor de cabeça aqui para fazer novamente.

[URL=https://www.mediafire.com/file/uwmgq0xc4ptkwyy/ALC295PlugFix_.zip/file]https://www.mediafire.com/file/uwmgq0xc4ptkwyy/ALC295PlugFix_.zip/file[/URL]

Encontrei um instalador do drive de audio exato para o Dell deste tópico (link acima). Foi um verdadeiro achado, postado por um usuário gringo, cujo modelo Dell 7377 é extremamente parecido com o Dell 7580 brasileiro. Segue abaixo a pasta EFI dele para quem interessar, sendo que utilizou o Open Clover, que eu ainda não sei utilizar, ao invés do Clover, que é a solução que eu utilizo aqui. 

[URL=https://www.mediafire.com/file/somy0k7jiy4m53e/EFI_do_Dell_7573_%2528similar_Dell_7580_brasileiro%2529.zip/file]https://www.mediafire.com/file/somy0k7jiy4m53e/EFI_do_Dell_7573_%2528similar_Dell_7580_brasileiro%2529.zip/file[/URL]

O usuário possui um tópico sobre o Catalina, mas também um novo sobre o hackintosh com o Big Sur. Se um dia eu for tentar novamente este segundo sistema, por falta de conhecimento e domínio de hackintosh, eu utilizaria a pasta do link acima. Segundo ele, basta "Just download the OC.zip, (Change MLB, SUUID, Serial and ROM) Place Onto your installer, mount EFI partition (After Installation) and transfer to your SSD or HD. Don't Forget to Reset NVRAM". Pelo o que entendi, bastaria eu abrir o config.plist no Open Clover, alterar os itens em negrito, salvar e então transferir tudo para a pasta EFI da instalação. Parece algo simples, mas me irritei tanto com o Big Sur nem reconhecer o teclado durante a instalação e pós-instalação que por enquanto não pretendo tentar novamente.

Agora o Catalina está reinstalado aqui e vou ficar sossegado por um tempo com ele. Estranho que a App Store funcionou via dongle wifi, mas não via Ethernet, mas para o dia a dia é um mero detalhe. No mais, tudo redondinho, por exemplo, além do básico, tenho o trackpad com gestos, teclas para reduzir/aumentar volume e brilho, e porta USB-C para dados. Falta testar o HDMI e hub USB-C para VGA, útil para utilizar com projetores multimídia por aí. No Theme de inicialização estou com o lindo Catalina, mesmo nome do OS 😅, e que reconhece lindamentudo que plugo com sistemas para instalação, sem precisar ficar mudando na bios para inicializar (imagem ilustrativa abaixo).

spacer.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 08/02/2021 at 15:23, sigma7 disse:

Atualizando meu velho relato, descobri uma forma de resolver o problema de ausência de áudio sem ser via inserção de layout-id, que estava me dando uma certa dor de cabeça aqui para fazer novamente.

[URL=https://www.mediafire.com/file/uwmgq0xc4ptkwyy/ALC295PlugFix_.zip/file]https://www.mediafire.com/file/uwmgq0xc4ptkwyy/ALC295PlugFix_.zip/file[/URL]

Encontrei um instalador do drive de audio exato para o Dell deste tópico (link acima). Foi um verdadeiro achado, postado por um usuário gringo, cujo modelo Dell 7377 é extremamente parecido com o Dell 7580 brasileiro. Segue abaixo a pasta EFI dele para quem interessar, sendo que utilizou o Open Clover, que eu ainda não sei utilizar, ao invés do Clover, que é a solução que eu utilizo aqui. 

[URL=https://www.mediafire.com/file/somy0k7jiy4m53e/EFI_do_Dell_7573_%2528similar_Dell_7580_brasileiro%2529.zip/file]https://www.mediafire.com/file/somy0k7jiy4m53e/EFI_do_Dell_7573_%2528similar_Dell_7580_brasileiro%2529.zip/file[/URL]

O usuário possui um tópico sobre o Catalina, mas também um novo sobre o hackintosh com o Big Sur. Se um dia eu for tentar novamente este segundo sistema, por falta de conhecimento e domínio de hackintosh, eu utilizaria a pasta do link acima. Segundo ele, basta "Just download the OC.zip, (Change MLB, SUUID, Serial and ROM) Place Onto your installer, mount EFI partition (After Installation) and transfer to your SSD or HD. Don't Forget to Reset NVRAM". Pelo o que entendi, bastaria eu abrir o config.plist no Open Clover, alterar os itens em negrito, salvar e então transferir tudo para a pasta EFI da instalação. Parece algo simples, mas me irritei tanto com o Big Sur nem reconhecer o teclado durante a instalação e pós-instalação que por enquanto não pretendo tentar novamente.

Agora o Catalina está reinstalado aqui e vou ficar sossegado por um tempo com ele. Estranho que a App Store funcionou via dongle wifi, mas não via Ethernet, mas para o dia a dia é um mero detalhe. No mais, tudo redondinho, por exemplo, além do básico, tenho o trackpad com gestos, teclas para reduzir/aumentar volume e brilho, e porta USB-C para dados. Falta testar o HDMI e hub USB-C para VGA, útil para utilizar com projetores multimídia por aí. No Theme de inicialização estou com o lindo Catalina, mesmo nome do OS 😅, e que reconhece lindamentudo que plugo com sistemas para instalação, sem precisar ficar mudando na bios para inicializar (imagem ilustrativa abaixo).

spacer.png

@sigma7 Consegue compartilhar/ajudar como fez pra resolver a ethernet e o áudio? não to conseguindo resolver esses dois =/

Editado por Yuririjo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@YuririjoEthernet funcionou direto, acho que bastou instalar aquele monte de Kexts que são sugeridas aí nos vídeos de hackintosh. Já o áudio eu comentei aqui antes, que precisei acessar um determinado app da pasta de Hackintosh e digitar um valor.

Fiz o Hackintosh já faz um tempo e nunca lembro direito as coisas que fiz, pois foram muitas, precisei reiniciar algumas vezes, com e sem pendrive, fazer alterações, reiniciar de novo.... Daí não tenho um passo-a-passo, inclusive sugiro ver o vídeo novamente, pois eu faria isso se precisasse refazer tudo aqui. E aliás, está chegando para mim um Desktop Dell e talvez eu coloque o macOS em alguma participação, embora a GPU também não vá funcionar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...