Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro esquentando muito e desligando!


JotaTeclas

Posts Recomendados

Olá, pessoal!

Estou um pouco desesperado, o meu Macbook, que hoje é o meu "ganha pão" está esquentando muito e não permanece nem por 5 minutos ligado.

Trabalho com música e uso alguns softwares que exigem muito da máquina. Ex:. Logic Pro X. Não consigo finalizar nada, pois o mac desliga inesperadamente.

Recentemente, encontrei algumas dicas para reiniciar a PRAM ou SMC, no entanto, ele não possibilita isto. Já fiz instalação limpa, tentei de tudo. Por último, instalei o Fan Control só que não tem efetividade, nem aparece a opção de controlar os coolers.

Detalhes:

* Os coolers estão trabalhando na velocidade máxima, sem possibilidade de regular

* Está sem bateria. Ela estava muito inchada e removi para evitar danos maiores.

Sou um pouco inexperiente, posso ter feito algo errado.. peço desculpas pela ignorância. 

Algum de vcs poderia me ajudar, por gentileza?

Obrigado, Junior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, JotaTeclas disse:

Olá, pessoal!

Estou um pouco desesperado, o meu Macbook, que hoje é o meu "ganha pão" está esquentando muito e não permanece nem por 5 minutos ligado.

Trabalho com música e uso alguns softwares que exigem muito da máquina. Ex:. Logic Pro X. Não consigo finalizar nada, pois o mac desliga inesperadamente.

Recentemente, encontrei algumas dicas para reiniciar a PRAM ou SMC, no entanto, ele não possibilita isto. Já fiz instalação limpa, tentei de tudo. Por último, instalei o Fan Control só que não tem efetividade, nem aparece a opção de controlar os coolers.

Detalhes:

* Os coolers estão trabalhando na velocidade máxima, sem possibilidade de regular

* Está sem bateria. Ela estava muito inchada e removi para evitar danos maiores.

Sou um pouco inexperiente, posso ter feito algo errado.. peço desculpas pela ignorância. 

Algum de vcs poderia me ajudar, por gentileza?

Obrigado, Junior.

Bom dia amigo, qual o modelo do seu MacBook? Você já levou ele em alguma assistência para realizar a manutenção preventiva, limpeza e troca de pasta térmica?

Existem diversos fatores para que este super aquecimento aconteça!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JotaTeclas disse:

Olá, pessoal!

Estou um pouco desesperado, o meu Macbook, que hoje é o meu "ganha pão" está esquentando muito e não permanece nem por 5 minutos ligado.

Trabalho com música e uso alguns softwares que exigem muito da máquina. Ex:. Logic Pro X. Não consigo finalizar nada, pois o mac desliga inesperadamente.

Recentemente, encontrei algumas dicas para reiniciar a PRAM ou SMC, no entanto, ele não possibilita isto. Já fiz instalação limpa, tentei de tudo. Por último, instalei o Fan Control só que não tem efetividade, nem aparece a opção de controlar os coolers.

Detalhes:

* Os coolers estão trabalhando na velocidade máxima, sem possibilidade de regular

* Está sem bateria. Ela estava muito inchada e removi para evitar danos maiores.

Sou um pouco inexperiente, posso ter feito algo errado.. peço desculpas pela ignorância. 

Algum de vcs poderia me ajudar, por gentileza?

Obrigado, Junior.

 

Entra no meu Instagram (@betoapplemga) e olha a última postagem do meu Feed. O cliente tinha o perfil exatamente igual ao seu, produtor musical. Arraste para o lado pra ver todas as fotos da publicação e leia o comentário do cliente na postagem.

Fico a disposição.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira coisa que eu daria de dica é: não use seu macbook sem bateria. A fonte de alimentação não fornece toda a energia necessária para sustentar o computador em plena carga, então ele usa a bateria para complementar.

A segunda dica: verifique se não há nenhum problema de hardware mais fácil de detectar através do Apple Hardware Test. Google is your friend in this task.

A terceira dica: Não havendo nenhum problema detectado pelo AHT, execute uma limpeza interna. Remova qualquer resíduo de sujeira, verifique se as entradas e saídas de ar do computador estão desobstruídas e se os ventiladores estão girando "soltos". Você pode verificar facilmente girando eles com os dedos. Se estiverem "presos", precisarão de substituição. Aproveite que a máquina está aberta e verifique se não há folga no eixo dos ventiladores. Às vezes essas folgas podem impactar no fluxo de ar. Verifique também se todas as "pás" deles estão no lugar. Observe que coloquei tudo no plural porque alguns macs tem dois ventiladores. Como você não especificou qual o ano/tamanho da tela, não tinha como saber, mas se o seu for apenas um ventilador, as checagens são as mesmas.

A quarta dica: troca a pasta térmica. Ela tem validade e a que vem de fábrica costuma durar 3 anos, além de ser de qualidade duvidosa. Sugiro Gelid GC Extrene, Thermal Girzzly Kryonaut e Artic MX4. Qualquer uma delas você estará bem servido, desde que sejam originais.

Se nada disso funcionar, que são as coisas básicas que você pode verificar em casa sem nenhuma ferramenta especializada, procure uma assistência especializada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Alan Leitão disse:

A fonte de alimentação não fornece toda a energia necessária para sustentar o computador em plena carga, então ele usa a bateria para complementar.

De onde você tirou essa informação?

Estou compartilhando o esquema eletrônico oficial da Apple para um modelo qualquer de MBP. Leia a página 5, que trata das linhas primárias de energia e verifique a tensão da linha do carregador.

Sua informação não procede em NENHUM dispositivo Apple que tenha uma bateria de íons de lithium.

820-2530.pdf

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EDITADO. Postagem dupla não intencional. Complementando a postagem acima:

Em termos leigos, o carregador do aparelho precisa mantê-lo ligado enquanto faz o carregamento da bateria. Existem componentes específicos pra garantir isso, como MOSFETs que impedem que o aparelho seja alimentado pela bateria enquanto ela é carregada. Por isso é uma bobagem sem tamanho quando dizem que não podemos deixar um aparelho ligado na tomada após terminar o carregamento. Quem mantém o aparelho ligado é o carregador, enquanto mantém a bateria com 100% de carga.

Pela lógica, um MagSafe 2 tem até 85W (resultado da multiplicação entre tensão e corrente). Se 85W não conseguem manter um aparelho ligado plenamente, a bateria duraria 1 minuto, rs.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então responde pra mim, por favor, as seguintes dúvidas:

1- Porque todos os Macbooks Pro que tive e todos os que já usei profissionalmente, quando processando edições de vídeo com CODECs complexos, descarregam a bateria mesmo ligado no carregador?

2- Porque o consumo do sistema aferido via PECI é maior do que o fornecido pela fonte?

3- Porque quando a bateria atinge nível crítico os Macbooks não ligam imediatamente ao ligar o carregador?

4- Porque Macbooks sem bateria ficam mais lentos, limitando o clock da CPU e da GPU?

5- Agora, no meu caso específico, como uma fonte de 85W fornece energia para uma CPU (i7-4870HQ) e uma GPU (AMD Radeon R9 M370x) que, ambas em pico, consomem 47W e 50W respectivamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está confundindo o powerboost de bateria ao dizer que o carregador não fornece toda a energia e que a bateria complementa. O MacBook pode sim utilizar a bateria para um powerboost, porém não por muito tempo e somente em casos extremos. Não por muito tempo porque compromete a integridade dos componentes e a dissipação térmica. Quando a bateria entra nesse powerbost ela deixa de ser carregada. Mas esse não é o motivo do Mac ficar lento se tirarmos a bateria dele e ligarmos ele no MagSafe, já que esse comportamento é percebido em qualquer função nessa situação, seja navegar na internet ou renderizar projetos complexos. Muitos culpam o SpeedStep da Intel, mas eu particularmente acho que é putaria da Apple pra você gastar com uma bateria nova ou com um aparelho novo, já que, esse comportamento não se repete em muitos laptops de outras marcas usando o aparelho sem bateria. MacBooks com baterias já degradadas também apresentam o mesmo sintoma, como se ela nem estivesse mais lá (oi, iPhone 6S!), apesar da bateria ainda estar fazendo seu discharge e fornecendo energia. Outro fato interessante é que esse evento acontece inclusive se você usar um MagSafe de potência superior ao que veio de fábrica com seu Mac. Eu posso tranquilamente usar um MagSafe 2 de 85W em um MacBook Air, e mesmo assim o sistema ainda vai usar a bateria para esse boost, mesmo conectado a um carregador com potência de sobra.

Seu Mac não liga imediatamente com a bateria totalmente descarregada porque prioriza a carga da bateria até um mínimo seguro, assim como ocorre com iPhones e iPads. Se a bateria descarrega muito e sua voltagem passa o mínimo ela não funciona e nem carrega. Até hoje vemos as pessoas falando em dar um "choque" na bateria pra fazer ela voltar a funcionar, que nada mais é voltar ela a 3.8v, por exemplo, no caso de uma bateria de iPhone (apesar de que ela já deve dar sinais de vida com 3.5v).

Você também não pode confundir o TDP que vê nas especificações do CPU como o real consumo dele. O TDP é um valor que trata de energia térmica, não necessariamente o processador trabalha com esse consumo. Se seu CPU e GPU estivessem consumindo realmente 47W e 50W simultaneamente, fora energia consumida por módulos de memória e todos os demais componentes do computador, você não ia conseguir encostar a mão no computador. Não se esqueça que o sistema reduz clock de funcionamento para manter eficiência térmica e de energia. E se esse consumo fosse real, aliado ao consumo do restante da máquina, nem que a linha principal de energia fosse alimentada totalmente pelo carregador e pela bateria funcionaria.

https://www.youtube.com/watch?v=l0EzLnoCGmk <- se quer saber qualquer coisa sobre MacBook, é com esse cara.

 

 

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar que a placa do aparelho também possui muitos capacitores e bobinas! Mas desviamos do assunto, rs.

Trata-se de uma dúvida simples e que deve ser respondida de forma simples: se não tem experiência e conhecimento técnico, leve a uma assistência especializada de sua confiança. Não é prudente encorajar qualquer pessoa a simplesmente abrir o computador e fazer isso ou aquilo, sem antes explicar que é necessário cuidado com este ou aquele componente, que é preciso ter equipamento antiestático, não utilizar ferramentas metálicas como pinças que não tenham proteção ESD, evitar contato das mãos direto com o equipamento, entre diversos outros procedimentos de segurança como o básico de tudo: "não se esqueça de desconectar a bateria em primeiro lugar".

Ao fazer isso estamos encorajando pessoas a colocarem em risco, como ele disse, o ganha pão dele.

@JotaTeclas , leve seu aparelho a um técnico de confiança e fique tranquilo. Se o seu aparelho estivesse desligando aleatoriamente, até poderia ser um problema mais grave (não estou dizendo que não é), mas pelos sintomas que você descreveu, como "esquentar muito e ficar ligado no máximo 5 minutos", já dá pra chutar tranquilamente que seu aparelho está tendo dificuldade em dissipar o calor e o sistema está ativando sua proteção para evitar maiores danos. Não force o seu equipamento, isso vai diminuir a vida útil dos componentes e pode trazer danos graves. Se você usa muito o equipamento, sugiro uma manutenção preventiva dessas uma vez ao ano.

Abraço!

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bastante curioso afirmar em um comentário, categoricamente, que o sistema não usa a bateria em hipótese alguma quando conectado ao carregador e quando se sugere um teste simples que pode ser replicado por qualquer pessoa, em qualquer lugar, o discurso mudar para "às vezes, em casos extremos, pode acontecer...". O que seria um caso extremo? Talvez uso de 100% de CPU e GPU? Ou seja, usa a bateria mesmo conectado ao carregador. Baterias degradadas não são capazes de fornecer a corrente necessária para o sistema em full load, motivo pelo qual o efeito é o mesmo de quando o sistema está sem bateria. "Ah, mas o computador funciona com a bateria degradada." Sim, mas quando o sistema exige dela, se o carregador não estiver conectado, ele desliga porque não havia potência suficiente devido a baixa corrente/intervalo disponível.

O fato é que quando o computador esquenta, principalmente os Macbooks Pro com dGPU que são ineficientes na dissipação térmica, os componentes entram em thermal throttling para reduzir a temperatura. Efeito esperado nesse estado é diminuição do consumo energético, exatamente o momento que o sistema para de usar energia da bateria, quando o que vem do carregador passa a ser suficiente. Basta duas modificações no sistema para melhorar a dissipação térmica e impedir o famoso thermal thorttling para ver que o efeito que "às vezes, em casos extremos, pode acontecer" passa a ser constante, chegando, no caso da minha máquina atual, a perder de 3 a 4% da carga da bateria em um render complexo de uma hora, mesmo conectado ao carregador. Acontece com outros fabricantes também, mas não é tão comum porque, geralmente, eles fornecem, em equipamentos high end, fontes muito mais potentes. Era curioso observar quando comprei minha máquina, ela veio com fonte de 85W e o Dell concorrente da época (Precision M3800) vinha com uma fonte de 130W, com CPU i7 4702HQ da mesma geração, mas de consumo inferior e GPU  Quadro K1100m também de consumo inferior. A Dell oferecia (não sei se ainda oferece) fontes de viagem menores e mais leves, de 65W, como opcionais. O que acontece quando usando essa fonte? O Turbo Boost da CPU desliga, o clock da GPU diminui e a bateria descarrega quando realizando tarefas pesadas. Mais curioso: o sistema, se estiver com a bateria descarregada, não liga imediatamente ao conectar esse carregador, aguardando uma carga mínima antes de permitir a inicialização, mas com a fonte de 130W ele inicia imediatamente.

"Ah, mas se eu conectar um carregador de 85W no Macbook Air a mesma coisa acontece". Ou seja, ele também consome bateria em tarefas exigentes, mesmo com o carregador ligado. Na minha opinião é aí onde a Apple "sacaneia". Ela limita a corrente máxima na entrada do computador em questão, via gestão de energia, ou seja, mesmo numa fonte mais potente capaz de fornecer o necessário para a máquina funcionar, ela apenas "puxa" (eu sei) a corrente designada e não o necessário para o sistema. Coloquei o "sacaneia" entre aspas porque pode ser para proteger a bateria, não deixar ela aquecer demais com a corrente mais alta chegando para carga nesse cenário (fonte mais potente), mas como nunca fiz nenhuma observação desse tipo em um Macbook Air, deixo apenas como opinião mesmo.

Para não estender muito, quem estiver interessado em aferir esse efeito, instale um programa simples que tem versão trial (14 dias): iStat Menus. Na aba sensor, procure o grupo alimentação e coloque a opção "System total" na sua barra de ferramentas. Inicie uma tarefa exigente no seu Macbook Pro com dGPU (usando CPU e GPU a 100%) e observe seu sistema consumir mais energia do que a fonte pode fornecer e isso continua acontecendo até o thermal throttling iniciar (e se o sistema estiver todo original, não vai demorar para acontecer). Essas informações são lidas diretamente do PECI, ou seja, são reais, não aproximações. Nada melhor que um teste prático.

@JotaTeclas, sim, o @BetoGaleazzo tem toda razão quando afirma que leigos não devem intervir no equipamento para evitar danos e se você (que não sei qual o nível de proficiência) não se sentir confortável para executar nenhuma intervenção deve procurar uma assistência especializada para avaliar a máquina, mas das dicas que eu dei a única que talvez seja um pouco mais crítica é a troca da pasta térmica, que tem vídeos na internet aos montes mostrando como faz com todos os procedimentos de segurança descritos e ferramentas necessárias, não leva nem 10 minutos e a chance de problemas é ínfima se executado corretamente. O resto é verificação natural que qualquer pessoa pode fazer em casa sem pagar hora técnica e muitas vezes resolve o problema mais rápido do que levar na assistência especializada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Alan Leitão disse:

Não use seu macbook sem bateria. A fonte de alimentação não fornece toda a energia necessária para sustentar o computador em plena carga, então ele usa a bateria para complementar.

Não mudei o discurso. Acho que você se expressou mal (e consequentemente interpretei mal) no trecho acima, porque a bateria não complementa, ela incrementa. Eletronicamente falando, você sugeriu em seu comentário uma situação de undervoltage ao usar o aparelho sem a bateria, e isso não ocorre porque o SMC ativa as proteções do sistema, reduzindo o clock de funcionamento e mantendo ele ligado. Como eu disse, sem a bateria, o Mac reduz o clock mesmo em situações normais como usar o navegador. Eu não estou dizendo que usar sem bateria é uma boa ideia. Estou dizendo que não há risco <- e esse foi o entendimento que tive do seu comentário. Mea culpa.

O SMC dos Macs funciona de modo diferente dos PCs pra atender a proposta da Apple de power efficiency e duração de bateria, tanto que esse fator é um dos principais desafios do hackintosh, fazer patches de dsdt.aml e fakesmc.kext pra fazer funcionar.

Sobre o consumo, você continua equivocado. A relação alimentação x consumo não é tão simples assim. Vou dar um exemplo simples, mas conveniente: a linha principal de energia do iPhone 6S (eletrônica SMD/BGA, comparação justa) recebe e alimenta 4.2 volts, porém SÓ o backlight do LCD precisa de 35 volts (!!) pra funcionar, tirando setor de RF, áudio, touch, NAND etc etc. E mesmo que seja uma corrente baixa, o wattage continua alto. Então não se trata de ver a especificação do carregador na etiqueta e subentender que ele não fornece energia necessária (como você disse explicitamente no seu comentário). Nós estaríamos ignorando diversos componentes de power management, bobinas e circuitos complexos como é o SMC.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/04/2020 at 11:34, juliochok disse:

Bom dia amigo, qual o modelo do seu MacBook? Você já levou ele em alguma assistência para realizar a manutenção preventiva, limpeza e troca de pasta térmica?

Existem diversos fatores para que este super aquecimento aconteça!

Opa, bom dia, Juliochok!!
Então.. a pasta térmica foi trocada sim e fizeram uma limpeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/04/2020 at 15:18, Alan Leitão disse:

A primeira coisa que eu daria de dica é: não use seu macbook sem bateria. A fonte de alimentação não fornece toda a energia necessária para sustentar o computador em plena carga, então ele usa a bateria para complementar.

A segunda dica: verifique se não há nenhum problema de hardware mais fácil de detectar através do Apple Hardware Test. Google is your friend in this task.

A terceira dica: Não havendo nenhum problema detectado pelo AHT, execute uma limpeza interna. Remova qualquer resíduo de sujeira, verifique se as entradas e saídas de ar do computador estão desobstruídas e se os ventiladores estão girando "soltos". Você pode verificar facilmente girando eles com os dedos. Se estiverem "presos", precisarão de substituição. Aproveite que a máquina está aberta e verifique se não há folga no eixo dos ventiladores. Às vezes essas folgas podem impactar no fluxo de ar. Verifique também se todas as "pás" deles estão no lugar. Observe que coloquei tudo no plural porque alguns macs tem dois ventiladores. Como você não especificou qual o ano/tamanho da tela, não tinha como saber, mas se o seu for apenas um ventilador, as checagens são as mesmas.

A quarta dica: troca a pasta térmica. Ela tem validade e a que vem de fábrica costuma durar 3 anos, além de ser de qualidade duvidosa. Sugiro Gelid GC Extrene, Thermal Girzzly Kryonaut e Artic MX4. Qualquer uma delas você estará bem servido, desde que sejam originais.

Se nada disso funcionar, que são as coisas básicas que você pode verificar em casa sem nenhuma ferramenta especializada, procure uma assistência especializada.

Boa tarde, Alan Leitão! Muito obrigado pelos esclarecimentos.

A troca da pasta térmica e a limpeza foram feitas. MAs, você falou algo muito interessante com relação à alimentação. "a bateria complementa carga". Já comprei uma nova bateria, estou aguardando chegar.
Com relação a parte da ventilação.. os coolers estão girando em altíssima velocidade e não consigo controlar isso, pois a opção de resetar SMC ou PRAM não estão disponíveis.

O modelo é: MacBook Pro Retina 15" (mid 2012).

 

Obrigado!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/04/2020 at 21:59, BetoGaleazzo disse:

Esqueci de mencionar que a placa do aparelho também possui muitos capacitores e bobinas! Mas desviamos do assunto, rs.

Trata-se de uma dúvida simples e que deve ser respondida de forma simples: se não tem experiência e conhecimento técnico, leve a uma assistência especializada de sua confiança. Não é prudente encorajar qualquer pessoa a simplesmente abrir o computador e fazer isso ou aquilo, sem antes explicar que é necessário cuidado com este ou aquele componente, que é preciso ter equipamento antiestático, não utilizar ferramentas metálicas como pinças que não tenham proteção ESD, evitar contato das mãos direto com o equipamento, entre diversos outros procedimentos de segurança como o básico de tudo: "não se esqueça de desconectar a bateria em primeiro lugar".

Ao fazer isso estamos encorajando pessoas a colocarem em risco, como ele disse, o ganha pão dele.

@JotaTeclas , leve seu aparelho a um técnico de confiança e fique tranquilo. Se o seu aparelho estivesse desligando aleatoriamente, até poderia ser um problema mais grave (não estou dizendo que não é), mas pelos sintomas que você descreveu, como "esquentar muito e ficar ligado no máximo 5 minutos", já dá pra chutar tranquilamente que seu aparelho está tendo dificuldade em dissipar o calor e o sistema está ativando sua proteção para evitar maiores danos. Não force o seu equipamento, isso vai diminuir a vida útil dos componentes e pode trazer danos graves. Se você usa muito o equipamento, sugiro uma manutenção preventiva dessas uma vez ao ano.

Abraço!

Obrigado por todas as suas informações, BetoGaleazzo!! Você conhece muito do assunto!! 

Infelizmente estou muito longe e sem condições de enviar o Mac aí para você dar uma olhada pra mim. Sou do norte de Minas Gerais!! rsrs.

Mas as informações aqui foram muito úteis.. foi conforme me orientou. Deus o abençoe, amigo!! 

Em 15/04/2020 at 11:34, juliochok disse:

Bom dia amigo, qual o modelo do seu MacBook? Você já levou ele em alguma assistência para realizar a manutenção preventiva, limpeza e troca de pasta térmica?

Existem diversos fatores para que este super aquecimento aconteça!

 

15 minutos atrás, JotaTeclas disse:

Opa, bom dia, Juliochok!!
Então.. a pasta térmica foi trocada sim e fizeram uma limpeza.

Obrigado, amigo!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, bom dia, Juliochok!!
Então.. a pasta térmica foi trocada sim e fizeram uma limpeza.

Bacana, espero que seu problema seja resolvido com a manutenção preventiva e a troca da bateria, pois como você mencionou esse MacBook é seu ganha pão. Boa sorte.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...