Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de SSD para IMac retina 5k, 27-inch 2017 - Modelo A1419


Posts Recomendados

Olá amigos, 

Vou fazer um upgrade, trocando o HD sata que vem de fábrica por um SSD.

Eu vi que em alguns vídeos que em alguns casos eles colocam um cabo adaptador e outros não colocam esse cabo. 

Ai fiquei na dúvida. Por que é colocado esse cabo? 

Estou enviando a foto do cabo. Alguém pode me ajudar? 

Obrigado. 

A74AF866-05B0-4C7A-A26A-4C2D40119FFA.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Onde você viu? Essa foto é screenshot de um vídeo? Se sim, manda o link. Outro cabo que eu conheço é o conversor de 13 pinos para 22 pinos do SATA, mas esse aí da foto parece apenas um extensor.

Abrs.

Olá, 

Sim vi nesse vídeo https://youtu.be/knMM9dRwIH4?t=278 já coloquei o link no momento em que ele usa esse cabo. 

Agradeço pela ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2020 at 23:15, MelquiSodre disse:

Olá, 

Sim vi nesse vídeo https://youtu.be/knMM9dRwIH4?t=278 já coloquei o link no momento em que ele usa esse cabo. 

Agradeço pela ajuda. 

Ô amigo, perdão. Só vi seu comentário hoje.

Esse cabo que ele utiliza é o adaptador para o sensor térmico do HD/SSD. Se você não usa ele, o macOS dá uma bugada porque sente falta desse sensor de temperatura do drive, então o cooler fica trabalhando sempre em alta. Esse sensor existe nos iMacs de 2012 em diante, já respondendo a dúvida do colega acima. Esse adaptador também vai evitar que o Apple Hardware Test não identifique corretamente o SSD, além de evitar possíveis conflitos de firmware. Vai funcionar sem, mas aí você vai precisar criar novos parâmetros para o cooler via software, pra que ele não fique barulhento devido à velocidade. A maioria esmagadora dos técnicos nem sabem que esse cabo existe, quiçá os usuários. Mas é o jeito mais top de fazer upgrade de armazenamento nos iMacs. Se possível, coloque.

https://eshop.macsales.com/item/OWC/DIDIMACHDD12/

Abraço!

 

45 minutos atrás, zagam disse:

Olá, alguém sabe me dizer, se para o Imac  27 5k 2019 é necessário esse cabo, ao instalar  o ssd 2.5 ?


👆

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive a oportunidade de abrir meu iMac late 2015 A1419 e não me lembro de ter visto este sensor no HD que veio nele. (para tirar duvidas procurei em vídeos no Youtube e também não vi ninguém citando o referido cabo na troca de HD). Então por qual razão o sensor tem que ser colocado no HD se este não vem de fabrica?

(Lembro que no meu iMac late 2010 quando fiz a substituição do HD para um SSD o sensor estava presente junto ao HD).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Roberto Gbbi disse:

Eu já tive a oportunidade de abrir meu iMac late 2015 A1419 e não me lembro de ter visto este sensor no HD que veio nele. (para tirar duvidas procurei em vídeos no Youtube e também não vi ninguém citando o referido cabo na troca de HD). Então por qual razão o sensor tem que ser colocado no HD se este não vem de fabrica?

(Lembro que no meu iMac late 2010 quando fiz a substituição do HD para um SSD o sensor estava presente junto ao HD).


Você não o vê, mas ele está lá. De um modelo em diante o sensor está presente na parte lógica do HDD. Dos HDDs em geral, na verdade, não só os HSGT utilizados pela Apple no ano do seu (ou Hitachi, ou Seagate, agora não lembro pra ser sincero). Os SSDs não possuem este mesmo sensor, por isso o cabo da OWC tem um sensor que você cola junto ao SSD (como era antes) e o cabo da OWC faz a conexão do sensor com o setor de SMC da placa. Também evita algumas incompatibilidades de firmware.

 

Screen Shot 2020-04-27 at 00.46.25.png

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2020 at 21:31, Roberto Gbbi disse:

Eu já tive a oportunidade de abrir meu iMac late 2015 A1419 e não me lembro de ter visto este sensor no HD que veio nele. (para tirar duvidas procurei em vídeos no Youtube e também não vi ninguém citando o referido cabo na troca de HD). Então por qual razão o sensor tem que ser colocado no HD se este não vem de fabrica?

(Lembro que no meu iMac late 2010 quando fiz a substituição do HD para um SSD o sensor estava presente junto ao HD).

Confirmando o que o amigo falou e tendo como base:

1. Suporte via telefone da Apple: confirmaram que o modelo 2017 não faz a leitura desse sensor e não há em seus manuais/docs de especificações a constatação da presença dele.

2. O fórum do iFixit e Macrumors, onde diversos usuários citam que não é necessário também, com testes e listando os casos de sucesso sem a instalação do sensor.

https://pt.ifixit.com/Answers/View/411888/NVME+M.2+SSD+with+adapter

https://forums.macrumors.com/threads/imac-retina-5k-27-inch-2017-cpu-and-nvme-ssd-upgrade-pitfalls-and-tips.2177812/

https://forums.macrumors.com/threads/a-list-of-successful-imac-27-2012-2019-ssd-upgrades.2162435/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/05/2020 at 07:53, sigma7 disse:

Aproveitando o tópico, pergunto: se fizer o upgrade fora da Apple perde a garantia, inclusive a do AppleCare+?

Creio que sim pois a Apple invalida qualquer tipo de garantia quando o equipamento é violado.
Abraço.
Carlos Cruz - Técnico Certificado Apple (ACMT).
Apple Consult - Assistência Técnica e Revenda Apple
Tel: 11-98021-3666 (whatsapp)
https://www.facebook.com/appleconsultbr/
Instagram: @apple.consult

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom dia.

Ano passado eu tava com este projeto de fazer um upgrade no meu imac , em questão e o mesmo imac que o seu

 

Imac 27" 2017 Modelo A1419 MNE92LL/A

 

Eu ate comprei este sensor térmico da OWC , comprei as fitas adesivas , suporte para ssd .

Mais por fim não fiz por causa tive alguns contratempos .

Sempre fiquei com esta duvida sobre esta temperatura . por isto com muito custo achei este sensor.

lir no sites americano que o rapaz postou ai que NÃO e necessário este sensor e verdade mesmo? Comprei atoa ?

 

fico no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal ...

Me permitam descordar ...

Imacs Retina apartir de 2013, não existe TAL SENSOR ...

Faço a troca de 10 SSDs por Semana em Imacs, e nunca vi esse tal sensor ...

Em Imacs mais antigos ... aí sim existe mesmo esse sensor, e se não coloca-lo irá acontecer exatamente o que foi descrito pelo colega BetoGaleazzo, o cooler ficará acelerado, sendo necessário utilizar o Mac Fan control (por exemplo), para controlar manualmente o Cooler.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...