Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[SUGESTÃO] Upar todos os novos podcasts no Youtube.


Cucobr

Posts Recomendados

  • Respostas 3
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Fala @Cucobr, beleza?

Agradeço a sugestão, mas a priori não vejo isso fazendo sentido.

Primeiro que é usar a plataforma de maneira inadequada. O YouTube é para hospedagem de vídeos, não é porque dá para colocar um "vídeo" lá com a imagem do podcast e só o áudio que devemos fazer isso. O podcast está hospedado no SoundCloud justamente porque é um serviço adequado para hospedagem de áudio.

Ademais, isso prejudicaria bem as nossas métricas do podcast. Mesmo ele hoje sendo distribuído via RSS, iTunes, Spotify, Deezer, etc., todos eles puxam o áudio do próprio SoundCloud e por lá nós temos um panorama geral da nossa audiência. Se "duplicássemos" os episódios no YouTube, seria uma bagunça só…

Por que você acha que alguém preferiria acompanhar um podcast pelo YouTube, e não por algum dos trocentos meios/apps adequados e realmente destinados a podcasts?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá olá @Rafael Fischmann

Desculpe a demora em responder.

Entendi o que você quis dizer como "desvirtuar" o propósito do youtube... mas... será mesmo?

O youtube deixou de ser somente uma plataforma de vídeos.

O youtube tem:

- Streaming de música.

- Features para movimentar a comunidade do seu canal. Você deve estar experimentando isso na pele já que o MacMagazine está ativando seu canal no youtube. Features como posts de imagens.

- Vários podcasts, nesse estilo que eu disse para você, estão sendo postados no youtube.

- Youtube é um ferramenta muito mais natural de se pesquisar por esse conteúdo do que o sound cloud. Olha, eu duvido, mas eu duvido mesmo que os links que chegaram aqui https://soundcloud.com/macmagazine/367-iphone12-airpods-siri veiram através de pessoas que entraram no soundcloud e pesquisaram por macmagazine. As pessoas procuram no google, dão de cara com a sua página do site https://macmagazine.uol.com.br/post/2020/04/10/macmagazine-no-ar-367-iphone-12-com-notch-menor-novos-airpods-em-2020-melhorias-na-siri-e-mais/ e assim chegam no podcast.

- Além do que, na página do soundcloud não tem nenhuma outra referência para outros podcasts de vocês. Enquanto no youtube, com certeza, teria indicação para um podcast que teve bastante audiência e etc. Convidando a pessoa a conhecer mais trabalhos seus. Por óbvio um podcast editado com os vídeos simultâneos de vocês falando elevaria o patamar do podcast. Mas no momento, eu botaria isso como "um próximo passo"

- O vídeo no youtube poderia ser monetizado, caso vocês queiram. Estão criando conteúdo, nada mais justo. Uma renda extra.

- Dependendo de como é o engajamento da comunidade com vocês, o seu vídeo-podcast pode ser recomendado para outros públicos que podem passar a conhecer vocês, e vocês estariam tendo zero trabalho nessa divulgação, isso é o algorítimo do youtube trabalhando.

 

 

Eu sinceramente, do ponto de vista do marketing, da geração de valor para vocês, do aumento da exposição da marca, não vejo sentido em não "atacar" o youtube com um dos carro chefe de vocês, que é o podcast. Com a audiência do podcast, naturalmente aumentaria a audiência dos outros vídeos que vocês estão fazendo. Situação ganha-ganha mais clara que essa é difícil encontrar.

 

Além do que, comparando com o soundcloud, usando a ferramenta do youtube eu consigo pausar e assistir amanhã, marcar para assistir depois e uma feature sensacional que é o grande diferencial do youtube: Eu consigo mudar o volume da reprodução. Porque é um absurdo a ferramenta do soundcloud não ter controle de volume. Vocês estão usando uma ferramenta que tem sound no nome e não tem controle de volume. Só enfatizando esse ponto.

Naturalmente estou baseando na experiência do usuário usando um computador e não um celular, No celular temos apps de podcasts.

 

Com relação as métricas de controle de visualizações, não vejo problema em vocês terem 2 "ambientes". O primeiro ambiente seria o soundcloud e tudo que estiver ligado a ele como você mesmo mencionou e o segundo seria o youtube. Acho que uma organização a mais não seria problema tendo em vista os benefícios.

 

Acho válido vocês fazerem um teste de 1 mês. 4 podcasts por mês, 4 vídeos. Façam anúncios nos podcasts, avisando que esse podcast estaria disponível também no youtube e vê que bicho dá.

 

Espero que esse meu feedback mais estruturado ajude você em algum ponto. Resolvi expor a minha opinião dessa forma pela resposta que deu. Demonstrou interesse em rebater o meu post de somente 3 linhas com bons argumentos, resolvi detalhar o meu posicionamento.

Um forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa discussão de fato, @Cucobr! Valeu. 😊

Mas eu sou muito chato, hehehe. Vamos lá:

  • Eu nunca usei a plataforma de streaming de músicas do YouTube, mas até onde eu sei ela é bem dedicada a videoclipes e, de qualquer forma, é uma área bem à parte do YouTube. O Google ainda investe e aposta muito no Play Music.
  • Sim, o YouTube tem uma área de posts para a comunidade agora. Isso é uma coisa que nada tem a ver com a ideia de publicarmos um vídeo com um frame fixo, cujo conteúdo está somente no áudio.
  • Não duvido que haja alguns podcasts sendo publicados no YT como você sugeriu, mas definitivamente não é algo generalizado assim. Não é como se o MacMagazine no Ar fosse uma exceção no "mar de podcasts", um dos poucos que não está no YT.
  • Sobre tudo o que você falou do SoundCloud, acho que você não entendeu bem a coisa. Sim, você pode acessar o nosso podcast pelo site ou pelo app do SC, mas não é essa a questão principal. O SC é onde hospedamos e, a partir dele, distribuímos o nosso podcast. Até imagino que tenhamos alguns espectadores que curtem nos acompanhar via SC, mas a grande maioria certamente usa o app Podcasts da Apple (disponível para iOS, iPadOS, macOS…) ou algum dos inúmeros clientes dedicados para podcasts. E todos eles têm controle de reprodução, salvam onde você parou e sincronizam pela nuvem, permitem que você altere a velocidade de reprodução, pule ou retroceda 10-15 segundos, visualize e pule para capítulos específicos do podcast, etc.

O que eu acho que faria muito sentido, sim, é se por exemplo gravássemos o podcast pessoalmente e, além de gerar uma versão do áudio editada, também tivéssemos uma filmagem da gravação. Nesse caso, o YT seria perfeito.

Não sendo esse o caso, estou muito relutante à ideia ainda…

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...