Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[DICA] Manter no iCloud Drive, apagar do Mac.


BetoGaleazzo

Posts Recomendados

Essa semana estava pensando em finalmente assinar um serviço profissional de cloud storage pra armazenar fotos importantes que eu queria apagar da memória local do meu Mac (que só possui 256GB de armazenamento) mas manter em um local seguro. Pensei em como seria bom se o iCloud Drive permitisse que mantivéssemos os arquivos na nuvem, porém não estivessem ocupando espaço "local", mas, ainda com a pasta iCloud Drive aparecendo no Finder e permitindo upload/download sem precisar recorrer ao site do serviço. Seria ótimo, já que o iCloud oferece cloud storage com boa capacidade de armazenamento e a um preço extremamente justo em relação à concorrência.

Esse é um serviço que o iCloud Drive não tem. É uma "sincronização seletiva" (selective sync): permite que você mantenha máquina e nuvem sincronizados, mas só o conteúdo que você quer, enquanto outro conteúdo que usa com menos frequência pode manter só na nuvem. A Apple não disponibiliza a função porque a premissa do iCloud Drive é justamente pra não perder nada se tua máquina explodir amanhã. Até existe uma função no macOS pra manter alguns arquivos só na nuvem, mas ela só funciona quando seu Mac já está com a memória quase cheia, o que não ajuda muito neste caso.

Dando uma pesquisada de leve, encontrei no GitHub um projeto chamado "iCloud Control", que nada mais é que uma extensão para o Finder que adiciona essa funcionalidade, como na imagem abaixo:

screenshot.png

A boa notícia é que funciona, é leve e é seguro. A notícia mais ou menos é que obviamente você precisa fazer o download do arquivo se quiser visualizar direto do Finder caso ele esteja somente na nuvem. Segundo o developer, deve funcionar do El Capitan em diante. Eu uso no Mojave, e sei que funciona no Catalina.

A página oficial do repositóro para download do tweak e maiores informações é essa: https://github.com/Obbut/iCloud-Control

1 - Baixe o ZIP.
2 - Copie o .app para a pasta Aplicativos do Finder.
3 - Clique nele com o botão direito e "Abrir" pra conseguir abrir, já que ele é de developer não reconhecido pelo MacOS.
4 - Siga a instrução na janela que vai abrir pra você colocar ele como extensão permitida do Finder nas Ferramentas do Sistema.

Ele já irá aparecer nas janelas do Finder ao lado do campo de busca.

Eu ainda estou testando antes de fazer upload de dados sensíveis para a nuvem e apagar da memória local, mas a princípio está cumprindo o que promete.
Outra dica legal é colocar ele no "Login Items" do seu usuário pra ele subir junto do sistema, e marcar a opção de iniciar silenciado.

Não sei se estou atrasado na novidade, ou se é uma necessidade só minha, mas achei legal compartilhar. Caso tenham alguma dúvida só perguntar, eu ajudarei no possível.

Abraço!

Todos os créditos para o desenvolvedor Obbut @GitHub

@MacMagazine, @Rafael Fischmann, check this out.

 

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rafaeljr disse:

Boa ..finalmente .. esse é uns dos motivos que eu uso o onedrive do que o iCloud 

 

Em que pasta fica o .app que não encontrei ?

Hehe, normal. O GitHub pode ser um pouco confuso pra quem não tem o costume de usar.

Ignore o quadro mostrando os arquivos e pastas. Desce um pouco mais, na sessão "Installation" vai ter o link "Download the latest version here", e lá vai ter o download do arquivo "iCloud.Control.zip".

Abrs!

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Rafaeljr disse:

Feito, mesmo assim está estranho.

Eu marquei a extensão e mesmo assim continua pedindo para marcar, mesmo reiniciando o sistema.

 

Screenshot at Apr 13 08-08-01.png

 

Essa página pedindo pra você marcar a opção quando abre o app é normal, ela não verifica se você já marcou, ela só te avisa que tem que deixar marcado. Por isso quando eu coloquei no "Login Items" do meu usuário, eu marquei a opção "Hide", pro app iniciar silencioso, assim ele inicia mas não abre essa janela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, willwalbr disse:

Não sei se é exatamente o mesmo recurso, mas o Catalina permite baixar e remover arquivos individuais ou em lote nativamente, sempre mantendo uma cópia no iCloudDrive.

Você tem razão, Will. O Catalina oferece essa função de forma nativa, eu particularmente não sabia.

Na verdade eu não tinha como saber porque usei o Catalina por... Uma hora. A integração do iTunes ao Finder ficou péssima pra mim, pois uso o iTunes diariamente pra trabalhar com os devices dos clientes e na época do lançamento algumas funções que uso muito tinham deixado de ser práticas com a integração. Não sei se mudou ao longo de atualizações.

Também pra mim fica inviável profissionalmente, por ora, a impossibilidade de rodar softwares 32 bits.
So, Mojave ❤️

Enfim, fica a dica pra quem estiver usando até o macOS Mojave. Estou usando há dias já essa extensão e está funcionando muito bem.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Em 12/04/2020 at 03:54, BetoGaleazzo disse:

Essa semana estava pensando em finalmente assinar um serviço profissional de cloud storage pra armazenar fotos importantes que eu queria apagar da memória local do meu Mac (que só possui 256GB de armazenamento) mas manter em um local seguro. Pensei em como seria bom se o iCloud Drive permitisse que mantivéssemos os arquivos na nuvem, porém não estivessem ocupando espaço "local", mas, ainda com a pasta iCloud Drive aparecendo no Finder e permitindo upload/download sem precisar recorrer ao site do serviço. Seria ótimo, já que o iCloud oferece cloud storage com boa capacidade de armazenamento e a um preço extremamente justo em relação à concorrência.

Esse é um serviço que o iCloud Drive não tem. É uma "sincronização seletiva" (selective sync): permite que você mantenha máquina e nuvem sincronizados, mas só o conteúdo que você quer, enquanto outro conteúdo que usa com menos frequência pode manter só na nuvem. A Apple não disponibiliza a função porque a premissa do iCloud Drive é justamente pra não perder nada se tua máquina explodir amanhã. Até existe uma função no macOS pra manter alguns arquivos só na nuvem, mas ela só funciona quando seu Mac já está com a memória quase cheia, o que não ajuda muito neste caso.

Dando uma pesquisada de leve, encontrei no GitHub um projeto chamado "iCloud Control", que nada mais é que uma extensão para o Finder que adiciona essa funcionalidade, como na imagem abaixo:

screenshot.png

A boa notícia é que funciona, é leve e é seguro. A notícia mais ou menos é que obviamente você precisa fazer o download do arquivo se quiser visualizar direto do Finder caso ele esteja somente na nuvem. Segundo o developer, deve funcionar do El Capitan em diante. Eu uso no Mojave, e sei que funciona no Catalina.

A página oficial do repositóro para download do tweak e maiores informações é essa: https://github.com/Obbut/iCloud-Control

1 - Baixe o ZIP.
2 - Copie o .app para a pasta Aplicativos do Finder.
3 - Clique nele com o botão direito e "Abrir" pra conseguir abrir, já que ele é de developer não reconhecido pelo MacOS.
4 - Siga a instrução na janela que vai abrir pra você colocar ele como extensão permitida do Finder nas Ferramentas do Sistema.

Ele já irá aparecer nas janelas do Finder ao lado do campo de busca.

Eu ainda estou testando antes de fazer upload de dados sensíveis para a nuvem e apagar da memória local, mas a princípio está cumprindo o que promete.
Outra dica legal é colocar ele no "Login Items" do seu usuário pra ele subir junto do sistema, e marcar a opção de iniciar silenciado.

Não sei se estou atrasado na novidade, ou se é uma necessidade só minha, mas achei legal compartilhar. Caso tenham alguma dúvida só perguntar, eu ajudarei no possível.

Abraço!

Todos os créditos para o desenvolvedor Obbut @GitHub

@MacMagazine, @Rafael Fischmann, check this out.

 

Dá uma olhada no  "Id Apple" nas "Preferencias do Sistema"

ou no suporte da Apple...  https://support.apple.com/pt-br/guide/mac-help/mh36833/11.0/mac/11.0  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 13/04/2020 at 11:57, BetoGaleazzo disse:

 

Essa página pedindo pra você marcar a opção quando abre o app é normal, ela não verifica se você já marcou, ela só te avisa que tem que deixar marcado. Por isso quando eu coloquei no "Login Items" do meu usuário, eu marquei a opção "Hide", pro app iniciar silencioso, assim ele inicia mas não abre essa janela.

Nao estou conseguindo iniciar ainda fazendo estes passos? o que fazer? Tenho o mac hish sierra

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...