Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Versão macos mini late 2014

Posts Recomendados

Olá pessoal tudo bem?

Sou novo aqui no fórum e estou escrevendo com uma dúvida que estou buscando algum tipo de ajuda.

eu tenho um mini late 2014 i5 8gb de RAM e had de 1tb (de 5400).

hoje ele roda o Mojave, porém está praticamente impossível de usar o mini com ele.

comprei um disco ssd da crucial (que assim que chegar irei instalar) mas eu queria saber a opinião de vocês se vale a pena continuar (mesmo depois com o ssd) usando o mojave?

um drowngrade vale a pena por favor? Ou irei perder muitas funcionalidades?

obrigado

abracao 

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Respostas 14
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Posts Populares

Boa tarde pessoal, tudo beleza por ai? Só pra contar pra vocês finalizei hoje o upgrade, realmente o Catalina com o SSD ta rodando perfeito. Não tinha ideia da diferença de velocidade do disco

Fala Diego tudo bem? Desculpa a demora em te responder, só vi as notificações hoje, mas antes tarde do que nunca. Não usei NVM2 (acho que é assim que escreve) comprei um SSD da Crucial de 1TB MX5

Po Diego que top! Eu imagino o quanto ficou mais rápido, se o meu que é Sata deixou ele tão mais rápido, po eu imagino um desse. Parabens! Top demais!

Imagens Postadas

Eu tenho um MacBook Pro 13" Late 2013 que usa um i5 de 4° geração, a mesma do seu Mac mini e depois do Catalina, percebi que o desempenho está no limite do aceitável. Cheguei até a pensar em voltar para o Mojave, mas por preguiça eu não voltei, rs. Mas é fato que vai ser a última versão do mac OS que vou instalar, a não ser que o próximo a Apple dê uma bela otimizada.
Ao menos no meu MacBook, e creio que no seu Mac mini também, o High Sierra foi o melhor mac OS que eu usei. Tudo funcionava que era uma maravilha. Já no Mojave ou Catalina, funciona, um bug gráfico aqui e alí, preview as vezes buga para abrir uns pdf, etc... Mas já se percebe que não  é lá essas coisas.
Se você usa o seu Mac para trabalho e precisa de um sistema mais rápido e confiável, volte para o High Sierra até comprar um Mac mais novo.
Com o SSD vai ser uma diferença absurda. Definitivamente o mac OS desde o Yosemite não foi feito mais para rodar em HDD. 
Instala o SSD e o Catalina e veja o desempenho. Vai rodar até que muito bem, mas definitivamente para os nossos Macs já velhinhos, o High Sierra foi o melhor. 

Link para o post
1 minuto atrás, jailsonrs disse:

Eu tenho um MacBook Pro 13" Late 2013 que usa um i5 de 4° geração, a mesma do seu Mac mini e depois do Catalina, percebi que o desempenho está no limite do aceitável. Cheguei até a pensar em voltar para o Mojave, mas por preguiça eu não voltei, rs. Mas é fato que vai ser a última versão do mac OS que vou instalar, a não ser que o próximo a Apple dê uma bela otimizada.
Ao menos no meu MacBook, e creio que no seu Mac mini também, o High Sierra foi o melhor mac OS que eu usei. Tudo funcionava que era uma maravilha. Já no Mojave ou Catalina, funciona, um bug gráfico aqui e alí, preview as vezes buga para abrir uns pdf, etc... Mas já se percebe que não  é lá essas coisas.
Se você usa o seu Mac para trabalho e precisa de um sistema mais rápido e confiável, volte para o High Sierra até comprar um Mac mais novo.
Com o SSD vai ser uma diferença absurda. Definitivamente o mac OS desde o Yosemite não foi feito mais para rodar em HDD. 
Instala o SSD e o Catalina e veja o desempenho. Vai rodar até que muito bem, mas definitivamente para os nossos Macs já velhinhos, o High Sierra foi o melhor. 

Pô Jailson muito obrigado pela resposta.

vou seguir sua ideia, realmente estou esperando que o SSD de uma vida nova pra criança.

eu tenho faço tradução de documentos nele, vez ou outra um corte em um vídeo aqui e ali com o iMovie, coisas que funcionavam muito bem.

mas acho que é isso, vou testar o Catalina, se não rolar o jeito é voltar pro high Sierra.

abracao

Link para o post
6 minutos atrás, Rdamico disse:

Pô Jailson muito obrigado pela resposta.

vou seguir sua ideia, realmente estou esperando que o SSD de uma vida nova pra criança.

eu tenho faço tradução de documentos nele, vez ou outra um corte em um vídeo aqui e ali com o iMovie, coisas que funcionavam muito bem.

mas acho que é isso, vou testar o Catalina, se não rolar o jeito é voltar pro high Sierra.

abracao

Com o SSD a diferença via ser brutal. Vai parecer que vc comprou um Mac novo. Faça uma instalação limpa se possível e instale programas e volte os arquivos do zero para ficar melhor ainda.
Vc vai gostar o Catalina rodando no SSD. Vida longa ao seu Mac. 

Link para o post
1 minuto atrás, jailsonrs disse:

Com o SSD a diferença via ser brutal. Vai parecer que vc comprou um Mac novo. Faça uma instalação limpa se possível e instale programas e volte os arquivos do zero para ficar melhor ainda.
Vc vai gostar o Catalina rodando no SSD. Vida longa ao seu Mac. 

Deus te ouça kkkkkkkkkkk

Link para o post
52 minutos atrás, Rdamico disse:

Olá pessoal tudo bem?

Sou novo aqui no fórum e estou escrevendo com uma dúvida que estou buscando algum tipo de ajuda.

eu tenho um mini late 2014 i5 8gb de RAM e had de 1tb (de 5400).

hoje ele roda o Mojave, porém está praticamente impossível de usar o mini com ele.

comprei um disco ssd da crucial (que assim que chegar irei instalar) mas eu queria saber a opinião de vocês se vale a pena continuar (mesmo depois com o ssd) usando o mojave?

um drowngrade vale a pena por favor? Ou irei perder muitas funcionalidades?

obrigado

abracao 

Boa noite amigo, faça o seguinte, espere seu SSD chegar e instale o OS novamente.

Caso você perceba que a troca realmente valeu a pena no quesito desempenho/velocidade talvez ainda compense utilizar o Mojave, caso contrário volte para o High Sierra.

Neste momento estou usando um MacBook Aluminum Late 2008 exatamente com um SSD Crucial BX500 240GB e 8GB RAM, rodando Mojave via patch do Dosdude1 e posso te dizer que o desempenho realmente é outro em relação a última versão suportada por este MacBook (El Capitan).

Boa sorte.

Link para o post
8 horas atrás, juliochok disse:

Boa noite amigo, faça o seguinte, espere seu SSD chegar e instale o OS novamente.

Caso você perceba que a troca realmente valeu a pena no quesito desempenho/velocidade talvez ainda compense utilizar o Mojave, caso contrário volte para o High Sierra.

Neste momento estou usando um MacBook Aluminum Late 2008 exatamente com um SSD Crucial BX500 240GB e 8GB RAM, rodando Mojave via patch do Dosdude1 e posso te dizer que o desempenho realmente é outro em relação a última versão suportada por este MacBook (El Capitan).

Boa sorte.

Valeu Júlio, a primeira vez que li algo sobre Dosdude1 foi aqui no fórum ontem a noite. Vou dar uma pesquisada melhor nesse lance de patch para entender como funciona, mas valeu a dica.

abs

Link para o post
Em 08/04/2020 at 08:35, Pico disse:

Tenho o mesmo Mac Mini, só que coloquei um SSD Samsung 850 EVO. Uso o Mojave sem problemas algum faz um bom tempo. Por enquanto não preciso atualizar pro Catalina então nem atualizo.

bom dia Pico, muito obrigado pelo comentário. Pelo que eu estou vendo a solução do meu problema vai ser mesmo o SSD. O disco já chegou, mas o kit com aquelas alavancas e as chaves torx ainda não (eu não tenho a T5 e a T8), assim que chegar e eu finalizar conto como foi.

Abração

Link para o post
  • 2 semanas depois...

Boa tarde pessoal, tudo beleza por ai?
Só pra contar pra vocês finalizei hoje o upgrade, realmente o Catalina com o SSD ta rodando perfeito.

Não tinha ideia da diferença de velocidade do disco mecânico pro SSD, é a primeira vez que eu fiz o upgrade, valeu muito a pena, virou outro mac...

Valeu a ajuda de todos!

Abração

Link para o post
  • 10 mês depois...
Em 20/04/2020 at 17:36, Rdamico disse:

Boa tarde pessoal, tudo beleza por ai?
Só pra contar pra vocês finalizei hoje o upgrade, realmente o Catalina com o SSD ta rodando perfeito.

Não tinha ideia da diferença de velocidade do disco mecânico pro SSD, é a primeira vez que eu fiz o upgrade, valeu muito a pena, virou outro mac...

Valeu a ajuda de todos!

Abração

Você  usou um ssd normal ou aqueles express (parece um pente de memória de pc).

Pensei em pegar um desses e colocar o Big Sur... Já testou com o Big Sur?

valeu

Link para o post
  • 4 semanas depois...
Em 08/03/2021 at 13:21, Diego Ferraz Monteiro disse:

Você  usou um ssd normal ou aqueles express (parece um pente de memória de pc).

Pensei em pegar um desses e colocar o Big Sur... Já testou com o Big Sur?

valeu

Fala Diego tudo bem? Desculpa a demora em te responder, só vi as notificações hoje, mas antes tarde do que nunca.

Não usei NVM2 (acho que é assim que escreve) comprei um SSD da Crucial de 1TB MX500 (ssd normal).

Ainda não subi o Big Sur, estou pensando em fazer isso por estes dias, mas to na duvida se faço uma instalação limpa ou faço uma atualização do Catalina basicamente por conta da quantidade de aplicações arquivos e etc que eu tenho.

Mas assim, o mini ta redondo com o Catalina atualizado e zerado, ficou ótimo!

Abração

Link para o post
Fala Diego tudo bem? Desculpa a demora em te responder, só vi as notificações hoje, mas antes tarde do que nunca.
Não usei NVM2 (acho que é assim que escreve) comprei um SSD da Crucial de 1TB MX500 (ssd normal).
Ainda não subi o Big Sur, estou pensando em fazer isso por estes dias, mas to na duvida se faço uma instalação limpa ou faço uma atualização do Catalina basicamente por conta da quantidade de aplicações arquivos e etc que eu tenho.
Mas assim, o mini ta redondo com o Catalina atualizado e zerado, ficou ótimo!
Abração

Tudo certo. Vou te passar minha experiência com NVM2. Com o hd original de 500gb a máquina era lenta e os aplicativos demoravam bastante pra abrir. Após a instalação desse novo ssd MVM2 parece que comprei uma máquina nova! O detalhe que o macmini tem apenas 4 gb de ram! A dica é comprar um ssd de boa qualidade e o chip de processamento tenha uma ótima leitura de memória (mais ou menos isso). A marca e modelo que comprei é XPG SX8200 pro.
Tem aplicativos que demoravam até 20 segundos para abrir, após o upgrade abre em 3 ou 4 segundos.
Lembrando que macmini a leitura máxima é em torno de 700 Mb/s é mesmo assim comprando um ssd com ótimo chip faz a diferença.
E não esqueça de comprar um adaptador para instalar um m.2 2280.
Uso o BigSur.
005d4dd72a16e168482f5c5983fc3769.jpg
Link para o post
19 horas atrás, Diego Ferraz Monteiro disse:

Tudo certo. Vou te passar minha experiência com NVM2. Com o hd original de 500gb a máquina era lenta e os aplicativos demoravam bastante pra abrir. Após a instalação desse novo ssd MVM2 parece que comprei uma máquina nova! O detalhe que o macmini tem apenas 4 gb de ram! A dica é comprar um ssd de boa qualidade e o chip de processamento tenha uma ótima leitura de memória (mais ou menos isso). A marca e modelo que comprei é XPG SX8200 pro.
Tem aplicativos que demoravam até 20 segundos para abrir, após o upgrade abre em 3 ou 4 segundos.
Lembrando que macmini a leitura máxima é em torno de 700 Mb/s é mesmo assim comprando um ssd com ótimo chip faz a diferença.
E não esqueça de comprar um adaptador para instalar um m.2 2280.
Uso o BigSur.
005d4dd72a16e168482f5c5983fc3769.jpg

Po Diego que top!

Eu imagino o quanto ficou mais rápido, se o meu que é Sata deixou ele tão mais rápido, po eu imagino um desse.

Parabens! Top demais!

Link para o post

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Conteúdo Similar

• Por tbolzani
      Olá a todos!! Peço ajuda para o seguinte caso:
      Estou com um macbook pro 2009 para tentar salvar aqui. Meu irmão tentou colocar um mac os não suportado oficialmente pela apple, conseguiu mas depois o mac parou de inicializar.
      O que estou tentando fazer:
      criei um disco externo com o instalador do El Captain, que o site da apple aponta como último OS suportado pelo macbook pro 2009.
      Liguei o macbook com o Alt pressionado e apareceu o disco externo com a opção de instalar o El Captain. Apaguei o ssd interno do macbook com o utilitário de disco, e tentei instalar o Mac os em seguida.
      No entanto, dá erro no final da instalação. Estou com a sensação de que está havendo problema na formatação do SSD interno do macbook. Será que a formatação usada pelo Mac OS mais novo que meu irmão usou está causando algum tipo de incompatibilidade?
      Alguma orientação na formatação do SSD interno usando o utilitário de disco?
      Eu vou na opção apagar e escolho a opção Mac OS expandido (journaling) e Mapa de partição GUID.

Alguém tem alguma ajuda sobre o que pode estar acontecendo?
      agradeço a quem puder ajudar.
    • Por Vanessa gomes
      Oi oi gente. Vendo mac mini 2014, único dono, perfeito estado! 

Segue link do mercado livre com fotos e todas as especificações: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1876930676-mac-mini-2014-8g-ram-1tb-hd-_JM
      Se for de sp capital posso entregar em mãos. Se não, pela transportadora do mercado pago.

Aceito propostas   Qualquer coisa pode me chamar no whatsapp (11)99661-8405

• Por Sthefani Leite
      Mac Mini 2014 i5 8GB
      2.8Ghz 1TB Fusion Drive

Máquina seminova sem detalhes
      acompanha  Magic mouse e Magic keyboard
      Garantia da loja de 90 dias

_
      Loja Física em São paulo
      Instagram: @helloiphonebr
      _

FORMAS DE PAGAMENTO:
      R$ 3699 a vista ou parcelado no cartão com acréscimos

• Por Lourenço Valentini
      Mac Mini late 2014, único dono sem nenhuma marca de uso. O computador funciona perfeitamente, vendendo pois comprei um modelo mais recente. Acompanha Magic Mouse. Contato por aqui ou whatsapp (51)996954131
      Especificações:

Processador 1,4 GHz Intel Core i5 Dual-Core
      4GB Memória RAM 1600MHz 
      HD SATA 500gb
      macmini1.HEICIntel HD Graphics 5000 1536 MB

macmini4.jp2 macmini3.jp2
    • Por lpz12
      Oi, pessoal! beleza?
      Tenho um mac mini late 2012 (comprado em 2014). em 2015 coloquei RAM da kingston, 2 slots de 8gb, totalizando 16gb, DDR3 1600.
      A questão é que eu trabalho com softwares de edição e exijo muito da memória, recentemente coloquei um SSD de 500gb da crucial que deu um novo fôlego, mas os 16gb de ram tão sempre ali no limite quando abro os softwares e acompanho pelo cleanmymac x.
      Queria saber se uma memória ram mais nova, da crucial ou corsair por exemplo, pode dar uma diferença de desempenho nele, ou se não vai fazer a menor diferença.
      Ah, eu fiz downgrade e uso o mojave!

Valeuuuu

• Por Diego Ferraz Monteiro
      Estou com problemas na resolução das letras, principalmente em PDF e Word. Uso monitor fullHD que em outros sistemas não apresenta esse problema.
      O uso do cabo,  MINI DISPLAYPORT MACHO PARA DISPLAYPORT MACHO V.1.2, poderia resolver esse problema ou isso é normal quando conecta Mac Mini em monitores de outras marcas (mesmo de qualidade)?
      Alguém uso esses cabos DisplayPort ? Muda alguma coisa na imagem no uso de um cabo HDMI de qualidade?

Obrigado.
    • Por Leonardo Bandeira
      Olá, sou Leo e sou um novo usuário de macOS e macbooks.
      Minha primeira compra foi este macbook air 2019 e tenho algumas dúvidas ...
      Deveria ficar tão quente? Em uso leve obtenho 66 ~ 68ºC, em uso moderado obtenho 72 ~ 80ºC e, em uso intenso, 80 ~ 100ºC. Eu vi que o uso da CPU tem alguns picos, isso é normal? Eu sei que o MBA não é feito para jogos, mas quando tento jogar League of Legends meu FPS flutua, geralmente fica abaixo de 30FPS mesmo em baixa qualidade e quando vejo o uso de GPU é de 3 ~ 6%, por que MBA não usa GPU? Qual é o melhor navegador para baixo uso de RAM? Pelo preço apenas pude comprar o MBA 2019 8GB de RAM e preciso de algumas dicas para o melhor aproveitamento de bateria, ram, etc. Então esse é o último item hahahaha. Posso usar o MBA fechado? Como falei, ele fica muito quente na região acima do teclado e tenho medo de usá-lo fechado (em um monitor externo) e o calor danificar a tela ou algo assim.
    • Por carlosmsouza
      MacOs: Big Sur 11.2.2
      MacBook Air 2017.

Boa tarde galera, mais alguém com problemas de travamento e lentidão no app do Excel? 
      Esta horrível de trabalhar.
    • Por vg.br
      Meu SSD orignal da samsung parou de funcionar em 2017, como estava na fora do Brail nao comprei outro ssd por causa do valor, usava ele com hd externo.
      Esse ano achei ssd nvme compatíveis e com um preço razoael, comprei um crucial 500gb. Ele é reconhecido a partir do High Sierra, porém ao realizar a instalação, ele não ccompleta, fica em um loop infitino no Disk Uitility. Na primeira reinicialização. ele volta novamente para o Disk Utility.
      Já  tentei instalar via :
      Sierra ( nem aparece o disk utility, me da um erro do disk utility e vai para instação,  não reconhece o ssd nvme).
      High Sierra(aparece o disk utility, mas fica no loop infinito, tambem tentei alterar a data para 2016 por causa de um update que achei na internet).
      Mojave( aparece o disk utility, mas fica no loop infinito, tambem tentei alterar a data para 2016 por causa de um update que achei na internet).

Gostaria de saber se tem alguma solução para que ele complete a instação.
    • Por Raul Duelis
      Fala galera!
      Estou tentando fazer um hackintosh com desktop antiguinho que tenho, com um i3 de 2a geração, placa mãe intel com chipset h61, placa de vídeo AMD Radeon HD 5570 de 1gb e 8gb de RAM ddr3. Já verifiquei que meu hardware é compatível mas estou tendo problemas com o UniBeast. Um processo que era para levar cerca de 20 minutos, no máximo, já dura horas e está aparentemente travado. Inicialmente, apresentava um erro que dizia que o arquivo de Efi (ou algo assim) não podia ser copiado pois estava faltando. Baixei uma nova imagem do High Sierra e o problema persistiu. Baixei uma versão mais recente do UniBeast e agora está assim. Estou criando o pendrive a partir de um MacBook Pro Retina de 2012, com um i5 e 8gb de RAM. Alguém já passou por algo semelhante? Há algum outro programa que eu possa utilizar para criar um pendrive bootavel para criar um hackintosh? 
      Fiz um hackintosh há alguns anos em um notebook HP que tenho com um core 2 duo e tinha conseguido rodar o Yosemite sem maiores problemas...
      Desde já, agradeço! 

• Estatísticas do Fórum

• Total de Tópicos
      52.219
    • Total de Posts
      438.177
  • Criar Novo...