Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alto Consumo de Memória


Márcio Dantas

Posts Recomendados

Olá pessoal, 

Fiz alguns testes com o mais novo macbook pro de 16' com 32Gb de RAM. Inicialmente eu achei que fosse algum problema no OS, mas fazendo uma instalação limpa do Mac OS Catalina, a máquina quando inicia mostra já um consumo de 7.8 GB de memória RAM. Fiz alguns testes com o pessoal da Apple. Eles disseram que estava tudo certo, disseram que esse modelo de máquina e o novo OS tem consumido mesmo isso.

Não vejo sentido algum nessa análise. Quer dizer que se fosse comprar a mesma máquina com 8GB de RAM não teria nem praticamente um 1GB para usar com outros programas?

Alguém mais com este sintoma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Não pode fazer essa comparação. O erro de muitos é achar que a RAM é uma memória inerte e estática. O sistema aproveita ao máximo toda a memória disponível, ou seja, minha máquina com 32GB RAM  está usando neste exato momento 12,46GB. Se eu tivesse 8GB o sistema iria se adequar.

Na verdade, quando mais memória livre, pior! Sinal que o sistema não aproveita totalmente o hardware disponível. 

Não faz sentido algum tem 32GB RAM e querer que o sistema economize, eu quero é que ele use tudo que tiver disponível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/04/2020 at 20:55, Ramon disse:

Não pode fazer essa comparação. O erro de muitos é achar que a RAM é uma memória inerte e estática. O sistema aproveita ao máximo toda a memória disponível, ou seja, minha máquina com 32GB RAM está usando neste exato momento 12,46GB. Se eu tivesse 8GB o sistema iria se adequar.

Na verdade, quando mais memória livre, pior! Sinal que o sistema não aproveita totalmente o hardware disponível. 

Não faz sentido algum ter 32GB RAM e querer que o sistema economize, eu quero é que ele use tudo que tiver disponível.

RT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/04/2020 at 20:55, Ramon disse:

Não pode fazer essa comparação. O erro de muitos é achar que a RAM é uma memória inerte e estática. O sistema aproveita ao máximo toda a memória disponível, ou seja, minha máquina com 32GB RAM  está usando neste exato momento 12,46GB. Se eu tivesse 8GB o sistema iria se adequar.

Na verdade, quando mais memória livre, pior! Sinal que o sistema não aproveita totalmente o hardware disponível. 

Não faz sentido algum tem 32GB RAM e querer que o sistema economize, eu quero é que ele use tudo que tiver disponível.

Bem por aí. O pessoal gasta dinheiro comprando RAM mas não quer que o sistema use. Não faz sentido.

Os sistemas mais modernos trabalham fazendo cache de conteúdos mais acessados na RAM de forma a acelerar o acesso quando o usuário necessita, ou seja, quanto mais RAM o sistema tiver, mais ela estará ocupada com esse cache. Chega ao ponto de sobrar RAM porque o cache para aquele usuário não é tão grande. Em sistemas com pouca RAM o cache é limitado pelo tamanho dela, mas o sistema gerencia para liberar esse cache quando uma ou outra aplicação precisam de mais memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Não tinha visto que vcs haviam respondido....

Entendi o que citaram sobre o uso de memória, mas na realidade não é que "não quero que o OS não utilize a RAM", o que observei é que ligando algumas 4 máquinas virtuais de 6GB de RAM com Parallels inclusive, o computador pede socorro rápido. Eu estava usando um notebook DELL com 32GB de RAM também, mas não tinha esse problema.

Por usar um outro MBP 13 2012 com 16GB de RAM e funcionar muito bem, achei estranho esse comportamento com uma máquina mais potente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me recordo, mas acredito que o Parallels não tem versão do seu virtualizador para Windows, então presumo que você comparou a performance de uma ferramenta de virtualização no Windows com outra ferramenta no macOS. Se este foi o caso, você está esquecendo de considerar as diferenças entre esses softwares que podem ter overheads muito diferentes. O comparativo mais próximo seria, na mesma máquina, rodando macOS e Windows, instalar o mesmo virtualizador, por exemplo, o VMware tanto no Windows como no macOS.

Com esse procedimento é possível aferir se há realmente algum impacto negativo no macOS quando abrindo muitas máquinas virtuais. No cenário que você testou, não conseguimos tirar nenhuma conclusão embasada.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Alan, 

Acredito que não me expressei bem. Mas eu usei o Parallels no passado com MacOS apenas virtualizando máquinas para testes com containers e servidores linux, especificamente Oracle Linux, Red Hat Enteprise... com docker e Kubernets, outros momentos com VMWare e Vagrant, isso tudo no MacOS no MBP 16GB de 2012. E funcionava mais liso do que neste de 32GB.

Agora o do Windows foi testes que fiz a parte com o VMWare, mas eu já tinha testado com a linha Fusion do VMWare também. por isso comentei se alguém aqui estava tendo problemas semelhantes de uso de memória.

Você ou outro colega, recomendam algum software de gestão de memória para limpar regularmente, seja pago ou free?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Márcio Dantas disse:

Leal Alan. Vou dar uma olhada.

Obrigado! ;)

Amigo, aguardo seu feedback. Meu cenário é semelhante, muitas máquinas virtuais rodando aplicações diferentes, seja em Linux ou Windows. Vendi um MacBook Pro 2017 e voltei para o velho de guerra, mas "tunado", MacBook Pro 2012 e meu cenário é MUITO semelhante ao seu. Estou aguardando o final do ano para comprar um 16" ou um "suposto" novo MacBook Pro 14". Me deixou preocupado pois eu estava certo que um de 16" i7 16/32gb 512/1TB SSD iria me atender...

 

 

Editado por Felipe.Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...