Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

  • Respostas 13
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Fernando, sou engenheiro civil e sei da dependencia que o AutoCAD nos tras!

Os "concorrentes" são ArchiCAD e VectorWorks, mas continuo usando AutoCAD via Parallels...

Abs

*complementando: Responda essa pesquisa da Autodesk sobre AutoCAD pro Mac OS X!!! http://myfeedback.autodesk.com/surveynet/T...urveyID=l21M672

Editado por gordoreg
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, sou engenheiro civil e sei da dependencia que o AutoCAD nos tras!

Os "concorrentes" são ArchiCAD e VectorWorks, mas continuo usando AutoCAD via Parallels...

Abs

*complementando: Responda essa pesquisa da Autodesk sobre AutoCAD pro Mac OS X!!! http://myfeedback.autodesk.com/surveynet/T...urveyID=l21M672

Para estas funções que eu falei, vc sente muita diferença entre o autocad e estes dois? (ArchiCAD e VectorWorks)

Você acha viavel a migração/curva de aprendizado ?

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para estas funções que eu falei, vc sente muita diferença entre o autocad e estes dois? (ArchiCAD e VectorWorks)

Você acha viavel a migração/curva de aprendizado ?

Grato.

Não estou apto a te responder porque eu tmb tive a mesma dúvida, mas EU decidi que pra mim era muito trabalho aprender outro programa, além do local onde eu ploto nem saber o que é vectorworks ou archicad...

Então nem sei quanto tempo demoraria para aprender a mexer em um desses programas citados. Dizem que o vectorworks pra quem sabe mexer é show de bola!

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Deixem me entrar na conversa.

Sou arquiteto. Uso o Archicad desde 2000, exclusivamente. Te adianto que não sinto nenhuma

falta de outra ferramenta desde então. Antes disso usei o VW por pouco espaço de tempo (cheguei

a usar no tempo do MiniCAD) e, anterior a isso, o Autocad. Este, por ser a única opção no período.

Também ministrei, e ainda ministro a pedidos, cursos de ArchiCAD ja a algum tempo.

Feito a minha apresentação, acho que posso te dar uma luz ;) .

Só pra ser minucioso, ArchiCAD e AutoCAD não são concorrentes. Não se iluda pelos nomes parecidos.

Possuem propostas e públicos diferentes. Compare bananas com bananas :P

Com o perdão da simplificação, Autocad é uma mesa de desenho eletrônica. (Eu sou do tempo das

canetas nanquim, reguas paralelas, etc...)

ArchiCAD é uma ferramenta de modelagem 3d com ferramentas 2d auxiliares. Portando é uma verdadeira

ferramenta BIM enquanto o AutoCAD ainda é uma ferramenta CAD. A Autodesk não tem nenhuma intensão

em mudar isso. A solução Autodesk mais próxima do ArchiCAD é o Revit, nunca o AutoCAD.

O VW é uma ferramenta, digamos, intermediária. É muito mais fácil (ou simples) para o aprendisado mas,

a proposta mista confunde muito e acho pouco prática. Além de carecer em algumas ferramentas e possuir

uma representação de desenho fraca.

ArchiCAD é uma ferramenta voltada (quase que) exclusivamente para o arquiteto e o desenho

arquitetônico. Devido a isso acho meio complicado utiliza-la para outros desenhos que não o projeto de

edificações. Não é impossível mas, como disse, devido a especificidade fica meio complicado.

Não é tão dificil de aprender não. Por certo é bem mais fácil que o autocad, principalmente em questões

como escala ou impressão por ex. Não conheço um colega que saiba trabalhar estas duas questões de

forma correta. E olha que ja estou a decadas nessa estrada.Eu próprio levei uns bons 2 anos para

dominar esses assuntos, no AutoCAD.

Por tratar-se de ferramenta 3d, cortes ou elevações são automáticos e... funcionam.

É possível ex/importar desenhos em DWG, DXF etc... mas há 2 questões ai:

* Toda importação é delicada. Portanto é bom saber o que e como se faz. Isso vale para qualquer aplic.

* Pq a grande maioria não sabe usar o AutoCAD como deveria, cada arquivo recebido é uma grande caixa

de pandora. Ao longo da vida profissional já vi todo tipo de absurdo e 'ofensas' geométricas produzidas

dentro de um DWG.

Poderia discursar mais sobre o assunto mas não é o caso e, o post já ta grande.

Nenhuma ferramenta é perfeita. E todas essas que mencionei possuem problemas. Todas tem seus prós

e contras. Além de seus nichos de mercado.

Agora, respondendo tua pergunta: Acho o ArchiCAD a melhor opção para o mundo MAC e, também para

PC. A todos que apresentei a ferramenta a acharam espetacular.

Só um comentário bem pessoal:

Quanto a versão autocad para MAC. Sou cético a respeito. Conhecendo a Autodesk acho pouco provável

uma versão full para MAC a curto espaço de tempo. Esse questionário é mais um tira-teima sobre a

questão do que qualquer outra coisa.

Espero ter te ajudado.

[]s

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw Alexandre, eu aprendi AutoCAD e como meu uso não é diário e meus projetistas fazerem tudo no AutoCAD nem penso em trocar, mas é bom entender melhor o assunto. O Revit eu já tinha ouvido falar quando comecei a pesquisar sobre como fazer 3D. Meu irmão até mexe no ArchiCAD e faz nossos projetos em 3D somente para tirar uma febre da volumetria, mas para plantas vai no AutoCAD mesmo! AutoCAD me sinto em casa, parece que está com um espaço vazio para traçar linhas onde quiser, claro que você tem que usar muito mais comandos, fazendo trims, fillets, strechs nas paredes. Fora os erros de milimetros que as vezes acontece, até você arrumar tudo é um saco!

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Realmente Alexandre, seu post foi muito bom e beem explicativo. Ja testei Vectors, Archicad e Revit e mexo bem mais no cad, nao por que eu goste, mas por que o mercado exige.

Minha primeira impressao do vectors foi ruim, assim que eu abro o programa, dou de cara com centenas de botoes e uma interface confusa, depois de fuçar um pouco e me familiarizar um pouco, encontrei um menu que mudou o layout para ferramentas arquitetonicas, as poucas ferramentas que eu passei a conhecer sumiram ou mudaram de lugar, em suma, é um programa caótico e nem um pouco mac-like (macs presam pela simplicidade sem comprometer a funcionalidade)

Tive aulas na faculdade sobre o Revit (entre outros) e apesar de muito bom, tanto pra desenho mais técnico quanto 3D, falha um pouco em extrutura, fazer paredes, portas e janelas é moleza, mas uma simples viga foi uma tortura, bom pra peguenos projetinhos, decoraçao de interiores, mas um projeto sério fica complicado...

Archicad pareceu basicamente a mesma coisa que o Revit, um pouco mais facil de usar, e um pouco mais mac-like facinho de usar, mas nao muito intuitivo (mais que o Revit)

Posso estar falando bobagem, mas essa foi minha primeira impressao, nao posso dar um feedback detalhado como o do alexandre (e nem precisa, o dele ja ta muito bom) mas posso falar como um novato se sente a respeito ahahaha!

ao que me parece, softwares de arquitetura são muito pre-historicos ainda, o mais versátil é o autocad (que se vc quiser uma escada helicoidal, vc desenha uma, nao precisa de plugin, importar de algum lugar, nem nada) e mesmo este, nao evoluiu muito des da epoca que saiu do DOS (novamente, posso estar falando bobagem)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Sketch Up do google é bem legal, é bem versátil, vc pode fazer uma volumetria simples, um 3D mais detalhado, pode fazer peças. claro que ele nao é nem um pouco profissional (nem a verçao pro) mas nem é essa a proposta dele. ele obviamente foi feito pra vc usar entre um autoCAD e um 3D Studio Max, só pra retocar o 3D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu achei no muito interessante a observação do Alexandre.

Eu como estudante de arquitetura, começei desenhando no papel manteiga, com régua paralela e etc. Só 3º semestre os professores começaram a aceitar trabalhos feitos digitalmente. Onde estudo foi ensinado AutoCAD, é esse o software com equipa os computadores da faculdade e eu como usuário Mac fui buscar outra solução. Tentei o plug in que trás ferramentas do AutoCAD para o Illustrator, mas ter conhecido o ArchiCAD mudou tudo.

O AutoCAD realmente não é concorrente do ArchiCAD, o software da Autodesk é somente uma prancheta eletrônica e sempre será. Não é um software de arquitetura. No ArchiCAD o usuário tem a noção dos elementos e do processo de construção para gerar o elemento 3D a partir de plantas em 2D. Isso é genial.

Há uma pequena "briga" entre os que migraram para o ArchiCAD e os insistentes usuários do primitivo software AutoCAD. Na solução que o ArchiCAD oferece, vc tem fluxo de trabalho melhorado e se engana, quem pensa que é simples pq vc insere elementos ao invéz de desenha-los (desenhando é possível criar seu próprio elemento), pois deve ser considerada todas as medidas não só nos eixos "x e "y", mas também no "z".

Para desenhar peças, não faço idéia de uma solução interessante no Mac, mas prancheta eletrônica, existe o PowerCAD pra Mac, que a própria Apple indica em seu site.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Alexandre, achei super válido o seu comentário, pq essa é uma dúvida que eu tenho. Uso o autocad desde a faculdade (para ser mais exata 5 anos) e era o suficiente até eu comprar um mac, seis meses atras. Acho um saco ter que ficar rodando o windows... e todos os outros programas que eu uso (modelagem e render) já encontrei as versões para mac.

Só que assim, pelo que você disse é ótimo para edificações, mas e para interiores, o Archicad resolve? No caso, seria para a parte de plantas técnicas.

Editado por Lene Zidaric
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu trabalho com arquivos CAD bem superficialmente. Preparo os desenhos para conversão CAM e posterior corte em CNC. Desde simples vetores 2D até maquetes virtuais.

Depois que conheci o Rhinoceros 3D, não uso outro software! Achei muito parecido com o AutoCAD, principalmente os comandos digitáveis, e com uma aparência bem mais interessante. Tem também uma excelente comunidade para desenvolvimento de plugins e renders. E, o principal, seu custo é infinitamente inferior ao AutoCAD!

Agora, a boa notícia: um grupo de usuários do Rhino3D está portando-o para OSX! E para ter acesso a cópias gratuitas do software, basta se cadastrar no site deles: http://mac.rhino3d.com/

Eu acompanho essa evolução há 6 meses e digo que não tive nenhum recurso limitado desde que migrei para OSX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Bom meus camaradas, este tipo de tópico é muito bom para esclarecermos dúvidas e mitos sobre programas CAD no mac, sempre querendo saber alternativas ao AutoCAD.

Ontem o MM noticiou o lançamento do AutoCAD pra Mac! Pode ser baixado um trial, ou versões para estudantes/professores.

http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/pc/index?id=15421056&siteID=123112

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...