Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aquecimento MBP no Brasil


NEOLIGHT

Posts Recomendados

Prezados, como está o comportamento dos Macbook Pros de 2018/2019 aqui no Brasil? Gostaria de saber especialmente sobre as versões com chipes i7 ou i9 - se elas seguram-se numa boa com nosso clima sem thermal throttling ou se elas ficam sempre diminuindo clock por superaquecimento. Há muita diferença nesse ponto se o MBP é de 13' ou de 15'?

Editado por rederlenzi
Ortografia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Verdade seja dita, o problema dos MBP lançados a partir de 2015 é o projeto, simples assim. Deixando de lado os defeitos crônicos de display, touchbar e teclado, o sistema de resfriamento desses aparelhos é ridículo se levarmos em consideração que a proposta da linha é trabalho pesado. A Apple quis deixar o aparelho mais fino e silencioso (não só no design do aparelho mas também no controle dos fans pelo sistema) e acabou errando feio. Você não faz ideia de como é fino o dissipador que leva o calor do cooler até a saída de ar do case.

Minha cidade é bastante quente e abafada e eu recebi já alguns aparelhos apresentando problema de superaquecimento por aqui, inclusive de outros Estados também. Eu consegui abaixar um pouco a temperatura deles trocando a pasta térmica de fábrica pela Arctic MX-4.

Pode esperar por redução de desempenho devido ao calor, a menos que more na Rússia. Os CPUs da Intel são mais duradouros justamente pelo controle de voltagem em relação à temperatura. (E rezem pra Apple não adotar o AMD).

Enfim, o problema não é localidade. A turminha que desenvolveu essa linha está a apenas 800km de Las Vegas 🔥, rs.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abusando de sua boa vontade em responder, a qual agradeço muito - já que você foi bastante explicativo.

  1. Na sua opinião como técnico tem diferença entre o modelo 13' ou 15' neste design apertado que impede a dissipação desejável de calor?
  2. Dado que você levanta que teremos thermal throttling se não morarmos na Rússia... eu que estou no RJ estaria completamente ferrado: no caso comprar um i5 seria melhor por "desperdiçarmos" menos dinheiro investido em chipes que no fim não podem dar tudo de si?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem uma coisa que a Apple faz bem é preencher espaço. Principalmente com bateria. Não existe diferença significativa entre eles no que diz respeito à dissipação de calor. O sistema é basicamente o mesmo, e as poucas diferenças que existem são proporcionais.

Sobre o famoso thermal throttling, talvez você esteja exagerando um pouco, rs. Mesmo morando no Rio, não acho que vá renderizar vídeos 4K na orla de Copacabana (eu espero, rs). As diferenças significativas de queda de desempenho não ocorrem tão facilmente, são necessárias situações mais extremas e absurdas (como editar vídeos em 4K na praia de Copacabana). Você precisa avaliar o seu trabalho e comprar a máquina com o hardware que acha mais adequado pra ele. Acho que se apegar demais a esse thermal throttling (que existe basicamente em qualquer estação de trabalho) é como ficar se apegando à saúde de bateria dos iPhones. Um pouco de exagero. Não vamos esquecer da proposta do MBP: uma máquina mais leve, mais fina, mais silenciosa e potente. E também temos que entender que os chips da Intel cortam a tensão dos cores pra evitar mais aquecimento, equilibrar a temperatura e evitar danos.

A minha crítica quanto ao cooling dos MBPs foi bem generalizada, eu acho sim deficitária, mas eu não abandonaria a ideia de comprar uma ferramenta de trabalho dessas e muito menos cogitaria um downgrade de hardware por causa disso.

Não se deixe levar pelos blogs de tecnologia e certas opiniões. Tem muita gente querendo cavar assunto polêmico pra ficar cavando os tais "gates".

Enfim, textão, haha... Sou entusiasta.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compartilhando minha experiência pessoal:

Tenho um Macbook Pro 2015 com GPU AMD R9 370 e um i7 2,8 GHz (turbo boost até 4 GHz em single core e 3,8 em quad core).

Ao editar no Final Cut Pro X ou no Adobe Premiere Pro essa máquina ferve em menos de 3 minutos. O clock da CPU fica em 1 GHz e o da GPU em (pasme) 300 MHz.

Trocar a pasta térmica trouxe uma melhora na temperatura de operação em tarefas simples como usar o browser ou o cliente de e-mail. Ao iniciar uma tarefa pesada, tudo voltava a acontecer.

Sempre foi assim, desde que saiu da caixa. E minha máquina não é a única com essa característica. Todos os Macbooks com os quais trabalho (em casa ou na empresa) tem esse problema, sejam eles mais recentes ou não. Nos i9 então... A Apple liberou uma atualização do firmware que "resolve o problema". A única coisa que essa atualização fez foi antecipar a temperatura e a carga da CPU onde os ventiladores são acionados no máximo. Em tarefas pesadas que duram muito tempo (processar vídeo ou compilar um projeto grande no Xcode por exemplo) é só adiar o inevitável. Só usando em um ambiente com ar condicionado que o problema é amenizado, não resolvido.

Eu resolvi o problema do meu jeito, mas foi um tanto quanto radical. Não sei se todos estariam dispostos a executar um mod no aparelho por causa do "design". Eu, obrei e andei para isso, então o que fiz:

- troca da pasta térmica por uma Gelid GC Extreme (segundo sites gringos a melhor pasta térmica não condutiva); Cuidado com thermal compounds que são condutivos: um leve erro na aplicação e adeus Macbook.

- instalação de termal pads no heatsink de forma a transferir o calor dele para a bottom case. Lembre: metais são excelentes condutores de calor e levar esse calor do heatsink para a bottom case permite uma troca de calor do que está confinado dentro do gabinete com o exterior, através da tampa, mas há uma desvantagem: você não conseguirá usar mais a máquina no sobre as pernas. Também é interessante fazer a mesma coisa com o PCH, dado que ele não tem dissiapdor de calor algum e esquenta horrores. Thermal pads genéricos não costumam ter boa condutividade térmica. Dê preferência aos de marca. Thermal Grizzly é referência nesse assunto.

- comprei um bottom case no mercado livre compatível com a minha máquina (afinal não me atreveria a modificar a original) e fiz dois furos do tamanho dos ventiladores do sistema, na direção deles para entrada de ar fresco por esses furos sem impedimentos. Há aqui um ponto importante: aumentar a entrada de ar também aumenta a entrada de poeira. Manutenção de limpeza tornar-se-a mais frequente. Observe também que os ventiladores estarão desprotegidos, então ao invés de furos grandes, pode-se fazer diversos menores (do tamano de um prego) mas essa abordagem é menos eficiente quanto a entrada de ar.

- fechei as entradas de ar originais para garantir que o ar fresco entraria pelos furos que fiz.

- troquei os dois pés de borracha traseiros por pés de silicone ligeiramente mais altos, de forma a afastar a base do computador da superfície onde ele fica apoiado e melhorar a entrada de ar pelos furos que fiz. Efeito colateral positivo foi que a posição de digitar ficou mais confortável.

Qual o resultado? Minha máquina simplesmente não tem mais thermal throttling nas minhas edições de vídeo. Não sinto nem mesmo a necessidade de trocar minha máquina.

Agora, há também de observar um detalhe muito importante: a CPU tem dois clocks divulgados, o nominal e o do turbo boost. O turbo boost é projetado para picos de processamento (tarefas rápidas), ou seja, ele só é atingido em sua plenitude por um período de tempo curto porque ele ativado faz a CPU dissipar muito calor e atingir rapidamente a Tjunction (temperatura máxima que o material pode atingir antes da ruptura por estresse de temperatura), onde o chip baixa novamente o clock para proteger a si mesmo. Ou seja, se sua máquina varia o clock entre o nominal e o máximo do turbo boost enquanto está executando tarefas pesadas, isso não é considerado thermal throttling, é exatamente como o chip é projetado para trabalhar. Thermal throttling só ocorre quando o chip precisa operar abaixo do clock nominal porque a temperatura dele está próximo da Tjunction.

Por fim, pelo que observei das máquinas do trabalho, há uma tendência menor ao thermal throttling em Macbooks sem GPU dedicada e com processadores com menos cores (i5 da vida). Meio óbvio, mas imaginei que valia comentar.

Editado por Alan Leitão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Alan Leitão disse:

(...) Por fim, pelo que observei das máquinas do trabalho, há uma tendência menor ao thermal throttling em Macbooks sem GPU dedicada e com processadores com menos cores (i5 da vida). Meio óbvio, mas imaginei que valia comentar.

Da mesma forma que o amigo acima, devo-lhe agradecer também pela contribuição. Você diz aqui algo que eu suspeitaria também: neste cenário um i5 "desperdiça" menos investimento. Tirando a questão da nova pasta térmica e os dissipadores passivos que instalou, você teve de ser radical com a estética da máquina para trazê-la à normalidade. Interessante saber - levarei em conta no dia de trocar o meu MBP. Tenho hoje um 13' i5 late 2013.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, você tem razão. Se avaliarmos o quesito "custo x ciclo de cpu perdido", os Macbooks com CPUs i5 são mais vantajosos, porém mesmo com menor tendência ao thermal throttling, dependendo da tarefa e da geração da CPU, eles ainda perdem no quesito "custo x instrução entregue para o usuário". Tudo vai variar de acordo com a finalidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.2k
×
×
  • Criar Novo...