Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook White 2009 desempenho


Arthur Martinellli

Posts Recomendados

opa eai galera, bom dia, sou novo no mundo MAC tenho um MacBook White 2009 ele esta com 4 GB de Ram Ssd 120 gb, estou usando o Mac OS Catalina ele não anda com um desempenho legal, qual sistema fica melhor nele fico no aguardo de uma opinião  de vocês se devo colocar mais 4 gb nele tirei uns print pra vcs ver como esta o desempenho de uso de processador e memória Ram desculpa qualquer coisa

Captura de Tela 2020-02-03 às 11.35.44.png

Captura de Tela 2020-02-03 às 11.34.44.png

Captura de Tela 2020-02-03 às 11.35.14.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 12
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

o gargalo nesse macbook não é o processador / memória, e sim a GPU que é bem fraca, o melhor sistema pra ele é o El Capitan, talvez o High Sierra fique bom com 8GB, mas Mojave / Catalina fica realmente precário se não estiver com uma boa quantidade de RAM / espaço livre SSD (nunca deixe o SSD com mais que 80% de espaço preenchido, isso compromete seu desempenho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/02/2020 at 14:53, Arthur Martinellli disse:

opa então vou fazer isso mesmo parece que tem hora que ele fica com leg, vou baixar esse El Capitan e sobre memória ? vc acha melhor colocar mais um pente de 4 GB e uma duvida em quantos % melhora se eu usar dualchanel ?

 

 

Cara, eu exatamente este modelo. Pela idade avançada ele virou maquina para navegar, musica, downloads e e-mails. Ele esta no High Sierra (último OS suportado) e com 8GB de RAM e um SSD de 120gb. Pela idade, o dual-chanel não vai ajudar tanto, mas os 2GB de RAM extras vão ser excelentes, de grande ajuda.

Eu sempre recomendo o OS mais recente pois a lentidão na maioria das vezes é o sistema reindexando as arquivos da instalação antiga, coisa que em poucos dias se resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa máquina está com o sistema atualizado para uma versão não suportada. Problemas com performance são muito normais nessa situação. É uma troca: você ganha a atualização o que confere mais segurança (nem tanto dado que para instalar a versão não oficial é preciso desativar um módulo de segurança importante do sistema) mas perde em performance da máquina dado que esse sistema mais atual exige do hardware por utilizar tecnologias que não foram homologadas para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Alan Leitão disse:

Essa máquina está com o sistema atualizado para uma versão não suportada. Problemas com performance são muito normais nessa situação. É uma troca: você ganha a atualização o que confere mais segurança (nem tanto dado que para instalar a versão não oficial é preciso desativar um módulo de segurança importante do sistema) mas perde em performance da máquina dado que esse sistema mais atual exige do hardware por utilizar tecnologias que não foram homologadas para ele.


Na verdade o problema de instalar uma versão não suportada não é nem a exigência do hardware. Pra ser sincero, do High Sierra pra cá a EXIGÊNCIA não mudou muita coisa, e essa máquina roda o High Sierra tranquilamente. O problema é que a cada atualização também é atualizado os firmwares e EFI das máquinas (inclusive as antigas como essa costumam desligar durante a atualização e fazer um bip alto e longo, isso é a atualização de firmware que é silenciosa nos modelos depois dele). Então o problema é esse mesmo, o EFI incompatível/adaptado. Ouso dizer que a Apple poderia estar atualizando essa máquina até hoje. Um dos motivos é o APFS.

Respondendo ao amigo autor do tópico, com certeza o Alan tem razão! Tirar esse Catalina e colocar o High Sierra (que é um puta OS bom). Desempenho também tem a ver com o SSD que pode não ser um bom modelo, e, por fim, verificar se o aparelho está limpo por dentro e a situação da pasta térmica do processador. Eu não investiria em mais memória RAM em uma máquina de 11 anos de idade (apesar de ser excelente). Essa máquina roda legalzinho demais com um bom SSD, limpinha, pasta térmica nova e com o High Sierra.

Fiz uma máquina dessas ontem, ficou top demais!

 

0D2BC272-7BD0-453C-82FB-760DAC610CAC.JPG

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BetoGaleazzo disse:

Na verdade o problema de instalar uma versão não suportada não é nem a exigência do hardware. Pra ser sincero, do High Sierra pra cá a EXIGÊNCIA não mudou muita coisa, e essa máquina roda o High Sierra tranquilamente.

Permita-me discordar dessa parte do seu texto. O Mojave e o Catalina exigem hardware compatível com aceleração Metal e a GPU desse Macbook não é homologada (potente o suficiente) para utilizar esse tipo de API gráfica e como a GUI Aqua do macOS foi atualizada para usar essa aceleração gráfica, a performance do sistema ficará sim prejudicada quado comparada com os sistemas que ainda utilizam o OpenGL como padrão. O iMac de 20" de 2009 tem a mesma GPU que esse Macbook, porém sem a necessidade de poupar bateria, então é levemente mais potente e mesmo assim a performance fica muito degradada quando é atualizado para o Mojave ou Catalina usando o Dosdude1, o melhor patch diga-se. Se a exigência de hardware fosse a mesma, não faria sentido a Apple cortar o suporte apenas por cortar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Alan Leitão disse:

Permita-me discordar dessa parte do seu texto. O Mojave e o Catalina exigem hardware compatível com aceleração Metal e a GPU desse Macbook não é homologada (potente o suficiente) para utilizar esse tipo de API gráfica e como a GUI Aqua do macOS foi atualizada para usar essa aceleração gráfica, a performance do sistema ficará sim prejudicada quado comparada com os sistemas que ainda utilizam o OpenGL como padrão. O iMac de 20" de 2009 tem a mesma GPU que esse Macbook, porém sem a necessidade de poupar bateria, então é levemente mais potente e mesmo assim a performance fica muito degradada quando é atualizado para o Mojave ou Catalina usando o Dosdude1, o melhor patch diga-se. Se a exigência de hardware fosse a mesma, não faria sentido a Apple cortar o suporte apenas por cortar.


Eu concordaria contigo se eu não fosse adepto e participante ativo da comunidade hackintosh. A API gráfica realmente pode não ser totalmente suportada, mas para certas tarefas. Não é motivo para cair o desempenho geral da máquina em tarefas simples. Máquinas antigas que sequer são hardware Apple estão rodando o Catalina extremamente lisos mesmo sem full support à API Metal. São coisas diferentes.

Eu não recomendo fazer o patch em uma máquina dessas para instalar o Catalina e trabalhar com audiovisual, mas não quer dizer que vá tornar a máquina inutilizável para tarefas domésticas.  Neste caso estamos falando de problemas específicos de gerenciamento de energia e outras peculiaridades de EFIs mais recentes.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe-me @BetoGaleazzo, mas devo continuar discordando e emitindo uma opinião baseada em segurança operacional e performance de hardwares antigos. O sistema faz uso de APIs novas que exigem processamento gráfico / central e rodar o sistema não homologado para o hardware causa sim perda de performance, nesse caso do tópico mais notadamente devido à migração do Aqua para Metal, além da diminuição da segurança, seja por injeção de código "patcheado" para o boot do sistema e nas kexts, e também na desativação do SIP. Eu tenho um iMac 2009 de laboratório, atualizado para o Catalina, com 8 GB de RAM e SSD e sim, há perda de performance quando a coisa começa a "esquentar" só um pouco. Logo após a inicialização o comportamento é normal, mas basta ter várias abas abertas no Chrome para sentir a diferença. Essa perda de performance é perceptível também no Mojave, High Sierra e Sierra, sendo menos perceptível nos últimos.

O @Arthur Martinellli não explicou quais tarefas está executando na máquina, para coisas pequenas do dia-a-dia pode ser que nessa situação a máquina atenda (porém se fosse esse caso não geraria a reclamação dele), mas quando as coisas começam a ficar um pouco mais "pesadas", e para isso basta um Google Chrome com mais abas abertas, a máquina "senta" e lá fica na poltrona até fechar os programas e ficar comedido.

Deixe-me perguntar, por curiosidade pessoal: você recomendaria, conscientemente e sem nenhuma ressalva, a instalação de um sistema não homologado para o hardware em uma máquina de produção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como técnico eu não recomendo a realização de nenhum procedimento não oficial, tanto que eu recomendei que ele voltasse para a última versão do MacOS suportada oficialmente para o Mac dele. Nós estamos falando de um computador de 11 anos atrás. Não sabemos a situação do SSD, das memórias, do estado de manutenção periódica, não sabemos como foi instalado o sistema e nem qual é o uso dele.

Como fã e entusiasta do hackintosh desde a era PowerPC, eu nem vou prolongar a discussão sobre MacOS em hardware "não homologado", rs. Basta uma pequena pesquisa para ver máquina usando processador AMD dando cacete em Mac Pro, rodando liso e sendo utilizado com proposta profissional.

Experimente usar o Firefox, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto somos da mesma época, mas com visões um tanto diferentes sobre como tratar questões técnicas. Como técnico também, jamais recomendo que ninguém use software em hardware fora do homologado em máquinas de produção como um Hackintosh para dar pau em Mac Pro e, principalmente, fora do EULA, sob risco de ser co-responsável em caso de qualquer tipo de problema.

Quanto ao Firefox, tão ruim quanto o Chrome na gestão de memória e inferior na questão compatibilidade de sites. Antigamente um developer tinha que ter o mantra do "Compilou e funcionou? Agora teste no IE", sendo que hoje em dia substitui-se IE por Firefox já que praticamente todo o mercado é dominado pelo Blink do Chrome. Atualmente browser é o que mais consome CPU e RAM em um computador doméstico, fora que alguns ainda forçam o uso da GPU para ajudar a renderizar a página.

Em momento algum disse que você recomendou o amigo criador do tópico a instalar uma versão não homologada na máquina dele, mas apenas discordei de uma parte do seu texto onde você comenta que não há problema algum em usar uma versão do SO em hardware não homologado, onde cito:

6 horas atrás, BetoGaleazzo disse:


Eu concordaria contigo se eu não fosse adepto e participante ativo da comunidade hackintosh. A API gráfica realmente pode não ser totalmente suportada, mas para certas tarefas. Não é motivo para cair o desempenho geral da máquina em tarefas simples. Máquinas antigas que sequer são hardware Apple estão rodando o Catalina extremamente lisos mesmo sem full support à API Metal. São coisas diferentes.

Eu não recomendo fazer o patch em uma máquina dessas para instalar o Catalina e trabalhar com audiovisual, mas não quer dizer que vá tornar a máquina inutilizável para tarefas domésticas.  Neste caso estamos falando de problemas específicos de gerenciamento de energia e outras peculiaridades de EFIs mais recentes.

Esse ponto, na minha experiência profissional, pode induzir leitores leigos de que não há perda no procedimento, mas como técnicos, ambos sabemos que não há ganha/ganha em um procedimento desses. Sempre se abre mão de alguma coisa para ganhar outra quando o assunto é o uso de um sistema não homologado. No caso, performance e seguraça são comprometidos em prol do sistema mais atual.

Editado por Alan Leitão
Correções ortográficas percebidas.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...