Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SSD no lugar do drive óptico + manter HD original


AuguBarb

Posts Recomendados

Bom dia, é minha primeira participação no fórum, e de antemão agradeço quem puder ajudar.

Tenho um Mac Pro 13' mid 2012, e retirei o Drive de DVD e coloquei no lugar um SSD. Neste SSD está o Mojave que uso.

Mantive o HD na mesma posição, e o uso para arquivos em geral (preciso também do windows via Boot Camp, então os arquivos "comuns" de trabalho ficam no HD formatado em FAT).

O sistema funciona ok, mas li duas informações conflitantes:

1) instalar SSD no SATA do drive óptico não permite que ele tenha o melhor desempenho, já que a velocidade ali não é tão grande ato o barramento SATA do HD
2) poderia ter trocado - SSD no lugar do HD e o HD no lugar do drive óptico, mas li tb que a posição do HD tem sensores de temperatura que são importantes para uso com disco rígido.

Uso o micro tranquilo, muito feliz com a transição do windows para ele, mas essa dúvida se fiz a melhor escolha ainda me persegue.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 2
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Amigo, seja bem vindo ao fórum.

Vou comentar as observações na ordem.

1- É uma meia verdade. Alguns modelos de Macbook Pro tinha interface SATA1 no lugar do SuperDrive, o que causa sim uma perda de performance do SSD nessa interface, porém isso foi mudado nas versões mais recentes que foram lançadas antes do SuperDrive ser descontinuado. Se não me engano, nos últimos modelos (seu caso) essa interface já era SATA3, igual a do HDD, portanto não haveria diferença.

2- O HDD pode ser retirado e instalado em qualquer posição. O problema do sensor de temperatura dos HDDs sendo usados pelo sistema para determinar a velocidade dos ventiladores do sistema é nos iMacs.

Para ter certeza de que o seu SSD está com a máxima performance clique no menu da maçã com a tecla option pressionada, selecione "Informações do sistema", vá até a aba armazenamento e lá verifique a velocidade negociada da conexão do seu SSD. Se estiver em SATA3 (6 Gbps), nada a se preocupar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...