Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aplicativo para anotação em PDF (ajuda)


vbrigide

Posts Recomendados

Boa tarde,

Eu utilizo muito PDF e faço muitas anotações (grifos, comentários, setas, etc.). Sempre usei o Preview, mas quero outro, pois ele acabou bagunçando todas as minhas anotações (grifos fora de lugar, comentários sumiram, ícones impossíveis de selecionar na tela, etc.). Alguém, que faça uso para mais ou menos o mesmo propósito, teria algumas recomendações?

Testei o PDFExpert, mas a janela de comentários dele é estranha, tem que segurar por um tempo a seta esquerda/direita para mover o cursor de texto e, se estiver em tela dividida, ele corta um pedaço da janela do comentário. Estou testando o PDFElement, mas aparentemente ele não possui atalhos no teclado e nem suporte a Touch Bar.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem Ipad? Uso o good notes é o melhor disparado. A versão para mac tb é boa, embora no mac não dispenso o PDF expert. O pdf e pert na minha opinião é muito superior ao pdfexpert.

Resumindo: uso o good notes para tudo inclusive no mac. Lembrando que agora o mac e o ipad estão ligados pelo sidecar. O pdfexpert tem muitos recursos e por isso ainda uso em algumas situações. Os outros pode jogar no lixo, na minha humilde opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/12/2019 at 11:08, limafrederico disse:

Tem Ipad? Uso o good notes é o melhor disparado. A versão para mac tb é boa, embora no mac não dispenso o PDF expert. O pdf e pert na minha opinião é muito superior ao pdfexpert.

Resumindo: uso o good notes para tudo inclusive no mac. Lembrando que agora o mac e o ipad estão ligados pelo sidecar. O pdfexpert tem muitos recursos e por isso ainda uso em algumas situações. Os outros pode jogar no lixo, na minha humilde opinião.

Frederico, muito obrigado pela resposta. Infelizmente eu não tenho o iPad, mas tenho muita vontade de ter e até cogitei comprar um (como eu estava sem notebook, optei pelo MacBook que atenderia maiores necessidades).

Fiquei curioso na versão para Mac do GoodNotes, perguntei na pagina deles no Reddit e disseram que compensaria apenas se eu tivesse ele também no iPad (eles deviam fazer uma versão teste pra quem tem do aplicativo).

Por fim, fiquei com dúvidas entre o PDF Expert e o PDF Element, estou no período de avaliação dos dois, mas acho que minha opinião está alinhada com a sua no sentido de que o PDF Expert é melhor.

 

Grande abraço. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Velho, eu acho que faço o mesmo tipo de uso que você. Uso muito mesmo, para estudar processos longos, então são muitas anotações, grifos, setas, comentários, etc, e de longe o aplicativo que mais gostei e que é o que eu uso é o PDF Expert. Vale demais o preço.

Só não entendi as dificuldades que você anda enfrentando. Não entendi a questão da seta direita esquerda, nem do corte da janela... E sobre os atalhos, ele tem alguns, e outros podem ser acrescentados nas Preferências do Sistema.

Pra mim os pontos fracos dele são os seguintes:

1 - acho ele limitado para a criação de PDFs. Simplesmente não vale a pena, é muito melhor fazer o documento no Word mesmo e salvar em PDF;

2 - OCR. Ele não conseque trasformar arquivos não pesquisáveis em pesquisáveis. Resolvi o problema usando o Office Lens para iPhone + Onedrive;

3 - Senhas. Não adiantam nada. Mas nesse ponto não sei se algum outro aplicativo é eficiente a ponto de impedir que alguém abra o seu documentos, selecione o texto e cole em outro. Não achei solução, mas depois vi que era uma preocupação boba. 

Se quiser explicar melhor suas dificuldades posso ver se consigo te ajudar, pois uso bastante o aplicativo.

Abs

Editado por roberktum
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/12/2019 at 11:35, roberktum disse:

Velho, eu acho que faço o mesmo tipo de uso que você. Uso muito mesmo, para estudar processos longos, então são muitas anotações, grifos, setas, comentários, etc, e de longe o aplicativo que mais gostei e que é o que eu uso é o PDF Expert. Vale demais o preço.

Só não entendi as dificuldades que você anda enfrentando. Não entendi a questão da seta direita esquerda, nem do corte da janela... E sobre os atalhos, ele tem alguns, e outros podem ser acrescentados nas Preferências do Sistema.

Pra mim os pontos fracos dele são os seguintes:

1 - acho ele limitado para a criação de PDFs. Simplesmente não vale a pena, é muito melhor fazer o documento no Word mesmo e salvar em PDF;

2 - OCR. Ele não conseque trasformar arquivos não pesquisáveis em pesquisáveis. Resolvi o problema usando o Office Lens para iPhone + Onedrive;

3 - Senhas. Não adiantam nada. Mas nesse ponto não sei se algum outro aplicativo é eficiente a ponto de impedir que alguém abra o seu documentos, selecione o texto e cole em outro. Não achei solução, mas depois vi que era uma preocupação boba. 

Se quiser explicar melhor suas dificuldades posso ver se consigo te ajudar, pois uso bastante o aplicativo.

Abs

Primeiramente, obrigado por responder o meu post. Cara, os dois problemas que citei sobre o PDFExpert sumiram e não sei nem o motivo. Achei que fosse algo próprio do programa, mas aparentemente era algum bug no Catalina (apresentava um atraso na hora de mover o cursor de texto para os lados, tendo que segurar por um tempo para começar a correr nas letras e; a janela de comentário ficava com um pedaço cortado quando eu usava ele com a tela dividida - PDFExpert de um lado, navegador do outro). Não tive mais problemas, estou utilizando ele e gostando bastante.

 

Agora a minha busca tem sido por um aplicativo que conte meu tempo e que me permita colocar uma tarefa de X horas por Y dias, rastreando o tempo (para que eu possa ver se estou cumprindo a meta e, em caso negativo, faça reposições). Por exemplo, 4 horas diárias por 3 meses. Tenho usado o BE FOCUSED PRO, mas ele não conta minutos (faço 4x60 minutos, mas se eu só puder cumprir 3 horas e 50 minutos, por exemplo, ele descarta os 50 minutos e marca apenas 3 horas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava achando estranho mesmo. Sobre o outro programa, eu já tinha feito uns testes há algum tempo, e só encontrei aplicativos caros e mais complexos que prestassem. Um deles é o Fanurio, que é bem legal para profissionais liberais e autônomos, e tem uma boa forma de contabilização do tempo por cliente e tarefas. Você poderia adaptar. Me lembro também do Project Plan. 

Despois dos trial, acabei ficando com o controle manual mesmo com cronômetro e timers... Quando você chegar a uma conclusão sobre esse assunto, se possível retorna aqui para indicar o que achou melhor, certo?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/01/2020 at 07:44, roberktum disse:

Eu estava achando estranho mesmo. Sobre o outro programa, eu já tinha feito uns testes há algum tempo, e só encontrei aplicativos caros e mais complexos que prestassem. Um deles é o Fanurio, que é bem legal para profissionais liberais e autônomos, e tem uma boa forma de contabilização do tempo por cliente e tarefas. Você poderia adaptar. Me lembro também do Project Plan. 

Despois dos trial, acabei ficando com o controle manual mesmo com cronômetro e timers... Quando você chegar a uma conclusão sobre esse assunto, se possível retorna aqui para indicar o que achou melhor, certo?

Abs

Depois de testar alguns, resolvi voltar pro Be Focused PRO, mas o suporte dele é muito fraco. Havia testado, dentre muitos, Tyme 2 (pouco prático e pouco intuitivo), Pomodoro.me (é um aplicativo, apesar de ter nome de endereço de site) e Timork (muito bom se você não se importar com pomodoro). Vou dar mais uma chance para o Timork.

O Be Focused PRO não é ruim, atende minimamente às necessidades de alguém que quer ter um controle de um cronograma. Tem muitos pontos fracos:

→ O pomodoro não é computado caso você pare antes de terminar. Exemplo: um pomodoro de 60 minutos, que você parou aos 50 minutos, conta 0 minutos;

→ As estatísticas não são muito detalhadas, mostrando apenas dois gráficos e nenhum deles fala o mais simples: a soma de horas e minutos que você realizou a tarefa. Exemplo: você fez a tarefa X por Y horas e Z minutos nessa semana (isso não tem);

→ O suporte é fraquíssimo (ultima atualização do aplicativo para MacOs foi há 1 ano). O único contato que eu tinha feito foi uma pergunta sobre algumas funcionalidades e responderam que haveria uma atualização com tais funcionalidades em dezembro de 2019, porém, tal atualização nunca veio e nunca mais responderam. Agora estou com problema de não conseguir fazer o cadastro para sincronizar com o app do iOS (paguei pelos dois, mas não respondem);

→ A funcionalidade de tarefas feitas também é limitado: você só consegue adicionar tarefas feitas no dia corrente, ou seja, se fez alguma tarefa sem usar o aplicativo em dias passados, não há como adicionar;

 

Enfim, retornei sem conclusão, porque acho que não vou ter uma tão cedo. Vim maispara citar aqueles três apps que podem te ajudar, caso esteja precisando de um aplicativo. Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu uso creio que seja bem mais simples que o seu, @vbrigide

Aqui eu uso o Notability, tanto no Mac quanto no iPad, e atende perfeitamente minhas necessidades.

O único ponto “ruim” é que os PDFs devem ser importados para dentro do App, ou seja, precisam ser gerenciados por lá. É claro que podem ser exportados para o Finder, mas isso acarretaria perda de edições futuras nas marcações já realizadas, obrigando você a sempre ter o arquivo no Notability caso queira alterar algo. Não sei se o PDFexpert é assim tambem pois nunca usei. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 19/01/2020 at 10:49, Ramon disse:

Meu uso creio que seja bem mais simples que o seu, @vbrigide

Aqui eu uso o Notability, tanto no Mac quanto no iPad, e atende perfeitamente minhas necessidades.

O único ponto “ruim” é que os PDFs devem ser importados para dentro do App, ou seja, precisam ser gerenciados por lá. É claro que podem ser exportados para o Finder, mas isso acarretaria perda de edições futuras nas marcações já realizadas, obrigando você a sempre ter o arquivo no Notability caso queira alterar algo. Não sei se o PDFexpert é assim tambem pois nunca usei. 

Obrigado pelo feedback, Ramon. Acabei ficando no PDF Expert, ele faz a integração por Dropbox, então consigo continuar as edições, através do link com ele. Como só possuo o Mac e faço anotações pelo teclado e grifos com o mouse, acho que ele é a opção mais conveniente pra mim. Eventualmente, quando conseguir o iPad (amém), vou olhar melhor o Notability, ja que poderei fazer anotações com a caneta.

 

Agradeço. Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.4k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...