Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Extremamente Lento


Thiago Santos Martins

Posts Recomendados

Olá, pessoal. Tudo bom?

Tenho um Macbook Pro mid 2012. O utilizo para tratar fotos e editar textos. 
Até alguns meses atrás eu o utilizava sem muita agilidade, porém funcionava normalmente. De um tempo pra cá ele ficou EXTREMAMENTE lento, sem ter havido nenhuma mudança de software ou hardware.
O mac está levando cerca de 5 minutos pra ligar. Quando vou abrir um software mais complexo, como o photoshop, leva mais vários minutos pra executar a ação.

Sei que um mid 2012 não é o mais rápido dos macs, mas gostaria de ajuda para descobrir a razão dessa lentidão fora do comum.

Seguem as specs dele:
Macbook pro 13" Mid 2012
2.9 i7
8GB 1600 DDR3
Intel HD 4000 1536mb
HD SATA 750GB

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, de cara já indico que você troque o HD por um SSD. Hoje em dia estão bem mais acessíveis e você ainda tem a opção de remover o leitor de DVD e colocar seu HD de 750Gb no lugar como secundário.

Sobre o problema de lentidão podem ser alguns fatores. Talvez reinstalar o macOS pode resolver. Mas além disso existem outros fatores que podem causar a lentidão como: o HD está com problema de leitura; bateria e/ou carregador. A sugestão que faço é abrir a tampa debaixo, desconectar a bateria e ligá-lo direto pelo carregador – acredito que seja esse o problema.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer esse teste de desconectar a bateria, Bruno.
Obrigado por me passar algumas possibilidades.

 

19 minutos atrás, brunogoulart disse:

Bom, de cara já indico que você troque o HD por um SSD. Hoje em dia estão bem mais acessíveis e você ainda tem a opção de remover o leitor de DVD e colocar seu HD de 750Gb no lugar como secundário.

Sobre o problema de lentidão podem ser alguns fatores. Talvez reinstalar o macOS pode resolver. Mas além disso existem outros fatores que podem causar a lentidão como: o HD está com problema de leitura; bateria e/ou carregador. A sugestão que faço é abrir a tampa debaixo, desconectar a bateria e ligá-lo direto pelo carregador – acredito que seja esse o problema.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Aproveitando... Alguma indicação de bom SSD a menos de R$500?
Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer esse teste de desconectar a bateria, Bruno.
Obrigado por me passar algumas possibilidades.
 
Aproveitando... Alguma indicação de bom SSD a menos de R$500?
Valeu!

Crucial é o que geralmente utilizo e acho um bom custo benefício. Um de 240gb você pode achar por pouco mais de 200 reais, vai depender da capacidade que vai precisar


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,

Por acaso você utiliza esse Mac para acessar seu o site do seu banco?

Tem uns 2 anos eu acho que o MacMagazine mesmo alertou sobre esses Módulos de Segurança de Bancos e foi exatamente isso que deixou meu MacBook extremamente lento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, vivianerrp disse:

Thiago,

Por acaso você utiliza esse Mac para acessar seu o site do seu banco?

Tem uns 2 anos eu acho que o MacMagazine mesmo alertou sobre esses Módulos de Segurança de Bancos e foi exatamente isso que deixou meu MacBook extremamente lento. 

isso foi uma situação que me obrigou eu usar so o celular. 

jamais instalo essas porcarias no pc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Modelo 2012 tem um histórico grande de problemas com o cabo flat que liga o HD a placa lógica, uma das características do cabo com problema é lentidão, as vezes o HD não é reconhecido.

Pode testar o HD como software chamado smart utility, ele é pago, mas consegue baixar e abrir na versão de teste, assim verificar se seu HD está danificado.

O MacBook pode apresentar lentidão quando a bateria está ruim ou sem bateria. Seu Mac funciona bem sem está no carregador?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o pessoal falou acima: considere fortemente trocar o disco rígido do teu equipamento por um SSD e, caso utilize, arranque IMEDIATEMENTE esse câncer chamado "Módulo de Segurança de banco" da tua máquina.
Pessoalmente, sugiro também não atualizar o sistema operacional para o macOS Cataclisma, se você não atualizou. E se você atualizou, considere voltar para o Mojave e permanecer nele por mais tempo - a estabilidade e confiabilidade que este está vale muito mais a pena do q ter q lidar com a dor de cabeça e os bugs dessa nova versão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O usuário @palhano já falou, mas vou salientar. Provavelmente é o cabo flat do HD mesmo.

O MM já até noticiou que a Apple tem ou tinha um programa de qualidade para esse modelo em especial:
https://macmagazine.uol.com.br/post/2016/06/24/apple-esta-trocando-cabos-flex-defeituosos-de-macbooks-pro-de-13-sem-tela-retina-meados-de-2012/

Esse cabo custa aproximadamente R$ 60,00 + frete no ML. Aproveitando que vc vai ter que abrir o Mac e trocar o cabo, já invista em um SSD Kingston de 240GB que custa uns R$ 160,00 a R$ 180,00 que vai fazer uma bela diferença.

Sobre o sistema, recomendo FORTEMENTE que você utilize no máximo o High Sierra nesse modelo. Por mais que ele suporte o Mojave ou o Catalina, definitivamente não roda tão bem quanto o High Sierra. Esse modelo de Mac ficou sendo vendido por muito tempo, até 2016, então a Apple não podia simplesmente parar de atualizar o sistema dele sendo que tem gente que o comprou 3 anos atrás ou menos novo ainda. Mas é fato que é um hardware bom ainda, mas não para os sistemas atuais.

Editado por jailsonrs
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Se tiver utilizando HD convencional, no máximo o sistema operacional deve ser o Mountain Lion (10.8), a partir do Mavericks (10.9) se fez necessário a utilização de SSD, e mais memória RAM, até o ML (10.8) é aceitável 4GB de RAM, mas o que irá mesmo beneficiar a performance e trará uma cara nova, será o SSD (ele irá aumentar a velocidade de leitura/gravação umas 8x, vc pensará assim: pq eu não fiz esse upgrade antes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...