Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Final Cut Pro + macOS Catalina


Alan Leitão

Posts Recomendados

5 horas atrás, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Sabem como posso otimizar o FCP em Macs modelo ME293BZ/A?

Segundo o everymac.com esse seu modelo tem um i7 4750HQ de 2 GHz, GPU Intel Iris Pro 5200, 8 GB de RAM e 256 GB de SSD. Não é uma máquina indicada para uso de edição de vídeos, muito devido à pouca RAM e ao pouco espaço no SSD. A máquina da minha esposa é um i7-4870HQ (2,5 GHz), GPU Intel Iris Pro 5200, 16 GB de RAM e 512 GB de SSD e segura edições avançadas no FCP em HD sem problemas, mas em alguns momentos usar mídias otimizadas traduz-se em uma melhora perceptível na performance, principalmente se o projeto for grande e/ou com muitos layers. Essa GPU Intel, segundo o site notebookcheck, tem capacidade semelhante a uma nVidia GeForce GT 740M, o que não é tão ruim para edições em HD.

Sugiro, no seu caso, configurar o FCP para sempre gerar versões otimizadas e proxy das mídias que importar para trabalhar com a codificação mais leve possível, mas isso vai consumir espaço, então o ideal seria você configurar ele para usar um HDD ou SSD externo (de preferência o SSD) para salvar essas mídias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Alan Leitão disse:

Segundo o everymac.com esse seu modelo tem um i7 4750HQ de 2 GHz, GPU Intel Iris Pro 5200, 8 GB de RAM e 256 GB de SSD. Não é uma máquina indicada para uso de edição de vídeos, muito devido à pouca RAM e ao pouco espaço no SSD. A máquina da minha esposa é um i7-4870HQ (2,5 GHz), GPU Intel Iris Pro 5200, 16 GB de RAM e 512 GB de SSD e segura edições avançadas no FCP em HD sem problemas, mas em alguns momentos usar mídias otimizadas traduz-se em uma melhora perceptível na performance, principalmente se o projeto for grande e/ou com muitos layers. Essa GPU Intel, segundo o site notebookcheck, tem capacidade semelhante a uma nVidia GeForce GT 740M, o que não é tão ruim para edições em HD.

Sugiro, no seu caso, configurar o FCP para sempre gerar versões otimizadas e proxy das mídias que importar para trabalhar com a codificação mais leve possível, mas isso vai consumir espaço, então o ideal seria você configurar ele para usar um HDD ou SSD externo (de preferência o SSD) para salvar essas mídias.

Obrigado pela resposta Alan. De fato estou cogitando trocar a placa lógica do meu Mac por outra com 16GB e placa offboard da NVIDIA.

Como faço pro FCP gerar essas versões otimizadas e proxy? Qual a configuração que eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Sabem como posso otimizar o FCP em Macs modelo ME293BZ/A?

Nunca ouvi falar disso, pois o Final Cut já trabalha no limite do hardware que está instalado, ele utiliza todo o processamento GPU (Metal) + CPU disponível em cada modelo, "talvez" nos sistemas anteriores ele se saia melhor em conjunto com outras tecnologias já depreciadas pela Apple (OpenGL + CUDA) em conjunto com placas não suportadas atualmente (Nvidia). Então se quer melhorar o desempenho ao meu ver, vc precisa investir em e-GPU, utlizar a porta thunderbolt com uma placa de vídeo de ponta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, webg3brasil disse:

Nunca ouvi falar disso, pois o Final Cut já trabalha no limite do hardware que está instalado, ele utiliza todo o processamento GPU (Metal) + CPU disponível em cada modelo, "talvez" nos sistemas anteriores ele se saia melhor em conjunto com outras tecnologias já depreciadas pela Apple (OpenGL + CUDA) em conjunto com placas não suportadas atualmente (Nvidia). Então se quer melhorar o desempenho ao meu ver, vc precisa investir em e-GPU, utlizar a porta thunderbolt com uma placa de vídeo de ponta.

Infelizmente pra mim não compensa e-GPU por 2 motivos: o preço, muito acima de uma troca de placa lógica, e o fim de suporte pra placas da NVIDIA.

Desde o macOS Mojave, a Apple encerrou sua parceria com a NVIDIA pro fornecimento de kexts pro sistema, o que compensa menos ainda pois ficaria com software obsoleto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Obrigado pela resposta Alan. De fato estou cogitando trocar a placa lógica do meu Mac por outra com 16GB e placa offboard da NVIDIA.

Como faço pro FCP gerar essas versões otimizadas e proxy? Qual a configuração que eu faço?

Dentro do FCP, clique no nome do programa e selecione "Preferences". Nessa janela, clique em "Import" e selecione as opções "Create optimized media" e "Create Proxy Media". Quando você importar qualquer arquivo de mídia para o FCP ele vai, em segundo plano e nos momentos de inatividade, criar arquivos de proxy (com resolução menor e muito mais leves) para a sua edição fluir melhor e criar também mídias otimizadas, com os codecs que tem melhor performance no FCP, no caso, Apple ProRes 422. Como o FCP vai passar a funcionar: Você só verá um clipe de mídia, tudo o que você vê em preview ou inserir na timeline serão as mídias proxy de "baixa resolução" e quando você exportar o projeto ele vai pegar todas as ações que você executou e gerar o arquivo final tomando por base o proxy para aplicar essas ações nas mídias otimizadas. Não se preocupe com a qualidade do produto final, o FCP sempre vai usar as mídias de alta resolução para gerar as mídias otimizadas, que também serão de alta resolução e estas serão as "masters" que irão gerar o produto final. Tudo vai acontecer automaticamente, você não vai precisar selecionar arquivos, o FCP vai selecionar corretamente qual mídia tem que ser usada para cada tarefa. Resumindo: preview e timeline sempre exibirão proxy, exportação sempre será com mídias otimizadas respectivas. A performance durante a edição vai melhorar muito nesse esquema. É assim que edições muito grandes são feitas.

Muita gente não gosta de editar em proxy porque não está "vendo e ouvindo" com a melhor qualidade. Se for o seu caso, marque apenas a opção de criar mídia otimizada que isso já dá uma melhorada na performance, mas não tão grande quanto usar arquivos proxy. Observe que, se todos os ajustes forem feitos, você terá três versões do mesmo arquivo de mídia (original, otimizado e proxy) e o consumo de espaço vai aumentar consideravelmente. O contorno nesse caso, seria você configurar o FCP para salvar as mídias em outra unidade. Para fazer isso você pode configurar para o FCP deixar as mídias originais no local de origem (Preferences/Import/Leave files in place) e as coloque em uma unidade externa antes de importar para o FCP. Como elas serão usadas apenas enquanto o sistema gera os proxys e mídias otimizadas, elas estarem em uma unidade externa mais lenta não será tão ruim, mas para aproveitar melhor esse modo de trabalho, vale esperar o FCP terminar o processo de geração das mídias antes de começar a editar. Além disso, como o seu SSD é pequeno, também terá que configurar a sua biblioteca para salvar em outros lugares os proxys e mídias otimizadas (clique na sua Library, acione o Inspector (CMD+4) e clique "Modify Settings" em Storage Locations e altere os locais onde as mídias geradas pelo FCP serão armazenadas, mas essa configuração pode gerar um gargalo se sua unidade externa for lenta (um HDD por exemplo). Se usar um SSD externo, principalmente um Thunderbolt 2, vai ficar tão rápido quando o SSD interno e não será problema.

Essas configurações permitirão que você melhore a performance da sua edição, mas não irão solucionar todo o problema, serão apenas um respiro para a sua máquina. Eu vi que você tem o desejo de comprar uma placa lógica para fazer o upgrade da sua máquina. A menos que você tenha experiência com manutenção de notebooks ou tenha um técnico de confiança para executar o serviço, eu desaconselho você seguir por esse caminho. É necessário um cuidado extra ao manipular a logic board do Mac e você precisará testar a placa nova antes de aplicar no seu computador para evitar qualquer surpresa desagradável. Eu acho que, já que está considerando um "upgrade", vale mais à pena procurar uma máquina que esteja com uma tela quebrada onde você pode adquirir ela funcionando e colocar a sua tela (obviamente uma que seja compatível com a sua tela), vendendo a sua máquina em seguida com a tela quebrada. Pode ser mais vantajoso financeiramente e você ainda garante que a máquina que está comprando funciona perfeitamente. Acredite: trocar a tela de um MacBook Pro é muito mais fácil que trocar a placa lógica e com muito menos margem de erro / falha. E como último conselho, se decidir seguir no caminho da placa lógica, procure uma com GPU AMD por dois motivos: 1- elas tem performance melhor com o Metal (por causa da otimização que a Apple fez na API gráfica dela) e 2- A Apple e a nVidia tem uma rusga de longa data e o suporte às GPUs da nVidia no macOS vem diminuindo a cada atualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado novamente Alan, irei seguir suas dicas de otimização. 

 

Quanto à compra da placa lógica, consigo comprar no eBay e até o iFixit vende, só preciso me atentar para ser do modelo ME874LL/A. O problema é esse câmbio horroroso à R$5,50, o que me faz adiar essa troca pro final de 2025...😭😭

Quanto à manutenção, não confio em adquirir máquinas de terceiros. Fiz um curso de manutenção de Macs no Senac São Paulo há alguns anos atrás e irei pedir para meu antigo professor fazer a troca (só esperando ele responder meu e-mail).

Quanto ao modelo da GPU, devido à forma como essa máquina é construída, ela aceita placas até Meados de 2014 (ME874LL/A), que só vem com placas NVIDIA. Estou ciente dessa briguinha que a Maçã tem com eles e, segundo canais de Hackintosh, o suporte já se encerrou desde o macOS Mojave. Quem for fazer Hackintosh hoje, tem que ter placa AMD. Possuo uma RTX 2080

 

Nesse momento chego a conclusão que seja melhor eu mudar de software mesmo, sabemos que o início do "desembarque" com a Intel é quase certo. Então já viu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Obrigado novamente Alan, irei seguir suas dicas de otimização. 

 

Quanto à compra da placa lógica, consigo comprar no eBay e até o iFixit vende, só preciso me atentar para ser do modelo ME874LL/A. O problema é esse câmbio horroroso à R$5,50, o que me faz adiar essa troca pro final de 2025...😭😭

Quanto à manutenção, não confio em adquirir máquinas de terceiros. Fiz um curso de manutenção de Macs no Senac São Paulo há alguns anos atrás e irei pedir para meu antigo professor fazer a troca (só esperando ele responder meu e-mail).

Quanto ao modelo da GPU, devido à forma como essa máquina é construída, ela aceita placas até Meados de 2014 (ME874LL/A), que só vem com placas NVIDIA. Estou ciente dessa briguinha que a Maçã tem com eles e, segundo canais de Hackintosh, o suporte já se encerrou desde o macOS Mojave. Quem for fazer Hackintosh hoje, tem que ter placa AMD. Possuo uma RTX 2080

 

Nesse momento chego a conclusão que seja melhor eu mudar de software mesmo, sabemos que o início do "desembarque" com a Intel é quase certo. Então já viu....

Oficialmente o suporte ainda existe porque máquinas com GPUs nVidia rodam com o Catalina, mas não é mais possível instalar os CUDA Drivers para aproveitar os CUDA Cores da GPU. Acredito que, no Hackintosh, teria que usar GPUs que ainda são suportadas pelo macOS, mas a galera quer partir para as RTX da vida, aí não tem os drivers.

Uma pena seu MacBook Pro não suportar a logic board dos modelos de meados de 2015. Eles vinham com uma Radeon R9 M370X que até pode não ser a melhor coisa do mundo, mas tem performance no Metal melhor que as Geforce GT 750M dos de meados de 2014 / final de 2013.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Senhores, 

alguém sabe algo sobre final cut, motion 5 não instalar no Catalina.

esta dando essa mensagem para os 2

Graphics configuration not supported

This graphics configuration does not support hardware acceleration, which is required to run Motion.

pacote adobe roda todos Premiere Pro, Photoshop, etc...

obrigado.

 

 

 

 

 

Captura de Tela 2021-07-19 às 01.44.32.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, otoniel navarro disse:

Senhores, 

alguém sabe algo sobre final cut, motion 5 não instalar no Catalina.

esta dando essa mensagem para os 2

Graphics configuration not supported

This graphics configuration does not support hardware acceleration, which is required to run Motion.

pacote adobe roda todos Premiere Pro, Photoshop, etc...

obrigado.

 

 

 

 

 

Captura de Tela 2021-07-19 às 01.44.32.png

É um hackintosh ou o Catalina foi instalado usando alguma ferramenta tipo Dosdude1? Pergunto porque o seu iMac (mid 2011) não está na lista de aparelhos compatíveis com o Catalina (https://support.apple.com/pt-br/HT210222) e com as novas versões dos apps profissionais da Apple ela pode estar limitando a compatibilidade de GPUs e CPUs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alan Leitão obrigado pela atenção.

Então mandei esse iMac versão 10.15.7 mid 2011, para um suporte e o técnico instalou o Catarina, agora não sei o que fazer !?

Sabe me orientar se consigo voltar para o Sierra .?

obrigado.

2 minutos atrás, otoniel navarro disse:

Alan Leitão obrigado pela atenção.

Então mandei esse iMac versão 10.15.7 mid 2011, para um suporte e o técnico instalou o Catarina, agora não sei o que fazer !?

Sabe me orientar se consigo voltar para o Sierra .?

Eu ia fazer o macOS Catalina Patcher mas vai da na mesma, correto ?

obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, otoniel navarro disse:

Alan Leitão obrigado pela atenção.

Então mandei esse iMac versão 10.15.7 mid 2011, para um suporte e o técnico instalou o Catarina, agora não sei o que fazer !?

Sabe me orientar se consigo voltar para o Sierra .?

obrigado.

 

Otoniel, a versão 10.15.7 já é o Catalina. Se você enviou ele para o técnico com essa versão, ele apenas manteve o que já estava e provavelmente alguém forçou essa instalação na sua máquina.

Se minha memória não está me traindo, a versão mais atual que esse iMac oficialmente suporta é o High Sierra 10.13.6.

Você pode voltar ele para essa versão, basta entrar no site da Apple em https://support.apple.com/pt-br/HT201372 e seguir as instruções para baixar, criar um pendrive inicializável e instalar no seu iMac. Observe que esse processo irá apagar o conteúdo do seu disco rígido (ou SSD se já fez esse upgrade) portanto, backup é fundamental.

Após a instalação, baixe o Final Cut Pro da Mac App Store que será instalada a última versão compatível com a sua máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Alan Leitão retorno aqui 2 anos depois pra dizer que vendi meu antigo MacBook Pro 15" Final de 2013 e comprei um MacBook Air M1 16GB.

 

Poderia me dizer se as opções "Create optimized media" e "Create Proxy Media" precisam ser ativadas ou essa máquina segura edições 4K de forma satisfatória?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2023 at 21:40, VICTORHUGOBRAZIL disse:

@Alan Leitão retorno aqui 2 anos depois pra dizer que vendi meu antigo MacBook Pro 15" Final de 2013 e comprei um MacBook Air M1 16GB.

 

Poderia me dizer se as opções "Create optimized media" e "Create Proxy Media" precisam ser ativadas ou essa máquina segura edições 4K de forma satisfatória?

Victor, Parabéns pela sua compra! Eu uso há algum tempo uma máquina "irmã" da sua, um MBP M1 com 16 GB de RAM e no final do texto eu vou explicar porque eu comprei a máquina mais sem sentido da história da computação baseado no mais puro "achismo".

Agora vamos para a sua pergunta...

TLDR: Não, mas depende do CODEC, da quantidade de camadas da timeline e da temperatura ambiente. CODECS menos complexos, poucas camadas e temperaturas ambiente menores te permitirão editar em banda base sem proxy ou mídia otimizada.

Agora vamos para a parte "senta que lá vem história..." (poucos entenderão a referência).

A resposta correta na minha opinião é "depende". Vai depender de, pelo menos, 3 fatores: complexidade do CODEC, quantidade de camadas na timeline e temperatura ambiente. Explico cada um deles a seguir.

Complexidade do CODEC e suporte de codificação e decodificação via hardware: Vídeo 4K é um vídeo em resolução 4K DCI (4096x2160) - aqui vale um parêntese para diferenciar 4K de UHD. 4K é uma resolução padronizada pela DCI - Digital Cinema Initiatives - com proporção 19:1 enquanto que o UHD (3840x2160) é uma resolução padronizada pela SMPTE e, definitivamente, não são a mesma coisa, sendo que o 4K de verdade é só o DCI, mas para efeito de informação, vou chamar daqui pra frente tudo de 4K já que o mercado assim padronizou. Parêntese fechado, vamos esquecer taxa de quadros (FPS), High Dynamic Range (HDR) e qualquer outra coisa nesse momento, só para simplificar o texto. Você pode ter vídeo 4K codificado em vários tipos de CODEC diferentes (H.264, XAVC, H.265, ProRes, etc) e ele pode ser armazenado em vários contêineres diferentes (MP4, MXF, MTS, etc). Um CODEC mais eficiente (consegue comprimir mais dados "sem" comprometer a qualidade do conteúdo) é geralmente mais complexo do que um menos eficiente (que acaba necessitando de mais espaço porque para manter a qualidade acaba comprimindo menos). Essa complexidade exige processamento, e o M1, apesar de ser muito bom, tem suas limitações. Quando a Apple diz que "O M1 é capaz de reproduzir "trocentos" streams 4K" ela está afirmando isso quando usando CODECS que o M1 possui um decodificador de hardware. Qualquer coisa fora disso vai apresentar resultado diferente porque vai necessitar acessar os núcleos generalistas para decodificação. O mesmo acontece na exportação da sua timeline: se você usar um CODEC que o M1 possui codificador via hardware o tempo de exportação será muito menor do que um CODEC que exija o uso de núcleos generalistas.

Abaixo segue a lista de Encoders e Decoders do M1 das nossas máquinas:

h264:Decode / Encode

h265 / HEVC (8 bit):Decode / Encode

h265 / HEVC (10 bit):Decode / Encode

VP8:Decode

VP9:Decode / Encode

VC-1:Decode

AVC:Decode

JPEG:Decode / Encode

Observe a curiosa falta de codificadores e decofificadores ProRes. Com essa informação eu passei a privilegiar proxy em H.264 no Final Cut Pro.

Quantidade de camadas na timeline: Assumindo que o M1 tem codificadores e decodificadores dedicados em quantidade limitada, o uso de muitas camadas na edição vai forçar o compartilhamento desses recursos e o uso dos núcleos generalistas, o que pode fazer o usuário perceber uma perda de performance. Além disso, há de se observar que, com 16 GB de memória unificada, a quantidade de RAM é pouca para 4K em múltiplos streams. Essa parte aqui é bem curta mesmo: A quantidade máxima de memória unificada suportada pelo M1 (não Pro/Max/Ultra) não é suficiente para trabalhos longos com muitas camadas em 4K. Trabalhar em proxy nesse cenário com total certeza será mais vantajoso.

Temperatura ambiente: Aqui é um ponto que entra uma característica da sua máquina. Ela não tem cooler. Ou seja, sob trabalho pesado durante longos períodos de tempo, é possível que o M1 atinja a temperatura máxima de operação, forçando um thermal throttling do SoC. Isso diminuirá a performance geral da máquina, não só da sua edição. O ponto aqui é que, se você editar em proxy, com um CODEC que seja suportado via hardware, o custo computacional será menor e o tempo de processamento de pico diminui, aumentando o head room para trabalho pesado antes da diminuição de performance para evitar superaquecimento. E a temperatura ambiente nisso? Simples: como o MBA não tem cooler, a temperatura ambiente mais baixa aumenta ainda mais o head room de trabalho, o que pode inclusive te permitir editar em usar proxy, naquela antiga equação do "cobertor curto", onde se abre mão de uma coisa para obter outra (se a temperatura ambiente é mais baixa, eu tenho mais "espaço" para manter o uso em plena carga, então vou "abrir mão" do proxy porque uma coisa compensa a outra).

Como prometido no começo, vou explicar a minha opção pelo MBP M1: falta de maturidade. Eu não tenho maturidade suficiente para ter uma máquina sem cooler. Todas as que eu tinha visto até a data da minha compra sempre foram problemáticas com thermal throttling e eu não queria "pagar para ver" o que aconteceria numa primeira geração de um produto novo no mercado. Uma aposta que se mostrou "correta" pero no mucho. Apesar de sim, teoricamente, o M1 no MBA sofrer com thermal throttling em carga pesada por longo período de tempo, esse efeito não é tão agressivo quanto eu pensava que poderia ser. Em contrapartida, usando uma ferramenta de terceiros, eu pude mudar o regime de rotação do cooler do meu MBP, mudando a sua curva e antecipando seu acionamento e, consequentemente, o momento de pico de giro, o que me permite fazer o SoC trabalhar frio, mesmo em plena carga. Isso pode se traduzir em uma longevidade maior, sem comprovação científica alguma.

Por fim, na minha máquina eu trabalho com proxy o tempo todo. Deixa e edição mais leve e responsiva e, no final, quando quero fazer um preview eu configuro para exibir a timeline em full resolution, reviso e exporto.

Desculpa o texto longo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...