Fábio Prates Rocha Postado 23 de outubro de 2019 Denunciar Compartilhar Postado 23 de outubro de 2019 Galera, Preciso de um Macbook para uso doméstico e estudar programação, tenho um colega que tem um macbook pro 2014 conservado com 248 ciclos e tela retina trocada no programa de reparos da Apple. Ele está pedindo R$3500,00. (8GB/128GB) Contrapartida tenho uma oferta de um Macbook Air 2017 lacrado por R$4000. (8GB/128GB) Qual a opinião de vocês? Muito obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
rafarmoreira Postado 24 de outubro de 2019 Denunciar Compartilhar Postado 24 de outubro de 2019 (editado) MBP sem pensar duas vezes. Todo programador uma hora precisa rodar VM para testar os softwares, logo o processador do MBP irá fazer a diferença. O ideal é sempre optar por quantidade máxima de ram, visto que esses Macs não permite upgrade. Os 8gb de ram atende se você for desenvolver para Web/Desktop. Agora mobile o buraco é mais em baixo, se for emular Android ou iOS vai demandar memória RAM, os 8gb será sofrível. Há não ser que você emule a aplicação direto no smartphone. Galera que programa para iOS, que começaram no Air teve que pular para o Pro com 16gb de RAM. Futuramente penso em pegar um Pro retina usado, mais só com 16gb de ram e SSD de 256gb, abaixo disso prefiro ficar com o 2012. Editado 24 de outubro de 2019 por rafarmoreira Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Fábio Prates Rocha Postado 25 de outubro de 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado 25 de outubro de 2019 Entendi, rafarmoreira Atualmente trabalho com infraestrutura, mas estou migrando de área, inciando em programação e banco de dados para ver qual ramo vou me especializar. Como já uso iOS (iPhone e iPad), pensei em pegar um Macbook. Atualmente tenho um HP Elitebook 840 G5 com i5, 16GB e 512SSD. Queria experimentar o MAC OS. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
rafarmoreira Postado 25 de outubro de 2019 Denunciar Compartilhar Postado 25 de outubro de 2019 Também já trabalhei nessa área de infra. Hoje penso em partir para desenvolvimento, tem mais oportunidades e possibilidade de crescimento no meu ponto de vista. O macOS é bom na minha opinião, para programar é melhor ainda, geralmente quem tem Mac não programa para Windows, mais as vezes dependendo da questão possa ser necessário usar o Visual Studio. Como são equipamentos caro, eu não optaria pelo Air, e sim pelo modelo Pro. De preferência com as configurações igual esse Elitebook. Mac tem que pensar a longo prazo, já que não permite fazer upgrade. Pois depois que você precisar de mais RAM e aí ? Então por isso que sempre falo que 8gb de ram e 128gb de SSD é estar no limite. Fábio Prates Rocha 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Fábio Prates Rocha Postado 25 de outubro de 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado 25 de outubro de 2019 Seu Macbook Pro 2012 te atende bem? Vejo a galera recomendando pegar no mínimo um 2015> mas nesse ano só máquina cara. Queria limitar a compra a no máximo 4500, até por questões financeiras mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
rafarmoreira Postado 25 de outubro de 2019 Denunciar Compartilhar Postado 25 de outubro de 2019 Me atende bem, não tenho nada do que reclamar. Utilizo um monitor FHD para ter uma boa experiência, e futuramente pretendo pegar um QHD. O Mac 2012 ainda recebeu o Catalina, apesar de não recomenda o uso devido os bug, deixei ele no Mojave por enquanto. Em questão de atualização do sistema acredito que receberá até 2020. O modelo 2015 receberá atualizações do sistema por mais tempo, mais sinceramente é só incrementos, como suporte a apps de iOS e iPad OS no macOS. Nem se sabe se os desenvolvedores irá portar app para Mac. Nesse orçamento que você tem consegue pegar o MBP mid 2012 com upgrade, ou então pegar ele stock 4gb de ram HD de 500gb e depois realizar o upgrade máximo para 16gb de RAM e SSD de 500gb. O mid 2014/2015 com 16gb de ram e 250gb de SSD deve está beirando os 5.500. Fábio Prates Rocha 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Alan Leitão Postado 26 de outubro de 2019 Denunciar Compartilhar Postado 26 de outubro de 2019 Em 23/10/2019 at 18:27, Fábio Prates Rocha disse: Galera, Preciso de um Macbook para uso doméstico e estudar programação, tenho um colega que tem um macbook pro 2014 conservado com 248 ciclos e tela retina trocada no programa de reparos da Apple. Ele está pedindo R$3500,00. (8GB/128GB) Contrapartida tenho uma oferta de um Macbook Air 2017 lacrado por R$4000. (8GB/128GB) Qual a opinião de vocês? Muito obrigado! Esse Macbook Pro é de 13 ou 15 polegadas? Porque se for de 13, ele usa CPU ultra low voltage (final de código "U"), da mesma forma que o Macbook Air, e não tem GPU dedicada, o que me faz pensar que a única diferença relevante seja a tela retina. Nesse cenário, uma máquina nova, lacrada é muito mais indicada, ainda mais que ambas tem a mesma quantidade de RAM e SSD e o Air 3 anos mais novo já usa uma geração de CPU mais atual, consumindo menos energia com performance melhor. Se o Macbook Pro for o de 15 polegadas, aí muda de figura, porque ele passa a usar uma CPU high performance (final de código "HQ"). Nesse cenário a CPU será muito mais forte e vale à pena, porém a máquina em alguns momentos (dias quentes ou tarefas muito pesadas) poderá sofrer de thermal throttling porque facilmente esse processador atingirá 100º Celsius dado que o sistema de refrigeração dele é ineficiente. Fábio Prates Rocha 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
rafarmoreira Postado 26 de outubro de 2019 Denunciar Compartilhar Postado 26 de outubro de 2019 (editado) Olhando para o lado do processador, ambos são dual core, sendo que do Air é mais novo, o que muda nessas gerações do processador Intel é só o fator "economia de energia". Pegar um Mac de 8gb de ram e SSD 128gb é querer andar no limite o tempo todo. Como são equipamentos caro, deve-se pensar a longo prazo, eu descartaria de cara os 8gb de RAM. Independente da idade, optaria por um com 16gb de ram e SSD de 256gb. Se eu fosse sair hoje do meu 2012 seria para um 2014. Esses Mac depois do 2015 é cheio de problemas com teclado e afins. Durante o Apple Care ok, quando acabar o período de garantia só vai restar o choro. O Air até que não sofre desse mal. Editado 26 de outubro de 2019 por rafarmoreira Fábio Prates Rocha 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Alan Leitão Postado 26 de outubro de 2019 Denunciar Compartilhar Postado 26 de outubro de 2019 (editado) 4 horas atrás, rafarmoreira disse: Olhando para o lado do processador, ambos são dual core, sendo que do Air é mais novo, o que muda nessas gerações do processador Intel é só o fator "economia de energia". Pegar um Mac de 8gb de ram e SSD 128gb é querer andar no limite o tempo todo. Como são equipamentos caro, deve-se pensar a longo prazo, eu descartaria de cara os 8gb de RAM. Independente da idade, optaria por um com 16gb de ram e SSD de 256gb. Se eu fosse sair hoje do meu 2012 seria para um 2014. Esses Mac depois do 2015 é cheio de problemas com teclado e afins. Durante o Apple Care ok, quando acabar o período de garantia só vai restar o choro. O Air até que não sofre desse mal. Só uma correção: o teclado borboleta é a partir de 2016. Meu Pro Retina 2015 é o mesmo teclado do 2014. Dependendo da mudança de geração da CPU, os ganhos de performance são sensíveis. Editado 26 de outubro de 2019 por Alan Leitão rafarmoreira e Fábio Prates Rocha 1 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Fábio Prates Rocha Postado 27 de outubro de 2019 Autor Denunciar Compartilhar Postado 27 de outubro de 2019 Em 26/10/2019 at 00:15, Alan Leitão disse: Esse Macbook Pro é de 13 ou 15 polegadas? Porque se for de 13, ele usa CPU ultra low voltage (final de código "U"), da mesma forma que o Macbook Air, e não tem GPU dedicada, o que me faz pensar que a única diferença relevante seja a tela retina. Nesse cenário, uma máquina nova, lacrada é muito mais indicada, ainda mais que ambas tem a mesma quantidade de RAM e SSD e o Air 3 anos mais novo já usa uma geração de CPU mais atual, consumindo menos energia com performance melhor. Se o Macbook Pro for o de 15 polegadas, aí muda de figura, porque ele passa a usar uma CPU high performance (final de código "HQ"). Nesse cenário a CPU será muito mais forte e vale à pena, porém a máquina em alguns momentos (dias quentes ou tarefas muito pesadas) poderá sofrer de thermal throttling porque facilmente esse processador atingirá 100º Celsius dado que o sistema de refrigeração dele é ineficiente. Rapaz, não fazia ideia dessa diferença. Achei que Macbook "Pro" só mudava tamanho de tela e que configuração eram equivalentes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Alan Leitão Postado 27 de outubro de 2019 Denunciar Compartilhar Postado 27 de outubro de 2019 2 horas atrás, Fábio Prates Rocha disse: Rapaz, não fazia ideia dessa diferença. Achei que Macbook "Pro" só mudava tamanho de tela e que configuração eram equivalentes. Deveria ser, se ambos são Pro, porém acredito que a escolha por processadores ultra low voltage no de 13" se deve pelo tamanho menor do heat sink. O heat sink maior do 15" já não dá conta, imagina um menor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites Mais opções de compartilhamento…
Posts Recomendados
Participe do debate
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.