Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac 2009 (9,1) com macOS Catalina + Dosdude1 - Impressões e problemas


Alan Leitão

Posts Recomendados

Em 11/10/2019 at 16:42, Alan Leitão disse:

Amigos,

Resolvi abrir esse tópico para compartilhar minha primeira experiência com um Dosdude1 patch nesse máquina antiga. Esse iMac estava parado em casa e decidi reativar ele para dar para meu filho. Eu nunca tinha usado esse tipo de recurso a aproveitei para fazer um pequeno laboratório, sem compromisso científico algum.

Como procedi com os testes:

Primeiro fiz o upgrade da RAM dele de 2 GB para 8 GB, dado que tinha as memórias em casa na minha sucatinha pessoal. Depois fiz a instalação limpa do OS X El Capitan (versão mais atual suportada oficialmente) e conduzi alguns testes básicos para avaliar a performance da máquina. No geral, a inicialização demorava em torno de 2 minutos (do Apple Chime até exibir o desktop com dock e barra de tarefas), abrir o Safari demorava em torno de 10 segundos, abrir o Mail demorava em torno de 8 segundos, abrir o Pages demorava em torno de 15 segundos e o sistema com tudo isso carregado ao mesmo tempo estava consumindo 4 GB de RAM (segundo o Monitor de Atividade)

Após isso, criei um pendrive "patcheado" do macOS Catalina (com Dosdude1) e fiz uma instalação limpa. Minha percepção é de que a instalação demorou muito mais do que a instalação do El Capitan, mas como não cronometrei nenhuma das duas, deixarei apenas como percepção mesmo. Após a instalação, os patches foram aplicados e o sistema iniciou (após os passos de configuração). Fiz um novo restart e a primeira coisa que percebi é que no Catalina a primeira parte do boot, nessa máquina e com patch, sempre é em verbose mode.

Com o sistema em pé, executei as mesmas medições e me surpreendi: Tirando o boot completo (do Apple Chime até exibir o desktop com dock e barra de tarefas) que ficou (bem) mais lento, tarefa executada em 2:30 segundos, o Safari passou a abrir em 9 segundos, o Mail em 9 segundos e o Pages em 13 segundos, ou seja, não houve perda de performance nas tarefas "mundanas",  desde que o sistema esteja carregado, porém o consumo de RAM foi o que mais surpreendeu: caiu de 4 GB para 3 GB!

Agora vem os problemas:

- Mesmo usando o instalador da versão final, liberado pela Apple na App Store, depois de "patcheado" ele é mostrado como beta, inclusive com o "support feedback" no Dock. Não consegui descobrir como "reverter" o sistema para o estado de versão estável.

- O ajuste de brilho não funciona. Já li vários tutoriais, inclusive os em inglês onde o próprio Dosdude1 participa e mesmo assim nenhum dos procedimentos resolveu. Um paliativo é fazer o reset da PRAM após todo o processo de instalação para voltar o brilho para o ajuste padrão por volta dos 70%. Não é o ideal, principalmente em uma tela tão cansada, mas dá para usar, principalmente no caso do quarto do meu filho onde o computador ficou posicionado estrategicamente numa parte que não há incidência direta de luz do sol e nem da luz do teto sobre a tela.

- A interface do sistema em modo Claro tem um bug onde algumas partes transparentes ficam com um cinza "mais escuro", parecendo o modo Escuro. Desabilitar as transparências no menu de Acessibilidade (Preferências do Sistema / Acessibilidade / Exibição) resolve o problema. Provavelmente isso acontece porque os sistemas mais atuais (e não suportados pela máquina) exigem aceleração gráfica mais forte por exigência do Metal, coisa que a GeForce 9400M dessa máquina não tem. Desabilitar as transparências e reduzir as animações do sistema são inclusive boas práticas para máquinas mais antigas, até mesmo as suportadas, pois melhoram muito a responsividade da interface.

Pensamentos para o futuro:

Estou avaliando se vale à pena gastar em um kit de SSD para essa máquina, retirando o SuperDrive. Não dá para retirar o HDD porque senão as ventoinhas ficarão no máximo, gerando um ruído desagradável. Como não uso mais o SuperDrive para nada (ele nem está funcionando mesmo), seria a melhor opção, mas o custo desse up para essa máquina está me impedindo no momento por causa da relação custo x benefício.

Ponderações finais:

Quem tiver uma máquina antiga e que a use para tarefas "comuns" como internet, e-mail e escritório (usando iWork, é claro), o upgrade, mesmo não oficial, parece funcionar bem e mantém a máquina atualizada por mais tempo.  Quem não exige a "beleza máxima" da interface do macOS e suas "belas" transparência, não terá problemas em desabilitar esses "recursos" a fim de corrigir um bug e aumentar a responsividade da interface. Acredito que o problema com o ajuste do brilho será resolvido no futuro, mas o procedimento de reset da PRAM para ajustar em 70% atende na maioria dos casos.

Quem quiser experimentar, pode particionar o seu HDD/SSD para ter uma partição para instalar o macOS Catalina patched by Dosdude1. Para teste apenas, 40 GB são suficientes.

Bom, é isso. Se eu tiver novas informações eu atualizo aqui.

Imovie e Fotos

Tudo bem pessoal, Estou usando o Catalina 10.15.4 em um imac 2008.

Tudo esta bem legal, porém tenho 2 problemas:

1) No APP FOTOS, quando expando uma foto (2 cliques), a foto não é exibida corretamente, ficam apenas alguns borrões na tela.

2) No APP iMOVIE, o clipes são executados, mas aparece somente o som. A imagem fica com tela preta. 

 

Alguem passou por estes problemas? 

Captura de Tela 2020-06-18 às 06.43.27.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 29/05/2020 at 18:54, Gabriel Cayres disse:

Imovie e Fotos

Tudo bem pessoal, Estou usando o Catalina 10.15.4 em um imac 2008.

Tudo esta bem legal, porém tenho 2 problemas:

1) No APP FOTOS, quando expando uma foto (2 cliques), a foto não é exibida corretamente, ficam apenas alguns borrões na tela.

2) No APP iMOVIE, o clipes são executados, mas aparece somente o som. A imagem fica com tela preta. 

 

Alguem passou por estes problemas? 

Eu! Não sei + o que tentar.....

120677458_CapturadeTela2020-07-05as19_33_52.png.b7bd95cf1ffe9922d0ba85d650afb3c0.png

255722327_CapturadeTela2020-07-05as19_32_24.png.6fe8847ab2c098c2526a658c3460cc86.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim o desempenho de vídeo só ficou ok depois que instalei um disco SSD. Antes tinha aumentado a RAM de 4 para 8mb e tinha melhorado um pouco, mas ainda travava. Vale a pena trocar o HD por um SSD. Pensava que a placa de video era fraca, mas não era esse o problema.

Editado por edgard.magalhaes@gmail.com
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 26/10/2019 at 00:04, Alan Leitão disse:

Atualização:

Hoje, chegou a correção para o ajuste de brilho pela ferramenta de atualização interna do Patch que vem instalada nos Macs atualizados pelo método Dosdude1 e está funcionando normalmente. Ponto resolvido.

Oi Alan, tudo bem? Resolvi instalar o Catalina Patcher no iMac 21,5 mid 2011 e estou com o problema do brilho, mesmo na versão mais atual, 10.15.6. Segui sua sugestão de reset da PRAM, contudo achei claro demais, estava melhor antes. Cacei em tudo quanto é lugar pra resolver isso, mas não acho. Já to com tudo instalado e alguns projetos em andamento, não to querendo voltar pro High Sierra. Sabe o que posso fazer? Abraços. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Gentlemen, unfortunately I dont speak Portuguese but I will still share this trick with you;

Connect a classic diode 2N3904 to the hard disk thermal sensor cable and place on/nearby the SSD (preferably nearby the SATA connector) - and the thermal system of the firmware is happy and working normally.

This is also the thermal sensor that Apple uses on the early models!

Good luck.

https://www.haught.org/2015/11/16/imac-2010-hd-thermal-sensor/

Editado por Jumme
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
Em 02/06/2020 at 15:49, edgard.magalhaes@gmail.com disse:

Um mês depois de instalar o Dosdude Catalina Pacther o iMac estava muito bom, com compatibilidade em todos os aplicativos de terceiros que instalei e rápido. Mas começou a desligar sem mais nem menos, a princípio de vez em quando, no momento em que ia abrir algum documento baixado no aplicativo de Pré-Vizualização, e agora o tempo todo, to usando o Chrome ou vou abrir algum programa e o iMac simplesmente desliga. Às vezes ele desliga no meio da inicialização e tenho que tentar várias vezes para conseguir iniciar. Reinstalei o patcher por cima do Catalina, reinstalando o sistema, mas continuou a mesma coisa, dando problema. Vou tentar zerar a máquina, reinstalar o El Capitan e refazer todo o procedimento do patcher para ver o que acontece.  Alguém passou por isso?

Estou com o mesmo problema no mojave se voce tiver conseguindo resolver me avise!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...