Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[OS X Catalina] O que estão achando?


bleony

Posts Recomendados

Demorei muito pra postar aqui minha opinião porque queria mesmo usá-lo pra tirar as conclusões. O meu mac é um iMac 27 3ghz, Core 5 8gb, de memória, Radeon 570X, mac do ano passado. MacOS Catalina instalado assim que saiu e logo de cara nota-se que alguns sites, tanto no Safari, quanto no Firefox, exigem tanto do processador que a refrigeração fica maluca. Sites como o Facebook, o PirateBay e alguns outros acionam o sistema de refrigeração logo de cara e o mac só acalma quando vc vai pra outro site. Eu nunca tinha visto algo assim. Outra coisa que identifiquei e acontece com relativa frequência é que, quando se desconecta hd externo (ejetando normalmente), o ícone dele fica lá, como se ele não tivesse sido ejetado, embora tivesse. O ícone só some se vc reiniciar o Finder. Já passei nele também, pela experiência do Safari não iniciar de jeito nenhum! Cliquei e o ícone fica lá, pulando, pulando. Pra iniciar te simplesmente que reiniciar o computador. Por outro lado ele tem uma coisa muito legal: a instalação do Windows pelo Boot Camp ficou COMPLETAMENTE automática. Não é mais necessário haver um pendrive de boot do Windows. Vc baixa a imagem, deixa na Mesa e o Boot Camp faz a instalação a partir dali. É incrível.

Em 17/10/2019 at 14:33, marcosfisica disse:

Pelo jeito o último grande sistema operacional da Apple foi mesmo o Snow Leopard!  😜

Discordo. O grande sistema da Apple foi o Tiger. De lá pra cá tudo uma merda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, pegasusbsb27 disse:

Demorei muito pra postar aqui minha opinião porque queria mesmo usá-lo pra tirar as conclusões. O meu mac é um iMac 27 3ghz, Core 5 8gb, de memória, Radeon 570X, mac do ano passado. MacOS Catalina instalado assim que saiu e logo de cara nota-se que alguns sites, tanto no Safari, quanto no Firefox, exigem tanto do processador que a refrigeração fica maluca. Sites como o Facebook, o PirateBay e alguns outros acionam o sistema de refrigeração logo de cara e o mac só acalma quando vc vai pra outro site. Eu nunca tinha visto algo assim. Outra coisa que identifiquei e acontece com relativa frequência é que, quando se desconecta hd externo (ejetando normalmente), o ícone dele fica lá, como se ele não tivesse sido ejetado, embora tivesse. O ícone só some se vc reiniciar o Finder. Já passei nele também, pela experiência do Safari não iniciar de jeito nenhum! Cliquei e o ícone fica lá, pulando, pulando. Pra iniciar te simplesmente que reiniciar o computador. Por outro lado ele tem uma coisa muito legal: a instalação do Windows pelo Boot Camp ficou COMPLETAMENTE automática. Não é mais necessário haver um pendrive de boot do Windows. Vc baixa a imagem, deixa na Mesa e o Boot Camp faz a instalação a partir dali. É incrível.

Discordo. O grande sistema da Apple foi o Tiger. De lá pra cá tudo uma merda.

 
Sobre o Bootcamp, ainda é necessário criar o pendrive com os drivers para instalar no Windows ou isso também foi automatizado?

 

Sobre o Tiger, concordo plenamente! Pra mim foi o melhor sistema de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ramon disse:

 
Sobre o Bootcamp, ainda é necessário criar o pendrive com os drivers para instalar no Windows ou isso também foi automatizado?

 

Sobre o Tiger, concordo plenamente! Pra mim foi o melhor sistema de todos!

Automatizado. Não é mais necessário criar pendrive de boot. Vc baixa a imagem do Windows 10, abre o Boot Camp, particiona, indica onde está a imagem e o Boot Camp faz o resto. Achei incrível. 

Quanto ao Tiger, tudo nele era incrível, a começar pela inesquecível e belíssima interface Aqua. Só não digo que tenho saudade porque em 2018 comprei um iMac usado, branco que roda ele, assim eu mato de vez em quando a saudade. Pena que, embora o Safari abra alguns sites, outros abre muito mal. Mas é gostoso vê-lo, ouvir o velho iTunes, assistir videos no velho Quicktime. Sou meio saudosista. Instalei o Windows 10 numa partição aqui apenas e tão somente pra ter coisas como Winamp, o Windows Media Player 9 e o 10 (que baixei por aí e que rodam lado a lado nele). No Windows Media Player instalei o Musical Colors (conjunto de visuais fantásticos da Microsoft com o famoso Rolling Fire). e tudo funcionando direitinho. Bom demais kkkkkk Infelizmente fazer esse tipo de coisa no Catalina ficou absolutamente impossível. Aplicativos como o iPhoto ou o Aperture que funcionavam até a versão do mac anterior, agora não funcionam mais.

Editado por pegasusbsb27
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde quando comecei a usar o macOS a partir do Sierra, a melhor versão até agora que já usei na minha opinião é o Mojave. 

Referente as versões antigas como o Tiger, não sei como é a experiência. Uma hora vou criar uma máquina virtual com esse Tiger para ver se é bom mesmo.

Sobre o Catalina continuo deixando em escanteio. Devido a drenagem de bateria no repouso, e o modo espera (hibernação) que deixou de agir no MBP mid 2012 após instalar esse sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/10/2019 at 10:00, webg3brasil disse:

A Bateria gastou mais nos primeiros dias, ontem estabilizou, notei em certo momento que o causador era a indexação do Spotlight , depois que concluiu (2 dias), estabilizou.

Não fiz instalação limpa, atualizei do Mojave, e vou manter assim.

 

Equipamento: Air 11" 2012 4GB RAM

Amigo estou na dúvida em atualizar o meu, estou com o Mojave também.

Como está sua vida com o air 11 depois da atualização?
Vi que deu problema de bateria por causa da indexação. Perdeu muita velocidade na abertura de app? No geral o Catalina deixou o mac mais lento?

Te agradeço se puder me dar essa luz.

Editado por emvbase
erro ortográfico, gramático
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, emvbase disse:

Amigo estou na dúvida em atualizar o meu, estou com o Mojave também.

Como está sua vida com o air 11 depois da atualização?
Vi que deu problema de bateria por causa da indexação. Perdeu muita velocidade na abertura de app? No geral o Catalina deixou o mac mais lento?

Te agradeço se puder me dar essa luz.

Opa, o Catalina anda muito bem, programas como o CleanMyMac X e OnyX resolvem a sujeira e dão uma ajeitada na bagunça, sistema está muito redondo e maduro, pelo menos aqui, me lembra muito a robustez e solidez do El Capitan, nenhum problema, meus programas abrem muito rapidamente, tenho o Office 2019, iWork (pages, numbers e keynote), iLife (iMovie, GarageBand), LogicPro e Final Cut X, todos funcionando como deveria, troquei o ssd interno da Apple que era limitado à 128GB por um de 1TB da WD (precisei comprar aquele adaptador) e olha que interessante, dobrou a velocidade de gravação, leitura melhorou pouca coisa, mas melhorou. Com mais espaço, pude finalmente colocar o bootcamp e ter alguns jogos no Windows 10, coisa que o Catalina perdeu *suporte aos jogos 32bits das versões anteriores do macOS, tenho Steam  e Battle.net, então tenho alguns jogos como Half-Life 2, CS Source e CSGO, Diablo III (esse último roda melhor no macOS que no Windows, não sei o motivo), tenho também GRID (jogo de corrida um pouco antigo, mas muito realista), Age of Empires III (esse jogava no mac, mas agora tenho que jogar no Windows), criei uma partição de 250GB pro Bootcamp e 750GB pro Catalina, está excelente, nunca fiquei tão satisfeito com um dispositivo como estou agora mantendo o melhor dos dois sistemas.

 

Sobre a bateria, está como o El Capitan / High Sierra, durando algo em torno de 4h30/5h (tem o desgaste dela, já está com 367 ciclos e já vai pra 8 anos de vida).

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/01/2020 at 10:31, pegasusbsb27 disse:

Automatizado. Não é mais necessário criar pendrive de boot. Vc baixa a imagem do Windows 10, abre o Boot Camp, particiona, indica onde está a imagem e o Boot Camp faz o resto. Achei incrível. 

Quanto ao Tiger, tudo nele era incrível, a começar pela inesquecível e belíssima interface Aqua. Só não digo que tenho saudade porque em 2018 comprei um iMac usado, branco que roda ele, assim eu mato de vez em quando a saudade. Pena que, embora o Safari abra alguns sites, outros abre muito mal. Mas é gostoso vê-lo, ouvir o velho iTunes, assistir videos no velho Quicktime. Sou meio saudosista. Instalei o Windows 10 numa partição aqui apenas e tão somente pra ter coisas como Winamp, o Windows Media Player 9 e o 10 (que baixei por aí e que rodam lado a lado nele). No Windows Media Player instalei o Musical Colors (conjunto de visuais fantásticos da Microsoft com o famoso Rolling Fire). e tudo funcionando direitinho. Bom demais kkkkkk Infelizmente fazer esse tipo de coisa no Catalina ficou absolutamente impossível. Aplicativos como o iPhoto ou o Aperture que funcionavam até a versão do mac anterior, agora não funcionam mais.

qual iMac voce comprou? Eu tenho um iMac G5! 😛 Porém não consegui instalar o Tiger nele. Acho que ele já veio de fábrica com o Leopard, e aí é o único sistema que consigo instalar. Snow Leopard já não rola porque o iMac é powerPC. O último PowerPC da Apple!

E sim, o Tiger era foda! Também acho que foi o melhor SO da Apple.

Será que tem gente suficiente aqui com iMac velho clássico pra gente trocar informações?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/01/2020 at 13:29, marcosfisica disse:

qual iMac voce comprou? Eu tenho um iMac G5! 😛 Porém não consegui instalar o Tiger nele. Acho que ele já veio de fábrica com o Leopard, e aí é o único sistema que consigo instalar. Snow Leopard já não rola porque o iMac é powerPC. O último PowerPC da Apple!

E sim, o Tiger era foda! Também acho que foi o melhor SO da Apple.

Será que tem gente suficiente aqui com iMac velho clássico pra gente trocar informações?

 

Abraço

Acho que o Leopard para seu sistema PowerPC é bem sólido e eficiente, ainda mais depois das atualizações que ele teve, é um sistema que não exige muito do processador e memória RAM, com 1GB já é mais que suficiente, enquanto que o Snow Leopard para não ter nenhum problema de desempenho ou bolas de praia precisam de 2GB no mínimo. 

Gosto é algo que não deve ser discutido, porém cada um tem o seu, e existe espaço para muito saudosista que ama o Tiger, acredito que não deixei muito claro quando informei que o Snow Leopard é o melhor sistema já criado, isso é "na minha opinião", pois além de 2 anos de diferença do Leopard, o Snow ainda teve uns 3 a 4 anos de atualizações de segurança, isso o deixou bem sólido, é por esse motivo, não que ele seja realmente "o melhor sistema", mas foi o que a Apple tratou com mais carinho e preocupação, olha agora, temos sistemas a cada 12 meses, e quando chega o próximo, o anterior ainda está sendo lapidado.

Se pararmos para analizar a partir do Yosemite (10.10), a Apple voltou um pouco com a cara dos sistemas anteriores ao Leopard-Mavericks (10.5-10.9), basta olhar para os ícones e a Dock, que é muito parecida com o Tiger, Panther e demais anteriores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao assunto Catalina...pra mim aqui tem sido assustador usá-lo. Não sei quanto a vocês. Acho que seria interessante compartilhar a experiência de abrir um programa de torrent (o Transmission por exemplo ou outro qualquer) e um navegador seja o Safari, seja o Firefox. Pra mim a experiencia de abrir os dois juntos é terrivel. A ventoinha trabalha a todo vapor. Eu nunca havia passado por isso antes!!! Às vezes a simples experiência de abrir um navegador já aciona o resfriamento. Tô achando insuportável esse sistema.

Editado por pegasusbsb27
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, pegasusbsb27 disse:

Voltando ao assunto Catalina...pra mim aqui tem sido assustador usá-lo. Não sei quanto a vocês. Acho que seria interessante compartilhar a experiência de abrir um programa de torrent (o Transmission por exemplo ou outro qualquer) e um navegador seja o Safari, seja o Firefox. Pra mim a experiencia de abrir os dois juntos é terrivel. A ventoinha trabalha a todo vapor. Eu nunca havia passado por isso antes!!! Às vezes a simples experiência de abrir um navegador já aciona o resfriamento. Tô achando insuportável esse sistema.

Velho, não entendo de conceitos técnicos, mas julgando só pela experiência, parece haver algo errado. Uso um hardware que me parece bem mais singelo que o seu  (Macbook pro retina late 2013, i5 2,4Ghz) e não enfrento esses problemas. Nunca gostei do Transmission, sempre usei o µTorrent, que agora é web based e o uso no Safari. Já criei um tópico aqui mostrando que tenho enfrentado problemas com a página do UOL especificamente, que quase imediatamente faz aparecer o aviso

Captura de Tela 2020-01-14 às 18.17.16.png

Quando isso ocorre, o macbook começa a aquecer, e se o dia estiver mais quente, as ventoinhas começam a funcionar. Aconteceu também uma única vez com o Youtube, também no Safari, e num dia que fez muito calor. 

Fora esse problema, que nem tenho certeza se começou depois do Catalina ou se só se acentuou, o que me enche o saco no sistema são as questòes de segurança, pedidos de senha pra tudo, esse tipo de coisa.

Sempre uso muitas janelas de Safari e Chrome abertas de uma vez (não gosto de abas), mais Word, editando PDFs no PDF Expert, com Skype aberto, Whatsapp web no Chrome, e nem liga ventoinha, pelo menos num dia de temperatura normal em Brasília.  

A única vantagem que tenho sobre o seu hardware, talvez, seja memória, 16Gb. 

Editando pra complementar: fiz a atualização normal, não foi "limpa". 

 

 

Editado por roberktum
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aqui uso o BitTorrent, também webfriend rsrs. Air da assinatura, funciona perfeitamente, uso também o Google Chrome, Opera e Firefox ao mesmo tempo e não apresenta nenhum problema ou superaquecimento (esse só começa a aparecer quando estou jogando o CSGO pelo Steam). Também fiz atualização vindo do Mojave, sem apagar nada, depois passei o CleanMyMac X e o OnyX para melhorar e só. Uso o TurboBootSwitcher para desativar o Turbo Boost (uso só quando é necessário, no dia a dia, tarefas basicas, não é necessário ele ficar ativo o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, webg3brasil disse:

 depois passei o CleanMyMac X e o OnyX para melhorar e só. 

Rapaz, vejo que esse app é famoso aqui no forum, mas eu não uso de jeito nenhum. Peguei trauma por causa daquele Mackeeper. Só tive problema com malware duas vezes, e foi justamente o adware do próprio Mackeeper! Precisei de antivirus para resolver. Desde então, corro desse tipo de programa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente irei pular esse Catalina e instalar somente a versão depois dele. Isso se o MBP mid 2012 receber. Caso não receba irei deixá-lo no Mojave mesmo. Já insistir nesse Catalina umas 3x, era sempre problema de drenagem de bateria e hibernação. Tou fora, não ânimo instala-lo novamente no meu Mac, nem se receber o 6° update de correção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, rafarmoreira disse:

Provavelmente irei pular esse Catalina e instalar somente a versão depois dele. Isso se o MBP mid 2012 receber. Caso não receba irei deixá-lo no Mojave mesmo. Já insistir nesse Catalina umas 3x, era sempre problema de drenagem de bateria e hibernação. Tou fora, não ânimo instala-lo novamente no meu Mac, nem se receber o 6° update de correção.

realmente é muito estranho funcionar no meu Air que é a versão capada do seu Pro 2012, e vc ter uma experiência diferente da minha, mas falando em compatibilidade de aplicativos, o Mojave é melhor, pois os apps 32bits funcionam muito bem nele, e a diferença do Mojave para o Catalina é muito superficial, quase nada.

 

1 hora atrás, roberktum disse:

Rapaz, vejo que esse app é famoso aqui no forum, mas eu não uso de jeito nenhum. Peguei trauma por causa daquele Mackeeper. Só tive problema com malware duas vezes, e foi justamente o adware do próprio Mackeeper! Precisei de antivirus para resolver. Desde então, corro desse tipo de programa!

MacKeeper semrpre foi um malware, nunca o instalei na maquina por conta de já ter percebido isso desde a primeira vez que vi um popup de propaganda do mesmo, já o CleanMyMac é diferente, tem até um artigo aqui no MacMaganize falando muito bem dele, o OnyX é um canivete suíço para reparação de sistema/correção de falhas, tem bastante opções e melhoramento, para completar eu ainda uso um terceiro app, o AppClean (ele remove os apps sem deixar vestígios).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, webg3brasil disse:

realmente é muito estranho funcionar no meu Air que é a versão capada do seu Pro 2012, e vc ter uma experiência diferente da minha, mas falando em compatibilidade de aplicativos, o Mojave é melhor, pois os apps 32bits funcionam muito bem nele, e a diferença do Mojave para o Catalina é muito superficial, quase nada.

Rapaz acontece. A instalação que fiz foi limpa, depois voltei para o Mojave, esperei sair o primeiro update do Catalina e voltei pra ele. Os problemas continuaram, mesmo resetando SMC e outras coisas. A gota da água foi o Mac não querer mais entrar no modo espera, somente no modo repouso. E o modo espera é essencial no meu ponto de vista, pois a carga da bateria dura mais. Não era nenhum app que estava impedido, era o sistema mesmo. Pois instalei os mesmos apps no Mojave e o Mac hiberna de boa depois de 70 minutos em repouso.

Outro ponto é os programas de 32bits como você citou, apesar de não fazer o uso, uma hora posso precisar para alguma coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que esse é o sistema que mais li reclamações. Não tive coragem de instalar, embora já tenha até criado o disco de instalação dele.

Uma coisa que espero mesmo que a Apple resolva é esse maldito slow boot quando rodamos o sistema num disco externo. A maçã demora cerca de 20 segundos pra aparecer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Del Rei disse:

Eu acho que esse é o sistema que mais li reclamações. Não tive coragem de instalar, embora já tenha até criado o disco de instalação dele.

Uma coisa que espero mesmo que a Apple resolva é esse maldito slow boot quando rodamos o sistema num disco externo. A maçã demora cerca de 20 segundos pra aparecer...

Isso é não deve ser corrigido porque o sistema foi feito para SSDs e normalmente quando colocamos discos externos, eles não são SSDs e sim HDDs (mecânicos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, webg3brasil disse:

Isso é não deve ser corrigido porque o sistema foi feito para SSDs e normalmente quando colocamos discos externos, eles não são SSDs e sim HDDs (mecânicos).

Mas eu uso um SSD externo. Mesmo os iMacs com HDD internos iniciam rápido no boot. O problema é ser externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Del Rei disse:

Mas eu uso um SSD externo. Mesmo os iMacs com HDD internos iniciam rápido no boot. O problema é ser externo.

Duvido muito que seja consertado isso, mas pela minha experiência o boot em hds mesmo interno é mais lento que ssds ou externos, não sei em iMacs, mas em todos os MacBooks que tive, somente até o Mountain Lion (10.8) o boot foi mais rápido, a partir do Mavericks (10.9) o sistema ficou uma carroça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...