Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro 2011 em 2019, compensa?


Posts Recomendados

Oi pessoal, tudo bem?

Sou novo aqui, então posso estar perguntando algo que já foi comentado em outros tópicos.... se for esse o caso, me desculpem mas não localizei.

Bom, estou pensando em comprar um Mac usado para entrar nesse "mundo", hoje tenho um Iphone e um Ipad e gosto muito da interação que há entre os produtos e gostaria de aumentar meu ecossistema, porém, sem gastar muito já que nunca usei um Mac, então há o risco de não me adaptar e tals...

Encontrei um Macbook Pro (2011) no OLX com um preço bem interessante (R$1.500,00), configuração de Core I7 2,7GHz; 16Gb e 500HD.

Com base nisso tenho algumas duvidas:

Acham que ainda compensa um Mac de 2011?

Ele ainda recebe atualizações ou se não, vale a pena "forçar" alguma mais recente, isso talvez não afete o consumo da bateria?

Quanto a interação entre os produtos que comentei, ela é interessante nesse Mac? Depende do hardware ou do software essa experiência?

A minha ideia é para um uso mais simples, e para sanar a curiosidade sobre o produto e sistema em si. Não pretendo usar em tarefas pesadas, como editar videos. Talvez algum software da faculdade como AutoCAD, por exemplo... mas bem casualmente. Digo isso, porque hoje tenho um Dell 15R com um I7 e 12Gb de Ram, e as vezes parece que ele vai voar e fritar um ovo ao mesmo tempo, de tanto que esquenta e faz barulho de ventilação. Portanto tenho receio de gastar num produto mais antigo que o meu atual e continuar (ou piorar) essa situação.

Obs: Estou falando com o dono para ter mais fotos, e saber se há algum defeito que ele não comentou além da bateria que precisa trocar, mas já me adianto perguntando à vocês se compensa.

Obs 2: desculpem o textão, mas acho interessante situar as pessoas para que haja um entendimento e comunicação melhores.

Desde já, obrigado!

Abs

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que seu principal problema aí, além de questões relacionadas ao desgaste, vai ser a falta de atualização, o que vai atrapalhar um bocado essa interação.

O MB Pro 2011 não recebeu nem o Mojave.

Talvez deva procurar menos em configurações e mais em modelos mais recentes, pelo menos 2012 pra pegar pelo menos o Mojave e o Catalina.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O último macOS disponível para o MBP 2011 se não estou enganado é o High Sierra. 

Isto de atualização não é lá muito forte se tu não precisar de fato do último OS, por exemplo, trabalho muito com o XCODE da Apple para criação de apps mobile iOS(iPhone/iPad) porém o XCODE só abre no último macOS disponível isto é, para mim ter um dispositivo que não atualize é um problema. Porém, para você, realmente é útil ter um com as últimas atualizações? 

Na ONG em que presto serviços, tem iMac de 2009 editando fluidamente vídeos em 4K até hoje rodando Yosemite//Sierra, o que quero dizer é... Os dispositivos Apple possuem um forte desempenho mesmo depois de "ultrapassados" cabe a ti e a tua necessidade($$) analisar se vale a pena ou não. 

Quanto a bateria... Este é um problema recorrente em qualquer dispositivo e com uma quantia considerável(deve ficar entre 250$) consegues uma bateria nova e oferecendo forte desempenho... As configurações dele parecem ser ótimas, i7 etc e o preço está maravilhoso. Analise o SEU uso e determine se é válido ou não a compra. 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, quando a esmola é demais, o santo desconfia. Geralmente as pessoas pedem mais. R$1500 reais por um Mac nessa configuração, mesmo com quase 9 anos de idade (lançamento), é pra analisar bem a situação da máquina. Ele é o 13" ou 15"? Por que o 15" desse ano tinha um erro de projeto na GPU, é um problema bem recorrente no modelo.

Conforme-se com a ideia de ter que trocar a bateria, porque desse ano e nesse preço, com certeza a bateria já tá pedindo arrego e o cara não trocou, se não estaria cobrando mais. 

Outra coisa pra se analisar em MacBooks dessa idade é se existem teclas defeituosas e se o trackpad não está duro ou saltado. 

Nesse ano os MacBooks também não tinham USB 3.0

Enfim, se estiver com MagSafe original, se não estiver destruído, e não precisar trocar teclado além da provável bateria. Talvez compense. É uma máquina antiga e uma boa máquina. Dá pra rodar o Mojave sem problemas com o patcher e fica bom. 

Um upgrade obrigatório é a troca do HDD pelo SSD. Recomendo o modelo Samsung EVO 850.

Boa sorte. Abraço!

Editado por Warui
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porém, para você, realmente é útil ter um com as últimas atualizações?

Como ele falou e integração com o iOS, creio que esse seja justamente o ponto. Sem as últimas atualizações ele deve acabar perdendo até em coisas básicas como o app Lembretes por exemplo.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom creio que nada melhor do que a opinião de alguém que tenha uma máquina dessas. 

Eu comprei uma dessas usadas faz pouco tempo.  Pelo que entendi, é um MacBook Pro 2011, 13 polegadas correto? Se for, posso dizer com tranquilidade que a compra vale muito a pena. Só colocar um SSD e fica show de bola. E olha que eu tenho outro MacBook Pro muito mais novo também. 

Quanto ao sistema, apesar de ele não receber a atualizações oficiais, basta apenas instalar o patcher, que você consegue rodar a ultima versão do MacOS sem problemas, inclusive recebendo as atualizações como se estivesse em uma máquina com sistema nativo. No meu eu rodo MacOS Mojave na ultima versão, liso, sem problemas. 

E por ser um Core i7 ainda é uma máquina relativamente poderosa. Para vc ter uma ideia, em benchmarks é pouca coisa mais lento que um MacBook Air 2017 Core i5 que até hoje é encontrado novo no mercado, e por no mínimo 4 mil reais. E no uso diário, eu já usei esse MacBook Air 2017, e a diferença é imperceptível se você colocar um SSD nesse Mac 2011. 

Tente ver se a máquina está OK. Bateria nesses Macs é fácil de trocar e tem bastante disponível no mercado. Só comprar uma de 1a linha que vai ter uma duração bem próxima da original. Fonte o meu veio sem, comprei uma paralela de 1a linha, e funciona normalmente. Quanto a segurança desses componentes paralelos, eu uso já faz muito tempo nos meus macs mais velhos, e comprando bons componentes, nunca tive problemas. 

Eu pessoalmente gosto dessa linha de MacBooks Pro antes dos modelos Retina, por serem facilmente reparáveis e com grande capacidade de expansão. 

Espero ter ajudado. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi pessoal! Boa noite!

Muito obrigado pelas respostas! Aprendi umas coisas aqui nesse post já haha

O dono fechou com outra pessoa rsrs mas tranquilo não estou com pressa.

Bom, eu quero mesmo é aproveitar a integração como comentei, então seguirei a dica de procurar algo mais novo um pouco. Eu estava procurando um Air na verdade por conta da praticidade e achei esse Pró com preço lindo rsrs.

Enfim, quero a opinião de vocês em mais uma coisa por favor. O que está me segurando um pouco também é que são itens caros independente do ano e pelo que vi praticamente todos os Air estão saindo com i I5 apenas, sem tanta memoria Ram e/ou de armazenamento... e eu não sei quais modelos suportam algum tipo de upgrade, já que no site da Apple só tem os novos.

Vale a pena investir mesmo sendo uma configuração no geral mais "fraca" que a minha atual, onde não estou tendo uma experiencia tão satisfatória? Há uma maneira de saber quais suportam algum upgrade sem ser olhando máquina a máquina?

De novo, muito obg!

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Peguei um Pro 2011 em 2019. E para quem só teve Windows isso tá muito bom. 
Coloquei o High Sierra nele, uso SSD interno e Externo e fiz UPgrade para 12Gb de Ram.

Minha experiência está sendo muito boa. Uso Autocad e BIM. Meu próximo teste com ele será com Renderização, quero ver ele pedir leite, esse safado. Vai pegar fogo na mesa kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As máquinas 2011 não são ruins mas a geração Mid-2012 são mais sólidas e tem uma sobrevida bem maior. Essas contam com USB 3.0, GPUs NVIDIA (para os modelos maiores), uma facilidade maior para encontrar peças de reposição (caso necessário) e ainda contam com suporte oficial da Apple para o macOS (mas isso não é impeditivo nenhum, visto que com os patchers do Dosdude1 vc consegue instalar o macOS Cataclisma em máquinas de 2008[!] sem quaisquer problemas). E vai por mim: a máquina que eu tenho é melhor que qualquer outra coisa que a Apple tem ousado em chamar de "computador" de 2013 pra cá.

Maximize memória RAM, coloque um SSD e tenha um computador decente pra usar até 2030, fácil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho essa maquina, havia feito upgrade de memoria para 16gb e ssd ... hoje esta com 8gb que um dos barramentos de memoria morreu, reparo me disseram que é possivel fazer mas a possibilidade de a maquina ir para o saco é maior, como não estou com cash para comprar outro mac no momento, melhor aquietar com os 8gb

seja com 8 ou 16, as vezes a maquina da umas enroscadas de uns 5-10s com o ponteiro "carregando" e a maquina sem ação em procedimentos simples, como digitando um texto em um VS Code com nada alem de o Chrome o terminal aberto... dependendo do que vc esta fazendo irrita um pouco

para tratar imagens tbm não esta ajudando muito o upgrade... infelizmente o dolar não esta permitindo uma troca de maquina, muito menos por outro mac, o jeito é aguardar 1 ou 2 anos essa poeira toda abaixar...

eu olharia uma maquina mais atual, pelo menos 2017 se for apple.... estou cogitando um hackintosh até... mas não sei o quanto seria valido, talvez mais facil partir para o windows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/03/2020 at 09:20, almeida mac disse:

Peguei um Pro 2011 em 2019. E para quem só teve Windows isso tá muito bom. 
Coloquei o High Sierra nele, uso SSD interno e Externo e fiz UPgrade para 12Gb de Ram.

Minha experiência está sendo muito boa. Uso Autocad e BIM. Meu próximo teste com ele será com Renderização, quero ver ele pedir leite, esse safado. Vai pegar fogo na mesa kkkkk

depois passa o feedback da renderização 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...