Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tablet para estudos: Samsung Galaxy Tab S3 (2017) ou Ipad 6 (2018) + Apple Pencil?


Posts Recomendados

Olá amigos.

Eu estou juntando uma graninha para comprar um tablet para estudar.

Eu estava bem decidido a comprar um Ipad 6 e a Apple Pencil, provavelmente por algum importador independente no Mercado Livre (valor total aproximado de 2300).

O dispositivo será utilizado preponderantemente para assistir e anotar videoaulas, e ler PDFs.

Mas por um valor mais em conta que esse combo, atualmente é possível comprar o Galaxy Tab S3 (1900 na Fastshop). Seria uma boa economia de 400 reais e, quando lançado, a proposta da Samsung era fazer o dispositivo concorrer com o Ipad Pro 9.7 polegadas (daí já vir com a caneta, 4 alto falantes e 4G, o que não está disponível no modelo mais simples do Ipad).

Considerando o uso que pretendo fazer, qual a opinião de vocês?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 8
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Na minha opinião o fator principal a se considerar é o OS.

Android nunca foi forte em tablets. Os apps geralmente eram as versões de telefone só que esticados. Mas acredito que isso mudou. Para aplicativos populares isso não deve ser problema.

Você tem iPhone ou smartphone Android?

Porque não faz sentido ter iPhone e ir de tablet Android.
E caso use Android e nunca tenha usado um iPhone/iPad tem que estar preparado para entrar no ecossistema da Apple.  Pagar por alguns apps, utilizar apps exclusivos para iOS, e tudo isso no futuro pode pesar na hora de trocar de tablet (ter que trocar por outro iPad por ex.).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

Obrigado pelo retorno!

Eu tenho um smartphone Android. Um LG G4 Beat velho de guerra que eu me recuso a trocar enquanto permitir usar WhatsApp, Maps e navegar esporadicamente na internet.

Quanto a tablet, estou saindo de um Samsung Galaxy Note 8 que até ganhou uma sobrevida depois que eu substitui o Android 4.4 de fábrica por uma Rom não oficial baseada no Android 7 (agora eu consigo usar aplicativos que tinham parado de funcionar).

Mas o tablet está com tela quebrada e é usada como ferramenta secundária de estudos. A ideia do tablet novo seria, se possível, substituir 100% papel e caneta. Em vez de levar nos meus deslocamentos uma mochila cheia de coisa (livro, fichário, caneta, tablet ou notebook etc etc) seria minimizar a quantidade de tralha.

Toda minha vida profissional e acadêmica tem usado como ferramenta dispositivos e softwares baseados em Android + Microsoft.

O Ipad, se adquirido, seria a porta de entrada para o mundo Apple.

Consigno também que eu não sei desenhar, nem editar fotos. Zero criatividade artística. O equipamento será usado apenas mesmo para ler, escrever (gosto de manuscrito, considero mais neurologicamente estimulante que digitar) e consumir mídia.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/09/2019 at 08:47, paulchess10 disse:

Olá!

Obrigado pelo retorno!

Eu tenho um smartphone Android. Um LG G4 Beat velho de guerra que eu me recuso a trocar enquanto permitir usar WhatsApp, Maps e navegar esporadicamente na internet.

Quanto a tablet, estou saindo de um Samsung Galaxy Note 8 que até ganhou uma sobrevida depois que eu substitui o Android 4.4 de fábrica por uma Rom não oficial baseada no Android 7 (agora eu consigo usar aplicativos que tinham parado de funcionar).

Mas o tablet está com tela quebrada e é usada como ferramenta secundária de estudos. A ideia do tablet novo seria, se possível, substituir 100% papel e caneta. Em vez de levar nos meus deslocamentos uma mochila cheia de coisa (livro, fichário, caneta, tablet ou notebook etc etc) seria minimizar a quantidade de tralha.

Toda minha vida profissional e acadêmica tem usado como ferramenta dispositivos e softwares baseados em Android + Microsoft.

O Ipad, se adquirido, seria a porta de entrada para o mundo Apple.

Consigno também que eu não sei desenhar, nem editar fotos. Zero criatividade artística. O equipamento será usado apenas mesmo para ler, escrever (gosto de manuscrito, considero mais neurologicamente estimulante que digitar) e consumir mídia.

Abraços!

Olha, se você está acostumado a experiência do Android, e preza por ter mais liberdade, seria melhor o tablet da Samsung. Eu uso atualmente iPad e pencil, tanto pra estudos quanto pra desenho, e é excelente em diversos aspectos, é meu primeiro iPad, e está sendo um ótimo complemento ao iPhone.

Veja alguns vídeos, e vê se o iPad te interessa, em termos de uso ele com certeza terá uma vida mais longa do que o Samsung, em relação à atualizações do sistema, e como o novo iPadOS, ele deve trazer uma experiência muito melhor pra tarefas cotidianas. Até hoje não tenho motivos pra reclamar, ele é cômodo e muito leve, muito rápido e a tela tem uma ótima qualidade. Estou pensando em um upgrade futuro pro modelo Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente! Retorno ao tópico pra dar um feedback...

Após refletir um pouco, inclusive com base em mensagens em outros fórum, me caiu a ficha para algo que eu já tinha em mente, mas meu lado consumista estava querendo me fazer esquecer, hehehe: eu considero que papel e caneta são os melhores instrumentos de estudo.

Até pela própria dinâmica dos processos neurais envolvidos (citando o Prof. Pier).

Sempre estudei por livros (e preferindo).

Vídeo aula, eu só consegui me concentrar quando comecei a transcrevê-las de forma manuscrita.

Digitando (ou pior, só ouvindo), minha concentração vai embora em poucos minutos.

Se for pra escrever, que seja com papel e caneta.

Se for pra usar formato digital, que seja digitando num editor de textos. É mais rápido que escrever e permitirá atualizações e inserções de novas informações. E para tanto já tenho notebook.

Ademais, fora obras literárias, difícil ler de forma linear. Obras técnicas não tem como mesmo.

O certo é investir em uma boa impressora.

Por enquanto vou continuar usando livro, caderno e caneta.

O tablet vai ficar como ferramenta de apoio, meramente secundária. Não vou precisar trocar, porque agora que consegui instalar o LineageOs no meu velho Galaxy Note 8, estou podendo usar apps que não rodavam mais. Uma tela nova e ele fica zero bala!

O tablet antigo, como ferramenta acessória, ainda é o suficiente. Uso-o para assistir aulas quanto o notebook está indisponível.

Mas se um dia precisar partir pra outro equipamento, muito provavelmente irei de Ipad. 

Um grande abraço meus amigos!

E mais uma vez muito obrigado!                    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Amigos, retorno ao tópico para inserir novas variantes nas considerações.

Atualmente, é possível encontrar o Galaxy Tab S6 por R$ 3200,00 na Amazon e, com 7% de volta pelo Meliuz, o preço cai para cerca de 3 mil reais redondos.

O combo Ipad 7 + apple pencil custa pouco menos que isso.

Considerando a diferença de categorias, o Ipad continuaria sendo a melhor escolha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 05/09/2019 at 17:06, paulchess10 disse:

Olá amigos.

Eu estou juntando uma graninha para comprar um tablet para estudar.

Eu estava bem decidido a comprar um Ipad 6 e a Apple Pencil, provavelmente por algum importador independente no Mercado Livre (valor total aproximado de 2300).

O dispositivo será utilizado preponderantemente para assistir e anotar videoaulas, e ler PDFs.

Mas por um valor mais em conta que esse combo, atualmente é possível comprar o Galaxy Tab S3 (1900 na Fastshop). Seria uma boa economia de 400 reais e, quando lançado, a proposta da Samsung era fazer o dispositivo concorrer com o Ipad Pro 9.7 polegadas (daí já vir com a caneta, 4 alto falantes e 4G, o que não está disponível no modelo mais simples do Ipad).

Considerando o uso que pretendo fazer, qual a opinião de vocês?

Pessoal, achei esse video mostrando o TAB S7, pode ser uma ótima dica para você.

https://youtu.be/uha0u2vFuAk

Ele trocou um IPAD pro por um TAB S7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...