Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Snow Leopard: valerá a pena?


Posts Recomendados

Dei uma olhada na apresentação do Snow Leopard e confesso que achei que não vale a pena comprar o sistema operacional. Além disso, só quem tem um computador relativamente novo ou caro poderá ter o Snow Leopard.

O Snow Leopard oferece poucas funcionalidades novas para o usuário final (como o Time Machine ou Spotlight), que são quase todas pequenas melhorias e aperfeiçoamentos.

A grande diferença do Snow Leopard frente a seu antecessor é que ele é de 64 bits, podendo usar muito mais que 8 GB de memória. Mas para tirar proveito completo dos 64 bits, os aplicativos precisam também terem sido adaptados para 64 bits, algo que os desenvolvedores precisam fazer (a Apple anunciou que seus iApps são todos 64 bits). E como ter 64 bits só é bom para quem tem uma quantidade grande de RAM, com meus modestos 2 GB não tiro proveito disso.

Por isso, não é à toa que a Apple está cobrando pouco pelo Snow Leopard. Em compensação, parece que ganho pouco comprando ele. Vou esperar o lançamento comercial e as análises de performance do SL: só vou abrir a carteira se ele tornar meu computador significativamente mais rápido, já que ele não me parece ter nenhuma característica particularmente encantadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 10
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

sorry....

- o Snow Leopard é SIM compatível com aplicativos em 32 bits.

- 64 bits significa melhor uso da capacidade de processamento. que significa mais velocidade. é melhor para TODOS, mesmo com menos que 4 GB de ram.

- o sistema foi bem otimizado e bem enxugado, então pode oferecer melhoramento de performance bem extenso para muitas funcionalidades.

- o limite de endereçamento em 32 bits é de 4GB ao invés de 8GB.

A própria Apple recomenda "se seua máquina é compatível com Snow Leopard, adquira-o."

cobrar $30 dólares para obter uma versão bem lisa do seu sistema atual(e com mais um adicionais) é um ótimo preço, e vale muitíssimo a pena, na minha opinião.

sei que muita gente vai me apredrejar por dizer isso.

Mas o Snow Leopard está para o Leopard assim como o Seven está para o Vista. O primeiro é no geral igual ao segundo, porém com muitas melhoras.

Ninguém percebeu que estamos no ano das otimizações? o Ubuntu também fez isso com o sistema deles.

Editado por gmcouto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oooops. Sim, errei ao falar dos 8 GB, 2ˆ32= 4 GB.

Sim, o sistema é de 64 bits e compatível com aplicativos 32 bits (sistemas Unix de 64 bits há anos fazem isso, inclusive os Linux para Itanium ou AMD64). Mas o Leopard também é. A principal diferença é que agora vários programas importantes (como o Finder) agora também são 64 bits, e foram reescritos para serem mais rápidos - porque uma recompilação simples para 64 bits geralmente torna o programa MAIS lento.

A transição de 32 para 64 bits não é tão simples quanto parece, e espero que o Snow Leopard seja a escada que faça os desenvolvedores passarem para a nova plataforma de uma vez.

Fazendo uma comparação: a Microsoft lançou duas versões 64 bits para o Windows XP (Itanium e AMD 64), mas desenvolvedores, usuários e corporações não deram a mínima. Com o Vista aconteceu algo parecido: só agora estão começando a ser vendidos mais computadores com o sistema operacional de 64 bits. E apesar do Windows 7 ser 64 bits, também terá uma versão 32 bits para os PCs xing-ling.

Por que, sinceramente, fora esse papo técnico... eu não fico ansioso ao pensar que no meu computador terá um servidor Exchange se eu fizer a atualização. Não é à toa que a Apple está fazendo uma liquidação de SO. Ele me parece uma boa plataforma para desenvolvedores fazerem aplicativos que serão compatíveis com uma nova linha de Macs, mas achei muito parecido com o Leopard para mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oooops. Sim, errei ao falar dos 8 GB, 2ˆ32= 4 GB.

Sim, o sistema é de 64 bits e compatível com aplicativos 32 bits (sistemas Unix de 64 bits há anos fazem isso, inclusive os Linux para Itanium ou AMD64). Mas o Leopard também é. A principal diferença é que agora vários programas importantes (como o Finder) agora também são 64 bits, e foram reescritos para serem mais rápidos - porque uma recompilação simples para 64 bits geralmente torna o programa MAIS lento.

A transição de 32 para 64 bits não é tão simples quanto parece, e espero que o Snow Leopard seja a escada que faça os desenvolvedores passarem para a nova plataforma de uma vez.

Fazendo uma comparação: a Microsoft lançou duas versões 64 bits para o Windows XP (Itanium e AMD 64), mas desenvolvedores, usuários e corporações não deram a mínima. Com o Vista aconteceu algo parecido: só agora estão começando a ser vendidos mais computadores com o sistema operacional de 64 bits. E apesar do Windows 7 ser 64 bits, também terá uma versão 32 bits para os PCs xing-ling.

Por que, sinceramente, fora esse papo técnico... eu não fico ansioso ao pensar que no meu computador terá um servidor Exchange se eu fizer a atualização. Não é à toa que a Apple está fazendo uma liquidação de SO. Ele me parece uma boa plataforma para desenvolvedores fazerem aplicativos que serão compatíveis com uma nova linha de Macs, mas achei muito parecido com o Leopard para mim.

- Nenhuma companhia teria a cara de pau de compilar um SO em 64 bits diretamente sem fazer otimizações.

- A maioria das pessoas não fica mais feliz ao lembrar que terá exchange, apenas os que trabalham com suas máquinas nas corporações que utilizam esse protocolo.

Eles fez o Snow desse jeito porque não há mais o que fazer com o Mac OS X. O Leopard atinge praticamente o ápice do que é possível nesse sistema, e o Snow foi justamente a melhora dele. Com certeza o próximo sistema vai aproveitar muito do que foi criado para o Snow Leopard(e não é visível para nós). O Snow é o primeiro passo para uma migração para um sistema novo, dando boas ferramentas para fazer programas que aproveitem bem esse sistema futuro(como você mesmo citou).

Felizmente a Apple se deu conta disso e não teve a cara de pau de cobrar o preço de um sistema "completo".

*OFF: É por essas e outras que eu acho que o próximo sistema da Apple sera o Mac OS 11 (ou XI).

Na minha opinião trocar um sistema, só que pelo mesmo sistema otimizado, melhorado e que permite utilizar melhor o meu hardware é uma boa oportunidade de troca. Só que opinião é opinião, né.

Agora convenhamos, o preço baixíssimo dá um ótimo motivo para fazer a migração, mesmo sem sentir tantas novidades.

Em pouco tempo, a transição de Softwares para 64-bit será iminente. E os desenvolvedores que se preocuparem com performance logo aprenderão de como usufruir o máximo da tecnologia.

Editado por gmcouto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o Snow Leopard por 29dol vale MUITO a pena. Você ganha um novo expose, novo stacks, nova visualização de arquivos no finder, novo quicktime (X), sistema mais rápido overall, 6gb de HD, OpenCL (procure no gizmodo e veja como GPGPU vai acelerar as coisas), grand central (maior suporte para multi-core), maior suporte a 64bit (basta 4gb de ram pra fazer proveito) dentre outras coisas e tudo isso por apenas TRINTA DOLARES. Po, você acha isso mal negócio??? Nada nessa vida é de graça e papai-noel não existe não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pretendo comprar o meu assim que sair. Mas duvido que chegará a terras tupiniquins por apenas US$ 29,00. Quem comprar o Mac hoje pode ser que consiga com um preço baixo (como foi o caso do iLife'09 paguei R$ 29,00), mas para compra em lojas para atualização acredito que vá passar dos R$ 100,00.

Mesmo assim vou comprar o meu.

É incrível como a Apple consegue fazer uma lavagem celebral em nós né? rsssssss

Nunca me passou na cabeça comprar um OS ou programa original na época do Win.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não pretendo comprá-lo assim que sair não, os motivos:

- Tenho uma máquina incrivelmente rápida e estável com o 10.5.6 que além de me atender, sobra recursos.

- Não vou ser cobaia de testes em pelo menos 6 meses. Quando o sistema estiver maduro, cogito a possibilidade de upgrades.

Por enquanto, acompanharei as impressões do sistema assim que ele começar a ser utilizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhorar desempenho e diminuir espaço em disco já me faz trocar sem pestanejar. Pra mim, o Snow tá com ótimas novidades sim, muito mais técnicas do que cosméticas (isso sim) e que sem dúvida vale a pena investir pra quem "vive" no sistema. Tudo o que vier de novo pra mim tá valendo.

Editado por hupert
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.1k
    • Total de Posts
      465.4k
×
×
  • Criar Novo...