Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacOS X Snow Leopard


ferrari

Posts Recomendados

Alguém já viu os TechSpecs do Snow Leopard? Dentre as importantes otimizações gráficas, praticamente todos os Macs não nVidia ficam de fora, vejam:

Aceleração de hardware do QuickTime H.264

precisa de um Mac com processador gráfico NVIDIA 9400M.

OpenCL

* NVIDIA Geforce 8600M GT, GeForce 8800 GT, GeForce 8800 GTS, Geforce 9400M, GeForce 9600M GT, GeForce GT 120, GeForce GT 130.

* ATI Radeon 4850, Radeon 4870

Em miúdos, toda linha de Macs home vendidas até o ano passado não oferecerão suporte às novas otimizações que, verdade seja dita, são importantes. Tudo bem que tecnologia é assim mesmo e bla bla bla, mas convenhamos que é um prazo extremamente reduzido para deixar essas máquinas de fora. Até 3 meses atrás, o Macbook Air e o iMac usavam processador gráfico hoje não suportado. E logo logo, veremos efeitos gráficos que dependerão do OpenCL que não rodará nessas máquinas.

Não sei das capacidades técnicas dos chips da ATI com essas tecnologias, mas se for algo dependente apenas de software, foi uma bela mijada fora do pinico da Apple.

Se não fosse o fato do iMac "novo" equivalente ao meu 2,66Ghz (2008) custar exatos 2 mil reais mais caro, eu estaria profundamente chateado. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 18
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

não depende apenas de software.

OpenCL vai usar a tecnologia de processamento.... que está disponível em algumas placas de vídeo série 8000 ou superior da nVidia.... quanto as placas ATI eu não conheço muito bem.

eles falaram 9400 para a decodificação h264, mas acho que isso inclue todas as placas da nVidia, pois a nVidia tem um decodificador (vulgo PureVideo) desde a série 6000 eu acho. e ele é h264 capable já faz um tempinho.

e sem contar que, mesmo que eles usem o OpenCL para decodificar h264 será compatível da mesma maneira que eu falei antes.

Editado por gmcouto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não depende apenas de software.

OpenCL vai usar a tecnologia de processamento.... que está disponível em algumas placas de vídeo série 8000 ou superior da nVidia.... quanto as placas ATI eu não conheço muito bem.

eles falaram 9400 para a decodificação h264, mas acho que isso inclue todas as placas da nVidia, pois a nVidia tem um decodificador (vulgo PureVideo) desde a série 6000 eu acho. e ele é h264 capable já faz um tempinho.

e sem contar que, mesmo que eles usem o OpenCL para decodificar h264 será compatível da mesma maneira que eu falei antes.

Se for por esse motivo...

Retirado da pagina da ATI 2600

ATI Avivo™ HD Video and Display Platform

* Dedicated unified video decoder (UVD) for H.264/AVC and VC-1 video formats

o High definition (HD) playback of both Blu-ray and HD DVD formats

* Hardware MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4/DivX video decode acceleration

o Motion compensation and iDCT (inverse discrete cosine transform)

* Avivo Video Post Processor

O pessoal do MM bem que podia caçar essas informações para nós. Não entou com (tanta) dor de chifre por não ter minha placa suportada, afinal, querendo ou não, esse treco não vale R$2000 que era o que eu teria que investir a mais se tivesse esperado pelo iMac novo. O fato é que não faz sentido não oferecer suporte à essa linha ATI para tal tecnologia. Uma porque tem harware disponivel e outra porque são maquinas super recentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Huuuummm e os branquinhos com a Intel GMA 950? Acho que o branquinho da esposa vai ficar capado!

Ao menos no site não fala nada: http://www.intel.com/products/chipsets/gma950/index.htm

Abraços.

Isso com todos da Intel, pois acho que a Apple não pretende utilizar GMA até pelo menos um bom tempo.

no SL eles vão rodar, eu acho, com as acelerações mínimas de Core Image e Quartz Extreme. Isso porque a Apple quer que todos os Macs Intel migrem para o SL.... porque senão eles teriam capado de vez!

Editado por gmcouto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não perderia meu sono se fosse você, para o usuário o Snow Leopard é quase igual ao Leopard. É como se a Apple tivesse pegado o bichano e realizado uma cirurgia de troca de órgãos, mas por fora só tivesse aparado o pêlo dele. Muita gente deverá ficar com o Leopard, e os desenvolvedores de software provavelmente vão continuar a fazer versões para o 10.5 em 2010.

Mas daqui a alguns anos, quando o SL estiver consolidado e seu sucessor já estiver em fase de testes, muitos softwares vão aproveitar a combinação de um software e um hardware moderno, e você ficará babando por um novo Mac. Pense bem: o desenvolvedor que quiser só atingir a base de usuários do Snow Leopard poderá escrever seu código sabendo que poderá contar com uma placa de vídeo poderosa, sem precisar se "nivelar" por baixo com uma GMA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um unibody pro, a patroa tem um branquinho. Mas o branquinho é utilizado muitas vezes como HTPC, por isso me interessa muito o OpenCL.

Mesmo a M$ quando exigiu 2Gb não foi tão cruel assim, afinal, colocar mais 1Gb de ram é muito mais simples do que uma placa de vídeo não compatível com uma nova tecnologia. Lembrar que estamos falando de notebooks.

É apenas curiosidade mesmo.

Até porque mesmo o branquinho de 2Ghz é uma super máquina para qualquer atividade de um usuário "convencional".

Abraços

Editado por alex godoy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos falando de iMacs, Macbooks, e Macmini.

Se eu tivesse comprado uma máquina com uma Intel GMA, eu não esperaria aceleração nenhuma, ainda mais se fosse a 950 do Macmini.

Agora, tenho um iMac com uma placa dedicada que era vendida até Janeiro do início do ano. Não é uma maquina Entry Level nem uma placa de vídeo boqueta que estava "sobrando" na linha, como a GMA950. Por isso, fico em parte triste e não acho justificável a falta de suporte. Me pareceu mais um dane-se do que uma impossibilidade técnica.

Passei isso com o meu iMac G3 na época do Quartz Extreme. Lembro-me que logo de cara, alguns efeitos do sistema já não funcionavam em máquinas sem QE. Acho que a tendência é a mesma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vale comparar o Windows XP ou o Vista com o Mac OS. Quando o XP foi lançado, ainda faziam buscas nos escombros do WTC, o Lula não mandava nem no seu prédio e o Brasil não era penta-campeão. Faz muuuito tempo. É claro que o sucessor iria exigir muito mais hardware.

E o XP é o sistema operacional que eu ainda uso no trabalho. :-(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos falando de iMacs, Macbooks, e Macmini.

Se eu tivesse comprado uma máquina com uma Intel GMA, eu não esperaria aceleração nenhuma, ainda mais se fosse a 950 do Macmini...

Agora, tenho um...

... Não é uma maquina Entry Level nem uma placa de vídeo boqueta que estava "sobrando" na linha, como a GMA950. Por isso, fico em parte triste e não acho justificável a falta de suporte.

Como eu ia dizendo, o MacBook da minha esposa tem a 950 GMA, e mesmo assim, para uma placa "boqueta" de um note de dois anos apenas, ele serve de vez em quando como HTPC, rodando legal videos 720p e até mesmo 1080p. Na verdade, com os 4Gb de RAM, ele serve até mesmo como editor de audio e video, da época em que eu não tinha MBP.

Assim, eu estava curioso em saber se ele ganharia mais poder com o OpenCL, mas pelo visto não. Paciência.

Lembrava eu que com pequenas alterações de fabricação, bus e clock, o C2D de 2Ghz que roda nele é da mesma arquitetura que o C2D de 2.66Ghz que roda no meu atual.

Faz parte no mundo tecnológico. Seja com computadores com placas de video "boqueta" ou com computadores mais cool, do início do ano.

Eu espero sempre mais do hardware, sempre. Caso contrário bastaria entrar para a filosofia de o meu é mais importante e cool que o do vizinho, jogar o antigo no lixo e ser feliz por ter um MBP!

Abraços

Editado por alex godoy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu ia dizendo, o MacBook da minha esposa tem a 950 GMA, e mesmo assim, para uma placa "boqueta" de um note de dois anos apenas, ele serve de vez em quando como HTPC, rodando legal videos 720p e até mesmo 1080p. Na verdade, com os 4Gb de RAM, ele serve até mesmo como editor de audio e video, da época em que eu não tinha MBP.

Assim, eu estava curioso em saber se ele ganharia mais poder com o OpenCL, mas pelo visto não. Paciência.

Lembrava eu que com pequenas alterações de fabricação, bus e clock, o C2D de 2Ghz que roda nele é da mesma arquitetura que o C2D de 2.66Ghz que roda no meu atual.

Faz parte no mundo tecnológico. Seja com computadores com placas de video "boqueta" ou com computadores mais cool, do início do ano.

Eu espero sempre mais do hardware, sempre. Caso contrário bastaria entrar para a filosofia de o meu é mais importante e cool que o do vizinho, jogar o antigo no lixo e ser feliz por ter um MBP!

Abraços

Eu sei que serve, e serve bem. (pensei que o da sua esposa fosse a X3100)

Digo que não esperaria nada pelo fato de se uma placa integrada e de baixissima performance. Lembro que no ano passado, o mini ja estava fazendo hora extra com sua GMA950. Agora a ATI Radeon é uma aceleradora com desempenho superior a GForce 9400M. É por isso que eu não entendo e em partes não aceito a falta de suporte. Essa placa, no Windows tem aceleração para H.264, onde você abre aquele video enorme e o uso de CPU tende a zero. É mesquinho por parte da Apple não fazer algo equivalente do X.

O endereço para reclamação/sugestão está aí. Se cada um que tem essas maquinas não suportadas reclamasse, a Apple poderia pensar em mudar. Acho que não custa nada a tentativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Por isso que a presença da NVIDIA foi crucial para a escolha de comprar meu macbook.

A solução de vídeo da intel é muito fraquinha...

Se não fosse pelo sistema de vídeo moderno eu teria ficado no ruindows mesmo... ou de hackintosh se a saudade do os x batesse muito forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...