Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Possibilidade do Catalina em Mac's 2011


FabianoAguilar

Posts Recomendados

Agora, zehxt disse:

Posso ter me equivocado. Faz tempo q eu fiz. Estava revisando o tutorial do DosDude e realmente instrui a formatar.

Esse que é o meu grande problema.. não posso formatar, e não consigo realizar TimeMachine (preciso comprar um HD).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando nisso, alguém consegue instalar sem precisar formatar a máquina ?

Entre no utilitário de disco e particione seu hd/ssd principal, depois dê o boot pelo pendrive e instale nesta partição que vc acabou de criar. Para iniciar, aperte option durante o boot para escolher em qual sistema vc deseja iniciar.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Walter Viana disse:

Entre no utilitário de disco e particione seu hd/ssd principal, depois dê o boot pelo pendrive e instale nesta partição que vc acabou de criar. Para iniciar, aperte option durante o boot para escolher em qual sistema vc deseja iniciar.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Consigo depois de instalar, pedir pro Imigração de Sistema pegar as informações básicas e de aplicativos na outra partição ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consigo depois de instalar, pedir pro Imigração de Sistema pegar as informações básicas e de aplicativos na outra partição ?

 

Sim, nem precisa migrar, basta vc instalar com o mesmo nome de usuário e senha, daí basta entrar na pasta aplicativos do outro sistema, que vai rodar tranquilo como se estivesse instalado no novo. Mas, para isto, tem que criar seu usuário no novo sistema com o mesmo nome e senha.

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Então amigos, tenho o macbook pro late 2011 com high sierra. Acontece que ao contrário do mojave que nem aparecia na apple store pra eu baixar, o catalina apareceu lá bonitão pra ser baixado. Isso significa alguma coisa? alguém conseguiu baixar ele e instalar sem nenhum procedimento de patch?

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/01/2020 at 23:18, zehxt disse:

Instalei hoje o catalina pelo patch dosdude em em um Mac Mini 2011 com hdd de 500gb e 8gb de ram. Aparentemente tudo rodando liso, ativei o modo escuro, fiz uns testes rápidos usando YouTube, parece q a parte gráfica está toda ok. Vou usar esse Mac Mini para trabalho, então vou atualizando aqui o desempenho. 
 A pergunta é: alguém q instalou o catalina (ou Mojave) e depois migrou para ssd (em um desses dois sistemas), percebeu diferença que justifique o upgrade?

Olá, Também tenho um mini 2011, fiz todo o processo conforme site Dosdude, mas o meu não tem jeito de reiniciar com "Option, "Command + R, tampouco "shift+option+command+R...
E não encontrei nenhuma outra forma!

O seu funcionou corretamente?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/03/2020 at 15:07, fdanielmonteiro disse:

Então amigos, tenho o macbook pro late 2011 com high sierra. Acontece que ao contrário do mojave que nem aparecia na apple store pra eu baixar, o catalina apareceu lá bonitão pra ser baixado. Isso significa alguma coisa? alguém conseguiu baixar ele e instalar sem nenhum procedimento de patch?

abs

Vc pode até baixar, mas para macs não suportados oficialmente é obrigatório o uso do Patch do Dosdude1 para criar o pendrive de boot, se tentar instalar sem fazer isso, vai dar ruim (bootloop).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Acpolidoro disse:

Olá, Também tenho um mini 2011, fiz todo o processo conforme site Dosdude, mas o meu não tem jeito de reiniciar com "Option, "Command + R, tampouco "shift+option+command+R...
E não encontrei nenhuma outra forma!

O seu funcionou corretamente?

Obrigado

Instalou normal e estou usando até hoje. Como só fiz uma vez, não lembro mais os detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Galera, Eu segui esses passos e deu certo duas vezes. Segue minha experiencia té o momento:

1) Eu instalei em uma HD externa, fiz uma partição somente para isso, ele instalou do zero sem puxar nenhum backup, demorou bastante, e o sistema estava um pouco lento, lógico, por ser HD. Pelo o q eu testei rapidamente, os programas abriram normalmente, só essa questão do vídeo q não mexi, não sei exatamente qual é o erro. Inclusive eu estava com um problema na Ethernet q foi corrigido, rsrs

2) Eu usei o mesmo pen drive bootavel, mas dessa vez instalei por cima do meu sistema q estava com High Sierra no SSD. Foi extremamente mais rápido para instalar, e nos meus testes instalou tudo certo, eu testei todos os meus programas (Logic Pro X, Mainstage, CleanMyMac, Kontakt, Korg Triton, Office, Prime, entre outros - sou músico rsrs), tudo funcionou, inclusive os plugins do Logic e Mainstage. 

Meu único problema é que eu uso um programa antigo, 32 bits q não está rodando no Catalina, vou tentar rodar ele pelo Wine, ou algum programa q rode .exe com a versão para windows, pois a empresa fabricante do software fechou e não presta mais suporte.

Eu fiz apenas testes de compatibilidade, essa semana pretendo fazer testes de performance, uso o Mainstage ao vivo, e Logic Pro X para gravar, e preciso ver se vou ter um ganho ou perda de performance.

Agradeço a todos desse fórum que me ajudaram, e agradeço a você que leu até o final rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Minhoca Kurzweil fez em um MacBook, iMac ou Mac Mini? 2011? Estou com um iMac 2011 também com SSD e deu uma baita vontade de arriscar kkk Mas acho que tenho programas 32 bits aqui que não quero perder, então acho que pode não valer a pena. O que mais gosto nos novos macOS são o modo de captura de tela e, o que queria mesmo, o iMovie atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sigma7 Eu fiz esses procedimentos em um Macbook Pro early 2011, SSD da Samgung Evo. No High Sierra o programa q eu preciso q não tem mais suporte, eu estou abrindo ele pelo Wine e usando a versão para windows, no HIgh Sierra funcionou, agora preciso testar no Catalina.

Cara eu tenho uma HD externo e tenho uma Time Capsule, eu fiz backup do meu sistema do High Sierra nos dois, para garantir rsrs.  Sobre a atualização dos programas, eu não vi ainda, eu tbm uso o iMovie, mas não tentei atualizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Minhoca Kurzweil está cheio de coincidências com minha situação aqui, exceto o iMac. Também tenho um SSD Samsung EVO, Time Capsule, HD externo, e um pendrive de 128 GB, e pensei em instalar nele, nessa etapa que descreveu e que eu nem li ainda o passo a passo, por ser mais rápido que o HD externo. Eu li no fórum do MacRumors que parece que o Catalina não vem com os drivers de placas de vídeo anteriores, e o meu iMac tem uma Radeon. Por isso preciso pesquisar para ver se não vai ficará inutilizada.

Conheço o Wine no Linux, e não sei se sabe, mas tem o PlayOnMac que promete o mesmo para o Mac. Tem também um pago, mas que já ficou gratuito, o Crossover. Nunca os utilizei para valer, mas fica a dica caso não os conheça e queira testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa tarde pessoal, estou revivendo um iMac 2011 que estava com pouco uso. 

Atualizei para o último macOS suportado que é o High Sierra, mas vi que Pages e Keynote não são suportados mais nessa versão. Haveria alguma solução apenas para esses aplicativos? No site da suíte iwork ainda consta compatibilidade a partir do High Sierra https://www.apple.com/br/iwork/

Obrigado desde já!

Editado por Lucas Capanema Andrade
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, ontem instalei o Catalina pelo patch do Dosdude (minha máquina é um MacBook Pro 15 early 2011), havia feito igual a recomendação do @Walter Viana, criei uma partição em meu HD para não perder o sistema Mojave (também instalado pelo patch Dosdude em abril do ano passado), na primeira instalação utilizei o assistente de migração na hora de configurar a conta e me arrependi amargamente, como ele levou tudo, inclusive os aplicativos instalados, o sistema ficava esquentando muito, além de toda hora ter o problema dos aplicativos travando ou não querendo abrir (eu utilizo somente pacote Office e navego na internet, mesmo apagando e fazendo uma nova instalação, continuava travando), acabei ficando bem incomodado com o Mac trabalhando a 60º rodando somente word, excel e Chrome aberto e resolvi apagar a partição e fiquei usando somente o Mojave.

Hoje resolvi fazer uma nova partição, fiz a instalação limpa novamente mas dessa vez não fiz a migração, mas segui a recomendação do Walter e criei apenas o login de acesso idêntico ao Mojave, dessa forma consegui acessar a HD e pegar meus arquivos.

Bom resumindo, até o momento, fazendo dessa forma, o sistema ficou perfeito, estou usando o Mac desde as 9 da manhã, a temperatura fica entre 34 a 46º, estou com Spotify, Word e Excel abertos, como instalei todos os programas direto no Catalina, até o momento não deu nenhuma travada e estou usando no modo claro, então ainda não identifiquei nenhum bug, fiquei somente com uma dúvida, abrindo o utilitário de disco percebi que o macOS Catalina criou "duas partições" em uma única partição, ambas com a mesma capacidade e sem consumir mais da HD, queria saber com vocês se isso é normal ou se eu fiz algo errado na hora de instalar o sistema.

 

 

Captura de Tela 2020-04-21 às 13.09.14.png

Captura de Tela 2020-04-21 às 13.09.19.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Serrano parabéns! O armazenamento é de apenas 60 GB? Estranho esses dois discos, e consta ali em "Dispositivo" nomes diferentes. Vamos ver se alguém pode dar uma dica.

Seu MacBook tem placa de vídeo dedicada? Está desativada? Se estiver, isso que me desanima, mas ter o atual sistema pode compensar em muitos aspectos. Sigo pensando aqui se faço ou não em meu iMac 2011.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, sigma7 disse:

@Rafael Serrano parabéns! O armazenamento é de apenas 60 GB? Estranho esses dois discos, e consta ali em "Dispositivo" nomes diferentes. Vamos ver se alguém pode dar uma dica.

Seu MacBook tem placa de vídeo dedicada? Está desativada? Se estiver, isso que me desanima, mas ter o atual sistema pode compensar em muitos aspectos. Sigo pensando aqui se faço ou não em meu iMac 2011.

Bom dia @sigma7, eu tive que levar em um técnico para inativar a placa de vídeo, ele tentou trocar a BGA, mas a solda não estava pegando, então ele fez um jumper e anulou a placa, de verdade, como eu uso o mac somente para navegar na internet e realizar trabalhos da faculdade, não fez diferença para mim, a máquina praticamente ficou nova, porque antes de fazer isso nem ligava...

 

Para você avaliar se vale a pena ou não atualizar o sistema, é melhor você verificar qual será a forma que você vai usar sua máquina, se usa ela para trabalho pesado no qual é necessário ter a placa de vídeo dedicada, melhor ficar na última versão suportada para o seu sistema, agora se os aplicativos que você usa para trabalhar necessitam de atualização e deixaram de ter suporte, cria uma partição no seu HD, instala o Mojave com o patch do Dosdude que está muito mais estável e testa esses mesmos aplicativos inativando sua placa de video, se funcionarem bem, instala o Catalina nessa partição que estava o Mojave e realiza os mesmos testes, até porque, a proposta do Catalina é ser tudo 64bits (se eu não estou enganado), então se os seus aplicativos não tiverem mais suporte, não vejo a necessidade de você atualizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Serrano cara, ótima ideia. Não tinha pensando em criar outra participação. Vou fazer isso em um pedacinho do SSD e usar o HDD original, que está no meu Mac, mas há tempos não acesso, para usar como armazenamento.

Mas sobre esse jumoer aí, será que não dava para desativar a placa de vídeo pelo Terminal? Claro que por meio de um macOS no modo de recuperação, pois imagino que seu Mac nem inicializava, ou talvez utilizando outro Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, ontem instalei o Catalina pelo patch do Dosdude (minha máquina é um MacBook Pro 15 early 2011), havia feito igual a recomendação do [mention=55610]Walter Viana[/mention], criei uma partição em meu HD para não perder o sistema Mojave (também instalado pelo patch Dosdude em abril do ano passado), na primeira instalação utilizei o assistente de migração na hora de configurar a conta e me arrependi amargamente, como ele levou tudo, inclusive os aplicativos instalados, o sistema ficava esquentando muito, além de toda hora ter o problema dos aplicativos travando ou não querendo abrir (eu utilizo somente pacote Office e navego na internet, mesmo apagando e fazendo uma nova instalação, continuava travando), acabei ficando bem incomodado com o Mac trabalhando a 60º rodando somente word, excel e Chrome aberto e resolvi apagar a partição e fiquei usando somente o Mojave.
Hoje resolvi fazer uma nova partição, fiz a instalação limpa novamente mas dessa vez não fiz a migração, mas segui a recomendação do Walter e criei apenas o login de acesso idêntico ao Mojave, dessa forma consegui acessar a HD e pegar meus arquivos.
Bom resumindo, até o momento, fazendo dessa forma, o sistema ficou perfeito, estou usando o Mac desde as 9 da manhã, a temperatura fica entre 34 a 46º, estou com Spotify, Word e Excel abertos, como instalei todos os programas direto no Catalina, até o momento não deu nenhuma travada e estou usando no modo claro, então ainda não identifiquei nenhum bug, fiquei somente com uma dúvida, abrindo o utilitário de disco percebi que o macOS Catalina criou "duas partições" em uma única partição, ambas com a mesma capacidade e sem consumir mais da HD, queria saber com vocês se isso é normal ou se eu fiz algo errado na hora de instalar o sistema.
 
 
200125928_CapturadeTela2020-04-21s13_09_14.png.fa1e55a498da4364b47423ac540f2475.png
2113838662_CapturadeTela2020-04-21s13_09_19.png.6a4ed0760becc2456a36724d0ebb0825.png


Você tem que instalar o Mojave formatando todo o hd, limando tudo.
1- o ssd original deve ser removido e colocado um novo de no mínimo 120g, é por isto que esquenta o Mac, vc possui pouco espaço em disco e ele vai “virtualizar”.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...