Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Belkin USB-C > HDMI 4K@60Hz - não funciona após atualizar p/ Mojave


Posts Recomendados

Olá pessoal. Eu me deparei com um problema bastante curioso. Em dezembro de 2018 comprei um monitor LG 4k 27UD59-B pra usar com meu macbook Pro 15" 2017. Comprei tb um adaptador Belkin USB-C pra HDMI (modelo F2CU038) na iPlace, que segundo fabricante funcionaria em 4k@60Hz. Na verdade este setup funcionou muito bem quando eu ainda estava no High Sierra. Então em fevereiro eu resolvi finalmente atualizar pro Mojave, e eis que meu monitor fica assim: 

 

cópia de camphoto_1804928587.jpg

 

A imagem só volta ao normal quando eu forço 30Hz. qualquer resolução acima de 1920x1080 que tento usar com 60Hz fica desse jeito. O curioso é que funciona corretamente no Windows 10 via bootcamp, assim como no High Sierra. Este problema só aparece no Mojave. Eu levei na iPlace e testamos outro Macbook, outro adaptador do mesmo modelo, e outro monitor. O problema continuava. Então nitidamente é um problema de compatibilidade do adaptador da belkin com o Mojave. 

Detalhe que entrei em contato com o suporte tanto da Belkin quanto da Apple. A Belkin não ajudou muito, se limitaram a dizer que o adaptador deveria funcionar e no final me ofereceram um "refund". Já o suporte da Apple foi mais atencioso. Mas foi uma saga de quase 2 meses entre diversas ligações, falei com vários "analistas de suporte avançado", acessaram minha maquina remotamente, colheram uma tonelada de dados logs e arquivos de sistema, e até do monitor...  e aparentemente ninguém por lá (?!?) sabia o que fazer pra resolver. Foi a primeira vez que fiquei desapontado com o suporte da Apple. Ai eu pensei, será possível que só eu tive esse problema até agora? Me parecia claro que mudaram alguma coisa nos drivers de video no Mojave que "inutilizou" o adaptador da Belkin. O mais curioso ainda é a Apple ter no seu próprio site somente este  adaptador como a única solução possível de ligar um Mac com usb-c a um monitor HDMI usando 4k@60Hz.  Um analista de suporte chegou a me sugerir que eu deveria comprar um adaptador USB-C pra Displayport que resolveria o problema... alem de não ser realmente uma solução, este adaptador não é fácil de achar no Brasil. Nem a Apple vende ele!

No final das contas o suporte da Apple alegou que o mojave atualizou o driver de video para uma versão `melhorada` e este adaptador não é compatível com esse novo modo mágico que faz seus olhos explodirem  🙄
A essa altura eu já tava puto com essa demora deles em dar uma solução, até que me ofereceram enviar uma outra versão deste adaptador Belkin, de graça. O meu custou 249 reais. Este outro custa 599(!!) e a única diferença que pude notar é que agora ele é branco ao invés de preto. Neste momento estou aguardando o envio deste novo adaptador. Espero que funcione. Atualizarei este tópico assim que testar.

Então é isso galera. Fica o alerta se estiverem cogitando comprar este adaptador. Segue o link do modelo antigo que eu comprei, e o modelo novo. Aparentemente a Apple retirou o antigo do seu site e agora só vende o novo, que tb é compatível com o iPad Pro.

antigo: https://www.belkin.com/us/p/P-F2CU038bt/
novo: https://www.apple.com/br/shop/product/HKQ22ZM/A/adaptador-de-usb-c-para-hdmi-da-belkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 0
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Top Postadores Neste Tópico

Dias Populares

Imagens Postadas

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...